Ministério da Saúde confirma terceira morte relacionada ao vírus da zika

zikaG1

O Ministério da Saúde confirmou a terceira morte pelo vírus da zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, no Brasil.

O paciente era uma jovem de 20 anos, do município de Serrinha, no Rio Grande do Norte. Ela ficou internada em Natal durante 11 dias com problemas respiratórios. A morte foi em abril do ano passado, mas o resultado dos exames saiu apenas agora.

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) ainda não se pronunciou oficialmente sobre a confirmação do Ministério. De acordo com a assessoria de imprensa da Sesap, o caso desta jovem era tratado como sendo de pneumonia. Uma reunião extraordinária foi convocada para a manhã desta quinta para esclarecer o assunto.

Segundo o Ministéria da Saúde, porém, não há dúvida.

A paciente em questão foi internada no dia 11 de abril de 2015 em seu município com um quadro de tosse seca e contínua.  O quadro evoluiu para tosse com sangramento e, devido à evolução para agravamento, a paciente foi transferida para o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, no dia seguinte (12 de abril).  No dia 23 de abril de 2015, a paciente veio a óbito. Inicialmente a causa base da morte foi tida como pneumonia devido ao quadro de infecção aguda. O caso foi investigado pelo Instituto Evandro Chagas, que constatou a infecção aguda pelo vírus Zika. O Ministério da Saúde já notificou a Organização Mundial (OMS) sobre o tema.

No final de novembro, o Evandro Chagas confirmou o primeiro caso de morte pelo vírus da zika no Brasil. A vítima foi um homem que morava no estado do Maranhão. Segundo os especialistas, o paciente tinha lúpus, uma doença que afeta o sistema imunológico, e por isso não resistiu à zika.

O segundo caso de morte ligada ao vírus da zika foi o de uma menida de 16 anos, do município de Benevides, no Pará. O comunicado foi feito pelo ministério no dia 28 de novembro.

Ela morreu no final de outubro. Os dados mostram que os sintomas começaram em 29 de setembro, e que a coleta de sangue foi feita sete dias depois, quando o caso foi notificado, em 6 de outubro. Ela apresentou dor de cabeça, náuseas e petéquias (pontos vermelhos na pele e mucosas). “O teste foi positivo para o vírus, confirmado e repetido”, disse o ministério na ocasião.

A doença é transmitida pela picada dos mosquitos da família “aedes”, a mesma que transmite dengue e a febre chikungunya. A prevenção é evitar lixo acumulado e não deixar água parada como criadouro de mosquitos.

Casos de microcefalia O Ministério da Saúde também confirmou no final do ano passado a relação entre o vírus da zikae o surto de microcefalia na região Nordeste. Na época, o Instituto Evandro Chagas, na capital paraense, encaminhou o resultado de exames realizados em uma bebê, nascida no Ceará, com microcefalia e outras malformações congênitas. Em amostras de sangue e tecidos, foi identificada a presença do vírus Zika.

A partir desse achado do bebê, o Ministério da Saúde passou a considerar confirmada a relação entre o vírus e a ocorrência de microcefalia. Essa é uma situação inédita na pesquisa científica mundial. As investigações sobre o tema devem continuar para esclarecer questões como a transmissão desse agente, a sua atuação no organismo humano, a infecção do feto e período de maior vulnerabilidade para a gestante. Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez.

Tabira supera expectativas e realiza maior Carnaval do Pajeú

carnaval_2016O governo de Tabira, representado pelo prefeito Sebastião Dias, agradece a população local e regional pelo brilhantismo dos 04 dias de festa ocorridos na Avenida da Folia e nos diversos polos de animação para a realização do Carnaval Olímpico 2016, o maior da história.

A secretária de Cultura e Turismo, Gracinha Paulino, juntamente com a equipe de governo receberam elogios dos visitantes, das bandas pela receptividade e atenção e da sociedade local pela promoção do evento.

A equipe de Governo parabeniza todos os foliões, admiradores e a população em geral pela alegria e paz vivenciados durante o período carnavalesco.

