Morre ex-deputado Pedro Eugênio

image

Morreu, há pouco, no hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde estava hospitalizado há mais de três meses, tentando se recuperar de consequências geradas por uma cirurgia no coração, o ex-deputado federal Pedro Eugênio (PT), 66 anos. Ex-secretário de Fazenda e Planejamento de Arraes, Eugênio militou por parte da sua vida pública no PSB, tendo depois se transferido para o Partido dos Trabalhadores. Pedro Eugênio de Castro Toledo Cabral nasceu no Recife em 29 de março de 1949, informa o blog do Magno.

Eugênio formou-se em Economia pela UFPE em 1975, obtendo em seguida o mestrado e tornando-se professor da mesma universidade. Foi nomeado Secretário da Agricultura do Governo de Pernambuco em 1987, assumindo mais tarde as pastas do Planejamento (1989-1990) e da Fazenda (1995-1996). Elegeu-se deputado estadual pelo PSB em 1994.

Em 1998, ainda pelo PSB, foi eleito deputado federal. No ano seguinte filiou-se ao PPS. Voltou à Câmara nas eleições de 2006, já pelo PT, reelegendo-se em 2010. Em 2012, concorreu à prefeitura de Ipojuca, mas terminou a eleição em quarto lugar, com apenas 2.981 votos (5,85% do total).

Prefeito de Tabira recebe Prêmio Gestor Nota 10 em Educação.

DSC_0543

O prefeito do município de Tabira, Sebastião Dias Filho-PTB- esteve na capital pernambucana, nessa sexta, dia 17, para receber o Troféu Gestor Nota 10 em Educação. O prêmio, concedido pela União Brasileira de Divulgação, fruto de uma pesquisa entre 3.900 municípios brasileiros, dos quais os 100 primeiros colocados seriam contemplados com a premiação. Tabira recebeu destaque na Educação, tendo como base a infraestrutura da rede de ensino.

DSC_0532

“Essa é uma das grandes preocupações da gestão municipal, oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais e garantir mais conforto e comodidade aos estudantes. Estarei até o final da minha gestão oferecendo o que não tive na minha infância, uma educação de qualidade.” Lembrou o prefeito que, bastante emocionado foi ovacionado pela plateia..

O evento aconteceu no Hotel Golden Tulip, Recife Palace Hotel, em Boa viagem e teve a presença de prefeitos contemplados do Norte e Nordeste do Brasil.

Sebastião recebeu cumprimentos dos presentes, mensagem do deputado estadual Antônio Morais e do senador Humberto Costa pelo reconhecimento do investimento que o município de Tabira vem realizando na área da Educação.

O prefeito, Sebastião Dias, também aproveitou a sua estadia em Recife para assinar o documento de recebimento de um carro Meriva, da marca Chevrolet, que foi doado a Prefeitura Municipal pelo Ministério do Trabalho, 6ª Região.

Prefeito de Tabira emite nota de pesar pelo falecimento do Deputado Estadual Manoel Santos (PT).

AT_6929

O prefeito de Tabira Sebastião Dias Filho emite nota de pesar pelo falecimento do sertanejo, agricultor, político, homem simples e defensor da agricultura familiar, membro fundador do Partido dos Trabalhadores – PT e da Central Única dos Trabalhadores – CUT- Sr. Manoel José dos Santos, atualmente exercendo o mandato de Deputado Estadual, pelo Partido dos Trabalhadores e conhecido como Manoel Santos.

- “A classe trabalhadora perde um dos seus maiores defensores, homem dedicado à causa da agricultura e fiel defensor dos trabalhadores, especialmente dos agricultores. A política está de luto e a Assembleia ficou mais pobre com a morte desse grande homem.” Destacou o prefeito Sebastião Dias.

E concluiu com a seguinte estrofe:

“A notícia inesperada Causou enorme espantos Pernambuco entristeceu-se Pajeú em banhou-se em prantos E a luz da democracia Ficou sem brilho no dia Da morte de Manoel Santos”

Enviado por Assessoria de Comunicação

Morre deputado estadual Manoel Santos, líder do PT na Alepe

c1f6ff658a9b79021379e65b98afc864

do JC Online

Faleceu na manhã deste domingo (19), em São Paulo, o deputado estadual Manoel José dos Santos, do Partido dos Trabalhadores (PT). Natural de Serra Talhada, no Sertão pernambucano, Manoel sofria de câncer no esôfago, doença que tratava desde 2014. O deputado era líder da bancada do PT em Pernambuco, além de ser vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural. Manoel tinha 63 anos e deixa 4 filhos e esposa.

