Para o Senado, João Paulo tem 29% e Fernando Bezerra Coelho, 19%

image

Na corrida pela vaga do Senado, o candidato do PSB, Fernando Bezerra Coelho (PSB) subiu seis pontos percentuais em relação à última pesquisa IPMN – de 13% das intenções de voto para 19%. Enquanto isso, o candidato adversário do PT, João Paulo, caiu um ponto percentual, ficando com 29%. Oscilação está dentro da margem de erro – de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Pelos dados, o petista continua como favorito, com dez pontos percentuais de vantagem sobre o socialista, informa o Jornal do Commercio.

O cientista político e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Adriano Oliveira, um dos coordenadores da pesquisa, avalia como natural esse crescimento de Fernando Bezerra Coelho, uma vez que o seu candidato ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), também teve um salto vertiginoso. “Historicamente, esse é um movimento esperado. O governador tende a puxar o candidato ao Senado”, pontuou. 

O bom desempenho de Bezerra Coelho, que tem no Sertão pernambucano sua origem e reduto eleitoral, aconteceu justamente no território menos identificado com sua figura. O candidato socialista saltou de 9% para 17% de intenção de votos entre os eleitores do Recife. Na Região Metropolitana, o mesmo resultado. Saiu de 7% para 16%. 

No entanto, João Paulo continua a ter folga em regiões como a capital (41%), municípios metropolitanos (36%), Zona da Mata (23%) e Agreste (27%). Em duas delas – Recife e Agreste – o petista, inclusive, cresceu alguns pontos percentuais: quatro e três, respectivamente. A variação, porém, pode ter sido em decorrência da margem de erro. 

Para o cientista político Adriano Oliveira, assim como na eleição para governador do Estado, a corrida em direção ao Senado tende a ser definida pelos votos oriundos da Região Metropolitana do Recife. Nesse ponto, João Paulo, por ter sido prefeito do Recife por dois mandatos e deixado a função com alto índice de aprovação, apresenta certa vantagem em relação a Fernando Bezerra Coelho. 

Adentrando mais profundamente em Pernambuco, o candidato socialista continua segurando o bastão da liderança. No Sertão e região do São Francisco, Fernando Bezerra Coelho tem 27% e 55%, respectivamente. Nessas regiões, o petista aparece com 17% e 12%, na mesma ordem. 

O percentual dos que ainda não se posicionaram na eleição para o Senado continua alto. A soma de branco/nulo/indecisos mais o de não sei/não respondeu chega a 50% do total de entrevistados. Apenas quatro pontos percentuais a menos do que a última pesquisa, publicada no final de julho. “Trata-se de uma margem muito grande para o candidato conquistar nas semanas que se seguem antes da eleição de 5 de outubro”, ressalta Adriano Oliveira. 

Armando e Paulo em empate técnico na corrida para o governo de Pernambuco

image

Na segunda consulta eleitoral do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), o quadro é de empate técnico entre o candidato ao governo pela coligação Pernambuco Vai Mais Longe, Armando Monteiro (PTB), e o adversário pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB). Em relação à última pesquisa, realizada nos dias 25 e 26 de julho, Paulo salta vertiginosamente de 10% das intenções de voto para 28%. Enquanto isso, Armando, que apresentava vantagem de 27 pontos percentuais frente ao socialista, cai de 37% das intenções para 32%. Considerando a margem de erro – de dois pontos percentuais para mais e para menos –, as porcentagens atuais dos dois candidatos podem chegar à casa dos 30%, cravando o empate técnico. A pesquisa foi encomendada pelo Portal Leia Já e publicada em parceria com o Jornal do Commercio.

Segundo um dos coordenadores da pesquisa, o cientista político e professor da Universidade Federal de 
Pernambuco (UFPE), Adriano Oliveira, o fator inesperado da tragédia que matou o ex-governador Eduardo Campos (PSB), fez com que o seu afilhado político, Paulo Câmara (PSB), até então desconhecido da maioria do eleitorado, acelerasse o processo de crescimento. “É o fenômeno que estou chamando de eduardismo, que antes estava sendo desprezado. Isto é, a força de Eduardo alavancando a candidatura. Paulo teria crescido sem a tragédia, pelo peso que Eduardo tem, de força eleitoral após uma gestão bem avaliada. Não de uma forma tão rápida. Mas foi acelerado em virtude da tragédia que ocorreu”, avalia.

Adriano destaca ainda que a tragédia aumentou o que chamou “voto de gratidão e admiração” que o ex-governador Eduardo Campos já tinha. “Com a morte trágica, a mídia passa a falar 24 horas sobre Eduardo Campos. Com isso, ele ganha contornos de míticos, aumentando aquele voto de gratidão e admiração. Aí reside a explicação do crescimento pujante e acelerado e acelerado de Paulo Câmara”, diz.

Dois outros dados contribuíram para esse novo cenário eleitoral. O primeiro é o nível de desconhecimento. Nesse quesito, Paulo Câmara conseguiu em um mês – se comparado a última pesquisa do final de julho – cortar à metade o percentual de completo desconhecimento que tinha. Ao todo, 30% disseram que nunca ouviram falar no candidato socialista, antes o número era 60%. Outro ponto é o guia eleitoral. Com duas semanas de programa na televisão e rádio, 64% dos entrevistados disseram ter assistido ou ouvido todos os dias (13%) ou alguns dias (51%). Os que responderam não ter assistido nada também é expressivo: 35%.

O cientista político, no entanto, considera que é preciso aguardar a próxima pesquisa para saber mais claramente a tendência desse crescimento. “Existe hoje um leve favoritismo de Paulo Câmara. Não está mais indefinido como antes. Mas é necessário aguardar a próxima consulta para saber o tamanho desse voto de gratidão. Pode-se falar em Pernambuco de uma comoção eleitoral, mas ainda não dá pra saber qual o impacto final nesta eleição disso”, acrescenta Adriano. 

