Em Tabira, polícia prende autor de dupla tentativa de homicídio praticada em São José do Egito

Por Anchieta Santos

A Equipe do GATI realizava diligências no intuito de localizar o imputado da tentativa de homicídio contra dois cidadãos na Vila São Jorge, município de São José do Egito-PE, ocorrida no sábado por volta das 21:00 hs, conforme ocorrência registrada no B.O 675/2015.

Os policiais, através de informes de testemunhas citadas no B.O,  conseguiram localizar o acusado Marcos Antônio Lopes da Silva, de 22 anos, solteiro, agricultor, na altura do Sítio Baixa da Ovelha, zona rural de Tabira-PE. O mesmo foi detido e confessou a autoria do crime.

Diante do fato o imputado foi conduzido à DP de Af. da Ingazeira-PE, onde foi autuado em flagrante delito. O imputado ainda confessou ser o autor de um homicídio na cidade de Tuparetama-PE há dois anos.

Carro colide com moto na PE-320, em Tabira

Um carro Fiat Strada, branca, 2007, placa MYS-4355, colidiu com uma motocicleta HONDA CG 125 TITAN, azul, 1996, placa KIC-4585, por volta das 19h40min desse sábado (28), na PE-320, próximo a Fábrica de Sorvetes da Ping Mel, em Tabira.

De acordo com informações do boletim de ocorrência a vítima Harlly Renan Gomes Daniel, de 22 anos, amasiado, agricultor, seguia sentido Tabira/ São José do Egito, com sua moto e o imputado Hélio da Silva Nogueira, de 29 anos, casado, agricultor, vinha no sentido contrário, com seu veículo, ao chegar em frente a fábrica de sorvete PING MEL,  Hélio entrou a esquerda, não observando que a moto citada seguia, causando um abalroamento lateral. Com o impacto do veículo, a moto foi parar embaixo do carro com várias avarias (perca total). O veículo STRADA quebrou o pisca do lado esquerdo, amassou o para- lama esquerdo e quebrou o pára-brisa.

O imputado tentou socorrer a vítima, sendo detido no local, no percurso a DP, o mesmo confessou que ingeriu bebida alcoólica. Diante dos fatos a ocorrência foi repassada a DP juntamente com os veículos para medidas cabíveis.

Pernambuco terá aumento na conta de luz a partir de março

conta_celpePor JC Online

A partir da próxima segunda-feira (2), a conta de luz vai ficar mais cara para os consumidores pernambucanos. A revisão tarifária extraordinária para essas empresas foi aprovada hoje (27) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e a Celpe vai sofrer um reajuste de 2,2%.

Os maiores aumentos serão para as distribuidoras AES Sul (39,5%), Bragantina (38,5%), Uhenpal (36,8%) e Copel (36,4%).

A distribuidora CEA, do Amapá, não solicitou a revisão tarifária. Já as empresas Amazonas Energia (AM), Boa Vista Energia e CERR (RR) não terão revisão tarifária porque não participam do rateio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e não estão no Sistema Interligado Nacional. A Ampla (RJ) também não passou pela revisão, porque seu processo tarifário ocorre em 15 de março, quando todos os efeitos serão considerados.

Os impactos da revisão serão diferentes conforme a região da distribuidora. Para as concessionárias das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste o impacto médio será de 28,7% e para as distribuidoras que atuam nas regiões Norte e Nordeste, de 5,5%. A diferença ocorre principalmente por causa do orçamento da CDE e da compra de energia proveniente de Itaipu.

Também começa a valer na semana que vem os novos valores para as bandeiras tarifárias, que permite a cobrança de um valor extra na conta de luz, de acordo com o custo de geração de energia. Além da revisão extraordinária, as distribuidoras também passarão neste ano pelos reajustes anuais, que variam de acordo com a data de aniversário da concessão.

Agricultores de Tabira já estão recebendo 50 mil raquetes de Palma

Conforme foi anunciado pelo Tesoureiro do Conselho de Desenvolvimento Rural, Joel Mariano, os agricultores de Tabira, representados por suas associações, estão recebendo desde a última 5ª feira raquetes de palma Orelha de elefante. São 1.500 raquetes para a Associação que nunca foi beneficiada com a distribuição de palma e 700 para quem já havia recebido antes. A informação é de Anchieta Santos.

Prefeitura de Tabira lança convocação de aprovados no concurso

concurso_tabiraA Prefeitura de Tabira, através da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) lançou editais nesta sexta-feira, dia 27 de fevereiro, para convocar profissionais aprovados no Concurso Público, realizado em 2012. O chamamento tem obedecido a necessidade de cada órgão que compõem a administração.

