Prefeito Sebastião Dias anuncia mudanças na equipe de governo para 2015

secretariado_reformaDurante entrevista coletiva, o Prefeito Sebastião Dias anunciou que sua equipe de governo passará por mudanças. Apenas um nome novo foi apresentado, os demais já fazem parte do governo e foram remanejados para outra área da administração, informa o Radar do Sertão.

Diretor de Transportes

Antes de anunciar o novo Diretor de Transportes, o Prefeito Sebastião Dias fez um agradecimento ao novo dono da pasta pela sua disponibilidade em assumir a responsabilidade. Em seguida anunciou Djalma Bezerra de Souza. O ex-diretor, Dinho Amaral, vai cuidar dos transportes da saúde e educação.

Para assumir a Assessoria de Imprensa, o Prefeito anunciou o Professor Adeval Soares do Nascimento.

Para assumir a Secretaria de Planejamento e Gestão foi anunciado Rúbens Espíndola que antes era o Tesoureiro.

Para tesouraria no lugar de Rubens foi convocado Jandson Menezes Barbosa que segundo o prefeito, foi aclamado para ocupar o cargo.

Sebastião Dias deixou bem claro que, com exceção da contratação de Djalma Bezerra, não houve mais contratações para evitar gastos.

Ex-prefeito Dinca mostra indignação com atitude da Câmara de Tabira

dinca_anchietapor Anchieta Santos

A decisão da Câmara de Tabira em arquivar a CPI que investigava a perda dos convênios, não deixou Dinca Brandino(PSB) nada satisfeito.

Mostrando indignação o ex-prefeito de Tabira entrou em contato com a produção do Rádio Vivo. Dinca disse que até o GI- Grupo independente se dividiu, “os vereadores somente continuariam a investigação se eu fosse o culpado pela perda dos recursos.

Já que foi o prefeito Sebastião Dias(PTB), preferiram colocar uma pedra em cima.”.

Sistema integrado de resíduos sólidos será implantado no São Francisco

sao_franciscoEstá em andamento a elaboração de projetos básico e executivo de engenharia e de estudos de licenciamento ambiental para a implantação de um sistema integrado de resíduos sólidos urbanos na bacia do rio São Francisco. Os projetos alcançam municípios de Alagoas, Sergipe e Pernambuco e os investimentos da Codevasf associados a seu desenvolvimento somam cerca de R$ 1,6 milhão.

Em Alagoas serão beneficiados 13 municípios, com diferentes tipos de intervenção: Batalha, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Olho d’Água das Flores, Olivença, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Monteirópolis e Senador Rui Palmeira.

Em Pernambuco serão 12 municípios: Tabira, Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Carnaíba, Quixaba, Solidão, Ingazeira, Iguaraci, Brejinho, Itaperim, Tuparetama e Santa Terezinha.

Em Sergipe serão 11: Aquidabã, Gararu, Neópolis, Nossa Senhora de Lourdes, Pirambu, Canhoba, Graccho Cardoso, Pacatuba, Propriá, Santana do São Francisco e Monte Alegre de Sergipe.

No âmbito dos projetos serão analisados aspectos técnicos, ambientais, econômicos, sociais e financeiros do sistema integrado de resíduos sólidos urbanos. As alternativas propostas para o desenvolvimento do sistema deverão ser as de menor impacto ambiental, maior eficiência e menor custo econômico – tanto para implantação quanto para operação e manutenção.

Estes sistemas têm como premissa a eficiência em coleta, destinação e disposição dos resíduos sólidos urbanos dos municípios, de acordo com o que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Isso confere à população atendida benefícios como aqueles relacionados a qualidade de vida e a oportunidades na cadeia produtiva dos resíduos sólidos urbanos, por meio da atuação profissional em cooperativas de catadores”, explica o analista em desenvolvimento regional da Codevasf Igor Soriano.

