Prefeitura de Tabira paga piso aos Professores com aumento de 13,01% cumprindo Plano de Cargo, Carreira e Remuneração

??????????

Professores do Município durante Encontro Pedagógico

A prefeitura de Tabira, através da secretaria de educação, honra o compromisso com os profissionais da rede municipal de ensino, pagando o piso nacional e repassando para os servidores o aumento de 13,01% no pagamento de fevereiro, com retroativo de janeiro. A secretária de educação, Ararcelis Batista, juntamente com a gestora de finanças, Professora Lúcia Santos, informam que no pagamento de fevereiro os professores recebem seus vencimentos normalmente, sendo que no pagamento de março os profissionais terão, além do valor mensal o retroativo equivalente ao mês de janeiro.

Tabira vem se destacando como um dos poucos municípios que cumprem com o pagamento integral do piso nacional, tornando o salário dos professores da rede municipal um dos melhores do estado.

A secretária de educação, professora Aracelis Batista disse que o município paga um dos melhores salários da região e o piso vem sendo cumprido na gestão. “Tabira cumpre e honra seu compromisso, estamos repassando para os professores o aumento de 13,01% e cumprindo com o que determina no Plano de Cargo, carreira e Remuneração.”. Garantiu a secretária.

A gestora de finanças, professora Lúcia Santos, em seu pronunciamento destacou que o município de Tabira passa piso integral para todos os profissionais da rede, cumprindo o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR). – “Nosso compromisso é garantir todos os direitos estabelecidos no– PCCR-, conforme planilhas em anexo”. Concluiu a gestora.

O gestor tabirense disse que investir em educação é garantir à população, respeito, dignidade e qualidade de vida. –“Mais uma vez afirmo que nosso slogan de campanha “CUIDAR DAS PESSOAS”, está a cada dia sendo vivenciado em todos os segmentos da administração. Tenho muito orgulho dos professores de Tabira pelo trabalho que desenvolvem na sala de aula, elevando o nível da educação e tornando o município um destaque na região, ou seja, no estado.” Afirmou Sebastião Dias.

Rajada de balas contra radialista no Sertão

unnamed

Por Cláudio Soares

O radialista Anchieta Santos tem sua casa alvejada de balas na madrugada de domingo, em sua cidade natal, Afogados da Ingazeira. O relato aparece também em boletim de polícia registrado na delegacia da cidade mencionada.   Sobre a violência contra jornalistas, radialistas e liberdade de imprensa no Pajeú, as estatísticas têm crescido assustadoramente.

É de costume que jornalistas e radialistas sejam ameaçados ou amedrontados, sem condições dignas de trabalho, ficam limitados na sua missão profissional de informar a sociedade para dar a ela um importante instrumento de constituição e exercício da cidadania. E essas variadas formas de violência são violações do direito humano à comunicação, às liberdades de expressão e de imprensa.

Devemos defender, veementemente, peremptoriamente, a liberdade de expressão nos diversos segmentos, inclusive, nas rádios, e sermos adeptos que os cidadãos tenham o direito de receber informações sobre tudo o que se passa no Brasil. Não há nenhuma possibilidade de se ter uma imprensa livre sem que seus profissionais atuem igualmente de forma livre ou tenham suas vidas e de seus familiares atingidas por bandidos do anonimato.

Anchieta Santos é um veterano na comunicação – seu perfil tem sido centrado mais na política. O radialista foi o principal locutor das diretas já em Pernambuco, também, locutor oficial da campanha do presidente Lula nos seus dois mandatos, e, por diversas campanhas sempre comandou o palanque ao lado do mito pernambucano Miguel Arraes. Foi também o principal apresentador das campanhas do ex-governador Eduardo Campos. Por último, comandou no estado o palanque da vitoriosa eleição do atual governador, Paulo Câmara.

Atualmente, Anchieta apresenta uma edição de notícias nas rádios Pajeu de Afogados da Ingazeira e Cidade FM de Tabira. Locutor de vozeirão e mestre na versatilidade, ele sempre provoca o debate, faz críticas, oferece sugestões, e nunca fechou o microfone para o público ou para contraditório.