Entre os novos convocados, estão: fisioterapeuta, técnico de enfermagem, agente administrativo, vigia, farmacêutico, auxiliar de serviços gerais, cozinheiro, eletricista, professores e guarda municipal.

Os candidatos deverão comparecer, em até trinta dias após a convocação, à Secretaria de Administração, localizada na Rua Albertina Xavier Pires, 239, Centro, no horário de 08:00 as 13:00 horas, munidos dos seguintes documentos (original e cópia): Diploma/Certificado comprobatório da escolaridade e da habilitação exigida para o cargo; Documentos Pessoais (Identidade, CPF, Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral, PIS/PASEP, Carteira de Trabalho, Reservista, Certidão de Nascimento ou Casamento, Registro do Conselho de Classe Profissional); declaração de acúmulo de vínculo; Comprovante de residência atualizado e 01 foto 3×4.

Após a convocação, o passo seguinte é a realização do exame médico pré-admissional, obrigatório e eliminatório. Apenas os candidatos aptos no exame serão contratados e assumirão suas unidades de trabalho, após a entrega dos documentos exigidos para o emprego público.

Prefeitura de Tabira retoma convocação de concursados

prefeitura_de_tabiraAtravés da Secretaria de Administração o Governo Sebastião Dias retoma nesta 6ª feira a convocação de profissionais aprovados no concurso de 2012.

As publicações serão anunciadas em ato do Poder Municipal através da Imprensa. “A administração Municipal sempre deixou claro que chamaria os concursados de acordo com as necessidades”, disse o Secretário Flávio Marques, falando à produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta.

De acordo com Flávio, 230 aprovados no concurso já foram chamados pelo governo tabirense. A informação é de Anchieta Santos ao blog.

Ex-vice-prefeito Joel Mariano afirma que Dinca também tem condições de ser candidato

joel_marianoDurante entrevista a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, Joel Mariano, ex-vice-prefeito de Tabira, disse que unida, a oposição vencerá a sucessão do Prefeito Sebastião Dias. “A Unidade é a chave para a vitória da oposição”, disse Joel.

Mariano gostou da ideia do ex-prefeito Dinca Brandino de começar a ouvir a população em pesquisa para chegar a um nome que possa unir o palanque oposicionista.

O ex-vice-Prefeito que tem o nome incluído na pesquisa, falava no programa apenas sobre o seu próprio nome, a esposa e o filho de Dinca. Quando provocado se o ex-prefeito não aparecia na pesquisa por ter jogado a toalha diante das várias contas rejeitadas, Joel disse que que ele deve ir para a pesquisa também, pois não está impedido de disputar a prefeitura tabirense.

Mariano até alfinetou o vereador Sebastião Ribeiro que teve o seu nome lançado pelo Grupo Independente, o chamado GI. “Não podemos ficar apresentando muitos nomes, que isso só atrapalha”.

Em Tabira, vereadores continuam produzindo notícias sobre investigações que não levam a lugar algum

Na foto de arquivo, a escada na frente parece sugerir que a casa precisa subir o nível das discussões. Vereadores agora prometem investigações mais severas e menos políticas da utilização do dinheiro público.

Na foto de arquivo, a escada na frente parece sugerir que a casa precisa subir o nível das discussões. Vereadores agora prometem investigações mais severas e menos políticas da utilização do dinheiro público.

Por Nill Júnior

Poucas Câmaras de Vereadores no Estado geram tanta desconfiança da opinião pública como a de Tabira no Pajeú. Debates intermináveis de nível questionável, posicionamentos mais parciais que técnicos, vereador ocupando mais as páginas policiais do que de política, acusação de bens da casa como veículos utilizados para finalidades nada condizentes com o seu verdadeiro papel.

Para tristeza do bom povo de Tabira, essa é a imagem da casa que acaba sendo mais evidenciada. Nas últimas horas, mais duas informações circulam na imprensa, a partir de relatos de vereadores à Cidade FM, no programa Cidade Alerta, com Anchieta Santos. Os nomes envolvidos prometem que agora a história da Casa vai mudar…

Vereador promete que investigação não acabará em Pizza : Integrante da Comissão Especial da Câmara de Tabira, criada para investigar as licitações para compra de medicamentos pela Prefeitura de Tabira, o vereador Djalma das Almofadas disse ontem a Rádio Cidade FM, que ao contrário de outras Comissões, esta não terminará em Pizza. De acordo com Djalma a Comissão levará 40 dias no máximo para apresentar resultados. O vereador ainda reclamou que a justificativa do governo tabirense de que o Projeto para o Curral do Gado teria sido paralisado ao atingir 95%, por abandono do engenheiro não convenceu. E disse que tudo não passa da falta de compromisso da administração.