Os projetos também abrangem remediação e encerramento de áreas de lixão de municípios que comporão o sistema. A remediação e o encerramento de atividades em áreas degradadas por resíduos sólidos urbanos contemplam a minimização do risco de incêndio e da poluição do solo, das águas e da atmosfera oriunda da decomposição dos resíduos. Os projetos devem propor medidas de organização e encaminhamento de catadores para associações e cooperativas para que atuem em unidades de triagem que do futuro sistema.

O sistema integrado de resíduos sólidos urbanos será composto por estruturas como aterro sanitário, aterro de resíduo de construção e demolição, unidade de compostagem, unidade de triagem, estação de transbordo, central de resíduos e ponto de entrega voluntária de resíduos.

As unidades de triagem propostas para o sistema serão constituídas por edificações e instalações destinadas ao manejo de materiais provenientes da coleta seletiva de resíduos secos domiciliares ou assemelhados (papéis, plásticos, metais, entre outros), por parte de trabalhadores formalmente vinculados a instituições que atuem na área de reciclagem.

Paulo Câmara já escolheu 11 secretários

O governador eleito Paulo Câmara (PSB) está fechando o seu secretariado ao longo do dia. Até o momento, 11 nomes já foram confirmados para integrar o primeiro escalão, que será anunciado em coletiva na próxima segunda-feira, informa o Blog do Magno. Veja abaixo os que já estão confirmados:

  • Defesa Social – Alessandro Carvalho
  • Casa Civil - Antônio Figueira
  • Controladoria – Rui Bezerra
  • Planejamento – Danilo Cabral
  • Agricultura – Nilton Mota
  • Infraestrutura – Fernando Dueire
  • Educação – Fred Amâncio
  • Desenvolvimento Social – Waldemar Borges
  • Cidades – Rodrigo Novaes
  • Imprensa – Ennio Benning
  • Turismo –  Felipe Carreras

Com lugares certos, mas pastas indefinidas:

  • Thiago Norões ( cota pessoal de Paulo Câmara)
  • Alberto Feitosa ( cota do PR)
  • Deputado Cadoca ( como cota do PCdoB)

Passaporte brasileiro terá prazo de validade estendido para de 10 anos

Decreto publicado  sexta-feira, 12,  amplia o prazo de validade do passaporte nacional de cinco para dez anos. Segundo o texto, a regra é válida para passaportes comum, oficial e diplomático, e para a carteira de matrícula consular. A Polícia Federal informou que o novo prazo será adotado a partir de 2015. Esse tempo é necessário para que sejam feitas as alterações na caderneta e as adaptações aos certificados digitais, inseridos no chips dos passaportes, que trazem mais segurança ao documento, justificou a PF em nota. Estão previstos ainda mais páginas e itens de segurança no passaporte, informa o FolhaPress.

A Polícia Federal destacou também que os passaportes já emitidos não terão prazo prorrogado. Quem ainda possui o passaporte antigo, de cor verde, pode continuar utilizando-o até sua data de validade. A solicitação de passaporte deve ser feita pelo site da Polícia Federal, que apresenta todas as informações necessárias para obtenção do documento. Recentemente, outra mudança foi adotada pela PF: desde o final do mês passado, foi simplificada a documentação para autorização de viagem de menores, permitindo a inclusão no próprio passaporte da autorização.

Pela regra anterior, para viajar desacompanhado ou com apenas um dos pais, era necessário apresentar uma autorização, com assinatura reconhecida em cartório, dos responsáveis. A solicitação de passaporte deve ser feita pelo site da Polícia Federal, que apresenta todas as informações necessárias para obtenção do documento.

Figueira na Casa Civil, Felipe assume Turismo, Danilo assume Planejamento e Fred Amâncio Educação

Carlos-Figueira

Antônio Figueiras, ex-secretário de Saúde, fica na Casa Civil

O governador eleito Paulo Câmara (PSB) já escolheu boa parte da equipe, que será anunciada na próxima segunda-feira. Para a Casa Civil, optou pelo ex-secretário de Saúde, Antônio Figueiras, informa o Blog do Magno.