O deputado estava desde fevereiro deste ano no Hospital de Beneficiência Portuguesa em São Paulo para tratar do câncer. Nos últimos três dias, Manoel apresentou complicações e deu entrada na UTI. Na manhã deste domingo, foi confirmado o óbito.

Em nota, a deputada estadual Teresa Leitão, líder do PT no Estado, falou da importância de Manoel para Pernambuco. “Manuel, assim como eu, iniciou sua trajetória política no movimento sindical e as nossas entidades – Fetape e Sintepe – sempre foram muito unidas e fundamentais na construção da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O PT perde um grande dirigente, os trabalhadores perdem um grande líder, a Alepe perde um excelente deputado e eu perco um companheiro de luta, que sempre nos deu orgulho e confiança. Pernambuco, de luto, agradece e referencia a sua trajetória”, disse em nota oficial.

A família ainda não informou quando e onde será realizado o sepultamento. No lugar de Manoel na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), assume o suplente Manoel Botafogo, ex-prefeito de Carpina.

Secretaria de Desenvolvimento Social de Tabira convoca beneficiários do “Baixa Renda”

bolsa-familia

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Tabira, na pessoa da secretária Iêda Maria Guedes Melo e Dias, juntamente com a Coordenadora do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, Socorro Leandro, Comunica a todos os beneficiários que estão inscritos no Programa Baixa Renda da Celpe que o município recebeu uma lista com 3.740 beneficiários que não estão com o cadastro atualizado a mais de dois anos e que perderão o benefício caso não sejam atualizados.

Por esse motivo é necessário o comparecimento de todos os beneficiários  até o dia 30 de abril do corrente ano na sede do Programa Bolsa Família para os moradores do Centro, Caixa D’água`, Missões, Viturino Gomes, Bairro de Fátima I e II (Dercílio de Brito Galvão), Cohab (Bairro Frei Adelmo), Conjunto Habitacional Iraci Pires, Bairro Vermelho, e sítios.

No Cras II na Rua Antônio Cordeiro de Sousa Bairro de João Cordeiro, o atendimento será para os moradores do Bairro João Cordeiro, Jureminha, Espirito Santo, São Pedro, Barreiros I e II, Granja, Riacho do Gado e sítios.

A coordenadora do Bolsa Família, Socorro Leandro, informa que o não comparecimento para o recadastramento acarretará na suspensão do Programa Baixa Renda.

Enviado por Assessoria de Comunicação

Empresário é assassinado em Serra Talhada

38139e2a1e87dacf1556b0ef8f4c5af2-309x400

do Blog Nill Junior

A população de Serra Talhada não tem paz. Acaba de ser confirmado o oitavo homicídio na cidade. O empresário  Alexandro, conhecido por Xuxa Clemente, 35 anos, dono da Chocolataria Gramado, inaugurada em março do ano passado na cidade, foi morto com disparos de arma de fogo em frente ao seu empreendimento, que ficava no centro, próximo aos Correios e ao Batalhão da PM na Rua Cornélio Soares.

Ele havia inaugurado o empreendimento no ano passado e contava com boa gama de clientes. Xuxa ainda foi levado para o Hospam, mas já chegou sem vida. Um dos tiros o atingiu na cabeça. A característica é de execução. Falasse em dois homens em uma moto, como na maioria dos crimes este ano. O clima – não poderia ser diferente – é de muito medo e apreensão na Capital do Xaxado.

Xuxa Clemente também foi militante da campanha de Luciano Duque em 2012 e se empenhou por sua eleição. Era casado com a enfermeira Ana Nery Polliana Clemente. Não se sabe ao certo se ela presenciou o crime. O marido a aguardava na porta do seu estabelecimento quando foi alvejado.

Semana passada, o Secretário de Defesa Social Alessandro Carvalho havia prometido rigor nas investigações dos crimes na cidade.