Em Tabira Vereador protocola pedido para criar CPI do prédio da ESMAR: O vereador Edmundo Barros (PMDB) protocolou na noite de ontem terça-feira (24) na Secretaria-Geral da Câmara pedido para que seja criada uma CPI do prédio da Escola Maurício Ricardo Pereira de Vasconcelos.

O requerimento contou com o apoio dos onze vereadores.De acordo com o autor da proposta, a Câmara Municipal tem que investigar os atos oficiais e não pode deixar o Município perder o patrimônio. “Fui o presidente na época em que votamos uma Lei cedendo o prédio por dez anos a escola e agora querem tomar o bem do município. Eu me sinto, culpado por isso”, desabafou o parlamentar.

Sebastião Ribeiro (PSB) também acompanhou o discurso do colega. “Quando o projeto chegou aqui em 2002 tinha os documentos dizendo que era patrimônio do município, aí depois de dez anos os documentos desapareceram”, questionou. O prazo de funcionamento do colegiado é de 60 dias, prorrogável por mais 60.

A CPI tem poderes de investigação equiparados aos das autoridades judiciais, como determinar diligências, ouvir indiciados, inquirir testemunhas, requisitar de órgãos e entidades da administração pública informações e documentos, tomar depoimentos de autoridades federais, estaduais e municipais, bem como requisitar os serviços policiais.

Pernambuco é vice-líder em mortes por choque elétrico no Nordeste

rede_eletricaCom 51 casos contabilizados em 2014, Pernambuco é o segundo estado do Nordeste com maior número de mortes por choque elétrico. O estudo foi divulgado nesta terça-feira (24) pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). Em vias públicas, pelo menos 12 pessoas vieram a óbito, entre elas o menino Ênio Marcondes Ferreira de Brito, 11 anos, que pisou num fio solto de baixa tensão em Pau Amarelo, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, informa o Diário de Pernambuco.

Pernambuco só perdeu para a Bahia, que registrou 68 mortes por choque elétrico no ano passado. Para a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), as principais causadas desses acidentes estão relacionadas às intervenções indevidas na rede de elétrica, como ligações clandestinas e avanço de construções civis irregulares sobre a fiação.

No Brasil, segundo a Abracopel, foram contabilizadas 627 mortes por choque elétrico em 2014. Um aumento de 6% em relação a 2013, quando o país registrou 592 óbitos. Estatisticamente, 8,13% dos casos no ano passado aconteceram em Pernambuco.

“Esse resultado demonstra o descaso das pessoas. Hoje em dia há maior acesso à energia, aos equipamentos eletrônicos. Consequentemente, os riscos acabam aumentando. O grande problema é a falta de conscientização das pessoas por não conhecer os riscos ou por ignorá-los”, avaliou o engenheiro Edson Martinho, diretor executivo da Abracopel.

O episódio de morte por choque elétrico que teve maior repercussão em Pernambuco, no ano passado, foi o de Ênio Marcondes. Ele andava pela Rua Irã, no Loteamento Conceição, quando pisou num fio de baixa tensão e sofreu a descarga elétrica. Segundo testemunhas, aquela era a terceira vez que o fio caía na rua e, apesar de ter sido acionada, a Celpe não havia feito o reparo. A criança morreu a caminho de socorro.

Após seis meses de investigações, a Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe) decidiu aplicar multa no valor de R$ 173 mil à Celpe. O valor corresponde a 0,0058% do faturamento líquido anual da empresa e será recolhido ao governo federal, como determina resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Vereador protocola pedido para criar CPI do prédio da ESMAR

edmundo_barrosO vereador Edmundo Barros (PMDB) protocolou na noite dessa terça-feira (24) na Secretaria-Geral da Câmara pedido para que seja criada uma CPI do prédio da Escola Maurício Ricardo Pereira de Vasconcelos. O requerimento contou com o apoio dos onze vereadores.

De acordo com o autor da proposta, a Câmara Municipal tem que investigar os atos oficiais e não pode deixar o Município perder o patrimônio. “Fui o presidente na época em que votamos uma Lei cedendo o prédio por dez anos a escola e agora querem tomar o bem do município. Eu me sinto, colegas, culpado por isso”, desabafou o parlamentar.