Todos se encantam com o mundo de notícias e as apresentações de Anchieta. Versátil, independente, imparcial, destemido, habilidoso nas entrevistas, respeitador… Seu principal objetivo é informar, nunca estigmatizar, hostilizar, ou atingir a honra de ninguém.

É no sertão que o locutor de rádio pode ser comparado a um ator. A partir do momento que ele entra no ar, esquece os seus problemas e incorpora um personagem. Uma figura séria, agradável de ouvir. Não esqueça: Anchieta mudou o jeito de fazer rádio e, consequentemente, a vida de muitas pessoas.  Faz do seu trabalho uma arte.

A palavra agora está com a polícia que não pode deixar a impunidade reinar no sertão. A tentativa de atemorizar, insensibilizar a sociedade como um todo, consiste em tentar calar a voz do povo. Anchieta sempre defendeu aqueles que têm sede justiça. Então reagir a isso é um dever de toda classe. Precisamos estar alertas e precisamos nos mover como sociedade em nome inclusive destes companheiros que têm suas vidas ameaçadas.

Publicado no Blog do Magno

Em Tabira, polícia prende autor de dupla tentativa de homicídio praticada em São José do Egito

Por Anchieta Santos

A Equipe do GATI realizava diligências no intuito de localizar o imputado da tentativa de homicídio contra dois cidadãos na Vila São Jorge, município de São José do Egito-PE, ocorrida no sábado por volta das 21:00 hs, conforme ocorrência registrada no B.O 675/2015.

Os policiais, através de informes de testemunhas citadas no B.O,  conseguiram localizar o acusado Marcos Antônio Lopes da Silva, de 22 anos, solteiro, agricultor, na altura do Sítio Baixa da Ovelha, zona rural de Tabira-PE. O mesmo foi detido e confessou a autoria do crime.

Diante do fato o imputado foi conduzido à DP de Af. da Ingazeira-PE, onde foi autuado em flagrante delito. O imputado ainda confessou ser o autor de um homicídio na cidade de Tuparetama-PE há dois anos.

Carro colide com moto na PE-320, em Tabira

Um carro Fiat Strada, branca, 2007, placa MYS-4355, colidiu com uma motocicleta HONDA CG 125 TITAN, azul, 1996, placa KIC-4585, por volta das 19h40min desse sábado (28), na PE-320, próximo a Fábrica de Sorvetes da Ping Mel, em Tabira.

De acordo com informações do boletim de ocorrência a vítima Harlly Renan Gomes Daniel, de 22 anos, amasiado, agricultor, seguia sentido Tabira/ São José do Egito, com sua moto e o imputado Hélio da Silva Nogueira, de 29 anos, casado, agricultor, vinha no sentido contrário, com seu veículo, ao chegar em frente a fábrica de sorvete PING MEL,  Hélio entrou a esquerda, não observando que a moto citada seguia, causando um abalroamento lateral. Com o impacto do veículo, a moto foi parar embaixo do carro com várias avarias (perca total). O veículo STRADA quebrou o pisca do lado esquerdo, amassou o para- lama esquerdo e quebrou o pára-brisa.

O imputado tentou socorrer a vítima, sendo detido no local, no percurso a DP, o mesmo confessou que ingeriu bebida alcoólica. Diante dos fatos a ocorrência foi repassada a DP juntamente com os veículos para medidas cabíveis.

Pernambuco terá aumento na conta de luz a partir de março

conta_celpePor JC Online

A partir da próxima segunda-feira (2), a conta de luz vai ficar mais cara para os consumidores pernambucanos. A revisão tarifária extraordinária para essas empresas foi aprovada hoje (27) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e a Celpe vai sofrer um reajuste de 2,2%.

Os maiores aumentos serão para as distribuidoras AES Sul (39,5%), Bragantina (38,5%), Uhenpal (36,8%) e Copel (36,4%).

