Ruas de Tabira ganham sinalização de trânsito

Três equipes da Secretaria de Administração da Prefeitura de Tabira estão atuando na implantação da nova sinalização da cidade.

De acordo com o secretario Flávio Marques, nos próximos dias será iniciada com duração de duas semanas, a campanha de orientação aos motoristas e motociclistas.

Em seguida a PM e Guardas de Transito passarão a punir com multa os infratores. (Por Anchieta Santos)

Secretaria de Saúde de Tabira realiza arraial do CAPS Renascer

DSC_0382

A secretaria de Saúde de Tabira, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou na manhã de terça-feira, dia 30, uma atividade recreativa, educativa e cultural com os pacientes/usuários do Centro de Atendimento Psicossocial – Renascer (CAPS).

Os usuários do CAPS, com trajes tópicos, estiveram em frente ao prédio da prefeitura para uma apresentação de quadrilha e saíram por algumas ruas e Praça Gonçalo Gomes.

O secretário de Saúde de Tabira. Dr.Allan Dias agradeceu a todos que acompanharam a atividade e disse que incluir as pessoas é dar a elas a oportunidade de ter uma nova vida. –“Nosso trabalho é exclusivamente voltada a ajudar e a incluir as pessoas, reconhecendo nelas seu talento e sua potencialidade.” Destacou o secretário de Saúde

DSC_0385

Esse momento de descontração e alegria contou com a participação dos usuários e de todos os funcionários do Centro e a atividade tem como objetivo:

  • Prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos;
  • Acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território;
  • Promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações Inter setoriais;
  • Regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação;
  • Dar suporte a atenção à saúde mental na rede básica;
  • Organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios;
  • Articular estrategicamente a rede e a política de saúde mental numa determinada área de abrangência;
  • Promover a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

O CAPS é o núcleo de uma nova clínica, produtora de autonomia, que convida o usuário à responsabilização e ao protagonismo em toda a trajetória do seu tratamento.

Selecionados no ProUni tem até esta segunda para comprovar informações

prouni-2012-inscriesJornal do Commercio

Esta segunda-feira (29) é o último dia para os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) comprovarem nas instituições de ensino as informações prestadas no momento da inscrição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações resultam na reprovação do candidato. O resultado da primeira chamada foi divulgado no site do ProUni dia 22 de junho.

É responsabilidade do estudante verificar com as instituições de educação superior os horários e local onde deve comparecer. Entre os documentos a serem apresentados estão identidade, comprovantes de residência, rendimento dos estudantes e de integrantes do grupo familiar, além de comprovante conclusão do ensino médio.

O resultado da segunda chamada será divulgado dia 6 de julho. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das chamadas, pode participar da lista de espera a partir de 17 de julho.

A segunda edição de 2015 do ProUni oferece 116.004 bolsas em 856 instituições de ensino superior. Desse total, 68.971 são bolsas integrais e 47.033 parciais.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica e a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

As bolsas integrais do programa são para estudantes com renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos.

Pode se inscrever quem fez a prova da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obteve no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota zero na redação.

CBF assegura permanência de Dunga após queda

dungaAgência Estado

Logo após a derrota do Brasil para o Paraguai nos pênaltis e a consequente eliminação precoce na Copa América, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, ligou para o técnico Dunga e também para o coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi. Não foi uma ligação para cobrança ou reclamação diante da queda. Pelo contrário. Foi para transmitir tranquilidade e confiança para a continuidade do trabalho. Dunga respondeu que era muito bom trabalhar com essa estabilidade de não ter a pressão da busca por resultados imediatos.

O contato ilustra como Dunga não perdeu prestígio junto à cúpula da CBF após a queda no primeiro jogo eliminatório após a Copa do Mundo. O Brasil começou bem a partida contra o Paraguai, fez 1 a 0 com Robinho, mas caiu no segundo tempo e cedeu o empate após pênalti de Thiago Silva.

