Prefeito Sebastião Dias, Vereadores e Sociedade discutem projetos do Matadouro e Curral do Gado

DSCN8625

Aconteceu na manhã de segunda, 30, uma importante reunião na Câmara de vereadores envolvendo o prefeito Sebastião Dias, vereadores Edmundo Barros, Aristóteles Monteiro, Didi, Nely, Aldo, Djalma, Sebastião Ribeiro, Gil e Marcos, o engenheiro Alexei de Souza Soares, representantes de secretarias municipais, empresários, comerciantes, marchantes e membros da sociedade civil.

No primeiro momento da reunião a discussão girou em torno do Matadouro e depois de várias sugestões apresentadas para viabilização da construção de um novo matadouro, ficou acordado que um empresário demonstrou interesse em fazer o investimento e será convidado para outro momento a ser marcado depois da semana santa.

Na segunda parte da reunião o prefeito Sebastião Dias solicitou que o engenheiro Alexei de Souza Soares apresentasse a todos os presentes o Projeto do Curral do Gado, solicitação do poder executivo e autoria do engenheiro contratado.

DSCN8633

Depois da análise do projeto e mediante discussão houve plena convergência pelos participantes quanto a sua futura execução.

O presidente da casa agradeceu o empenho da equipe de governo e da boa vontade de se trabalhar em união. Marcos entregará o Projeto à Secretaria Estadual de Agricultura e estará juntamente com a bancada pleiteando a liberação dos recursos, diante dos órgãos estaduais.

O prefeito Sebastião Dias agradeceu aos participantes e representantes da casa legislativa pelo apoio e esforço demonstrados. –“Estaremos sempre juntos para discutir o que for melhor para Tabira. Os poderes são independentes, mas a união de suas vontades soma e multiplica a força”. Destacou Sebastião Dias.

O prefeito afirmou que o presidente da casa, Marcos Crente, e os demais vereadores ficassem à vontade quanto a apresentação do Projeto, uma vez que seu interesse é que a obra apareça. –“Estarei muito vaidoso com a obra que é um sonho antigo da população, quem e como chegará é outra história.” Finalizou o gestor tabirense.

Câmara: Após discurso de Djalma, Aristóteles sai em defesa de Val

djalma_aristotelesDurante a sessão ordinária, nessa segunda-feira (30), na Câmara Municipal de Tabira, o vereador Djalma Nogueira Sales (PSB) afirmou que já tinha vereador se “vendendo”. No meio parlamentar, o entendimento é de que a frase de Djalma foi direcionada ao afastamento do vereador Val do Bar (PRB), que se licenciou ontem para tratamento de saúde.

Ao usar da tribuna, o 2º secretário da Casa Eduardo Domingos de Lima, Aristóteles Monteiro (PT), rechaçou as palavras do colega. “O vereador Val do Bar deu entrada em uma licença para tratar de sua perna. Saúde é prioridade. Quanto a ter se vendido, ninguém aqui nesta Casa é mercadoria”, desabafou.

O ex-líder do Governo ainda disse que não teria nenhum problema se Val quisesse voltar ao Governo. “O Governo não tem nenhum problema em receber Val do Bar. Aliás, caso ele quisesse, estaríamos de braços abertos para recebê-lo. Ele nunca deveria ter saído”, afirmou Monteiro.

Tabira: Val do Bar confirma licença e anuncia que vai deixar a política tabirense

Val-do-barAgora é fato: o vereador Val do Bar, alegando tratamento de saúde, está licenciado do cargo e ontem mesmo protocolou o pedido na Câmara de Tabira. Serão 120 dias fora do Poder Legislativo. Falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM ontem, Val comunicou que deverá se submeter a uma cirurgia na perna.

O parlamentar também admitiu estar desiludido com a vida pública e adiantou que não disputará a reeleição. Ele deixou claro que sua saída da política, não tem relação com a falta de apoio do empresário Jose de Arimateia. “A vida pública não é como a gente quer, nem como a gente pensa”, disse Val.