A distribuidora CEA, do Amapá, não solicitou a revisão tarifária. Já as empresas Amazonas Energia (AM), Boa Vista Energia e CERR (RR) não terão revisão tarifária porque não participam do rateio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e não estão no Sistema Interligado Nacional. A Ampla (RJ) também não passou pela revisão, porque seu processo tarifário ocorre em 15 de março, quando todos os efeitos serão considerados.

Os impactos da revisão serão diferentes conforme a região da distribuidora. Para as concessionárias das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste o impacto médio será de 28,7% e para as distribuidoras que atuam nas regiões Norte e Nordeste, de 5,5%. A diferença ocorre principalmente por causa do orçamento da CDE e da compra de energia proveniente de Itaipu.

Também começa a valer na semana que vem os novos valores para as bandeiras tarifárias, que permite a cobrança de um valor extra na conta de luz, de acordo com o custo de geração de energia. Além da revisão extraordinária, as distribuidoras também passarão neste ano pelos reajustes anuais, que variam de acordo com a data de aniversário da concessão.

Agricultores de Tabira já estão recebendo 50 mil raquetes de Palma

Conforme foi anunciado pelo Tesoureiro do Conselho de Desenvolvimento Rural, Joel Mariano, os agricultores de Tabira, representados por suas associações, estão recebendo desde a última 5ª feira raquetes de palma Orelha de elefante. São 1.500 raquetes para a Associação que nunca foi beneficiada com a distribuição de palma e 700 para quem já havia recebido antes. A informação é de Anchieta Santos.

Prefeitura de Tabira lança convocação de aprovados no concurso

concurso_tabiraA Prefeitura de Tabira, através da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) lançou editais nesta sexta-feira, dia 27 de fevereiro, para convocar profissionais aprovados no Concurso Público, realizado em 2012. O chamamento tem obedecido a necessidade de cada órgão que compõem a administração.

Entre os novos convocados, estão: fisioterapeuta, técnico de enfermagem, agente administrativo, vigia, farmacêutico, auxiliar de serviços gerais, cozinheiro, eletricista, professores e guarda municipal.

Os candidatos deverão comparecer, em até trinta dias após a convocação, à Secretaria de Administração, localizada na Rua Albertina Xavier Pires, 239, Centro, no horário de 08:00 as 13:00 horas, munidos dos seguintes documentos (original e cópia): Diploma/Certificado comprobatório da escolaridade e da habilitação exigida para o cargo; Documentos Pessoais (Identidade, CPF, Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral, PIS/PASEP, Carteira de Trabalho, Reservista, Certidão de Nascimento ou Casamento, Registro do Conselho de Classe Profissional); declaração de acúmulo de vínculo; Comprovante de residência atualizado e 01 foto 3×4.

Após a convocação, o passo seguinte é a realização do exame médico pré-admissional, obrigatório e eliminatório. Apenas os candidatos aptos no exame serão contratados e assumirão suas unidades de trabalho, após a entrega dos documentos exigidos para o emprego público.

Em reunião com o secretariado, prefeito de Tabira anuncia convocação dos aprovados em concurso

??????????

O prefeito de Tabira, Sebastião Dias Filho, informa que como já havia sido anunciado pelo Secretário de Administração, Flávio Marques, o município por intermédio da Secretaria de Administração estará convocando a partir desta sexta, dia 27 de fevereiro, os aprovados no concurso municipal 2012, para preenchimento das vagas necessárias.

O Secretário, Flávio Marques, recebeu do chefe do executivo a ordem para proceder os editais de convocação, os quais serão publicados na imprensa oficial do município, mural da prefeitura e no Diário Oficial da AMUPE.

Em seu pronunciamento o prefeito disse que o município já havia convocado 230 aprovados, e cumprirá com a determinação para convocar os demais.

Estaremos convocando os aprovados e abraçando os novos cidadãos e cidadãs efetivos do poder público municipal para o cumprimento dos serviços mediante os cargos concorridos. Exigirei que se cumpra o que o rege o edital no tocante a carga horária, para que a população possa usufruir dos serviços prestados com qualidade”, declarou o senhor prefeito, Sebastião Dias.