No encerramento, o prefeito Sebastião Dias e a 1ª Dama participaram do Bloco AMURT na Folia. Ainda com fortes sintomas acometidos pela Chikungunya o casal desejou sucesso a todos, agradeceu aos que brincaram e colaboraram com o evento e convidou para voltarem no próximo ano.

O secretário de Administração, Flávio Marques, em nome do prefeito, saudou a todos e disse que no próximo Carnaval a Avenida da Folia estará asfaltada para garantir mais conforto aos carnavalescos.

Todos já estão convidados. Voltem Sempre!

Com alegria e entusiasmo Cavalheiros e Damas da Rosa Mística desfilam em Tabira

cavalheiros-2016Aconteceu na noite de segunda-feira, dia 08, o tradicional desfile dos blocos: Cavalheiros da Rosa Mística e Damas da Rosa Mística acompanhados da Orquestra de Frevo – Eventual. Esse ano os homenageados foram o casal Fred e Preta e Lourdinha de Virgínio abrilhantou o desfile dançando no carro alegórico.

O prefeito Sebastião Dias participou do desfile e parabenizou a todos pela grandiosidade, magia e beleza dos Cavalheiros e Damas da Rosa Mística.

Na Avenida da Folia as bandas U’zs Frajolas e Wagner Fernando Elétrico sacudiram os foliões.

Aconteceu o desfile da garota Totalmente Demais, (Virgens Olímpicas) e apresentação do artista transformista EDI FREITAS.

Confira a programação da Terça-feira – dia 09. Polo de Animação- 8 da manhã – Bar de Dija –Rua dos Correiors – Bloco Carregos da Caixa D´Água Polo de animação – 13h – Clube de Campo – Banda BKL 16h – Desfile das crianças – Carrossel Animado- na Avenida da Folia. 18h – Desfie do Bloco AMURT na Folia e Banda Pegada de Playboy. Das 20h às 22h – Banda Harry Estigado Elétrico. Das 22h30min às 00h30min – Banda Forró dos Bossas Elétrico. De 01h às 03h da manhã – Banda Forró Estigado

Cavalheiros da Rosa Mistica vão pra rua hoje no Carnaval de Tabira

cavalheiros_da_rosa_2015 (18)Na programação do carnaval tabirense a segunda-feira, dia 8 apresenta às 15h no Polo de Animação do Bloco Sport Folia, Rua José Vidal, com as Bandas Pegada de Playboy, BKL e Renato Marinho.

18h, Desfile do Bloco Cavalheiros da Rosa Mística com orquestra de frevo.

Das 20h às 21h,  desfile da garota Totalmente Demais (Desfile das Virgens Olímpicas). Das 21h30 às 23h30,  Wagner Fernando Elétrico.

Das 23h30 á 0h30, apresentação do transformista Edi Freitas.  De 01h às 03h da madrugada,  Banda U’zs Frajolas.

Em Tabira, 2º Dia de Carnaval tem Atrações Inéditas e Muita Alegria

carnaval-1-2016Aconteceu durante todo o domingo, 2º dia carnavalesco, em Tabira diversas atrações em vários polos de animação espalhados por todo o município.

O prefeito Sebastião Dias parabeniza os foliões tabirenses e os visitantes pela alegria, diversão e paz proporcionada pela maior confraternização popular do mundo que é o Carnaval. – “O Brasil já vive o clima olímpico que envolve o planeta na maior competição e Tabira embala nesse clima no encanto das cores que abrilhantam a nossa festa”. Destacou Sebastião.

A banda Tabirense BKL fez uma apresentação espetacular, típica do carnaval, embalando a multidão com o Frevo.

Em seguida se apresentaram a banda Feitiço de Menina e pela primeira vez em Tabira as bandas: Pankada de Luxo e Santa Dose encerrou o domingo de Carnaval. Na programação da segunda-feira, teremos:

15h- Polo de Animação do Bloco Sport Folia, Rua José Vidal, Bandas: Pegada de Playboy, BKL e Renato Marinho. 18h – Desfile do Bloco: Cavalheiros da Rosa Mística com orquestra de frevo. Das 20h às 21h – Desfile da garota Totalmente Demais (Desfile das Virgens Olímpicas). Das 21h30min às 23h30min- Wagner Fernando Elétrico. Das 23h30 às 0h30min – Apresentação do artista transformista EDI FREITAS De 01h às 03h da manhã – Banda U’zs Frajolas