“Nós temos um reforço expressivo de mais de 50 policiais na cidade.  O que o Estado tem que fazer é apurar de forma concreta através da Polícia Civil. Isto vem sendo feito. E buscar punir. A resposta virá dentro do mais curto espaço de tempo possível sem que isto prejudique as qualidades das provas para serem apresentadas ao Ministério Público e à Justiça” prometeu. Não é o que tem ocorrido na prática.

Nas redes sociais, não são poucos os serra-talhadenses que defendem uma intervenção da Polícia Federal na investigação aos crimes, sugestão descartada pelo próprio Secretário.

CPRH fiscaliza carregamentos de madeira e liberta animais silvestres em ação no Pajeú

aves-matinha

Depois de muitas cobranças, finalmente uma ação importante da CPRH, ligada à Secretaria do Meio Ambiente foi registrada no Pajeú. Várias aves silvestres foram apreendidas em residências na zona rural e urbana de Afogados da Ingazeira. Houve o apoio do GATI, do 23º BPM.

Ao todo, foram resgatados 190 exemplares de pássaros. As investidas segundo o analista Ambiental, Tiago Costa, atenderam denúncias de desmatamento e transporte ilegal de madeira da região.

Uma comissão formada por várias entidades e encabeçada pela Diocese de Afogados havia formalizado denuncia no Todos por Pernambuco e entregue documento ao governador Paulo Câmara e ao Secretário do Meio Ambiente, Sérgio Xavier.

Na operação foram abordados cerca de 20 caminhões carregados de madeira extraída na região do Pajeú. Um deles foi apreendido por excesso de carga. Ainda foram apreendidos dois papagaios, dois tatus e uma raposa, todas encontradas em cativeiro. Os animais foram soltos em uma reserva ambiental da região.

Dois Blocos Cirúrgicos e nenhuma cirurgia foi feita depois da reforma do Hospital de Tabira

GEDC0022-533x400

por Anchieta Santos

A reforma do Hospital da Tabira com recursos do FEM, foi inaugurada no dia 20 de setembro/2014. Entre as conquistas destaque para a melhoria do Bloco Cirúrgico existente e a construção de um novo.

Portanto quase 05 meses depois e a notícia que chegou a produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta é de que até hoje, nenhuma cirurgia foi realizada no novo Hospital de Tabira, mesmo com dois blocos.

A pergunta fica para o Secretário de Saúde Alan Dias: quando é que o Hospital Municipal de Tabira depois de reformado, vai fazer a 1ª cirurgia?

Através de nota, Secretaria de Educação de Tabira repudia nota publicada por Anchieta Santos

DSCN8464

A secretaria de Educação do município de Tabira, coordenada pela secretária, professora Aracélis Batista do Amaral, divulga nota de REPÚDIO, diante da matéria veiculada na imprensa, postada pelo radialista Anchieta Santos.

Confira a matéria: …uma professora da rede municipal de Tabira, depois que leu nos blogs uma nota do Prefeito Sebastião Dias, se solidarizando com os professores da rede estadual em greve, denunciou ao Rádio Vivo: Em Tabira os professores estão fazendo a chamada numa folha de papel oficio. As cadernetas estão prontas na gráfica, que só libera quando a Prefeitura pagar”. O poeta adora dá bola fora baseado em picuinha de secretário que não tem o que fazer, disse a professora.

Vimos publicamente esclarecer a nota postada e manifestar nosso repúdio diante do que foi publicado, uma vez que a informação não procede com a realidade.

O prefeito manifestou seu apoio à categoria, antes de tudo, como cidadão que reconhece e valoriza os profissionais da área, o que deveria ser feito por toda a sociedade.

Em relação ao comentário sobre a denúncia de que a gráfica não libera as cadernetas por falta de pagamento, vimos, fervorosamente, desmentir essa nota e, ao mesmo tempo, informar que o Sr. Danilo da gráfica Asa Branca comunicou que o atraso aconteceu devido a grande demanda de material, que não só é de Tabira, mas da região.“Não existe problema entre a gráfica e a prefeitura, especialmente a secretaria de educação”. Informou Danilo.