Falando sobre o caso “Esmar”, que resultou na abertura de uma Comissão de Investigação, na condição de participante, o parlamentar disse que já manteve contato com o MP e pela documentação apreciada, a escola pertence mesmo à municipalidade.

Ele disse achar que o Prefeito Sebastião Dias poderia ter feito mais por Tabira, mas admitiu que ao votar a Câmara tentará ajudar o prefeito a fazer um bom mandato.

Mesmo como integrante da bancada de oposição, Val citou como positiva a atuação dos secretários Flávio Marques, Edgley Freitas e Beto Santos. Críticas, apenas à saúde.

Empresário se interessa pela construção de abatedouro de Tabira

abatedouroPor Anchieta Santos

Mais uma reunião aconteceu ontem na Câmara de Vereadores para debater a construção de um novo abatedouro em Tabira. O encontro reuniu o Prefeito Sebastião Dias, os Secretários Flávio Marques, Rubens Espíndola, Afonso Amaral, Adeval Soares, vereadores Marcos Crente (Presidente da Câmara), Aldo Santana, Edmundo Barros, Gil da Borborema, Maria Nelly e Aristóteles Monteiro, empresário Paulo Manú e outras lideranças. Mais uma vez a venda de bens foi discutida, inclusive surgiu a notícia de que o empresário Agamenon Magalhaes Melo teria interesse em construir e gerenciar o novo abatedouro da Cidade das Tradições.

Governo divulga nesta terça reajuste de 19 mil marcas de remédios

farmacias_preco

Farmácias devem praticar os novos preços em dois meses

O Ministério da Saúde autoriza nesta terça-feira os percentuais máximos de aumento de cerca de 19 mil apresentações de medicamentos.  Na última quinta-feira o governo divulgou os fatores de cálculo da nova tabela dos remédios e, com essa informação, o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma) chegou aos percentuais. Em confirmando os valores, o aumento autorizado será menor do que a variação da inflação em 12 meses (7,7%), assim como aconteceu nos anos anteriores, informa o JC Online.

A variação depende do nível de concorrência de cada medicação, de forma que os remédios com mais marcas em disputa no mercado são autorizados a ter o maior nível de aumento. O reajuste, além de desagradar o consumidor, também não satisfaz a indústria, que reivindica um aumento médio mínimo de 15%, que equivaleria ao aumento médio dos custos.

Segundo o Sindusfarma, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (Cmed), ligada ao ministério, deverá autorizar hoje um reajuste de 7,7% aos remédios classificado no nível 1, onde estão as classes terapêuticas sem evidências de concentração de mercado, entre eles omeprazol e a amoxilina. Para os medicamentos de nível 2, onde estão as marcas moderadamente concentradas, o reajuste deverá ser de 6,35%. Entram nesta lista lidocaína e risperidona. No nível 3 estão os remédios fortemente concentrados no mercado. Estes terão reajuste de 5%. Entram na lista remédios como a ritalina e stelara.

O reajuste atualiza a tabela de Preços Máximos ao Consumidor (PMC) e não gera aumentos automáticos. Segundo a indústria, há um período de ajuste, que dura de dois a três meses.

Sub-15 adia classificação. Sub-17 vence e está classificado

sport sub-15

sub-15, Sport 1×1 Atlético de Itapetim

Blog do Sport Tabira

O Sport recebeu o Atlético de Itapetim para a 5ª rodada do Campeonato do Sertão sub-15 e sub-17, no último sábado, dia 28, no Estádio O Cordeirão. Precisando da vitória para garantir antecipadamente a classificação as semifinais, o time rubro-negro usaria o fator casa para se impor e conseguir os três pontos. Na rodada dupla, o sub-15 entrou primeiro em campo e apesar de abrir o placar com Vinicius na segunda etapa, os garotos tabirenses vacilaram e permitiram que o adversário empatassem o jogo no apagar das luzes. Logo depois, foi a vez do sub-17 correr atrás da vitória diante do lanterna e já eliminada equipe itapetinense. Não fazendo uma boa atuação, o time tabirense teve que suar bastante para conseguir a vitória. Alessandro, na primeira etapa e João Vitor na etapa complementar, marcaram o Sport e decretaram a vitória e a classificação do rubro-negro da terra das tradições.

sport sub-17

sub-17, Sport 2×0 Atlético de Itapetim

No próximo sábado, o Sport vai até Afogados enfrentar a Seleção local pela última rodada da primeira fase. No sub-15, uma derrota por até dois gols de diferença garante a classificação a próxima fase. No sub-17, as duas equipes já se encontram classificadas e para conquistar o primeiro lugar do grupo, o Sport precisará vencer.