Em relação ao candidato Armando Monteiro (PTB), o cientista político avalia que a campanha desprezou até então o potencial eleitoral associado ao ex-governador. “Havia uma confusão, pelo senador (licenciado) ter sido um aliado de Eduardo. Com a tragédia e daqui para frente mais fortemente, a confusão começa a clarear. E, nessa conta, Paulo Câmara se beneficia”, diz. Para Adriano, a campanha do postulante do PTB passou a lidar com um cenário diferente. “A estratégia não pode desconsiderar o eduardismo”, pontua.

Reunião da Frente Popular define últimos detalhes do evento com Paulo Câmara

image

Os integrantes da Frente Popular de Tabira realizaram reunião no Plenário Luiz Gonzaga Dantas de Oliveira Campos, da Câmara Municipal, para discutir os últimos detalhes do evento que vai recepcionar o candidato a governador Paulo Câmara (PSB),  do vice Raul Henry (PMDB) e do senador Fernando Bezerra (PSB).

Os candidatos comandaram uma carreata pelas principais ruas e avenidas da cidade, a partir das 18h, com concentração na PE-320,  na saída para São José do Egito.

image

image

Datafolha mostra Dilma e Marina empatadas com 34%; Aécio tem 15%

image

Pesquisa Datafolha sobre a corrida presidencial, divulgada nesta sexta-feira (29), indica uma situação de empate entre a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e a ex-senadora Marina Silva, candidata do PSB. Cada uma aparece com 34% das intenções de voto. A seguir, vem o senador Aécio Neves (PSDB), com 15%. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no último dia 18, Dilma tinha 36%, Marina, 21% e Aécio, 20%.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a ex-senadora alcançou 50% contra 40% da presidente. Na pesquisa anterior, Marina tinha 47% e Dilma, 43%.

No levantamento desta sexta, Pastor Everaldo (PSC) obteve 2%. Os outros sete candidatos somados têm 1%. Segundo o levantamento, os que disseram votar branco ou nulo são 7%, mesmo percentual dos que não sabem em quem votar.

Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada (em que uma cartela com a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):

- Dilma Rousseff (PT): 34%
- Marina Silva (PSB): 34%
- Aécio Neves (PSDB): 15%
- Pastor Everaldo (PSC): 2%
- José Maria (PSTU): 0% *
- Eduardo Jorge (PV): 0% *
- Luciana Genro (PSOL): 0% *
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0% *
- Eymael (PSDC): 0% *
- Levy Fidelix (PRTB): 0% *
- Mauro Iasi (PCB): 0% *
- Brancos/nulos/nenhum: 7%
- Não sabe: 7%

(*) Os candidatos indicados com 0% são os que não atingiram 1% das intenções de voto; somados, os sete têm 1%.

O Datafolha fez 2.874 entrevistas em 178 municípios nestas quinta (28) e sexta (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo” e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00438/2014.

Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao entrevistado em quem ele pretende votar, sem apresentar a lista de candidatos), os resultados são os seguintes:

- Dilma Rousseff: 27%
- Marina Silva: 22%
- Aécio Neves: 10%
- Outras respostas: 3%
- Em branco/nulo/nenhum: 3%
- Não sabe: 32%

Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, o Datafolha avaliou os seguintes cenários:

- Marina Silva: 50%
- Dilma Rousseff: 40%
- Brancos/nulos/nenhum: 7%
- Não sabe: 3%

- Dilma Roussef: 48%
- Aécio Neves: 40%
- Brancos/nulos/nenhum: 9%
- Não sabe: 4%

O Datafolha não realizou simulação de segundo turno entre Marina e Aécio.

Rejeição
A presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse item da pesquisa, os entrevistados puderam escolher mais de um nome.

- Dilma Roussef: 35%
- Pastor Everaldo: 23%
- Aécio Neves: 22%
- Zé Maria: 18%
- Eymael: 17%
- Levy Fidelix: 17%
- Rui Costa Pimenta: 16%
- Luciana Genro: 15%
- Marina Silva: 15%
- Eduardo Jorge: 14%
- Mauro Iasi: 14%

Avaliação da presidente
A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma Rousseff tem a aprovação de 35% dos entrevistados – no levantamento anterior, eram 38%. O índice se refere aos entrevistados que classificaram o governo como “ótimo” ou “bom”.

Os que julgam o governo “ruim” ou “péssimo” eram 23% e agora são 26%, segundo o Datafolha. Para 39%, o governo é “regular” – 38% no levantamento anterior.

- Ótimo/bom: 35%
- Regular: 39%
- Ruim/péssimo: 26%
- Não sabe: 1%

A nota média atribuída pelos entrevistados ao governo foi 5,9 – na pesquisa anterior, foi 6,0.

Polícia apreende moto adulterada em Tabira

img_1_3_2401

Foto: Reprodução/internet

A equipe da Rocam com o apoio da Guarnição Tática realizavam rondas na madrugada desta quinta-feira (18) na Av. Antônio Pereira Amorim, Centro de Tabira, nas proximidades do Auto Posto Bezerra, quando perceberam em suas dependências uma motocicleta, Honda Titan KS 150, cor preta, placa KFF – 8948, com o chassi pinado. Ao consultar a placa da motocicleta constatou-se que pertencia a outro veículo, uma motocicleta Honda CG 125 Today, cor vermelha.

Segundo as testemunhas Adriano Pereira Bezerra, 36 anos, casado, frentista e José Alves da Silva Junior, 21 anos, solteiro, recepcionista, que são funcionários do posto, o veículo foi deixado lá por um indivíduo, o qual informou que deixaria a motocicleta nas dependências do posto para ir dormir na casa de uma irmã. As testemunhas não conhecem o individuo. O veículo foi entregue na Delegacia de Polícia da cidade.