A secretária de educação, professora Aracélis Batista, bastante indignada com a matéria, desabafou: “Nós não temos nenhum problema, nenhuma pendência de ordem financeira, por isso solicitamos ao radialista maior compromisso com a verdade dos fatos e melhor comunicação com quem de direito, antes de divulgar o que não condiz com a realidade. Repudiamos toda e qualquer informação, denúncia, acusação e ou comentários diversos que tem como objetivo sensacionalista ganhar destaques na mídia. A ética e o compromisso, com fatos verídicos, devem permear, em primeiro lugar, a informação que chegam às pessoas, bem como o trabalho jornalístico”.  Concluiu a secretária, Aracélis Batista.

Enviado por Assessoria de Comunicação

87% são a favor da redução da maioridade penal, diz Datafolha

criancasAo todo, 87% dos brasileiros são favoráveis à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, segundo pesquisa do Datafolha divulgada hoje quarta-feira (15). Contrários à mudança são 11%; indiferentes, 1%, e não souberam responder, também 1%. O assunto está em discussão no Congresso Nacional.Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) já recebeu autorização para tramitar e será analisada por uma comissão especial da Câmara. Se aprovado, o texto ainda terá de passar pelo plenário da Câmara e pelo Senado.

A presidente Dilma Rousseff disse nesta semana, em sua página no Facebook, que a redução da maioridade penal não resolverá o “problema da delinquência juvenil” no país. Na mensagem, Dilma afirmou ainda que, se a proposta virar lei, significará “grande retrocesso” para o país. O percentual de aprovação é o maior já registrado pelo Datafolha desde 2003, quando foi feito o primeiro levantamento sobre o assunto. Naquele ano, 84% eram favoráveis à medida.

A última pesquisa foi feita entre 9 e 10 de abril e entrevistou 2.834 pessoas em 171 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Segundo o instituto, as regiões Centro-Oeste e Norte registram, neste ano, os maiores índices de aprovação à modificação da lei – 93% e 91%, respectivamente. No Sul e no Nordeste, os favoráveis são 87% da população. No Sudeste, 85%.

Considerando a escolaridade, o maior percentual de pessoas contrárias à redução da maioridade penal está entre quem tem ensino superior – 23%.

Prefeitura de Tabira ganhará veículo do MPT

chevrolet-meriva-collection

A prefeitura de Tabira, através da administração, adquiriu junto ao Ministério Público do Trabalho, 6ª região, um veículo da marca Chevrolet, modelo Meriva, a título de doação do setor de patrimônio do MPT.

O Secretário de Administração, Flávio Ferreira Marques, havia solicitado por meio de oficio e recebeu a comunicação do Procurador Chefe, José Laizio Pinto Junior, que o carro já estaria disponível para servir ao Município de Tabira.

DSC_0081

No início do ano a prefeitura recebeu, a título de doação, da Receita Federal um FIAT Ducato, também solicitada por oficio a Receita.

Flávio Marques se encontra na capital pernambucana, na manhã desta quarta (15) para receber as chaves do veículo das mãos do Procurador Chefe. “Agora a nossa meta é conseguir um ônibus para atender aos pacientes da Secretaria Municipal de Saúde. Diversos ofícios serão encaminhados para outros órgãos.” Destacou o secretário.

2ª Companhia da PM em Tabira tem novo comando

20150414_103801A Capitã Mirelle Oliveira que já comanda a 3ª Companhia da Policia Militar em São José do Egito, reunindo além da sede, os municípios de Itapetim, Brejinho e Tuparetama, assumiu na última segunda-feira (13) de forma provisória, a 2ª Companhia sediada em Tabira, que também atende Solidão e Santa Terezinha. Falando a Rádio Cidade FM nesta terça-feira (14), ela disse que vai dar sequência ao trabalho que vinha desenvolvendo o Capitão Antônio Carlos, antigo comandante. Ao mesmo tempo, Capitã Mirelle deixou claro que assume intensificando o serviço de inteligência e trabalhando em pontos operacionais, especialmente no combate as drogas.

20150414_103936Falando sobre as últimas prisões efetuadas e Tabira no combate ao tráfico, quando uma grande quantidade de pasta de cocaína foi apreendida, ela admitiu que tem mais gente envolvida. A Capitã definiu a droga como o grande mal da sociedade, pois ele puxa o roubo, o homicídio e o aumento da criminalidade. Depois de exemplificar que deteve um menor de 14 anos em São Jose do Egito, por cinco vezes num mesmo dia (uso de crack,  agressão a mãe; tentar esfaquear a irmã; tentar fazer o mesmo com a tia; e por último por desacatar os policiais), Mirelle se mostrou favorável a redução da maioridade penal, justificando que mesmo reconhecendo que cadeia não recupera, mais faz o adolescente refletir e mudar de vida.