Serviços da TIM param nesta segunda-feira em Pernambuco e Alagoas

Na tarde desta segunda-feira, os usuários da operadora de celular TIM de Pernambuco e de Alagoas usaram as redes sociais para relatar dificuldades em completar uma ligação através das antenas da empresa. A reportagem do Diário de Pernambuco, então, tentou ligar para alguns números da operadora, sem obter sucesso. O recado da TIM em diversas tentativas foi: “serviço não disponível”.

Ao ser contactada, a operadora informou que as dificuldades nos serviços foram identificadas e corrigidas tanto na utilização das mensagens de voz quanto na transferência de dados (internet). O motivo alegado para a paralisação dos serviços foi o rompimento de cabos de fibra de backbone de transmissão. “Tão logo a companhia identificou a instabilidade, técnicos da empresa atuaram para normalização dos serviços durante a tarde do mesmo dia”, detalhava a nota oficial divulgada.

Mesmo após o envio do documento, a reportagem do Diário continuou testando os serviços e a mensagem de “não disponível” continuou sendo a única resposta para as tentativas de chamada para números da operadora. Como resposta, a assessoria de imprensa da TIM informou apenas que os serviços foram testados e aprovados pelos técnicos especializados contactados pela empresa. Apenas por volta das 19h30, comprovamos a volta dos serviços da operadora.

Projeto quer colocar ar-condicionado em todas as viaturas policiais

Deputado é policial militar e faz parte da "bancada da bala" nacional, liderada pelo deputado federal Jair Bolsonaro

Deputado é policial militar e faz parte da “bancada da bala” nacional, liderada pelo deputado federal Jair Bolsonaro

O que vale mais: segurança ou conforto? Proposta apresentada pelo deputado Soldado Joel da Harpa (PROS), na Alepe, faz a opção pelo segundo item. A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) vai analisar projeto de lei (nº 84) do militar que determina a obrigatoriedade de todas as viaturas policiais civis e militares serem equipadas com ar-condicionado, informa o JC Online.

A proposta afirma ser “dever do Estado” dar condições de trabalho seguras e saudáveis aos profissionais da segurança pública, como forma de “preservar a saúde” dos policiais que ficam “expostos a altas temperaturas” ao longo da jornada trabalho. Joel da Harpa faz parte da “bancada da bala” nacional, que é composta por deputados federais, na Câmara, e estaduais nas Assembleias que integram (na ativa ou na reserva) comporações militares e polícias civis e militares.

O projeto ressalta que o aumento da temperatura tem gerado “grandes ondas de calor” que trazem consequências à saúde dos que estão nas ruas e que que “uso do pesado fardamento e do colete” poderia ser amenizado se as viaturas tivessem ar- condicionado. A questão é: no caso de confronto com bandidos, na troca de tiros, primeiro os policiais terão de baixar o vidro antes de começar a disparar. Então, o que vale mais: o conforto ou a segurança?

Mário Amaral confirma saída da Secretaria Obras e Infraestrutura de Tabira

mario_amaralO Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Mário Amaral (PTB)  confirmou, agora há pouco, que  deixará a Secretaria Municipal da Obras e Infraestrutura para assumir o mandato de vereador na Câmara Municipal de Tabira. Ele assumirá a vaga deixada pelo vereador Val do Bar (PRB) que se licenciou por 120 dias para tratamento de saúde.

Com a saída de Mário, o Governo Municipal deve anunciar, por meio de nota oficial, o nome do substituto na pasta de Obras e Infraestrutura.