Foto: Ascom Tabira

Prefeitura de Tabira retoma convocação de concursados

prefeitura_de_tabiraAtravés da Secretaria de Administração o Governo Sebastião Dias retoma nesta 6ª feira a convocação de profissionais aprovados no concurso de 2012.

As publicações serão anunciadas em ato do Poder Municipal através da Imprensa. “A administração Municipal sempre deixou claro que chamaria os concursados de acordo com as necessidades”, disse o Secretário Flávio Marques, falando à produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta.

De acordo com Flávio, 230 aprovados no concurso já foram chamados pelo governo tabirense. A informação é de Anchieta Santos ao blog.

Ex-vice-prefeito Joel Mariano afirma que Dinca também tem condições de ser candidato

joel_marianoDurante entrevista a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, Joel Mariano, ex-vice-prefeito de Tabira, disse que unida, a oposição vencerá a sucessão do Prefeito Sebastião Dias. “A Unidade é a chave para a vitória da oposição”, disse Joel.

Mariano gostou da ideia do ex-prefeito Dinca Brandino de começar a ouvir a população em pesquisa para chegar a um nome que possa unir o palanque oposicionista.

O ex-vice-Prefeito que tem o nome incluído na pesquisa, falava no programa apenas sobre o seu próprio nome, a esposa e o filho de Dinca. Quando provocado se o ex-prefeito não aparecia na pesquisa por ter jogado a toalha diante das várias contas rejeitadas, Joel disse que que ele deve ir para a pesquisa também, pois não está impedido de disputar a prefeitura tabirense.

Mariano até alfinetou o vereador Sebastião Ribeiro que teve o seu nome lançado pelo Grupo Independente, o chamado GI. “Não podemos ficar apresentando muitos nomes, que isso só atrapalha”.

Secretário de Administração de Tabira emite nota sobre o trânsito

 DSC_0124O secretario de Administração do município de Tabira-PE, Flávio Ferreira Marques, emite nota de esclarecimento a respeito do trânsito municipal depois de ouvir o pronunciamento do empresário Paulo Manu, o qual reclama do transito na Rua Desembargador João Paes, conhecida como rua de Zé Maria.

O Secretário lamenta o desconhecimento do empresário e diz que a Guarda municipal já vem fazendo o disciplinamento do trânsito. –“Já foi colocada placa vertical proibindo a subida pela rua, tornando-a mão única. A guarda não tem autorização do DETRAN-PE para realizar autuações nas infrações provocadas por motoristas. Estamos aguardando a liberação do departamento estadual.” Justificou Flávio Marques.

 Flávio Marques ainda acrescentou: -“O trânsito só muda quando a gente muda. Em um município de 27 mil habitantes, se todos não estiverem empenhados, a guarda com 13 homens trabalhando fica difícil de organizar, se não houver a colaboração das pessoas. É público e notório o empenho da gestão em solucionar problemas, mas vale salientar que temos nossos limites e o que depende dos outros fica difícil da gente resolver.” Finalizou o secretário.

Secretaria de Educação Municipal recupera escola do sítio Cachoeira Grande

??????????

O prefeito de Tabira, Sebastião dias Filho – PTB- esteve na manhã de quarta, 25, visitando a escola municipal Lúcio Virgínio dos Santos, no sítio Cachoeira Grande, a qual foi alvo de denúncia em emissoras de rádio e redes sociais, por representante da Comunidade e inclusive na tribuna da casa legislativa municipal pelo vereador Aldo Santana, o qual alegou que os professores estariam escrevendo em papel por não ter quadros na referida escola.

A secretaria de Educação já havia comunicado ao prefeito que a escola estaria passando por uma grande reforma e provavelmente não estaria 100% concluída para o início das aulas, mas os serviços seriam concluídos após o Carnaval, o que de fato aconteceu.

Na segunda, dia 16, os quadros foram afixados nas salas de aula, proporcionando aos professores melhores condições de trabalho, como também, permitindo aos alunos melhor aprendizagem.