Na decisão por pênaltis, perdeu por 4 a 3 – Éverton Ribeiro e Douglas Costa desperdiçaram suas cobranças. “O Dunga corre risco zero de ser demitido”, afirma Walter Feldman, secretário-geral da CBF. “A determinação do presidente é de poder absoluto para a comissão técnica”, completou.

O próximo desafio de Dunga será nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, que começam no mês de outubro. Feldman avalia que a proposta de um trabalho de longo prazo não sofrerá alterações com o primeiro revés. “O Brasil tem poucos trabalhos desenvolvidos a longo prazo. Isso precisa mudar, é um problema”, avalia.

Prefeito de Tabira adere campanha da ONU em defesa das Mulheres

DSC_0200

O prefeito do município de Tabira, Sebastião Dias Filho (PTB) assinou na manhã de sexta, 26, termo de adesão ao movimento #HeforShe (em tradução livre: Elesporelas) que conta com o apoio da  CNM – Confederação Nacional dos Municípios.

O movimento tem como objetivo geral promover a reflexão e a ação sobre a responsabilidade que homens e meninos têm para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres e da violência contra mulheres e meninas.

Segundo a representante Samiris Andrade, Agente Local, o movimento Eles por Elas, organizado pela ONU Mulheres é um movimento de Solidariedade para envolver homens e meninos como defensores e agentes de mudança pela igualdade de gêneros e pelos direitos humanos das mulheres.

Participam do Movimento lideranças governamentais e políticos, organizações masculinas e outras organizações da sociedade civil, universidades e escolas, homens e meninos em geral, para criar e promover eventos e campanhas em apoio ao movimento #ElesPorElas.

IMG_20150625_200120512

Em Tabira aconteceu na noite de quinta, 25, uma caminhada intitulada: “Caminhada Exploratória”. A caminhada iniciou com a concentração ao lado do terminal rodoviário, passando pela ponte do bairro Espírito Santo Velho até o bairro Vitorino Gomes, onde foi encerrada.

O Grupo de Trabalho de Tabira do Projeto Municípios Seguros e Livres de Violência contra as Mulheres (Mulheres Seguras), sob a responsabilidade de Sione Santos, Coordenadora da Coordenadoria da Mulher, organizada pela secretaria de Desenvolvimento Social na pessoa da secretária Iêda Guedes de Mélo e Dias, agradece a todos que se envolveram e participaram da I caminhada organizada.

-“Darei todo o apoio necessário ao movimento e não medirei esforços para disponibilizar os mecanismos da gestão no cuidado e proteção às mulheres. Não podemos aceitar nenhum tipo de violência, principalmente contra o ser que tem o dom de ser geradora de vida.” Destacou o prefeito de Tabira, Sebastião Dias Filho.

Enviado por Assessoria de Comunicação

Chuva atrapalha Arraial do Dincão em Tabira

wpid-img-20150625-wa0058.jpgA noite do São João foi de boa chuva em Tabira. Às 19h choveu forte na Cidade das Tradições. A informação é de Anchieta Santos.

Em seguida a chuva que insistiu em cair, prejudicou o Arraial do Dincão que teve como atrações Lostiba, Toinho de João de Cicera e a Banda Forró Estigado.

Fotos que chegaram ao blog mostraram um palco praticamente vazio em determinado momento da festa.

O Deputado Federal Fernando Monteiro, o Secretário executivo da Casa Civil Anchieta Patriota, o médico Alan Xavier e o ex-vice-prefeito Joel Mariano estiveram prestigiando o evento.

wpid-img-20150625-wa0052.jpgwpid-img-20150625-wa0055.jpgwpid-img-20150625-wa0059.jpgwpid-foto-33.jpgwpid-foto-27.jpg

Prefeito de Tabira sanciona Plano Decenal de Educação

DSC_0286

O prefeito de Tabira Sebastião Dias Filho (PTB) sancionou o Plano Municipal de Educação. O Plano foi uma ação organizada pela secretaria de Educação, com trabalho coletivo envolvendo todos os seguimentos da sociedade civil organizada.