A nova comandante reconheceu a parceria com a Guarda Municipal como importante e admitiu que quer ampliar. E pediu a confiança da População no trabalho da polícia, denunciando sem precisar se identificar, para que as providencias aconteçam. Uma polícia com visão com comunitária, faz bem a sociedade, completou a Capitã Mirelle.

Anchieta Santos

Prefeito Sebastião Dias se solidariza com grevistas do estado ao mesmo tempo que não pagou nem as cadernetas escolares, diz professora

20140206_085154“Quem se lembra da vida dos outros esquece da sua” – Fazendo uso do ditado popular, uma professora da rede municipal de Tabira, depois que leu nos blogs uma nota do Prefeito Sebastião Dias, se solidarizando com os professores da rede estadual em greve, denunciou ao programa Rádio Vivo com Anchieta Santos

“Em Tabira os professores estão fazendo a chamada numa folha de papel oficio. As cadernetas estão prontas na gráfica, que só libera quando a Prefeitura pagar”. O poeta adora dá bola fora baseado em picuinha de secretário que não tem o que fazer, disse a professora.

Dos 185 prefeitos de Pernambuco, Sebastião Dias talvez tenha sido o único que manifestou sua opinião sobre uma greve que não é sua.

Prefeitura de Solidão assegura que já concluiu obras do FEM/2013

cida-solidão

por Anchieta Santos

Maria Aparecida da Silva, Integrante do Setor de Convênios da Prefeitura de Solidão registrou para a Rádio Cidade FM que o município já está com todas as obras do FEM/2013 concluídas e também já apresentou a prestação de contas.

Quanto ao FEM/2014, ela disse que existem duas obras com pendências de aprovação, mas o município já recebeu as duas primeiras parcelas. A pendencia se deve a proposta de alteração do plano de trabalho, o que fez as obras saírem do status de “aprovado” para o status de “em análise” pela Secretaria Estadual de Planejamento. As obras são a Escola Jose Gonçalves do Nascimento e a construção da murada da Turma da Mônica.

Quanto ao FEM/2015 a Prefeita Cida Oliveira ainda tenta recursos junto ao Ministério da Saúde para reformar o Hospital Municipal. Não conseguindo, fará uso do dinheiro do FEM/2015 para melhorar a unidade hospitalar.

Adesão baixa à paralisação dos professores no Pajeú

greve

Nas principais cidades do Pajeú, a greve dos professores estaduais ainda não pegou. Em Afogados da Ingazeira, não houve adesão em praticamente nenhuma das escolas estaduais.

No CNE, O maior da cidade,  apenas uma professora faltou segundo a direção. Na primeira parada, a escola aderiu 100%. Na segunda, de 48 horas, alguns professores pararam. Ontem as aulas aconteceram de forma regular.

Em Serra Talhada, os professores não aderiram por completo à greve, convocada pelo Sintepe. Entretanto, há uma expectativa de adesão à greve no meio da semana.

Prefeito de Tabira, Sebastião Dias, solidariza-se com os professores da rede estadual.

DSC_0068

O prefeito de Tabira, Sebastião Dias Filho (PTB), ao ficar sabendo do movimento grevista dos professores da educação da rede estadual de ensino, manifestou total apoio à categoria e destacou que é preciso reconhecer e valorizar o trabalho dos docentes e demais profissionais que prestam seus serviços no dia a dia, de forma incansável, à educação.

Em seu pronunciamento Sebastião lembrou que vem honrando seus compromissos e repassou integralmente os 13,01%, conforme determina a lei do piso. Ao mesmo tempo o prefeito lamenta o não cumprimento do estado à categoria.

“Hoje é um orgulho para a categoria municipal e para o executivo porque entende que os profissionais da educação merecem todo apoio e respeito. Nosso município paga muito melhor que o estado. Desejo sucesso aos irmãos da educação que lutam e reivindicam pelo que é de direito. Darei todo apoio humano necessário”. Concluiu o prefeito de Tabira, Sebastião Dias Filho.

Enviada por Assessoria de Comunicação