O curioso é que o vereador denunciante fez seu pronunciamento na tribuna dia 23, últma segunda-feira, 8 dias após após o recesso carnavalesco, quando o problema já havia sido solucionado na semana anterior.

??????????

A reforma da escola Lúcio Virgínio dos Santos recebeu, além de pintura interna e externa, recuperação e limpeza dos banheiros, bem como novas portas, grades e portões. Aproveitando o trabalho de organização da escola, visando melhor atender a todos, foi consertado e reinstalado o dessalinizador  que tanto serve à escola quanto à comunidade, garantindo a todos água de boa qualidade.

O Prefeito Sebastião Dias em seu pronunciamento lamenta o desconhecimento da realidade por parte de denúncias infundadas e sugere aos vereadores que formem uma comissão especial para visitar às escola da rede municipal de ensino. –“ Conto com o apoio de todos os representantes do poder legislativo, no sentido de acompanhar de perto os trabalhos da secretaria de educação no tocante às condições físicas das unidades escolares do município e formalizem suas reclamações perante à secretaria e à prefeitura municipal onde, com certeza, serão acatadas todas as reclamações.  -“Estou sempre disponível para acolher as sugestões e tomar as providências cabíveis,  com o objetivo de melhorar cada vez mais o ensino e a aprendizagem de nossas crianças.” Destacou o gestor.

??????????

Sebastião aproveitou o momento para parabenizar todos que fazem, com amor e dedicação, a EDUCAÇÃO MUNICIPAL. – “ Por onde tenho passado sempre recebo o reconhecimento pelo trabalho que está sendo desenvolvido em Tabira”. Finalizou o prefeito.

Em Tabira, vereadores continuam produzindo notícias sobre investigações que não levam a lugar algum

Na foto de arquivo, a escada na frente parece sugerir que a casa precisa subir o nível das discussões. Vereadores agora prometem investigações mais severas e menos políticas da utilização do dinheiro público.

Na foto de arquivo, a escada na frente parece sugerir que a casa precisa subir o nível das discussões. Vereadores agora prometem investigações mais severas e menos políticas da utilização do dinheiro público.

Por Nill Júnior

Poucas Câmaras de Vereadores no Estado geram tanta desconfiança da opinião pública como a de Tabira no Pajeú. Debates intermináveis de nível questionável, posicionamentos mais parciais que técnicos, vereador ocupando mais as páginas policiais do que de política, acusação de bens da casa como veículos utilizados para finalidades nada condizentes com o seu verdadeiro papel.

Para tristeza do bom povo de Tabira, essa é a imagem da casa que acaba sendo mais evidenciada. Nas últimas horas, mais duas informações circulam na imprensa, a partir de relatos de vereadores à Cidade FM, no programa Cidade Alerta, com Anchieta Santos. Os nomes envolvidos prometem que agora a história da Casa vai mudar…

Vereador promete que investigação não acabará em Pizza : Integrante da Comissão Especial da Câmara de Tabira, criada para investigar as licitações para compra de medicamentos pela Prefeitura de Tabira, o vereador Djalma das Almofadas disse ontem a Rádio Cidade FM, que ao contrário de outras Comissões, esta não terminará em Pizza. De acordo com Djalma a Comissão levará 40 dias no máximo para apresentar resultados. O vereador ainda reclamou que a justificativa do governo tabirense de que o Projeto para o Curral do Gado teria sido paralisado ao atingir 95%, por abandono do engenheiro não convenceu. E disse que tudo não passa da falta de compromisso da administração.

Em Tabira Vereador protocola pedido para criar CPI do prédio da ESMAR: O vereador Edmundo Barros (PMDB) protocolou na noite de ontem terça-feira (24) na Secretaria-Geral da Câmara pedido para que seja criada uma CPI do prédio da Escola Maurício Ricardo Pereira de Vasconcelos.

O requerimento contou com o apoio dos onze vereadores.De acordo com o autor da proposta, a Câmara Municipal tem que investigar os atos oficiais e não pode deixar o Município perder o patrimônio. “Fui o presidente na época em que votamos uma Lei cedendo o prédio por dez anos a escola e agora querem tomar o bem do município. Eu me sinto, culpado por isso”, desabafou o parlamentar.