 A secretaria realizou diversos encontros, estudos, reuniões e conferência com a finalidade de analisa e discutir as propostas apresentadas para composição do Plano Decenal de Educação do Município de Tabira.

Depois de todos esses procedimentos o Plano foi organizado e entregue à Câmara de Vereadores para análise e aprovação.

A Casa Legislativa realizou sessão extra, quinta-feira, dia 18, para votação do Plano, o qual foi por unanimidade aprovado.

A secretária de Educação, professora Aracelis Batista, agradeceu a todas as pessoas que se envolveram na construção do Plano Municipal de Educação e disse que o trabalho coletivo trará bons e duradouros frutos para a educação do município. –“Agradeço a todos que se empenharam na construção do Plano Decenal de Educação e aos vereadores por terem reconhecido e aprovado o trabalho de uma grande representação da sociedade tabirense que não mediu esforços para estudar, analisar e debater as propostas que permearão a educação do município nos próximos 10 anos”. Destacou a secretária, professora Aracelis Batista Amaral.

Depois de receber a aprovação da Casa Legislativa o Plano foi sancionado pelo Prefeito Sebastião Dias e encaminhado para o Ministério da Educação.

Segundo a secretária tabirense Aracelis Batista o município atendeu a todos os requisitos e cumpriu com a data estabelecida pelo MEC.

Indícios apontam que cantor e namorada estavam sem cinto, diz polícia

cristiano_cantor_namorada

Jornal do Commercio

Todos os indícios encontrados no local do acidente que matou o cantor sertanejo Cristiano Araújo, 29, e sua namoradora, Allana Moraes, 19, na madrugada desta quarta-feira (24), apontam que os dois estavam sem o cinto de segurança no banco traseiro da Land Rover em que viajavam, avalia a Polícia Rodoviária Federal.

Acompanhado do empresário Victor Leonardo e do segurança Ronaldo Ribeiro, que dirigia o veículo, o casal voltava de um show em Itumbiara (a 200 km de Goiânia) quando o carro onde estavam saiu da pista na altura do km 614 da BR-153, entre as cidades de Goiatuba e Morrinhos, em Goiás, e capotou no canteiro central da rodovia por volta das 3h15.

O empresário e o segurança, que estavam na frente, tiveram apenas ferimentos leves.

Allana foi atirada para fora do veículo e seu corpo foi encontrado a cinco metros da Land Rover. Cristiano também estava no chão quando as equipes de atendimento chegaram, mas a PRF não sabe dizer se ele foi retirado do carro pelos amigos.

O que reforça a tese da PRF é o fato de que o veículo ficou danificado prioritariamente na parte da frente, onde estavam os sobreviventes. A parte traseira do veículo ficou preservada.

A PRF diz ainda que, pelos elementos encontrados, o veículo estava acima da velocidade permitida, de 110 km/h, e que, pelo horário (3h15), um possível cansaço do motorista pode ter causado o acidente.

A BR-153 tem faixa duplicada, separadas por um canteiro central. O carro em que os quatro viajavam não bateu em nenhum outro veículo, segundo a polícia.

“A partir de hoje minha vida vai mudar”, disse Patrícia a mãe por telefone

patricia_suicidioA jovem Patrícia da Conceição Isidro, de 19 anos, ligou para a mãe Maria José da Conceição Vicente minutos antes de cometer suicídio por enforcamento e relatou algumas insatisfações com o esposo.

De acordo com o Boletim de Ocorrência da GM, Patrícia disse a mãe que ontem levou um chute de seu esposo e que sua vida iria mudar a partir de hoje. Maria José, ao ouvir a filha, pediu calma e chamou um mototáxi para lhe levar na casa de Patrícia. Mas, quando chegou encontrou a filha morta em um pé de manga.

A Polícia Rafael Tavares Ferreira, de 20 anos, negou que tenha chutado a esposa com a intenção. Ele disse que ao descer da moto sem querer bateu com o pé na esposa. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Tabira.

BC prevê mais inflação este ano, com IPCA em 9%

O Banco Central (BC) piorou a projeção para a inflação este ano. Na estimativa do BC, a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve ficar em 9%, este ano, ante 7,9% previstos em março. Essa estimativa está no Relatório Trimestral de Inflação, divulgado hoje (24), informa o Diário de PE.

O IPCA – produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – é o indicador oficial do governo para aferição das metas inflacionárias. O índice mede a variação do custo de vida das famílias com chefes assalariados e com rendimento mensal compreendido entre um e 40 salários mínimos mensais.

Em 2016, a inflação deve recuar e encerrar o período em 4,8%. A previsão anterior era 4,9%. Em 12 meses, no final do segundo trimestre de 2017, a projeção ficou em 4,5%.

Essas projeções são do cenário de referência, em que o BC levou em considerações informações disponíveis até o último dia 12 para fazer as estimativas. Nesse cenário foram considerados o dólar em R$ 3,10 e a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 13,75% ao ano.

O BC também divulga os dados do cenário de mercado, que faz estimativas para a taxa de câmbio e a Selic. No cenário de mercado, a previsão para a inflação este ano é 9,1%, 1,2 ponto percentual acima da estimativa de março. Em 2016, a projeção é 5,1%, a mesma estimativa anterior. Em 12 meses, no final do segundo trimestre de 2017, a estimativa ficou em 4,8%.

As estimativas de inflação para este ano indicam estouro do teto da meta (6,5%). O centro da meta, que deve ser perseguida pelo BC, é 4,5%.

Um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e, consequentemente, a inflação, é a taxa básica de juros, a Selic. Essa taxa é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia.

Quando o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, mas a medida alivia o controle sobre a inflação.

O BC tem que encontrar equilíbrio ao tomar decisões sobre a taxa básica de juros, de modo a fazer com que a inflação fique dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. A Selic está atualmente em ciclo de alta e já passou por seis elevações seguidas.

Jovem comete suicídio por enforcamento em Tabira

patricia_suicidioNo início da tarde desta quarta-feira, dia 24, deu entrada no Hospital Municipal Dr. Luiz José da Silva Neto, em Tabira, uma jovem de 19 anos, que cometeu suicídio por enforcamento, no Sítio Lagoinha, próxima a Santa Clara, zona rural de Tabira.

Patrícia da Conceição Isidro era casada com Rafael Tavares Ferreira, filho de Ivanildo popularmente chamando de “Bagaceira”. Ela deixa dois filhos e estava grávida de três meses. A família morava no sítio de Glauber de Mimiro.

A Guarda Municipal e Polícia Militar estão no Hospital Municipal para levantar os motivos que levaram a jovem a cometer suicídio. A ocorrência será registrada na Delegacia de Polícia Civil.

Cantor Cristiano Araújo e namorada morrem em acidente de carro

cristiano_cantor_namorada

Cristiano Araújo e a namorada Allana Coelho

O cantor Cristiano Araújo morreu vítima de um grave acidente de carro na BR-153, sentido Goiânia, na volta de um show em Itumbiara, no sul de Goiás, na madrugada desta quarta-feira. A namorada dele, Allana Coelho, de 19 anos, também morreu. A morte do cantor foi confirmada pelo Hospital de Urgências de Goiânica, onde Cristiano deu entrada já sem vida, por volta das 8h30. Ele sofreu politraumatismo, fraturas em várias partes do corpo e parada cardíaca. De acordo com o médico que o atendeu, a equipe tentou reanimá-lo por 1h30, sem sucesso, informa o Diário de Pernambuco.

cristiano_cantor_carro

Imagem mostra veículo totalmente destruído

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Goiás, o segurança e motorista do cantor, Ronaldo Ribeiro, e o empresário, Victor Leonardo, também estavam no carro, que saiu da pista e capotou no km 613, entre Morrinhos e o trevo de Pontalina, por volta das 3h. O grupo seguia em uma Range Rover quando o motorista perdeu o controle da direção e o carro capotou no canteiro central. O carro ficou totalmente destruído.