Com muita gente bonita e alegria Tabira faz maior abertura Carnavalesca da História

carnaval-2-2016A prefeitura de Tabira, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, contagiou a todos os tabirenses e visitantes com a abertura do Carnaval Olímpico 2016. Uma festa gigantesca, marcada pela alegria, muita gente bonita, diversos grupos com suas fantasias especiais, famílias reunidas e particulares com suas presenças abrilhantaram a maior abertura do Carnaval da história de Tabira.

Com a presença do prefeito Sebastião Dias, secretários, coordenadores, diretores, servidores e uma grande multidão, o desfile de apresentação da Rainha 2016, saiu da sede do Palácio Municipal, até à Praça da Folia. Os carros alegóricos conduzindo a rainha e os homenageados foram seguidos pelos foliões, admiradores, curiosos e muita gente.

Em sua fala o prefeito conclamou a todos para se divertirem com alegria e solicitou a cada um a promoção da paz.

Parabenizou os homenageados, Grupo de Reisado Domingos Amaro da comunidade de Brejinho, Antônio Humberto (Beton) dos Cavalheiros da Rosa Mística, Leide Pinheiro e Geraldo por transmitirem energia e promoverem alegria e descontração.

Sebastião parabenizou a Rainha 2016, Lívia Henrique, da comunidade da jureminha, o grupo Abre-Alas, também da comunidade e agradeceu carinhosamente o apoio de todos que se uniram para garantir a realização do Carnaval Olímpico 2016.

O show musical começou com a alegria da Orquestra Eventual, seguida da Banda Renny e a Galera e encerrou com a Banda Vilões Elétrico.

No final do festa o locutor André Sundek convidou a todos para a festa do domingo com a seguinte programação: Polo de Animação – 13h – Clube de Campo – Banda Som Mix Das 15 às 18h – Bloco Infantil Carrossel Animado. Das 17h30min às 19h30min – Banda Feitiço de Menina. Das 20h às 22h – Banda BKL. Das 22h30min à 00h30min – Banda Pankada de Luxo. De 01h às 03h da manhã – Banda Santa Dose.

Chapéu de Palha foi o primeiro bloco a ganhar as ruas de Tabira

bloco_chapeu_de_palha (6)Saiu pelas ruas de Tabira, às 11h de hoje, o bloco Chapéu de Palha, que homenageou o folião e ex-jogador Chico Machado. A concentração do bloco aconteceu na residência do homenageado, no Centro. Em seguida, a agremiação percorreu as principais ruas, acompanhada pela Orquestra Maestro Virgínio, até chegar a boate Balada Club.

bloco_chapeu_de_palha (15) bloco_chapeu_de_palha (14) bloco_chapeu_de_palha (12) bloco_chapeu_de_palha (11) bloco_chapeu_de_palha (10) bloco_chapeu_de_palha (5) bloco_chapeu_de_palha (7) bloco_chapeu_de_palha (8) bloco_chapeu_de_palha (9) bloco_chapeu_de_palha (4) bloco_chapeu_de_palha (2) bloco_chapeu_de_palha (1)

Novas regras podem reduzir estabelecimentos no Farmácia Popular

promocao-farmacia-popularAs novas regras do governo para o Programa Aqui Tem Farmácia Popular, que oferece medicamentos gratuitos ou com desconto para a população, podem surtir um impacto negativo. O setor teme que muitas farmácias parem de atender pelo programa. O motivo é a redução no valor dos remédios repassado aos estabelecimentos.

O presidente executivo da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Sérgio Mena Barreto, diz que o Ministério da Saúde reduziu em até 50% os valores repassados às drogarias da rede privada conveniadas ao programa. Medicamentos para tratamento de colesterol, rinite, glaucoma e osteoporose, segundo Barreto, são alguns dos casos.

“Numa decisão unilateral, a coordenação do programa resolveu cortar o preço do valor de referência de vários produtos. Teve casos de cortar até 50% do repasse feito para as farmácias. São várias categorias atingidas, a meu ver sem necessidade, provavelmente inviabilizando a continuidade do programa em muitas farmácias”, diz Barreto.

Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, o orçamento destinado ao Programa Farmácia Popular manterá a oferta de medicamentos em 2016. Dentre os 24 medicamentos oferecidos pelo programa, diz o ministério, apenas quatro tiveram seu preço de referência renegociado com a indústria farmacêutica.

O ministério argumenta que a renegociação não implica necessariamente em repasses aos consumidores, uma vez que esses produtos podem ter sofrido desvalorização no mercado nos últimos anos.

Contestação

Barreto contesta a informação oficial. Ele explica que muitas farmácias, geralmente grandes redes, conseguem obter desconto ao comprar em grandes quantidades de fornecedores e repassam esse desconto ao consumidor. Farmácias de pequeno porte, no entanto, não têm esse poder de barganha e pagam o preço original do produto.

“Várias farmácias que têm mais condições, mais volume de compra, vão conseguir suportar isso. Mas outras, menores, provavelmente não vão conseguir e serão alijadas do programa”, diz. Ele espera que o governo reveja a medida para que o programa não perca adesão entre as farmácias.

“Apesar de considerarmos o programa importante, não é possível operar com prejuízo. Esperamos que o governo reveja a posição. Não sabemos se isso vai acontecer”. Dos 70 mil estabelecimentos farmacêuticos, 30 mil estão no programa. Destes, 6 mil pertencem a redes de lojas e 24 mil são farmácias menores.

Novas Regras

O ministério informa que, a partir de 12 de fevereiro, entrarão em vigor as novas regras do Programa Farmácia Popular. Entre as principais alterações que beneficiam o usuário, estão o novo prazo de validade das prescrições, laudos ou atestados, com o aumento de 120 para 180 dias, exceto para os contraceptivos, cuja validade permanece em 365 dias.

Outra mudança é a obrigatoriedade da apresentação de prescrição médica, laudo ou atestado médico com a informação de endereço do paciente, que podem ser preenchidas pelos médicos ou por farmacêuticos.

Programa Aqui Tem Farmácia Popular

Pelo programa, são oferecidos 14 medicamentos gratuitos para tratamento de hipertensão, diabetes e asma e outros dez medicamentos na modalidade co-pagamento – com o consumidor pagando uma parte do valor – para rinite, dislipidemia, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, além de contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência.

No caso dos medicamentos gratuitos à população, o Estado arca com o custo total do medicamento e com 90% na modalidade co-pagamento. Uma tabela de referência de preços de medicamentos é usada pelo governo para fazer os repasses às lojas.

Segundo dados do ministério, de fevereiro de 2011 até novembro de 2015 foram atendidos cerca de 29 milhões de pacientes com medicamentos gratuitos e nos últimos três anos, foram investidos mais de R$ 5,7 bilhões no Farmácia Popular.

Carnaval Olímpico começa hoje em Tabira

Começa hoje o Carnaval Olímpico preparado pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Tabira – No Polo de animação – 8 da manhã – Desfile do Bloco chapéu de Palha. 13h – Bloco Granja Folia, na rua da da Granja. 16h – Bloco Algodão Doce – no Skina Club. 18h – Abertura com o Bloco “O Vassourão”, apresentação do Rei e da Rainha do Carnaval Olímpico. Das 20h às 22h- Apresentação da Orquestra Eventual. Das 22h30min à 00h30min – Banda Renny e a Galera De 01h às 03h da manhã – Banda Vilões Elétrico.

Sebastião Dias inaugura Creche e entrega veículo para educação

creche (5)O prefeito de Tabira, Sebastião Dias Filho (PTB) entregou à população tabirense, na noite de sexta, dia 05, a EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil – Professora Edite Leite do Amaral, a popular Creche de Tabira.

Muita gente esteve prestigiando a solenidade. O prefeito agradeceu a presença do amigo e ex-prefeito Josete Amaral, idealizador do projeto, dos vereadores Aderval José dos Santos, Aristóteles Monteiro, dos empresários Elias Manu, José Amaral, Clóvis Manu, Joselito Rodrigues, Carlos Brito, dos secretários, coordenadores, diretores, professores, dos familiares da homenageada e de todos que abrilhantaram o momento com suas ilustres presenças.