Para a pasta de Turismo, o deputado federal eleito Felipe Carreras. O controlador-geral ele foi buscar dos quadros do TCE. Trata-se do auditor Rui Bezerra.

felipe

O deputado federal eleito Felipe Carreras está cotado para a Secretaria de Turismo

Câmara resolveu convocar também os secretários estaduais Alberto Feitosa, do grupo de Inocêncio Oliveira, e Rodrigo Novaes, indicação do PSD de Gilberto Kassab. As pastas de Feitosa e Novaes ainda estão em aberto.

alberto-feitosa

Deputado estadual Alberto Feitosa (PR) ainda sem pasta definida

rodrigo-na-tribuna

O estadual Rodrigo Novaes (PSD) também integrará a equipe de Paulo Câmara

Mais nomes confirmados para a equipe do governador eleito Paulo Câmara, antecipados com exclusividade pelo blog: Danilo Cabral vai para Secretaria de Planejamento, Rodrigo Novaes assume a pasta de Cidades e Fred Amâncio foi escolhido para Educação. Indicado pelo PMDB de Jarbas Vasconcelos, o ex-secretário de Infraestrutura, Fernando Dueire, deve reassumir a pasta.

Danilo Cabral vai para a secretaria de Planejamento

Danilo Cabral vai para a secretaria de Planejamento

fred

Fred Amâncio assume a secretaria de Educação

Dueire

Fernando Dueire reassume a pasta de Infraestrutura

Exclusivo: Definido novo Juiz da Comarca de Tabira

novo_juizO presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Des. Frederico Ricardo de Almeida Neves, publicou no Diário Oficial da Justiça, a escolha do novo Juiz Substituto do Município de Tabira.

Natural do Rio Grande do Norte, Dr. Hildeberto Júnior da Rocha Silvestre ingressou no TJPE, após ser aprovada em 13º lugar em concurso público realizado pela Corte. O novo juiz deve assumir a Comarca em fevereiro de 2015.

Exclusivo: Juíza de Tabira é promovida para Vitória de Santo Antão

juiza clenya_tabiraO Tribunal de Justiça de Pernambuco aprovou a promoção da juíza substituta Dra. Clênya Pereira de Medeiros, por critério de merecimento, a titular da Vara da Infância e da Juventude de Vitória de Santo Antão, distante 59km da capital Recife.

A jovem juíza, natural de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, assumiu a Comarca de Tabira em agosto de 2012. A previsão é de que ela deixe o Município no final de janeiro de 2015.

Dra. Clênya foi responsável por organizar a Comarca o Conselho de Magistratura decidiu declarar regime especial de atendimento e apreciação jurisdicional na Vara Única da Comarca de Tabira.

Na época, o Conselho levou em consideração o relatório produzido pela Corregedoria, que apontava a Vara com a menor produtividade e o maior acervo processual. Tramitavam 3.165 (três mil, cento e sessenta e cinco) processos, dos quais 1.771 estavam conclusos e 1.056 ainda sequer tinha sido distribuídos.

Ficaram designados os Juízes José Carvalho de Aragão Neto, Márcio Araújo dos Santos, Maria da Conceição Godoi Bertholiniu, Ana Marques Veras e Daniela Rocha Gomes, para, cumulativamente, exercerem a jurisdição.

Secretaria de Obras faz manutenção de rede de esgoto em vários pontos da cidade

Esgotos-manutenacaoA Prefeitura Municipal de Tabira, nos últimos dias, acionou sua equipe para intervenções e manutenção na rede de esgoto de diversas ruas. O trabalho é orientado pela Secretaria Municipal de Obras que elabora um agendamento para a prestação de serviços que chegam por pedidos de moradores e fiscalização municipal.

As últimas intervenções aconteceram nas ruas Jovino da Graça e Bom Jesus ambas no Bairro de João Cordeiro. A Rua Coronel João Fernandes no centro da cidade, também aconteceram intervenções. A informação é da Assessoria de Imprensa.

