TABIRA TERÁ ESCOLA DE POESIA ORGANIZADA PELA APPTA

A FUNDARPE (Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco) divulgou nesta última sexta (04) o resultado da seleção para implementação de Pontos de Cultura no Estado de Pernambuco.

Com o projeto “ESCOLA DE POESIA”, a APPTA (Associação de Poetas e Prosadores de Tabira) foi contemplada e se tornou Ponto de Cultura.

A Associação, que há anos, luta por um recurso para manter viva as raízes da poesia popular, está iniciando uma fase significativa, já que durante 3 anos, será financiado um Projeto de Oficinas de poesia na cidade, garantindo a continuidade do trabalho que poetas já faziam de forma voluntária.

O projeto Escola de Poesia, que promoverá o curso de formação poética,  é um instrumento pedagógico educacional montado na intenção de promover e preservar a principal cultura popular do Pajeú: a poesia. Também dando ênfase as suas vertentes.

Anualmente, a Escola de Poesia vai atender 120 alunos de todas as faixas etárias (sendo 4 turmas de trinta alunos).Serão 4 (quatro) oficinas com 24 (vinte e quatro) horas/aula de duração cada, com capacidade para 30 (trinta) alunos por oficina. Cada uma distribuída em 4 (quatro) semanas, sendo 2 (dois) dias de aula semanais de 3 (três) horas.

Assim, em três anos, haverá a formação de 360 pessoas (poetas e entusiastas da poesia popular) no município de Tabira, tendo em vista a produção de forma correta de todas as vertentes da poesia.

A primeira turma formada integrará a oficina 1 (um): Um passeio pela poesia pajeuzeira.

Na conclusão da oficina 1 (um) a turma passará à oficina 2 (dois): Declamação: a voz que dá vida à poesia.

A oficina 3 (três): Contar histórias: o corpo e a voz se encontram com o texto.

A última oficina, conclui a formação da turma, é a de número 4 (quatro): Teatro em Verso & Prosa.

Os membros da APPTA, ao serem indagados, demonstram a satisfação pela aprovação  e ressaltam o apoio decisivo do apologista, poeta e incentivador  da cultura Vicente Neto na elaboração técnica do Projeto.

Do Blog da Verônica Sobral

0 thoughts on “TABIRA TERÁ ESCOLA DE POESIA ORGANIZADA PELA APPTA”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *