Mulher é amarrada, amordaçada e assassinada em casa na Zona Sul do Recife

Globo.com

Uma mulher foi encontrada morta na casa onde morava, no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, após ter sido amarrada e amordaçada no banheiro da residência, na tarde de quarta-feira (24). De acordo com a Força-tarefa de Homicídios da Polícia Civil (PC), a principal suspeita é de que ela tenha sido vítima de um latrocínio. Crime ocorreu na rua Engenho Canavieira, na UR-3.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, testemunhas afirmam que homens invadiram a casa onde a vítima morava. A mulher tinha 56 anos. Pertences da vítima foram levados pelos criminosos, e, por isso, a principal suspeita é de que a motivação para o crime tenha sido o roubo seguido de morte.

Violência

Nos primeiros quatro meses de 2017, Pernambuco contabilizou 2.037 pessoas assassinadas, o que equivale a um aumento de 44,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando houve 1.412 assassinatos no estado. Durante os 30 dias do mês de abril, o governo estadual registrou 514 homicídios, o que mantém a média de 17 pessoas assassinadas por dia em Pernambuco, registrada desde fevereiro deste ano. Comparando o dado com os 354 assassinatos contabilizados em abril de 2016, houve um aumento de 45%.

No mesmo período, foram registrados 41.346 Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) em todo o estado. Divulgado pelo secretário da pasta, Angelo Gioia, o número representa, em média, 344 crimes cometidos por dia e 14 ocorrências registradas a cada hora. Entre os crimes contabilizados nessa modalidade, estão assaltos a ônibus, casas, condomínios, empresas, transeuntes, roubos a bancos e sequestros.

Em relação aos assaltos no transporte público, foram registradas 102 investidas desse tipo de ação criminosa em Pernambuco ao longo dos 30 dias do mês de abril deste ano.

Pernambuco registra média de três desaparecimentos de crianças e adolescentes a cada dia, diz polícia

Globo.com

Em 2016, 1.104 desaparecimentos de crianças e adolescentes foram contabilizados pelo Departamento de Polícia da criança e do Adolescente (DPCA), da Polícia Civil de Pernambuco. Isso significa uma média de três casos a cada dia, no estado. No Recife, o número chegou a 260 ocorrências, no mesmo período.

Os dados foram repassados nesta quinta-feira (25), quando é comemorado o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas. Na capital pernambucana, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco promoveu uma ação de conscientização, na Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

De acordo com a Polícia Civil, o registro de casos de desaparecidos pode ser feito em qualquer delegacia. Em média, o percentual de crianças e adolescentes encontrados varia entre 85% e 90%. A agilidade na denúncia, nesses casos, é essencial para facilitar o trabalho das forças tarefas e potencializar as buscas. A média anual de desaparecimentos é de 1.100 menores.

Além de orientações sobre como evitar os desaparecimentos e de como agir nesses casos, o Corpo de Bombeiros e o DPCA realizaram uma série de atividades para mobilizar as pessoas e ajudar a solucionar os casos de crianças desaparecidas. As ações ocorreram no Posto 5 da orla.

Segundo a Polícia Civil, para realizar o registro na delegacia, o denunciante deve levar uma foto o mais recente possível da pessoa desaparecida e o máximo de informações. Por meio da divulgação da imagem na imprensa e nas redes sociais, a população pode ajudar na busca.

Quanto maior o número de informações sobre a pessoa, melhor. Detalhes sobre o que a pessoa fazia, quem são os amigos, onde ela andava, o último local onde foi vista, também ajudam nas buscas.

Caso

Este mês, quatro jovens desapareceram de casa em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Elas foram encontradas em Carpina, na Zona da Mata pernambucana, quatro dias depois.

Segundo a polícia, as meninas foram encontradas a partir de uma denúncia anônima. A polícia, no entanto, não informou os motivos que levaram as jovens a sair de casa.

De acordo com o delegado de plantão, Joaquim Braga Neto, as pessoas que tiveram contato e deram abrigo às adolescentes serão investigadas.

Governo de PE autoriza obra de adutora para abastecer polo de confecções

Globo.com

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, autorizou na manhã desta quinta-feira (25) a obra para construir a Adutora do Alto Capibaribe, que vai captar água na Paraíba para abastecer oito municípios do Agreste – todos integram o polo de confecções.

A Adutora do Alto Capibaribe receberá um investimento de R$ 70 milhões e terá 51 quilômetros de extensão. A água será captada do Rio Paraíba, entre a cidade de Barra de São Miguel e o Açude Boqueirão. O abastecimento virá do Eixo Leste da transposição do Rio São Francisco.

O governador informou ainda que 230 mil pessoas serão beneficiadas com a obra. Serão abastecidos diretamente pela adutora os seguintes municípios: Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba, Toritama, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Taquaritinga do Norte e Frei Miguelinho. E indiretamente os municípios de Riacho das Almas, Cumaru, Passira e Salgadinho.

De acordo com o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, a Adutora do Alto Capibaribe deve ficar pronta em seis meses, a partir do início das obras. A previsão inicial é final deste ano ou início de 2018. A adutora contará com duas estações de bombeamento, com uma vazão de 350 litros por segundo.

Feriado em Pernambuco no dia 6 de março é aprovado em primeira votação na Alepe

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, em primeira votação nesta terça-feira (23), a proposta que transforma em feriado estadual o dia 6 de março, data em que foi deflagrada a Revolução Pernambucana de 1817. Apresentado pelos deputados Isaltino Nascimento (PSB) e Terezinha Nunes (PSDB), o Projeto de Lei segue para a segunda votação antes de ser encaminhado para a sanção do governador Paulo Câmara.

O texto retoma a proposta original de uma lei estadual de 2007, que definiu o dia 6 de março como Data Magna. Dois anos após a criação desse texto, em 2009, o dia que celebra a Revolução de 1817 havia sido transferido para o primeiro domingo do mês de março.

De acordo com os parlamentares responsáveis pela proposta, Pernambuco é o único estado do país em que a Data Magna não é feriado. Por isso, argumentam que a ocasião merece tal destaque devido à relevância do fato.

Hospital de Tabira anuncia construção de lavanderia para colocar bloco cirúrgico em funcionamento

Quase cinco mês depois que assumiu a Direção do Hospital Dr. José Luiz da Silva Neto, Cléo Diniz falou nesta terça-feira (23) pela primeira vez a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM. “É um desafio que para vencer tenho contado com o apoio do Prefeito Sebastião Dias, da Secretária de Saúde Zeza e da equipe”, disse Cléo.

A diretora relatou que humanizar o atendimento e ter a compreensão da população são as primeiras dificuldades enfrentadas. Admitiu que a unidade tem ficado sem medico com frequência diante do alto índice de pessoas infartadas e com AVC que precisam de transferência acompanhadas pelo profissional.

Cléo declarou que Tabira cresceu diante de um modelo de saúde que permaneceu o mesmo. Outro calo do Hospital está curado com a aquisição de medicamentos orientados pelo SUS. Mesmo com dois Blocos Cirúrgicos, a unidade ainda não realiza intervenções de média complexidade.

A nova diretora prometeu que a construção da Lavanderia exigida pelo Ministério da Saúde para a realização de cirurgias, teve finalmente a sua construção iniciada. Ao longo do Programa, Cléo Diniz respondeu muitas perguntas dos ouvintes.

Uma das histórias curiosas foi a de que alguns pacientes que procuram a unidade usam como “identificação” a opção política. “Eu quero ser atendido primeiro porque votei em Sebastião”, chegou a dizer um dos pacientes. Informado de que era o estado de saúde e não a cor partidária que definiam quem seria atendido na frente ele insistiu: “mas eu votei em Bastião”! Casos como esses, garante a diretora, são ignorados.

Homem morre e 7 pessoas ficam feridas após colisão entre caminhão e ônibus

Globo.com

Um motorista de 46 anos morreu e sete pessoas ficaram feridas após uma colisão entre dois veículos na manhã desta segunda-feira (22) na BR-101 em Xexéu, Mata Sul de Pernambuco.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do caminhão entrou na contramão da rodovia e colidiu frontalmente contra um ônibus. O condutor do caminhão morreu após ser socorrido, enquanto o motorista do outro veículo foi levado em estado grave para o Hospital Regional de Palmares, conforme informou a PRF.

Ainda segundo a polícia, o ônibus transportava 26 trabalhadores rurais. Destes, seis tiveram ferimentos leves e foram atendidos no local do acidente.

Prefeito interino de Belo Jardim toma posse e promete gestão transparente

Globo.com

Foi empossado no fim da manhã desta segunda-feira (22) o prefeito interino de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. Gilvandro Estrela assume a função após a cassação de João Mendonça por improbidade administrativa. Ele foi julgado por 7 votos a 0 no último dia 11 no Tribunal Superior Eleitoral.

Estrela chegou acompanhado do neto e da esposa no Fórum da cidade. Gilvandro recebeu a notificação do Tribunal Regional Eleitoral com a comunicação do afastamento do ex-prefeito João Mendonça. Após isso, ele foi até a sede da Câmara Municipal da cidade, onde assinou o termo de posse. No lugar de Gilvandro, à presidência da Casa Legislativa vai ficar com o vereador José Anselmo, o Tenente (PTB), que está no terceiro mandato.

Ao assumir, o prefeito interino fez críticas a antiga gestão. “Estamos com o hospital praticamente fechado, com matadouro interditado pela justiça, ruas escuras e muita violência. O desafio é grande, mas vamos nesses 40 dias ter uma gestão transparente e não decepcionar a população de Belo Jardim”, disse.

São 13 vereadores na casa, com sete ficando na situação e seis na oposição ao gestor interino da cidade. A nova eleição será no dia 2 de julho, de acordo com informações do TRE.

Jovem morre em hospital do Recife depois de sofrer descarga elétrica na Zona Sul

Globo.com

Um jovem de 19 anos morreu vítima de uma descarga elétrica na Zona Sul do Recife, no sábado (20). O acidente ocorreu nas imediações do circo Le Cirque, montado na Avenida Antônio de Góes, no bairro do Pina.

De acordo com o Hospital da Restauração (HR), o acidente aconteceu no início da madrugada de sábado. O jovem foi encaminhado para a unidade de saúde, localizada na área central do Recife, por volta da 1h15, mas não resistiu aos ferimentos e morreu às 11h05 do mesmo dia.

Segundo a Polícia Civil, o local em que o jovem sofreu a descarga elétrica passará por perícia. As investigações estão a cargo da delegada Beatriz Leite, da Delegacia de Boa Viagem.

Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa do Le Cirque garantiu que a vítima não tem ligação com o circo e que o caso ocorreu por volta da meia-noite. Já a Polícia Civil informa que o pai do jovem alegou, no Boletim de Ocorrência feito na noite do sábado (20), trabalhar como funcionário de serviços gerais do circo há pelo menos sete meses. O último espetáculo do sábado terminou às 22h, segundo o Le Cirque.

Miguel assina ordem de serviço para obras de drenagem e pavimentação no São Gonçalo

Os moradores de duas importantes vias do bairro São Gonçalo tem motivo para comemorar neste começo de semana. O prefeito Miguel Coelho assina a ordem de serviço para obras de drenagem e pavimentação da Avenida do Tapuio e a Rua Severo Dunga. O ato ocorrerá, nesta segunda-feira (22), no local da intervenção, a partir das 10h.

Para a execução das obras, a Prefeitura de Petrolina investirá R$ 439 mil. Os serviços serão coordenados pela Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade e devem ser concluídos em dois meses.

Além da assinatura da ordem de serviço, o prefeito irá fazer uma vistoria em obras no São Gonçalo. Próximo ao local, está em andamento a construção de um Clube dos Bairros com diversos equipamentos de lazer e esportes. A nova estrutura deve ser entregue para a comunidade do São Gonçalo no próximo mês.