A namorada de Cristiano Araújo, Allana Coelho Pinto de Moraes, de 19 anos, foi arremessada para fora do veículo e morreu na hora. A PRF informou que ela e o artista estavam no banco de trás, provavelmente sem o cinto de segurança. O veículo ficou totalmente destruído.

cristiano_cantor_ambulancia

Imagem do cantor sendo socorrido por bombeiros

Os outros dois homens, identificados como Victor Leonardo e Ronaldo Miranda sofreram lesões leves. Ainda não se sabe as circunstâncias do acidente. Nesta manhã é feita a perícia no carro e no local do acidente. A PRF ressaltou que a pista está em bom estado de conservação.

Carreira – Cristiano de Melo Araújo tinha 29 anos. Ele nasceu em 24 de janeiro de 1986, na cidade de Goiânia, e ficou famoso em 2011 com o hit “Efeitos”. O cantor tinha fãs por todo o Brasil e, em sua página no Facebook, mais de 6 milhões de curtidas. Os vídeos publicados no canal oficial do sertanejo no Youtube tinham mais de 250 milhões de visualizações. Cristiano gravou três álbuns ao vivo e um em estúdio, e três DVDs. Entre os maiores sucessos estão “Caso indefinido”, “Hoje eu tô terrível” e “É com ela que eu estou”. Ele deixa dois filhos, João Gabriel e Bernardo.

Fogueira com 10 metros de altura no arraial do Dincão

arraial_do_dincao_fogueira (1)

Olha o tamanho da fogueira, anuncia Dinca

Apresentando como atrações Lostiba, Toinho de João de Cicero e Harry Estigado, acontece hoje em Tabira o “Arraial do Dincão”, informa Nill Júnior.

Responsável pelo evento, o ex-prefeito Dinca Brandino anunciou ontem que a fogueira do Arraial terá mais de 10 metros de altura, além quadrilha junina e batida para o público.

O deputado Fernando Monteiro e o Secretário Executivo da Casa Civil Anchieta Patriota são esperados no evento.

O ex-prefeito enviou fotos para o colaborador do Blog e comunicador Anchieta Santos, que nos repassou. Dinca quis mostrar o tamanho da fogueira. Começando por “eu fiz uma fogueirinha”, a música de Assisão não toca lá…

arraial_do_dincao_fogueira (2) arraial_do_dincao_fogueira (3)

Morte de professora faz Prefeitura suspender Festival de Quadrilhas em Tabira

Em razão da morte da Professora Sineide Lima Gomes, ex-secretária de Educação, a Prefeitura de Tabira através da Secretaria de Cultura suspendeu o Festival de Quadrilhas Juninas que aconteceria ontem à noite.

Em contato com a produção do Radio Vivo, Edgley Freitas anunciou que o Festival vai acontecer na próxima sexta-feira. O corpo de Sineide foi sepultado ontem no cemitério de Tabira onde uma multidão participou das despedidas.

Prefeito de Tabira decreta Luto Oficial e Ponto Facultativo

homenagem_sineide (18)O prefeito do município de Tabira Sebastião Dias Filho (PTB) emite nota de pesar pelo falecimento da professora Sineide de Lima Gomes, ex-secretária municipal de educação, por duas vezes, decretaLuto Oficial de 03 (três) e ponto facultativo, nessa segunda-feira, dia 22, informa a Assessor de Imprensa, Adeval Soares.