 

TCE julga relatório de auditoria procedente e multa ex-prefeito de Tabira

Prefeito de Tabira - Dinca Brandino

Com a decisão foi aplicada multa ao ex-prefeito Dinca Brandino. Foto: Reprodução/internet

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou nesta quinta-feira (28) procedente a irregularidade apontada em um Relatório de Auditoria na gestão do ex-prefeito de Tabira, José Edson Cristóvão de Carvalho (Dinca Brandino) no exercício de 2012.

Tendo como Auditor Carlos Pimentel, conselheiro em exercício, o processo de número 13703481 – Gestão Fiscal da Prefeitura Municipal de Tabira, sob-responsabilidade do ex-prefeito contou com a defesa dos Advogados Edilson Xavier de Oliveira e Gilbertiana Bezerra da Silva, vinculado ao Conselheiro Carlos Porto.

No entanto, a Corte em unanimidade, julgou pela procedência da irregularidade. Com a decisão,  foi aplicada multa ao ex-prefeito da Cidade das Tradições.

Pesquisa Maurício de Nassau será divulgada neste sábado

Sai amanhã mais uma pesquisa sobre a sucessão estadual medindo o impacto da tragédia que tirou a vida do ex-governador Eduardo Campos, desta feita pelo Instituto Maurício de Nassau, com publicação online no início da tarde e na edição do JC no domingo. A data de campo é praticamente a mesma do Ibope que saiu na terça-feira na segunda edição do NE-TV, sendo maior o universo pesquisado: 2.480 entrevistados.

Em Tabira, Anchieta Patriota realiza caminhada ao lado de lideranças políticas

anchieta_patriotaNesta quarta-feira (27)  o candidato a deputado estadual, Anchieta Patriota e sua militância acompanhado por Diana Queiroz, Sandro Ferreira e o Vereador Val do bar, realizaram uma caminhada pela Feira Livre de Tabira, informa Nill Júnior.

O candidato é apoiado na Terra das Tradições pelo ex-prefeito Dinca Brandino, Arimatéia, pelo ex-vice-prefeito Joel Mariano, a ex-secretária de cultura Gracinha e o ex-vereador Paulino. Na oportunidade, o ex-prefeito de Carnaíba aproveitou para conversar e apresentar suas propostas aos tabirenses.

Paulo comanda agenda intensa no fim de semana

paulo_camaraO candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara, tem uma agenda de campanha intensa neste fim de semana, com eventos no Interior e no Recife. O socialista inicia seu périplo já nesta sexta-feira (29) com encontro, às 10h, com funcionários do Colégio Cognitivo, em Casa Forte, na capital pernambucana. Logo depois, Paulo segue para Sanharó, no Agreste, onde, às 13h, caminhará ao lado de aliados pelas ruas do município. Às 16h, o postulante comanda carreata em Arcoverde, no Sertão do Moxotó. Na cidade sertaneja, Câmara ainda inaugurará mais um comitê regional de sua campanha. O candidato fecha o dia com caminhada e comício em Bonito, no Agreste, às 20:30h.

O sábado (30) vai começar cedo para Paulo Câmara com atividades pelo Sertão do Pajeú. Às 8h, o candidato da Frente Popular visitará a tradicional feira do município de São José do Egito. Na sequência, o socialista comandará uma série de carreatas pelas cidades de Brejinho, às 10h, Itapetim, às 11h40, Tuparetama, às 13h40, Santa Terezinha, às 16h, e Tabira, às 18h.

Paulo conclui suas agendas de campanha na região com comício, às 21h, no Pátio de Eventos de Carnaíba e visita à Festa de Santa Rosa, no Distrito de Santa Rosa, em Ingazeira. O ato está previsto para ter início às 22h40.

No domingo (31), às 10h, Paulo Câmara participa de ato com a militância do PSB no Recife. O socialista comandará uma sessão de pintura de camisas na Praça de Casa Forte. Por volta das 14h30, o candidato da Frente Popular realiza caminhada e, em seguida, prestigia procissão no município de São Joaquim do Monte, no Agreste.

Às 18h, Paulo sairá em carreata em Catende, na Mata Sul, e, na sequência, participa da inauguração do comitê dos deputados Aloísio Lessa (PSB) e Cadoca na região. Às 20h, o postulante leva a sua comitiva ao município de Jaqueira e encerra a agenda do fim de semana com caminhada e comício, às 21h, em Maraial.

Depois de discussão em festa homem tenta esfaquear a companheira em Tabira

rocamDurante rondas a Guarnição Tática  e a equipe da ROCAM foram informados pela Central da 2ª CPM que na Rua do Alto, Bairro Vitorino Gomes, em Tabira, havia uma ocorrência de ameaça. Ao deslocarem-se ao local o policiamento constatou através da vitima Macieli Gonçalves da Silva, 24 anos, amasiada, agricultora e de testemunhas que Antônio Carlos Alves da Silva, 31 anos, amasiado, agricultor, após uma discussão com a sua companheira no interior de um evento privado, tentou esfaqueá-la, momento em que já se encontravam em via pública.

A vítima fugiu retornando ao local do evento, onde pediu socorro. O acusado foi detido e com ele foi apreendido uma faca peixeira, o mesmo foi conduzido a Delegacia de Polícia de Afogados da Ingazeira para ser autuado em flagrante delito.