A secretária de Educação, Aracelis Batista fez um breve histórico da Creche, destacando o esforço da professora e ex-secretária de Educação, Sineide de Lima Gomes – in memorian- que não mediu esforços com o prefeito da época , Dr. Josete, para organizar o projeto junto ao FNDE –Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Em seu discurso o ex-prefeito Dr. Josete Amaral externou sua alegria em participar desse momento de vitória para o povo de Tabira, afirmou que estava de alma tranquila e consciência limpa, uma vez que deixou tudo encaminhado para a execução da obra e a gestão 2009/2012, ao em vez de proceder o trabalho, trabalhou para incriminá-lo. – “Estou muito feliz elo momento, vocês não sabem o que passei e sofri com perseguição, acusação e processo. Foram muito dissabores, mas hoje estou muito feliz em ver a conclusão da obra feita pelo prefeito Sebastião Dias”. Disse Dr. Josete.

creche (7)

Os vereadores Aderval e Aristóteles parabenizaram a gestão pela obra de grande relevância para as famílias tabirenses.

Os secretários Flávio Marques (Administração) e Tadeu Sampaio (Relações Institucionais) falaram das dificuldades enfrentadas e dos avanços conseguidos pela gestão, bem como dos recursos aplicados.

Em seu discurso, o prefeito Sebastião Dias, agradeceu a presença de todos e se emocionou quando falou sobre o trabalho da gestão em prol das crianças tabirenses. – “Muitos pediam e ainda pedem outras obras, sei que elas são muito importantes, mas a minha consciência, no silêncio da minha oração, falou mais alto e me pedia para dar às crianças a oportunidade que eu não tive. Construímos o Centro de Atendimento de Educação Especial, concluímos a construção da creche e não teria sentido nenhum nossas crianças especiais não serem melhores atendidas e para isso estou entregando uma Van Ducato para transporta com amor e carinho todas as crianças”. Concluiu o gestor.

No final a professora Lúcia Santo, Diretor de Finanças da Educação, fez um relato das ações do governo, dos investimentos realizados com recursos próprios, das conquistas que os professores tiveram com o compromisso da gestão e disse que Deus ilumina e protege os filhos amados e que Sebastião é mais um ungido do Senhor. Sebastião entregou a chave do veículo a Aracelis, descerrou a placa e cortou a fita declarando inaugurada a EMEI – Creche de Tabira.

A orquestra de Frevo e Carnaíba fez a animação sua brilhante apresentação e o público prestigiou o show pirotécnico.

creche (1) creche (8) creche (6) creche (3) creche (4) creche (2)

Governo admite hipótese de contágio do zika vírus pela saliva

O mosquito aedes aegypti, responsável por transmitir doenças como dengue, zika e chicungunha | Reuters

O mosquito aedes aegypti, responsável por transmitir doenças como dengue, zika e chicungunha | Reuters

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, que assumiu também a condição de porta-voz do governo para assuntos relacionados ao zika vírus, confirmou que pesquisadores brasileiros, a exemplo de seus colegas americanos, desconfiam da possibilidade do vírus ser transmitido pela saliva. Após a notícia de que um paciente nos EUA foi infectado por transmissão sexual, o ministro afirmou que a situação desta outra forma de contágio será estudada e aprofundada, informa o Globo.

— Hoje temos essa notícia da presença do vírus zika na saliva. Certamente, isso vai ser pesquisado, mas é um vírus que nós não sabemos a amplitude dele, não sabemos a dimensão da ação. É fundamental, neste momento, o combate ao mosquito aedes aegypti, para que ele não se reproduza e não seja o principal transmissor do vírus zika.

O ministro rebateu afirmações dadas por autoridades da ONU e dos EUA a uma agência de notícias de que a burocracia brasileira estaria dificultando o envio de amostras para o exterior que possibilitariam o avanço das pesquisas feitas em cooperação internacional.