Câmara de Tabira fará Sessão Solene no dia 22 de dezembro

camara_titulo_cidadao-9A Câmara Municipal realizará Sessão Solene de Outorga de Título de Cidadão Tabirense e de Medalhas, no dia 22 de dezembro, no Plenário Luiz Gonzaga Dantas de Oliveira Campos, a partir das 19 horas, em Tabira.

Na lista dos agraciados estão: a Juíza Dra. Clênya Pereira de Medeiros; Heleno Mariano; Deposiano Pereira Gomes; Antonio Pereira Gomes; Antonio Paulo de Jesus; Joseildo Alves do Nascimento; Claudia Rejane Maciel dos Santos; Cícero Luiz de Oliveira; Anamarya Rocha Vitorino Gomes; José Valdeir Carvalho e Maurílio Roberto Pereira de Vasconcelos;

A Sessão será transmitida pelas Rádios Tabira FM 87,9 e Cultura FM 104,9.

Mutirão de emissão de documentos chega a Tabira

documentoTeve início às 7h e segue até às 15h o Mutirão da Cidadania realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, hoje (11), na Prefeitura Municipal de Tabira. Durante a ação serão oferecidos serviços como emissão de documentos civis e jurídicos.

Serão realizadas emissões de Carteira de Identidade, 1ª e 2ª vias do registro de nascimento e de casamento, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Guarda Municipal de Tabira deflagra Operação “Caminho da Escola”

guarda_municipal_tabira (2)Os agentes da Guarda Municipal de Tabira iniciaram a Operação “Caminho da Escola” na Escola Municipal Andréia Pires. A ação será dividida em duas vertentes: proteção à vida e organização do trânsito.

O objetivo da operação é de segurança aos alunos da escola, que fica próxima a uma das vias mais movimentadas e que oferecem riscos aos estudantes. Os agentes auxiliam a travessia e obrigam os veículos que transitam pelo local a reduzir a velocidade e parar quando os alunos estão atravessando.

O Inspetor de Trânsito da Guarda Municipal, Adelmo Queiroz, explica que a falta de educação dos motoristas e o desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) são as principais causas dos problemas em frente às escolas.

guarda_municipal_tabira (1)

Hoje tem Festival de Repentistas em Tabira

festivalHoje acontece a 14ª edição do Festival de Repentistas de Tradição, em Tabira dentro da programação da SEMANARTE Cultural, com a participação das duplas concorrentes: Edezel Pereira e Arnaldo Pessoa; Sebastião Dias e Edivando Nogueira; Pedro de Alcântara e Zé Carlos do Pajeú; Rinaldo Aleixo e Antônio José; Lídio Vaz e Zé Bartolomeu.

O evento ainda contará com a participação especial de George Alves e André Santos. O professor Genildo Santana será o declamador e José Luiz Júnior apresenta o Festival que inicia às 21h, ao lado da Igreja Matriz.

Salário mínimo será arredondado para R$ 790, diz relator do Orçamento

Salario-MinimoO relator do Orçamento de 2015, senador Romero Jucá (PMDB-­RR), afirmou nesta quarta­-feira, 10, que o valor do salário mínimo previsto para vigorar no ano que vem será arredondado para R$ 790. O estabelecido na proposta orçamentária encaminhada pelo Executivo era de R$ 788,06. Esse incremento, disse Jucá, terá impacto de cerca de R$ 1,2 bilhão, informa o Paraná Online.

“É exatamente para facilitar a vida dos trabalhadores, das empresas e para garantir um ganho real no reajuste”, afirmou Jucá. O número exato do salário mínimo de 2015 só será conhecido, no entanto, com um decreto editado pela presidente Dilma Rousseff no final do ano. O mínimo é calculado a partir de uma forma que leva em conta a inflação do ano anterior e o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

“Se houver alguma mudança na questão da inflação ou do crescimento, o salário mínimo é o resultado dessa equação. Se houver um número surpresa, o salário (mínimo) poderá ser ajustado até o fim da votação (do Orçamento)”, concluiu.