De olho na Política…

1111111111Armando pede socorro a Lula e Dilma

Lula-Armando-e-Dilma-em-Recife-1024x681O candidato ao governo de Pernambuco pelo PTB, Armando Monteiro, torce para que a visita da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Estado ajude a segurar o crescimento do candidato à sucessão de Eduardo Campos, Paulo Câmara (PSB-PE). A informação é da jornalista Mel Bleil Gallo, no blog Poder Online. Segundo a colunista, na quinta-feira da semana que vem, Dilma e Lula farão campanha ao lado do aliado, que perdeu 5 pontos na última pesquisa Ibope divulgada anteontem – enquanto Câmara pulou de 11% para 29%.

A estratégia — segundo ainda a colunista — é combater o apelo emocional conquistado pela campanha do PSB – que até pouco tempo amargava até mesmo o abandono de aliados. E daí trabalhar para consolidar a associação da imagem dos petistas a Armando Monteiro, em especial com relação às obras realizadas com apoio do governo federal no Estado.

Paulo Câmara surfa na onda da subida na pesquisa

53fe6ad3a5a3b.photo-1.face_Um dia após a divulgação do resultado da pesquisa Ibope que apontou um crescimento de 18 pontos percentuais nas intenções de voto em torno de sua candidatura (a diferença para Armando Monteiro foi reduzida em 23 pontos – ficou 38% a 29% – em relação ao levantamento anterior), Paulo Câmara (PSB) participou de uma caminhada no município de Paulista, que arrastou, segundo os socialistas, cerca de 3 mil pessoas. O candidato pôde sentir de perto as consequências do “efeito Eduardo”, que segundo o próprio Câmara ajudou a acelerar o processo de conhecimento em relação a seu nome para a disputa do pleito estadual.

Diferentemente do que ocorria no início da campanha, já não há mais necessidade de apresentações. Hoje, o próprio candidato se aproxima dos eleitores com mais desenvoltura para isso. Não é raro vê-lo durante as caminhadas abordando moradores para se mostrar como o candidato de Eduardo. Ontem, durante sua passagem pelos bairros de Jardim Paulista e Paratibe, apesar da presença do prefeito Júnior Matuto (PSB), Câmara transitava com mais segurança entre a população, fruto do bom momento eleitoral. 

Homem é detido após tentar roubar carro e apresentar identidade falsa em Tabira

delegacia-de-Tabira1Durante rondas na madrugada desta quarta-feira (27) a Polícia Militar foi solicitada e informada pela vítima Wagner Morais de Siqueira, 32 anos, casado, autônomo, residente na Trav. Marcos Antônio Bezerra, Centro de Tabira, que Claudevaldo Pereira Feitosa, 36 anos, solteiro, vendedor, morador da Rua Petrônio Portela, Bairro João Cordeiro, juntamente com outro individuo estavam próximos a sua residência tentando abrir a porta do veículo da vitima.

Ao chegar no endereço da denúncia o policiamento constatou que o acusado ainda encontrava-se no local e que o outro indivíduo havia se evadido. Ao ser abordado foi encontrado com o mesmo uma faca peixeira e uma identidade falsificada. Claudevaldo foi detido e conduzido juntamente com a vítima a Delegacia de Polícia da cidade.

Em Pernambuco, Ibope aponta: Marina, 41%, Dilma, 37%, e Aécio, 3%

Pesquisa Ibope divulgada na terça-feira (26) aponta que Marina Silva (PSB) tem 41% das intenções de voto e Dilma Rousseff (PT), 37%, entre os eleitores de Pernambuco na disputa pela Presidência da República. Aécio Neves (PSDB) aparece com 3%. Esta é a segunda pesquisa de intenção de voto feita pelo instituto no estado sobre a eleição nacional, após o registro das candidaturas.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo.

Pastor Everaldo (PSC) tem 1%. Brancos e nulos somam 7%, e outros 11% não sabem ou não responderam. Eduardo Jorge (PV),  Eymael(PSDC ), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro(PSOL), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta(PCO), e Zé Maria (PSTU) somam, juntos, 2%.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado) apenas no estado de Pernambuco:

Marina Silva (PSB) – 41% das intenções de voto
Dilma (PT) – 37%
Aécio Neves (PSDB) – 3%
Pastor Everaldo (PSC) – 1%
Outros com menos de 1% – 2%
Brancos e nulos – 7%
Não sabe ou não respondeu – 11%

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Foram entrevistados 1.512 eleitores em 69 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº PE- 00019/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo Nº BR-00424/2014.

Governo Lyra Neto é ‘regular’ para 34% dos eleitores, aponta Ibope

A pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta que, para 34% dos entrevistados em Pernambuco, o governo de João Lyra Neto (PSB) é “regular”. Ainda segundo a pesquisa, outros 5% consideram a administração “ótima” e mais 26% avaliam o governo como “bom”. Os que disseram que a gestão é “ruim” somam 4%, e os que avaliam como “péssima”, 6%. A parcela de entrevistados que não souberam ou não responderam é de 25%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Foram entrevistados 1.512 eleitores em 69 municípios do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, a  probabilidade do resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número 00019/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR00424/2014.

João Paulo tem 35% e Bezerra Coelho, 22%, na disputa ao Senado, diz Ibope

image

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta que o candidato João Paulo (PT) tem 35% das intenções de voto para o Senado. Na sequência, o socialista Fernando Bezerra Coelho (PSB) aparece com 22%. Simone Fontana (PSTU) tem 2%; Albanise Pires (PSOL) e Oxis (PCB) aparecem com 1% cada.

Os indecisos somam 24% e os que declaram que vão votar branco ou nulo são 15%.

No levantamento anterior realizado pelo instituto, em julho, João Paulo aparecia com 37% e Fernando Bezerra Coelho, com 16%. Encomendada pela TV Globo, a pesquisa é a segunda do Ibope após o registro das candidaturas.