— Se tem algum problema, eu penso que esse problema é marginal e que será facilmente resolvido. O centro – aquilo que a presidenta Dilma ordenou a todo seu governo e que ela própria falou com o presidente Obama – é de uma grande união para que a gente possa não só derrotar o virus zika no Brasil, mas impedir que ele se espalhe pelo mundo.

De acordo com dados fornecidos pelo ministro, o número de casos de crianças examinadas sobre o diagnóstico de microcefalia já ultrapassa 4700, sendo que mais de 400 bebês já foram confirmados como casos de desenvolvimento da doença em decorrência do zika vírus.

— É uma situacao grave, alarmente e, nesse momento, só tem uma arma para que a gente lute contra essa situação que se criou: a consciência do povo brasileiro, impedindo que o mosquito se reproduza, destruindo todos os possíveis criadouros”, disse. “Se nós enfretarmos o mosquito estaremos impedindo que as criancas brasileiras sofram as consequências da microcefalia.

Tabira Hoje fará cobertura especial do Carnaval 2016

Logo

O Carnaval 2016 ganhará cobertura especial no Blog Tabira Hoje. O internauta terá informações com galerias de fotos, vídeo, de trânsito e programação em tempo real, além de poder colaborar e contribuir com a exibição do Carnaval, compartilhando imagens, vídeos e comentários para o WhatsApp do Tabira Hoje (87)  99681.1026.

As suas informações vão se transformar em matéria no blog. Compartilhe essa ideia e curta o Tabira Hoje!

Prefeitura de Tabira injeta 1,6 mi na economia local

prefeitura_de_tabira1A prefeitura de Tabira, através da secretaria municipal da Fazenda, informa que com a realização do pagamento do funcionalismo público foi injetado na economia local cerca de 1 milhão e seiscentos mil reais.

O secretário da Fazenda, Afonso Amaral, informa que apesar das dificuldades que o município enfrenta o prefeito Sebastião Dias vem cumprindo com seus compromissos e honrando o trabalho dos servidores públicos.

O prefeito Sebastião Dias disse em sua fala que cumpre com sua obrigação e mantem, em primeiro lugar, o respeito aos servidores. – “Estamos fazendo de tudo para garantir o pagamento ao funcionalismo, pois enquanto algumas prefeituras não conseguiram honrar seus compromissos, Tabira vem honrando e respeitando seus funcionários com o pagamento”. Destacou o prefeito Sebastião Dias.

Em Tabira, Secretaria de Cultura e Turismo divulga nova programação do Carnaval Olímpico 2016

ultima_noite_carnaval_2015 (1)A prefeitura de Tabira, por meio da secretaria de Cultura e Turismo, coordenada por Maria das Graças Pereira, Gracinha Paulino, informa à população em geral que devido mudanças nas agendas de algumas atrações foi necessário adequar a programação, a qual será a seguinte:

CARNAVAL OLÍMPICO – 2016 – PROGRAMAÇÃO

Sábado dia, 06. Polo de animação – 8 da manhã – Desfile do Bloco chapéu de Palha. Polo de animação – 13h – Bloco Granja Folia, na ru ada da Granja. Polo de animação – 16h – Bloco Algodão Doce- no Skina Club. 18h – Abertura com o Bloco “O Vassourão”, apresentação do Rei e da Rainha do Carnaval Olímpico. Das 20h às 22h- Apresentação Orquestra Eventual. Das 22h30min à 00h30min – Banda Renny e a Galera De 01h às 03h da manhã – Banda Vilões Elétrico.

Domingo – dia 07. Polo de Animação – 13h – Clube de Campo – Banda Som Mix Das 15 às 18h – Bloco Infantil Carrossel Animado. Das 17h30min às 19h30min – Banda Feitiço de Menina. Das 20h às 22h – Banda BKL. Das 22h30min à 00h30min – Banda Pankada de Luxo. De 01h às 03h da manhã – Banda Santa Dose.