Animais silvestres são apreendidos em Tabira

Por Anchieta Santos

Durante rondas, a ROCAM flagrou os acusados Pedro Leandro da Silva, de 68 anos, casado, aposentado e Eugenio Mariano da Silva, de 52 anos, casado, autônomo, em atitude suspeita.

Ao perceberem a aproximação dos policiais, Eugenio tentou fugir pulando uma cerca de arame e adentrando em um terreno baldio, sendo detido logo em seguida pelo policiamento. Ele relatou que havia transportado na motocicleta HONDA/ CG 150 Titan KS, cor vermelha, ano 2004, placa KIS 1786, uma gaiola contendo 60 (sessenta) aves da raça Galo de Campina, vindos da cidade de Água Branca – PB, e que venderia as aves a Pedro Leandro.

Diante destas informações, a guarnição realizou uma busca no veículo TOYOTA/ Bandeirante, cor cinza, ano 1999, placa MAJ 8813, pertencente Pedro Leandro, e localizou os animais silvestres no interior do referido automóvel, além de 02 (duas) gaiolas, 01 (uma) faca peixeira e 01 (um) facão.

Os imputados foram conduzidos a DP local, onde responderão TCO. A motocicleta utilizada no transporte das aves estava com a documentação irregular e foi encaminhada a 24ª CIRETRAN em Afogados da Ingazeira-PE.

Apenas uma chapa inscrita para a eleição da Câmara de Tabira

ze_de_biraPor Anchieta Santos

Terminou na segunda-feira, dia 08 dezembro, o prazo para inscrição das chapas para a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Tabira. Apenas a chapa composta por Marcos Crente para presidente, Dra. Nely Sampaio 1ª secretária e Aristótelis Monteiro 2º secretário foi inscrita.

O atual presidente Zé de Bira oficializou em contato com a produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta que a eleição vai acontecer na segunda-feira dia 15.

Morre vencedora do 1º concurso de “Garota Municipal”

vania_garota_municipalA vencedora do primeiro concurso de “Garota Municipal”, organizado pela ex-primeira dama Ozita Rodrigues de Sousa, na década de 70, Vânia Maria Marinho Campos, filha do ex-vereador Luiz Gonzaga de Oliveira Dantas Campos, morreu nesta quarta-feira, dia 10, aos 58 anos, no Hospital Municipal Dr. Luiz José da Silva Neto, em Tabira.

Em Tabira, caminhão bate em moto e deixa uma pessoa ferida

O acidente aconteceu na Praça José Pires Sobrinho, no Centro, nesta terça-feira, dia 9. Segundo testemunhas, o caminhão MERCEDES BENZ/ L1113, cor laranja, ano 1974, placa KHP 3772, conduzido por José Rivaldo Nunes, de 48 anos, casado, agricultor, morador do Sítio Pocinhos, bateu no guidão da motocicleta HONDA/CG 125 Titan, cor vermelha, ano 1999, placa KMB 3033, conduzida por Djair Serafim da Silva, de 29 anos, casado, agricultor, residente na Rua Pedro Florentino Souza, Centro, em Solidão, fazendo com que o condutor perdesse o controle e caísse.

A passageira da motocicleta Jessia Ferreira da Silva Lopes, de 23 anos, casada, agricultora, foi socorrida ao Hospital Municipal Dr. Luiz José da Silva Neto apresentando várias lesões pelo corpo. Os condutores dos veículos foram conduzidos a Delegacia.

MDA autoriza pagamento do Garantia-Safra 2013/2014; Tabira na relação

O secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, autorizou o pagamento dos benefícios relativos à safra 2013/2014 aos agricultores e agricultoras que aderiram ao Garantia-Safra nos municípios existentes.

Constam na relação 11 (onze) municípios no estado de Pernambuco, destes, 06 (seis) estão no Sertão. São eles: São José do Belmonte, Calumbí, Flores, Carnaíba, Tabira e São José do Egito.