OAB decide protocolar pedido de impeachment de Temer

O Conselho Pleno da ordem votou pela abertura de processo de impeachment contra o presidente da República, Michel Temer, por crime de responsabilidade

ÚLTIMO SEGUNDO

O conselho pleno da Ordem dos Advogados do Brasil ( OAB ) decidiu, por 25 votos contra um, aprovar a abertura de pedido de impeachment do presidente Michel Temer. A reunião, que durou mais de sete horas, terminou na madrugada desse domingo (21). Os representantes de todos os estados e do Distrito Federal, exceto o do Acre, ausente e o da Amapá, que votou contra o impedimento, optaram por protocolar o pedido. A formalização junto à Câmara dos Deputados deverá ser feita durante a próxima semana.

O presidente nacional da OAB , Claudio Lamachia, comentou sobre o delicado momento político vivido no Brasil: “Estamos a pedir o impeachment de mais um presidente da República, o segundo em uma gestão de 1 ano e 4 meses. Tenho honra e orgulho de estar nessa entidade e ver a OAB cumprindo seu papel, mesmo que com tristeza, porque atuamos em defesa do cidadão, pelo cidadão e em respeito ao cidadão. Esta é a OAB que tem sua história confundida com a democracia brasileira e mais uma vez cumprimos nosso papel”, disse.

De acordo com a comissão formada pela OAB o crime de responsabilidade fica caracterizado no momento em que Michel Temer não denúncia os crimes confessados por Joesley Batista durante a conversa. O empresário chega a dizer ao presidente que corrompeu três funcionários públicos. Segundo a ordem o presidente infringiu a Constituição da República (art. 85) e a Lei do Servidor Público (Lei 8.112/1990) e também cometeu o crime de peculato (Código Penal, art. 312).

Temer teria faltando com decoro ao se encontrar com o dono da JBS sem registro em sua agenda oficial, quebrando condições previstas tanto na Constituição da República quanto na Lei do Impeachment (Lei 1.079/1950).

A reunião da OAB só teve início após o ordem ter conseguido acesso ao material de áudio disponibilizado por Joesley Batista. “Assim como fizemos ao analisar o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, afirmei que não convocaria sessão baseado apenas em notícias de jornais e fiz o mesmo desta vez: só o faria com dados formais e oficiais do processo”, disse Lamachia.

O escândalo do Bradesco Afogados

Um escândalo que até agora caminhava apenas em gabinetes de advogados,  judiciário e Polícia Civil bem que poderia estampar manchetes de jornais e edições televisivas dado o seu tamanho. Em Afogados da Ingazeira, dezenas de servidores estaduais estão há meses sem ver a cor dos salários porque foram vítimas do Golpe do Empréstimo Pessoal, aplicado por servidores do banco e que acabou rendendo pelo menos duas demissões, uma delas de um ex-gerente.

Os nomes de todas as vítimas e acusados ainda não foram devidamente revelados, apesar do burburinho no boca a boca, mas não são poucos os dramas pessoais de quem aguarda decisão do judiciário para bloquear os empréstimos fraudulentos e começar a definir pelas indenizações. Da mesma forma, inquéritos na esfera criminal buscam responsabilizar os culpados.

O esquema consistia em utilizar o banco de dados de servidores que detinham empréstimo consignado e fazer, sem consentimento dos interessados, empréstimos pessoais. Essa modalidade de empréstimo dribla a exigência de comprometimento mínimo da renda em 30% do consignado.

Os servidores envolvidos nas operações fraudulentas mantinham contato com o servidor e diziam “ter um empréstimo para oferecer e que a parcela seria a mesma do consignado”. Usassem ou não, os servidores eram surpreendidos com valores nunca pedidos, entre R$ 20 a R$ 50 mil ou mais. “Em algumas contas, as operações de débito e crédito de um servidor assalariado, chegavam a R$ 200 mil”, disse um dos advogados das vítimas. Parte desse montante aparentemente era desviado para os operadores do esquema.

Com um valor de parcela maior que o próprio salário, os servidores foram pegos de surpresa e viram a impossibilidade de acessar qualquer valor da conta, além de terem nomes incluídos em sistemas de proteção ao crédito. “Se não fossem familiares, estaria passando fome”, disse uma servidora.