Veja os números do Ibope:

João Paulo (PT) – 35% das intenções de voto
Fernando Bezerra Coelho (PSB) – 22%
Simone Fontana (PSTU) – 2%
Albanise Pires (PSOL) – 1%
Oxis (PCB) – 1%
Brancos e nulos – 15%
Não sabe ou não respondeu – 24%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Foram entrevistados 1.512 eleitores em 69 municípios do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, a  probabilidade do resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número 00019/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR00424/2014.

Dinca troca Marinaldo por Fernando Monteiro

image

Desiludido com a candidatura de Marinaldo Rosendo(PSB), o ex-prefeito de Tabira Dinca Brandino trocou o federal. O novo federal do ex-prefeito da cidade das tradições será Fernando Monteiro(PP). Quem teria feito o meio campo entre Dinca e Monteiro foi o candidato a estadual Anchieta Patriota.
Notícias que chegam de Tabira dão conta de que animado com o novo federal, Dinca já caiu em campo para pedir votos para pedir votos para Paulo-Governador e Fernando-senador em Tabira.

Em PE, Armando Monteiro tem 38% e Paulo Câmara, 29%, diz Ibope

pesquisa_ibope_pePesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta Armando Monteiro (PTB) com 38% das intenções de voto para o governo de Pernambuco, seguido de Paulo Câmara (PSB), com 29%. Os candidatos Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB), Pantaleão (PCO) e Zé Gomes (PSOL) aparecem com 1% cada, informa o G1 PE.

No levantamento anterior realizado pelo instituto, em julho, Armando Monteiro aparecia com 43% e Paulo Câmara, com 11%. Encomendada pela TV Globo, a pesquisa é a segunda do Ibope após o registro das candidaturas.

Confira abaixo os números do Ibope para a pesquisa estimulada, em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado:

Armando Monteiro (PTB): 38%
Paulo Câmara (PSB): 29%
Jair Pedro (PSTU): 1%
Miguel Anacleto (PCB): 1%
Pantaleão (PCO): 1%
Zé Gomes (PSOL): 1%
Brancos e nulos: 13%
Indecisos: 16 %

Rejeição
O Ibope também pesquisou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Confira abaixo:

Zé Gomes (PSOL): 33%
Pantaleão (PCO): 32%
Jair Pedro (PSTU): 24%
Miguel Anacleto (PCB): 23%
Paulo Câmara (PSB): 19%
Armando Monteiro (PTB): 17%
Poderia votar em todos: 12%
Não sabe ou não respondeu: 27%

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Foram entrevistados 1.512 eleitores em 69 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número 00019/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR00424/2014.

Dilma tem 34%, Marina, 29%, e Aécio, 19%, aponta pesquisa Ibope

pesquisa_ibopePesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta Dilma Rousseff (PT) com 34% das intenções de voto para presidente da República e Marina Silva (PSB), com 29%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 19%, seguido de Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL), com 1% cada um. Os outros seis candidatos somados acumulam 1%.

O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora teria 45% e a atual presidente, que tenta a reeleição, 36%.

Encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, a pesquisa é a primeira do Ibope com Marina Silva como candidata do PSB.

No levantamento anterior do instituto, divulgado no último dia 7, o candidato do partido ainda era Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo no último 13. Naquela pesquisa, Dilma tinha 38%, Aécio, 23%, e Campos, 9%. Entre uma pesquisa e outra, a taxa de indecisos passou de 11% para 8%, e a de quem pretende votar em branco ou nulo, de 13% para 7%.

Confira abaixo os números na modalidade estimulada da pesquisa (em que o pesquisador apresenta ao entrevistado um cartão com os nomes de todos os candidatos):

- Dilma Rousseff (PT): 34%
- Marina Silva (PSB): 29%
- Aécio Neves (PSDB): 19%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- José Maria (PSTU): 0%*
- Eduardo Jorge (PV): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Brancos/nulos/nenhum: 7%
- Não sabe: 8%

Cada um dos seis indicados com 0% não atingiu 1% das intenções de voto; somados, eles têm 1%

O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre os últimos sábado (23) e segunda-feira (25). O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/2014.

Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:

- Dilma Rousseff (PT): 27%
- Marina Silva (PSB): 18%
- Aécio Neves (PSDB): 12%
- Outros: 2%
- Brancos/nulos/nenhum: 12%
- Não sabe: 28%

Segundo turno
O Ibope simulou os seguintes cenários de segundo turno:

- Marina Silva: 45%
- Dilma Rousseff: 36%
- Brancos/nulos/nenhum: 9%
- Não sabe: 11%

- Dilma Rousseff: 41%
- Aécio Neves: 33%
- Brancos/nulos/nenhum: 12%
- Não sabe: 12%

Rejeição
Dentre os 11 candidatos a presidente, Dilma Rousseff tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Veja os números:

- Dilma Roussef: 36%
- Aécio Neves: 18%
- Pastor Everaldo: 14%
- Zé Maria: 11%
- Marina Silva: 10%
- Eymael: 9%
- Levy Fidelix: 9%
- Luciana Genro: 8%
- Rui Costa: 7%
- Eduardo Jorge: 7%
- Mauro Iasi: 6%

Avaliação do governo
A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 34% dos eleitores – no levantamento anterior, divulgado no último dia 7, o índice era de 32%. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliaram o governo como “bom” ou “ótimo”.

A pesquisa mostra ainda que o índice dos que desaprovam a gestão, ou seja, consideram o governo “ruim” ou “péssimo”, é de 27% (31% no levantamento anterior). Consideram o governo “regular” 36% (na pesquisa anterior, 35%).

O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:
- Ótimo/bom: 34%
- Regular: 36%
- Ruim/péssimo: 27%
- Não sabe: 2%

Veja antecipa Ibope: Marina empata com Dilma

O aguardadíssimo resultado da pesquisa Ibope que o Jornal Nacional divulgará hoje vai mostrar um novo avanço de Marina Silva. Pela pesquisa, Marina está empatada tecnicamente com Dilma Rousseff no primeiro turno, considerando a margem de erro de 2%, informa Magno Martins.