O pagamento será feito ainda neste mês de dezembro, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. A autorização consta no Diário Oficial da União desta terça-feira (09).

Empresário vai doar terreno para novo Polo de Tabira

paulo_manuO empresário Paulo Manú demonstrou interesse em doar uma área para a construção de um novo Polo de Educação a Distância. O local onde atualmente funciona, no Bairro João Cordeiro, se tornou pequeno para o número de alunos. O contato com o empresário foi feito pelo vereador Marcos Crente (PSB).

Hoje, o Polo de Educação de Tabira atende mais de mil alunos em parceria com as Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade de Pernambuco (UPE); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Segundo a coordenadora Lyedja Barros, o Polo de Tabira tem a perspectiva de receber o curso de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Joel Mariano volta a cobrar construção da ETA

joel_marianoO ex-vice-prefeito de Tabira, Joel Mariano (PCdoB), voltou a cobrar durante pronunciamento nessa segunda-feira, dia 08, na sessão ordinária da Câmara Municipal, a construção da Estação de Tratamento para receber as águas da Adutora do Pajeú e da Barragem da Ingazeira.

“Nós não podemos ficar sem uma ETA. Teremos água da Adutora do Pajeú e do grande manancial da Cachoeirinha e não poderemos, mais uma vez, depender de Afogados da Ingazeira. A ETA de lá não tem condições de comportar as duas cidades. Tabira e Afogados cresceram”, disse.

Edmundo Barros anuncia ação contra Nêgo de Ana

edmundo_barrosDurante pronunciamento na sessão ordinária dessa segunda-feira (8), o vereador Edmundo Barros (PMDB) anunciou que acionará judicialmente o blogueiro Ademir de Souza, o Nêgo de Ana, pelo comentário publicado em seu blog de que vereadores iriam receber carro novo para impedir a criação de CPI contra o Governo Municipal.

 “Quero dizer que nesta terça-feira vou acionar o blogueiro Nêgo de Ana na justiça pelo comentário irresponsável feito no blog”, revelou.

Comissão da Verdade aponta 300 responsáveis por torturas

O relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV), que será divulgado quarta-feira (10), terá nomes de mais de 300 militares, agentes de Estado e até mesmo ex-presidentes da República. A informação é do integrante da comissão o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias. Ele acrescentou que o documento recomendará que eles sejam punidos pelos crimes de tortura, execução e ocultação de cadáveres, informa a Agência Brasil.

“Não podemos pedir a punição, porque esta não é nossa missão ou função. Estamos proclamando que, pelos caminhos do Poder Judiciário ou do Poder Legislativo, a questão da anistia seja enfrentada de forma corajosa, porque os crimes contra a humanidade são imprescritíveis e não sujeitos à Lei da Anistia”, salientou Dias.

Segundo ele, o relatório não pedirá a revisão da Lei da Anistia. “Não vai pedir a revisão, mas pedirá que a anistia não seja reconhecida para agentes de Estado que praticaram violações aos direitos humanos”, ressaltou o ex-ministro.

Secretaria de Assistência Social de Tabira será premiada hoje em Salvador

O prefeito de Tabira, Sebastião Dias acompanha a primeira dama e Secretária de Assistência Social, Iêda Melo, que será premiada pelo seu trabalho de excelência. O Prêmio Responsabilidade Social será entregue durante o 7º Congresso Nacional de Gestores da Assistência Social que inicia hoje e termina na próxima quarta-feira, dia 10 de dezembro, na Costa do Sauípe, na Bahia.

Para a realização de ações que permitam uma melhor qualidade de vida para os tabirenses com menor poder aquisitivo, a Secretaria de Tabira conta com uma grande e importante estrutura. São dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras) que atendem famílias em todo município. Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) atende inúmeras famílias. Além disso, a estrutura de atendimento da pasta passa pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculos, o antigo PETI e a Casa da Costura.