Exclusivo: Val do Bar tira licença para tratamento médico e dá vaga a suplente

tea-val-300x225O vereador Adeval José dos Santos, o Val do Bar (PRB) protocolou na Secretaria da Câmara Municipal de Tabira, nesta segunda-feira (30), um  pedido de licença médica de 120 dias. Quem deve assumir sua vaga na Câmara é o primeiro suplente e atual Secretário de Obras e Infraestrutura, Mário Amaral (PTB), que já foi convocado e será empossado pelo presidente da Casa, Marcos Crente, nos próximos dias.

Fies passa a exigir média mínima no Enem

A partir desta segunda (30) o estudante que tiver média inferior a 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderá se inscrever para uma bolsa do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além da média mínima, o candidato também não pode ter nota 0 na redação. As inscrições seguem até o dia 30 de abril, informa a Folha de Pernambuco.

Em fevereiro foram abertas as inscrições para novas adesões ao Fies, mas sem a obrigatoriedade da nota mínima. Era preciso apenas ter feito o Enem para solicitar o financiamento. Não estão sujeitos a essa regra os professores do quadro permanente da rede pública matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

A regra de exigir a média mínima no Enem foi estabelecida em portaria do Ministério da Educação, publicada em dezembro de 2014, e gerou descontentamento entre estudantes e representantes de instituições privadas de ensino superior. Instituições estimam que a mudança reduzirá em pelo menos 20% o número de contratos do Fies.

A estudante Kamila Monteiro, de 18 anos, obteve média de 426 pontos no Enem e conseguiu o contrato do Fies antes da aplicação da nova regra. Ela avalia que os estudantes de escola pública como ela serão prejudicados com a mudança.

“Dizem que é para melhorar a qualidade do ensino, mas quem está em escola pública tem dificuldade para fazer a prova do Enem. Então, é preciso começar melhorando a qualidade do ensino médio e não dificultar a entrada no ensino superior”, diz Kamila que vai cursar psicologia em uma instituição de São Paulo.

O Ministério da Educação descarta a possibilidade de abrir mão da exigência defendendo que a mudança foi feita em prol da qualidade do ensino superior e que o diálogo com as entidades é permanente.

O Fies financia de 50% a 100% das mensalidades, dependendo da renda familiar mensal bruta. É destinado a alunos matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos, oferecidos por instituições cadastradas no programa e que tenham obtido resultados positivos nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Entre as mudanças feitas pelo ministério no Fies estão também a alteração de doze para oito nas parcelas de repasse de recursos para as instituições privadas, e percentual máximo de reajuste para mensalidades no caso de aditamentos de contratos.

Câmara de Vereadores de Tabira instala Ouvidoria para conhecer os pleitos da população

Camara-de-TabiraPor Anchieta Santos

Objetivando ouvir os reclames da população tabirense, a Câmara de vereadores criou a sua própria ouvidoria. Um calendário foi estabelecido com a urna da ouvidoria sendo instalada em cada bairro.

De acordo com o Presidente Marcos Crente, as primeiras sugestões já foram ouvidas no dia 23 na Escola Adeildo Santana na Cohab.

Hoje  e amanhã , a urna estará no centro da cidade colocada bem na frente da Igreja matriz.

Ao responder o questionário, o cidadão participante ao colocar o endereço garante o recebimento de uma resposta do governo Sebastião Dias.

Val do Bar concede entrevista para Cidade FM nesta segunda

val_do_barO vereador, Adeval José dos Santos, o Val do Bar (PRB), concede uma entrevista ao programa “Cidade Alerta”, apresentado pelo comunicador Anchieta Santos, na Rádio Cidade FM, nesta segunda-feira, dia 30, para falar sobre seu possível afastamento do Poder Legislativo.

A entrevista tem início às10h e você, internauta, pode acompanhar pelo site da emissora: www.cidadefmtabira.com.br

Em nota, Promotor recomenda evitar plantar e patrocinar o plantio do Nim Indiano

promotor_de_tabiraO Promotor de Justiça, Aurinilton Leão Carlos Sobrinho, emitiu comunicado no último sábado, dia 28, acerca da planta conhecida como Nim Indiano (Azadirachta indica A. Juss). “É uma espécie invasora e, portanto, com enorme potencial destrutivo da flora nativa da Caatinga”, diz na nota.