A pesquisa mostrará Dilma Rousseff entre 31% e 32%, Marina entre 27% e 28% e Aécio Neves entre 18% e 20%. No segundo turno, Marina aparecerá com dois dígitos à frente de Dilma.

A pesquisa foi feita pelo Ibope entre 23 e hoje. Foram entrevistados 2506 eleitores. (Lauro Jardim, do Radar Veja)

Paulo Câmara visita Tabira neste sábado (30)

SAMSUNG CSC

Paulo na primeira visita que fez a Tabira em maio

O ex-Secretário da Fazenda e candidato a governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), está com visita marcada para Tabira  neste sábado (30), como divulga a vice-prefeita Genedy Brito (PSC).

A Frente Popular de Tabira está construindo uma programação que será anunciada nos próximos dias para a população. Segundo revelaram fontes ao Tabira Hoje, Câmara deverá fazer uma inauguração coletiva dos quatros comitês existentes no Município.

Poetas Tabirenses

Muitas vezes seu canto é ao relento,
Com o amigo perfeito, o violão,
O parceiro das horas de ilusão,
Campaneiro fiel do seu tormento.
Quando o mesmo retorna sonolento,
Que se deita na cama mal forrada,
Cada gota de pranto derramada
Deixa manchas de dor no travesseiro.
No silêncio da noite o seresteiro
Canta a última canção da madrugada.

Dimas Feitosa

Aumento no número de sessões gera debate entre vereadores de Tabira

plenario_camaraUm projeto de Resolução apresentado na Câmara de Vereadores de Tabira, que pretende aumentar o número de sessões semanais tem gerado discussão. Atualmente, a Casa realiza apenas uma sessão por semana, toda segunda-feira, com início às 20h e duração prevista de duas horas. A proposta é passar para duas sessões, com mais uma sendo realizada às sextas-feiras, a partir das 20h.

O vereador Tote Marques, autor do projeto, explicou que o aumento de sessões seria para aumentar a participação da população nos trabalhos da Câmara. “O povo entende que o vereador deve trabalhar todos os dias. A sessão ordinária é fundamental neste sentido. Muitos cidadãos têm a opinião de que vereador trabalha menos que os outros justamente pelo fato de que só temos sessão um dia na semana”.

O parlamentar ainda incluiu na proposta que quando as sessões caírem em feriados seja antecipado para o primeiro dia útil.  “Sairmos das sessões depois das 22h e falta espaço para discutir os assuntos. Precisamos rever a nossa Legislação Municipal, dar o exemplo e fazer jus ao salário que ganhamos no município”, disse o vereador.

Ao todo, a Câmara conta com 11 vereadores. Destes, cinco já anunciaram que são contrários: Sebastião Ribeiro, Zé de Bira, Didi de Heleno, Aristóteles Monteiro e Edmundo Barros.  A nova sessão não aumentaria o salário, que é de aproximadamente R$ 5,6 mil.

Concluída pavimentação das laterais dos canteiros da Avenida Antônio Pereira Amorim

canteiros_avenida_antonio_pereiraA Prefeitura de Tabira, através da Secretaria de Obras e Urbanismo, finalizou a obra de pavimentação das laterais dos canteiros da Avenida Antônio Pereira Amorim, no último sábado (23). De acordo com Mário Amaral, os espaços só serão desobstruídos após o período de secagem e acomodação da pavimentação.

Veja a agenda dos candidatos ao governo de PE para esta terça, 26

Do G1 PE

Veja abaixo a agenda dos candidatos ao governo de Pernambuco, listados em ordem alfabética, nesta terça-feira (26).

Armando Monteiro (PTB)
8h – Gravação do guia eleitoral
11h – Entrevista à TV Jornal – Programa Meio Dia com Graça Araújo
Local: Rua Capitão Lima, 250, Santo Amaro – Recife
12h30 – Almoço no Mercado do Cordeiro
Local: Rua Nissin Bensoussa, Cordeiro – Recife
15h às 18h – Lançamento da plataforma dos trabalhadores
Local: Centro de formação e lazer do Sindsprev – BR 101 Norte KM 13 Guabiraba – Recife
21h – Inauguração do comitê do candidato a deputado federal Fernando Ferro
Endereço: Rua Bernardo Guimarães, 135, Boa Vista – Recife

Jair Pedro (PSTU)
Não enviada até as 6h45.

Miguel Anacleto (PCB)
Não enviada até as 6h45.

Pantaleão (PCO)
Manhã – Panfletagem em Brasília Teimosa, Beira-Rio e Pina
Tarde – Visita domiciliar em Carpina

Paulo Câmara (PSB)
8h – Gravação do Guia Eleitoral
Local: Urso Filmes
16h – Caminhada em Santo Amaro
Local: Comunidade do Chié
19h – Sabatina da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco – AblogPE
Local: Sede da Ablog, localizada na Rua da Aurora, 295, Edifício São Cristóvão, Boa Vista.

Zé Gomes (PSOL)
17h – Encontro com servidores do Laboratório Farmacêutico de Pernambuco  (Lafepe)
Local: Comitê PSOL/PE – Boa Vista – Recife

Motociclista é detido em Tabira com documento de habilitação falso

policiais_rocamUm homem de 32 anos foi detido ao ser flagrado pilotando uma motocicleta com uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa, na manhã dessa segunda-feira (26), no Bairro de Fátima I, em Tabira. De acordo com a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta da Polícia Militar de Pernambuco (ROCAM), o rapaz trafegava pela Rua Laudemiro José da Rocha, quando os policiais fizeram a abordagem.