Sebastião Ribeiro (PSB) também acompanhou o discurso do colega. “Quando o projeto chegou aqui em 2002 tinha os documentos dizendo que era patrimônio do município, aí depois de dez anos os documentos desapareceram”, questionou. O prazo de funcionamento do colegiado é de 60 dias, prorrogável por mais 60.

A CPI tem poderes de investigação equiparados aos das autoridades judiciais, como determinar diligências, ouvir indiciados, inquirir testemunhas, requisitar de órgãos e entidades da administração pública informações e documentos, tomar depoimentos de autoridades federais, estaduais e municipais, bem como requisitar os serviços policiais.

Deputado Antônio Moraes defende ampliação de telefonia celular no Interior de Pernambuco

11028144_886778748012193_1079051050_o

por Zé Ivan Dias

Com base nas solicitações de diversas lideranças de Pernambuco, o deputado Antônio Moraes (PSDB) fez um apelo ao governador Paulo Câmara, nesta terça-feira (24), solicitando a realização de parcerias junto a operadoras de telefonias móveis instaladas no Estado, para que os distritos com mais de dois mil habitantes sejam beneficiados com o sinal de celular.

O parlamentar afirmou que a comunicação via telefonia móvel é um setor cada vez mais crescente no país, porém, ainda existem localidades em Pernambuco onde os sinais desses serviços não são disponibilizados à população. Moraes propôs ao Governo do Estado firmar parcerias com as operadoras de telefonia através de concessões fiscais. Em contrapartida, as empresas instalariam suas torres para disponibilizar o sinal.

 “A falta desse recurso acarreta numa série de deficiências e impede o curso do desenvolvimento, como também o acesso da tecnologia a certas parcelas da nossa população.”, frisou o deputado.

Foto: João Bita

Pernambuco é vice-líder em mortes por choque elétrico no Nordeste

rede_eletricaCom 51 casos contabilizados em 2014, Pernambuco é o segundo estado do Nordeste com maior número de mortes por choque elétrico. O estudo foi divulgado nesta terça-feira (24) pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). Em vias públicas, pelo menos 12 pessoas vieram a óbito, entre elas o menino Ênio Marcondes Ferreira de Brito, 11 anos, que pisou num fio solto de baixa tensão em Pau Amarelo, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, informa o Diário de Pernambuco.

Pernambuco só perdeu para a Bahia, que registrou 68 mortes por choque elétrico no ano passado. Para a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), as principais causadas desses acidentes estão relacionadas às intervenções indevidas na rede de elétrica, como ligações clandestinas e avanço de construções civis irregulares sobre a fiação.

No Brasil, segundo a Abracopel, foram contabilizadas 627 mortes por choque elétrico em 2014. Um aumento de 6% em relação a 2013, quando o país registrou 592 óbitos. Estatisticamente, 8,13% dos casos no ano passado aconteceram em Pernambuco.

“Esse resultado demonstra o descaso das pessoas. Hoje em dia há maior acesso à energia, aos equipamentos eletrônicos. Consequentemente, os riscos acabam aumentando. O grande problema é a falta de conscientização das pessoas por não conhecer os riscos ou por ignorá-los”, avaliou o engenheiro Edson Martinho, diretor executivo da Abracopel.

O episódio de morte por choque elétrico que teve maior repercussão em Pernambuco, no ano passado, foi o de Ênio Marcondes. Ele andava pela Rua Irã, no Loteamento Conceição, quando pisou num fio de baixa tensão e sofreu a descarga elétrica. Segundo testemunhas, aquela era a terceira vez que o fio caía na rua e, apesar de ter sido acionada, a Celpe não havia feito o reparo. A criança morreu a caminho de socorro.

Após seis meses de investigações, a Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe) decidiu aplicar multa no valor de R$ 173 mil à Celpe. O valor corresponde a 0,0058% do faturamento líquido anual da empresa e será recolhido ao governo federal, como determina resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).