Vários advogados ingressaram com ações solicitando suspensão do empréstimo fraudulento, restituição dos salários e indenização do Banco. Considerando o número de vítimas, as indenizações podem alcançar cifras milionárias. Neste caso, a instituição responde pois os servidores estavam a seu serviço. E vai poder responsabilizar na esfera criminal os envolvidos.

Por Nill Júnior

PSB rompe com governo Temer e defende renúncia

Anúncio foi feito neste sábado pelo presidente e pelo secretário-geral do partido. Segundo eles, PSB fechou questão para apoiar a PEC que prevê eleições diretas.

Por Fernanda Calgaro, G1, Brasília

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e o secretário-geral do partido, José Renato Casagrande, informaram neste sábado (20) que a legenda decidiu fazer oposição ao governo e passará a defender a renúncia do presidente Michel Temer.

Atualmente, a legenda comanda o Ministério de Minas e Energia. Siqueira e Casagrande deram a informação à imprensa após reunião da Executiva Nacional do partido, em Brasília.

Segundo o presidente e o secretário-geral da legenda, o PSB também passará a defender a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para a realização de eleições diretas no caso de vacância do cargo de presidente da República.

A decisão do PSB é anunciada em meio à maior crise política enfrentada por Temer desde que ele assumiu a Presidência da República, causada pelas delações dos empresários Joesley e Wesley Batista, donos da JBS, e de Ricardo Saud, diretor da J&F.

Justiça manda suspender construção das “casinhas” de Dinca

Estão suspensas liminarmente as obras para a construção de casas ao lado da subestação de energia, ás margens da PE-320, as famosas casinhas de Dinca. A determinação judicial foi proferida na última semana, no dia 11 de Maio, e atende ação proposta pela Prefeitura de Tabira, por meio da Assessoria Jurídica, que sustenta que a obra, Clépton Rommel Braynner Colaço, está em desacordo com o Plano Diretor e Lei de Edificações Municipal, também não possuiu as devidas autorizações e licenças emitidas pela municipalidade para ser executada.

Conforme relata o Assessor Jurídico na ação, Dr. Klênio Pires, a Secretaria de Obras e Infraestrutura buscou notificar o demandado a fim de que realizasse a paralisação da construção, mas este se recusou a receber o documento, não obstante o conhecimento da situação, continuou a executar irregularmente a obra de 01 posto de combustível, 01 pousada, 02 galpões, 106 casas e 15 garagens para fins de residência e comércio.

Dentre várias irregularidades, estão: a não aprovação do projeto de construção; não reserva da área de 35% para o Município; carência de alvarás para todas as casas; não existência de projeto de escoamentos das águas pluviais; de esgotamento sanitário e viabilidade de fornecimento de energia elétrica e água encanada. Além disso, relata a engenharia que unidades habitacionais foram construídas em blocos/quarteirões, de forma que com conglomerado de casas dividem paredes de divisão (casas geminadas) e telhado, infringindo assim a legislação municipal, consoante laudo de engenharia incluso na peça.

Pedidos – Na liminar, o Juiz Dr. André Simões Nunes determina que a CONSTRUMÁQUINAS, empresa do ex-prefeito Dinca Brandino e José Marcolino Cristóvão, pai do ex-prefeito, “suspenda imediatamente a execução da obra, localizada no bairro Clépton Rommel Braynner Colaço, Tabira/PE, margens da rodovia PE 320, sob pena de multa diária no valor de R$1.000,00 (mil reais), sem prejuízo da determinação de demolição, caso se vislumbre a necessidade.

“Isto posto, por tudo mais que dos autos consta, DEFIRO O PEDIDO DE LIMINAR, o que faço com fundamento no artigo 936, I, do CPC, para que o demandado SUSPENDA IMEDIATAMENTE a execução da obra, localizada no bairro Clépton Rommel Braynner Colaço, Tabira/PE, margens da rodovia PE 320, sob pena de multa diária no valor de R$1.000,00 (mil reais), sem prejuízo da determinação de demolição, caso se vislumbre a necessidade”.