Conforme a PM, os militares faziam rondas de rotina e suspeitaram da atitude do motociclista. Na abordagem, foi verificado que ele não era habilitado e apresentou uma CNH falsificada. “O documento não é confeccionado em papel moeda, não tem timbre da República, cor diferente do original, não sendo áspera nas bordas, bem como quando consultada a sua validade em seu registro pelo DETRAN-SP, o mesmo não tem validade, apresentando apenas registro inválido”, diz o B.O.

Ele foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Tabira.

Ibope vai divulgar pesquisa eleitoral nesta terça (26)

O Instituto Ibope divulga nesta terça-feira, dia 26, a nova pesquisa eleitoral, encomendada pelo jornal O Estado de São Paulo e a Rede Globo, no Jornal Nacional, para presidente e no NE-TV, 2ª Edição, para governador. Segundo o registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 2.506 pessoas serão entrevistadas entre 23 e 26 de agosto. O protocolo do levantamento é BR-00428/2014.

A pesquisa, de abrangência nacional, vai medir as intenções de voto para presidente da República. O Ibope também registrou pesquisas para intenção de voto de governador e senador dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal.

Professor Genildo Santana lança seu 6° livro

capa_livroNa próxima quinta-feira (28), às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, o professor e poeta Genildo Santana lançará seu sexto livro, intitulado: Ditadura Militar: 50 anos: o Perigo é Esquecer”. Durante o evento, o advogado e vereador Tote Marques estará como debatedor.

A obra do Tabirense, formado em Filosofia, pós graduado em História do Brasil, pesquisador da ditadura há muitos anos, faz memória do golpe militar de 1964, dentro das memórias que são feitas dos 50 anos do referido golpe. Genildo chegou a conviver com perseguidos pelo regime como Frei Betto e Celeste Vidal.

Coluna

Espalhafatos2Um cheiro de aliança

Quem conhece o ex-prefeito José Edson Cristóvão de Carvalho, o Dinca Brandino (PSB), sabe que algo está acontecendo para que o mesmo se mantenha “neutro” em uma eleição. Até agora, o único “movimento” foi um banner afixado no Bairro João Cordeiro, que diz: “Dinca vota assim”, aparecendo o seu candidato a deputado estadual.

Em todas as eleições que participou seja disputando ou apoiando, Dinca nunca se manteve indiferente. Em 2006, quando esteve na oposição, foi o primeiro a levantar a campanha de Ricardo Teobaldo para estadual, de Fernando Filho federal, Eduardo Campos governador, Jorge Gomes senador e Lula para reeleição.

Oito anos depois, o ex-prefeito se observa novamente na oposição, porém com uma enorme diferença: a falta de unidade. No palanque do passado, estavam os vereadores Edmundo Barros, Marcílio Pires, Ubirajara Jucá, Binha Soares e Sebastião Ribeiro, todos apoiando e empunhando a bandeira. Agora, nenhum dos seis atuais parlamentares oposicionistas segue as orientações.

Com isso, tem gente afirmando que o ex-gestor tabirense estaria afinando o tom com o candidato a governador Armando Monteiro (PTB), que lidera as pesquisas de intenção de voto. Dinca já votou em Monteiro para Deputado Federal e para Senador.

Foi isso.

Fechou com João – O vereador Aldo Santana (PCdoB) fechou com o ex-prefeito de Recife, João da Costa (PT), o apoio para Deputado Federal.  Santana já havia divulgado o seu estadual, Paulinho Tomé (PT).

Os rejeitados – O ex-prefeito de Tabira, Dinca Brandino (PSB) não aceita, de forma alguma, a aproximação dos vereadores da base oposicionista ao vereador Edmundo Barros (PMDB) e a vice-prefeita, Genedy Brito (PSC).

Na ponta do lápis – A vice-prefeita Genedy Brito e seu grupo político trabalha, nesta eleição, para conquista 500 votos para o candidato a deputado estadual, Miguel Coelho (PSB).

Na ponta do lápis II – Já o candidato a deputado estadual Paulinho Tomé (PT) espera dos seus correligionários, os vereadores Aldo Santana (PCdoB) e Djalma das almofadas (PSB), 1000 votos.

Desinteressado – O ex-procurador de Tabira, Dr. César Pessoa, revelou que o ex-prefeito Dinca Brandino não quer mais saber de política. “Ele está chateado com umas coisas. Disse que a partir de agora quer só cuidar da família”.

De mala pronta – O ex-prefeito de Tabira, médico Edson Moura, tem revelado as pessoas próximas que em dezembro vai fixar sua residência em Tabira. Moura ainda alimenta o desejo de voltar a governar a “Cidade das Tradições”.

Tabirense apresenta ópera – Nos dias 22 e 23, no Museu Cais do Sertão, em Recife, o tabirense Paulo Matricó apresentou a Ópera Cordelística Lua Alegria, o espetáculo, baseado no livro Luiz Lua Alegria, do músico e escritor Paulo Matricó, que narra a vida de Luiz Gonzaga.

O nome – O médico João Veiga tem defendido nas redes sociais o nome da Diretora da Escola Professora Carlota Breckenfeld, Silvana Siqueira, para governar Tabira. Segundo ele, o ex-governador Eduardo Campos, teria dito que “Tabira tem sair desse atoleiro”.

Em busca do voto – O blogueiro Nêgo de Ana disse que não está mais atualizando seu blog por falta de tempo. De acordo com ele, o tempo agora é pra pedir voto.

Ficou no sonho – O vereador Marcos Crente não conseguiu arregimentar interessados na criação de uma Cooperativa de Suínos. Nesse domingo (24), o parlamentar foi até a comunidade Logradouro, onde distribuiu para a associação os animais.