Leia na íntegra:

O Promotor de Justiça Aurinilton Leão Carlos Sobrinho, em Exercício Pleno na Promotoria de Justiça de Tabira, Pernambuco, comunica à população tabirense que a planta conhecida como Nim Indiano (Azadirachta indica A. Juss), na verdade, é uma espécie invasora e, portanto, com enorme potencial destrutivo da flora nativa da Caatinga. Além disso, apresenta um grau elevado de toxicidade para abelhas e outros insetos.

É oportuno salientar que o Município de Tabira, PE, contraditoriamente pela pessoa responsável pela área ambiental no âmbito local, atua na contramão da História. O Município deveria, sim, aderir ao Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns (Parisc) – Inhamuns é uma Microrregião do Estado do Ceará –, que vem se mobilizando contra a proliferação do plantio do nim (Azadirachta indica A. Juss) e fazendo um importante alerta: “a espécie nim se alimenta dos microrganismos da terra, é repelente natural de proporções desastrosas para a fauna e a flora, tem poder extraordinário de reprodução que já está sem controle, é árvore invasora, é abortivo natural que já ocasiona danos na região”.

A Promotoria de Justiça de Tabira publicará na semana vindoura a Portaria de Instauração de Inquérito Civil, bem como Recomendação ao Município de Tabira para fazer cessar, imediatamente, o plantio da referida árvore.

Recomenda-se, portanto, aos comerciantes e à população em geral evitar plantar e patrocinar o plantio do Nim Indiano (Azadirachta indica A. Juss).

Tabira, 28 de março de 2015.

Aurinilton Leão Carlos Sobrinho

1º Promotor de Justiça Substituto da 3ª Circunscrição – Afogados da Ingazeira

Designado para as Promotorias de Justiça de São José do Egito e Tabira

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 25 milhões

mega3O concurso 1690 da Mega-Sena, sorteado neste sábado (28), não teve acertadores para o prêmio principal, informa o MT Expresso.

Veja as dezenas: 21 – 24 – 26 – 35 – 45 – 53.

A expectativa de prêmio para quem acertasse as 6 dezenas era de R$ 19 milhões. O sorteio foi realizado na cidade de Pirajuí (SP).

O próximo, que ocorrerá na quarta-feira (1º), tem estimativa de R$ 25 milhões, segundo a Caixa Econômica Federal (CEF).

Quina Segundo a CEF, 63 apostas acertaram 5 números e vão levar R$ 42.636,38 cada uma. Outras 5.708 apostas assinalaram 4 dezenas sorteadas e poderão retirar R$ 672,26 cada uma.

Para apostar A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 2,50.

Morre Neuza Clementino

neuzaA apologista Neuza Clementino da Silva morreu nesse sábado (28), em um Hospital, na cidade do Recife. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas, de acordo com amigos, ela estava com a saúde frágil e sofria de problemas diabéticos.

Neuza era sócia da Associação de Poetas e Prosadores de Tabira (APPTA) e ex-diretora da Associação de Deficientes de Tabira (ADET).

O corpo ainda não chegou à Tabira. O velório acontecerá na Rua Laudemiro José da Rocha e o sepultamento está marcado para às 17h, no Cemitério Parque da Saudade, em Tabira.

O blog Tabira Hoje teve acesso e traz a homenagem feita pela APPTA na 22ª Missa do Poeta.

Homenagem Especial: Neuza Clementino

  • Exemplo de força, fonte inesgotável,
  • Defensora ilustre da arte do verso,
  • Que corre na veia do seu universo,
  • Num poder fecundo de fé inquebrável,
  • Guerreira na luta, Pessoa notável,
  • Grande detentora de amor cristalino…
  • Como a poesia tornou-se seu hino,
  • A APPTA, feliz por ter esta artista,
  • Faz justa homenagem á apologista,
  • Mulher sertaneja: NEUSA CLEMENTINO

Tabira, 19 de setembro de 2009

APPTA (Associação dos Poetas e Prosadores de Tabira