Sebastião Ribeiro (PSB) também acompanhou o discurso do colega. “Quando o projeto chegou aqui em 2002 tinha os documentos dizendo que era patrimônio do município, aí depois de dez anos os documentos desapareceram”, questionou.

O prazo de funcionamento do colegiado é de 60 dias, prorrogável por mais 60. A CPI tem poderes de investigação equiparados aos das autoridades judiciais, como determinar diligências, ouvir indiciados, inquirir testemunhas, requisitar de órgãos e entidades da administração pública informações e documentos, tomar depoimentos de autoridades federais, estaduais e municipais, bem como requisitar os serviços policiais.

Palma e sementes para os agricultores de Tabira

palmaA informação foi passada pelo Tesoureiro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Joel Mariano. O Governo Paulo Câmara através da Secretaria de Agricultura vai atender as famílias rurais de Tabira com 50 mil raquetes de palma orelha de elefante.

Amanhã, quarta-feira, haverá reunião ás 09hs na sede do sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais com os representantes da associações para tratar da distribuição da palma que chegará a Tabira entre 4ª e 5ª feira.

Joel também adiantou que vem aí o Programa Terra Pronta que atenderá os agricultores preparando a terra para o milho, feijão e o sorgo que o governo do estado liberará.

Câmara de Tabira cria Comissão Especial para investigar licitações

posse-de-Marcos

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Crente (PSB), leu na noite dessa segunda-feira (24), em Plenário, o ato de criação da Comissão Parlamentar Especial (CPE) das Licitações. Segundo o ato de criação, a CPE terá 60 dias e será formada pelos vereadores Aristóteles Monteiro (PT), presidente, Djalma Nogueira Sales (PSB), secretário e Heleno Aldo de Santana (PCdoB), membro.

O requerimento de criação da Comissão Parlamentar Especial foi protocolado pelo líder da oposição na Câmara, vereador Djalma Nogueira Sales. Segundo o documento, em 2014 a Casa Eduardo Domingos de Lima instalou uma comissão, porém o prazo expirou e não foi apurado as denúncias contidas nas Ações Populares ingressadas contra o prefeito e secretários do Governo Municipal.

Governador convoca reunião para discutir soluções para crise hídrica

paulo_camaraO governador Paulo Câmara (PSB) vai se reunir amanhã com o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, para avaliar a crise hídrica no Estado. A reunião acontece cinco dias depois de a instituição anunciar a situação crítica da Barragem de Botafogo, em Igarassu, que está operando com apenas 16% da sua capacidade. Paulo admitiu que a situação na Região Metropolitana é preocupante e disse que o Estado está tentando articular com o governo federal ações para amenizar os efeitos da falta de água em Pernambuco. O gestor ainda frisou que é preciso agilizar as obras no Sertão e Agreste, informa o JC Online.

O governador contou que Roberto Tavares e técnicos da Compesa se reuniram com representantes do governo federal na última quinta-feira para pedir a aceleração de obras hídricas no Estado. Entre as principais ações conveniadas com o governo federal, estão as barragens de Serro Azul e Igarapeba (na Mata Sul) e Barra de Guabiraba (Agreste Central), além do Ramal do Agreste. Esta última obra, inclusive, recebeu recursos de R$ 4,5 milhões do governo federal no último dia 11.

MEC abre inscrições para o Fies

Ministério da Educação (MEC) abre hoje (23) inscrições, pelo sistema informatizado, para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2015. As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 30 de abril.

A portaria que dispõe sobre o prazo de inscrição está publicada na edição de hoje (23) do Diário Oficial da União. Define também que serão observados os indicadores de qualidade de instituições de ensino superior para a concessão do financiamento.

Passo a passo divulgado pelo MEC informa que para efetuar a inscrição o estudante deverá acessar o sistema informatizado (SisFies) e inserir os dados solicitados. Após prestar essas informações, receberá mensagem no endereço eletrônico informado para a validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o SisFies e fará sua inscrição informando os dados pessoais, do curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.

Após concluir a inscrição, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), na instituição de ensino, em até 10 dias, contados a partir do dia posterior ao da conclusão da inscrição.

Após a validação das informações o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do Fies em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

No ano passado, o ministério alterou as regras para concessão de novos contratos do Fies. O estudante terá que obter um resultado mínimo de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para conseguir o financiamento. Disciplinou também o uso simultâneo de recursos Fies e do Programa Universidade para Todos (ProUni). Um estudante só poderá usar os dois programas quando tiver bolsa parcial do ProUni e o complemento do Fies for para o mesmo curso e na mesma instituição de ensino superior.