2015 já começou – O vereador Didi de Heleno já anunciou que em 2015 a família poderá apresentar Fabrício da Borborema para substituir a atual conselheira Socorro de Heleno.

Jovem detido por conduzir veículo sem habilitação e desacato em Tabira

blogger-image--801603516

Foto: Reprodução/internet

Durante rondas na tarde do sábado (23) a Guarnição Tática e a equipe da ROCAM flagraram Petrônio Carlos Firmino da Silva, 20 anos, solteiro, residente na Rua Josefina N. Amaral, Bairro da COHAB, em Tabira, conduzindo a motocicleta HONDA/CG 125 Fan, cor preta, ano 2008, placa KLO 8102, praticando direção perigosa na Rua Antônio Pereira Amorim, Bairro de Fátima I. O mesmo estava empinando a motocicleta e colocando sua integridade física e dos pedestres em risco.

Ao abordar o jovem o policiamento constatou que o mesmo não possuía a Carteira Nacional de Habilitação ou PPD, sendo o policiamento desacatado pelo mesmo com palavrões. O acusado foi conduzido a Delegacia de Polícia juntamente com a motocicleta apreendida.

Mais uma liderança política da Frente Popular abandona o palanque e adere a Armando

4O ex-prefeito de Vitória e ex-deputado estadual, José Aglailson (PSB), desligou-se no último sábado (23) da campanha de Paulo Câmara (PSB) ao Governo do Estado e declarou o seu apoio ao candidato Armando Monteiro Neto (PTB). Aglailson já vinha incomodado há muito tempo com a adesão do atual prefeito e seu adversário, Elias Lira (PSD) ao palanque da Frente Popular. Queria “exclusividade” no município como representante político de Paulo Câmara. Como não conseguiu, resolveu aderir ao candidato da oposição.

O apoio foi anunciado no sábado (23) durante carreata que Armando fez no município em companhia do candidato a senador, deputado federal João Paulo (PTB). A carreata percorreu diversos bairros, num percurso de 12 quilômetros e, segundo a assessoria do PTB, reuniu cerca de 800 carros.

O palanque de Paulo Câmara no município é formado pelo prefeito Elias Lira, seu filho, Joaquim (PSD), que é candidato a deputado estadual e o deputado estadual Henrique Queiroz (PR). Informa Inaldo Sampaio.

Dois homens encapuzados ameaçam assalto em posto de Tabira

delegacia-de-TabiraA Polícia Militar foi acionada pela Central da 2ª Companhia da PM na madrugada do último sábado (23) para se deslocar até o Posto Nogueirão II, na PE 402, saída para Água Branca-PB, ao chegar ao local os policiais foram informados através do frentista Lucivaldo Faustino da Silva, 31 anos, casado, que o mesmo ouviu os cães latindo atrás do banheiro do posto e que ao seguir naquela direção percebeu dois indivíduos, um de estatura alta e com uma camisa vermelha cobrindo a cabeça e o outro individuo baixo usando capuz preto.

Ao serem notados os desconhecidos evadiram-se pelo matagal. O policiamento realizou diligências na área, no entanto, não os localizaram. A ocorrência foi passada a disposição da Delegacia de Polícia da cidade.

“A Prefeitura de Tabira já quitou todas as parcelas”, diz Beto Santos

boleto_seguro_safraO Secretário de Agricultura, Beto Santos, desmentiu nesta segunda-feira (25), o ex-vice-prefeito Joel Mariano, que afirmou que a Prefeitura de Tabira não tinha realizado o pagamento da última parcela do Garantia Safra. “Eu já entreguei a Joel todos os comprovantes de pagamento. A Prefeitura de Tabira já quitou todas as parcelas”, afirmou Santos.

Ex-prefeito volta a bater boca com vereador aliado

dinca_marcosDepois de bater boca com o presidente da Câmara, vereador Zé de Bira (PSB), o ex-prefeito Dinca Brandino (PSB), afastou mais um do seio político: o vereador Marcos Crente, atual líder da oposição.

A discussão dos dois aconteceu no último sábado (24) no restaurante de Rodolfo, localizado na Praça Gonçalo Gomes. Segundo pessoas próximas de Marcos, Dinca ainda não se conformou com a decisão da Câmara Municipal de reeditar os Decretos Legislativos reprovando suas contas. “Eu nunca mais votos nas contas dele, como também nunca mais voto nele”, disse Marcos a fonte.

As prestações de contas de 2009, 2010 e 2011 foram votadas pelos vereadores da Casa Eduardo Domingos de Lima que finalizaram com o placar de 6×4, o que não é suficiente para que as contas fossem aprovadas, já que o ex-prefeito precisava de dois terços de uma Câmara de onze parlamentares, ou seja, oito vereadores. Porém, o presidente editou o primeiro Decreto afirmando que teria sido aprovada.

Os vereadores governistas Edmundo Barros, Maria Nelly, Aristóteles Monteiro e Didi de Heleno protocolaram denúncia no Tribunal de Contas do Estado. Em seguida, o Ministério Público de Contas, através de ofício, determinou a alteração do resultado dos julgamentos das contas.

Ainda a pedido do MPCO, o Tribunal emitiu a Súmula 17: “Quando a apuração da quantidade de dois terços dos vereadores resultar em um número quebrado, será necessário alcançar o número inteiro imediatamente superior para que a Câmara Municipal possa rejeitar o parecer prévio do TCE”. Estas orientações passaram a valer para todas as câmaras municipais de Pernambuco.

“Deve ser respeitado o julgamento dos vereadores, mas a prerrogativa do parecer prévio do Tribunal de Contas prevalecer, salvo dois terços dos votos em contrário de vereadores, também deve ser respeitada, pois é uma exigência constitucional”, afirmou Cristiano Pimentel, procurador geral do MPCO.