Segunda-feira – dia 08. 15h- Polo de Animação do Bloco Sport Folia, Rua José Vidal, Bandas: Pegada de Playboy, BKL e Renato Marinho. 18h – Desfile do Bloco: Cavalheiros da Rosa Mística com orquestra de frevo. Das 20h às 21h – Desfile da garota Totalmente Demais (Desfile das Virgens Olímpicas). Das 21h30min às 23h30min- Wagner Fernando Elétrico. Das 23h30 às 0h30min – Apresentação do artista transformista EDI FREITAS De 01h às 03h da manhã – Banda U’zs Frajolas

Terça-feira – dia 09. Polo de Animação- 8 da manhã – Bar de Dija –Rua dos Correiors – Bloco Carregos da Caixa D´Água Polo de animação – 12h – Riacho Folia em Riacho do Gado. 13h – Clube de Campo – Banda BKL. 16h – Desfile das crianças – Carrossel Animado- na Avenida da Folia. 18h – Desfie do Bloco AMURT na Folia e Banda Pegada de Playboy. Das 20h às 22h – Banda Harry Estigado Elétrico. Das 22h30min às 00h30min – Banda Forró dos Bossas Elétrico. De 01h às 03h da manhã – Banda Forró Estigado.

O Diretor de Cultura e Turismo , professor Paulo Amaral informa que, além das atrações na Avenida da Folia, haverá vários Polos de Animação pela cidade e povoados.

Sebastião Dias inaugura Creche e entrega mais um carro a população tabirense

van da educacao_tabiraO prefeito de Tabira Sebastião Dias Filho (PTB) estará nesta sexta-feira, dia 05 de fevereiro, inaugurando a EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil – Edite Leite do Amaral (a Creche de Tabira) e entrega mais um veículo, 01 Van Ducato completa, com capacidade para transportar 15 passageiros.

O veículo foi adquirido com recursos do tesouro municipal (recursos próprios) e servirá para atender às crianças do Centro de Atendimento de Educação Especial.

Em sua fala o prefeito se emocionou e disse que está vivendo um momento especial. – “É com enorme alegria e emoção que estamos atendendo às famílias tabirenses, sobretudo às que mais precisam. A Creche hoje é realidade, uma das maiores obras de Tabira, além do Centro de Educação Especial que já entregamos ao povo e agora mais uma conquista para a nossa gente, esse carro que vai ser muito útil às crianças e adolescentes que frequentarão o Centro de Atendimento de Educação Especial (AEE)”. Finalizou o prefeito Sebastião Dias.

Para garantir a paz e a tranquilidade dos foliões em Tabira, polícia promete tolerância zero para os infratores

tenente-airam-e-ednaldoRadar do Sertão

O esquema de segurança para o carnaval 2016 em Tabira foi o tema da entrevista do dia do Programa Show da Tarde, da Rádio Cultura dessa quinta-feira (4). Presentes no estúdio estavam o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar em Tabira, Tenente Airam, e o Conselheiro Tutelar Ednaldo Lima.

Segundo o comandante, foi feito junto ao comando do 23º BPM um plano de ação para garantir a paz e a tranquilidade dos foliões de Tabira e também daqueles que, durante os quatro dias de festa, visitarão a cidade.

O policiamento será feito com cerca de 30 policiais diariamente no pólo central do evento que fica na Praça Pedro Pires Ferreira. Policiais do policiamento ordinário, Gati, Rocam e Ciosac estarão envolvidos nas ações de segurança.

A combinação álcool e direção será fiscalizada de maneira intensiva através de bloqueios em vários pontos da cidade. O condutor que for flagrado embriagado e dirigindo será conduzido para delegacia e terá o veículo apreendido, garantiu o Tenente Airam.

Outra advertência feita pelo comandante é a respeito do uso de recipientes de vidro nos pólos de animação. “Está proibido o uso de garrafas, copos ou qualquer outro recipiente de vidro na Praça Pedro Pires, no Clube de Campo, no Sport Folia (Rua José Vidal) ou em qualquer outro pólo de animação. Quem for flagrado desobedecendo poderá ser conduzido e perder sua festa”, alertou.

O Conselho Tutelar fará um trabalho preventivo nessa sexta-feira em bares e barracas alertando os vendedores para não venderem bebidas alcoólicas a menores. Na sede do conselho, nos quatro dias do carnaval, três conselheiros darão plantão à noite até o término da festa para receber as possíveis ocorrências envolvendo menores. As bandas terminarão suas apresentações às 2h:30min da manhã.