Sineide de Lima Gomes faleceu em Recife na madrugada de domingo, dia 21. O velório aconteceu na casa de seus pais e sepultada na manhã dessa segunda, 22, no cemitério de Tabira.

O prefeito Sebastião Dias determinou que a secretaria de Administração organizasse a cerimônia de homenagens a professora Sineide pelo relevante trabalho prestado na educação da rede municipal, bem como, também na rede estadual de ensino e nas unidades em que ela prestou serviços.

A Guarda Municipal comandou o cortejo fúnebre e conduziu o caixão até a tribuna de homenagens, em frente da Prefeitura.

homenagem_sineide (13)Em sua homenagem o prefeito Sebastião Dias falou sobre a convivência com a professora, desde os tempos universitários, e destacou seus esforços dedicados à causa educacional, falando de sua atuação em tudo o que fez e por onde passou. -“Sineide deixa um legado que dificilmente será esquecido. Ela é conhecida por todos pelo seu trabalho, por sua dedicação, pela honestidade e pelo compromisso em defender uma educação inclusa e de qualidade”. Destacou o gestor tabirense.

Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas: secretários, vereadores, gestores escolares, alunos, colegas professores da escola de referência de Arcoverde Carlos Rios, onde ela atualmente havia trabalhado. Uma multidão de tabirenses e visitantes aproveitou o momento para se despedirem da professora com faixas, cartazes e muitas flores.

A coordenadora do Pólo de Educação a Distância, Professora Liedja Barros prestou homenagem e destacou a importância do trabalho de Sineide na implantação da Educação Superior em Tabira com os cursos oferecidos no Pólo de Educação. –“Sineide deixou suas marcas e de cabeça erguida,soube passar e adquirir respeito.” Frisou Lyedja Barros.

homenagem_sineide (23)A Secretária de Educação, professora Aracelis Batista, lembrou a luta incansável da colega em defesa da educação. –“Por onde passou Sineide deixou seu legado, uma cidadã culta de fina educação e elevada sabedoria. Não temos nem palavras para descrever o que ela feze representou para Tabira.” Concluiu a secretária.

Outras autoridades e ex-colegas também prestaram suas homenagens.O músico tabirense José de Virgínio acompanhou as homenagens e o cortejo tocando músicas fúnebres com seu saxofone.

Sandro Vasconcelos, esposo da professora agradeceu a todos e, muito emocionado, disse apenas: -“Muito obrigado Tabira”. O prefeito Sebastião encerou a solenidade convidando todos para juntos rezarem o Pai Nosso.

Em seguida o corpo foi levado pela Guarda Municipal até o carro fúnebre que o transportou para o cemitério local, seguido pela multidão que aplaudia o cortejo.

homenagem_sineide (1) homenagem_sineide (2) homenagem_sineide (3) homenagem_sineide (4) homenagem_sineide (5) homenagem_sineide (6) homenagem_sineide (7) homenagem_sineide (8) homenagem_sineide (9) homenagem_sineide (10) homenagem_sineide (11) homenagem_sineide (12) homenagem_sineide (14) homenagem_sineide (15) homenagem_sineide (16) homenagem_sineide (17) homenagem_sineide (19) homenagem_sineide (20) homenagem_sineide (24) homenagem_sineide (25) homenagem_sineide (26) homenagem_sineide (27) homenagem_sineide (28)

Aneurisma cerebral mata ex-secretária de Educação de Tabira

sineidePor Anchieta Santos

Morreu ontem no Recife a Professora Sineide de Lima Gomes, 46 anos, ex-secretária de Educação na gestões Josete Amaral em Tabira.

Sineide foi vítima de um aneurisma cerebral, morrendo ontem no Hospital Santa Joana, na cidade do Recife, onde residia com o marido Sandro Gomes, ex-gerente da Agência do Banco do Brasil em Tabira.

O sepultamento acontece hoje às 10h no cemitério de Tabira. A Secretaria de Educação decretou que hoje não haverá aula na rede municipal.