Paulo Câmara avalia que crise pode gerar ajustes mais duros em Pernambuco em 2016

Paulo_CamaraJornal do Commercio

Quando questionado sobre os efeitos da crise econômica em Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) sempre negou que vá atrasar o salário dos servidores estaduais. Em entrevista à Rádio CBN São Paulo, o socialista reforçou o compromisso, mas deixou em aberto essa possibilidade para o ano que vem.

“Vamos fechar 2015 equilibrado, mas muito preocupado com 2016. Porque se 2016 repetir esse mesmo cenário econômico de 2015, nós vamos ter um ano, realmente, onde pode acontecer muita coisa que nós não queremos. Muitos ajustes, muito mais duros, e, aí, sim, pode afetar a qualidade dos serviços oferecidos à população. Isso é uma discussão que eu espero que não precisemos fazer em 2016”, falou.

A crise econômica não ocasionou o parcelamento do salário dos servidores, como no Rio Grande do Sul, mas já tem seus efeitos no Estado. “Não há risco de Pernambuco atrasar salários, mas nós já estamos com alguma dificuldade com alguns fornecedores, até pelo fluxo de caixa. Os meses de julho, agosto e setembro são meses ruins de receita. Nós só vamos regularizar o pagamento dos fornecedores a partir do mês de outubro”, declarou.

O governador disse que espera que as condições econômicas do Brasil e de Pernambuco melhorem em 2016 e garantiu que tem feito sua parte. Paulo também justificou a razão de não ter concedido aumento aos servidores estaduais este ano. “Estamos traçando uma estratégia de equilíbrio, porque nós não vamos superar as dificuldades do ano de 2015 e as previsões de 2016 se nós não tivermos o equilíbrio. O equilíbrio é o número 1 de todo o nosso trabalho”.

Na entrevista, o governador ainda falou da importância de se criar um mecanismo para o financiamento da Saúde, mas disse ser contra o simples retorno da CPMF. “Não se dá para criar imposto ou contribuição hoje no país sem aperfeiçoar o sistema, sem diminuir a alíquota de outros impostos ou até eliminar algum tipo de contribuição que não é boa para os setor produtivo. Isso é uma discussão maior”, disse.

PE confirma quatro novos casos de chikungunya

gripe x dengue 2Folha de Pernambuco

Pernambuco confirmou, nesta semana, quatro novos casos de febre chikungunya. Desses, dois contraíram a doença no município de Iati, localizado no Agreste (casos autóctones). São os primeiros registros de circulação da doença em território pernambucano. Os outros casos foram notificados em Itaíba e no Recife e estão sendo investigados para confirmar se a doença foi contraída ou não no Estado.

Com esses quatro novos casos, Pernambuco soma, em 2015, seis casos confirmados da doença – os dois primeiros foram importados da Bahia. Ao todo, 180 casos foram notificados como suspeitos, sendo 169 descartados. Entre os descartados, 65 deram positivo para dengue. O vírus do chikungunya é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue, doença endêmica no Brasil e em zonas tropicais da América Latina.

Os doentes podem apresentar febre acima de 38,5 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. O controle do mosquito é a ação mais importante, pois as pessoas podem ter chikungunya e dengue ao mesmo tempo.

Em Iati, onde foi confirmada a transmissão autóctone da chikungunya, o município, juntamente com a Regional de Saúde (Geres), está realizando um levantamento de todos os casos suspeitos e reforçando as ações de controle. Para apoiar e intensificar as ações de controle e mobilização social dos municípios, a SES disponibilizou insumos e materiais educativos para a Região. Além disso, os trabalhos de capacitação serão intensificados com profissionais de saúde da vigilância e assistência.

Em 2014, Pernambuco registrou quatro casos da doença, todos importados (um de ocorrência em Brejo Santo, no Ceará, e outro do município de Feira de Santana, na Bahia, além de dois casos da Colômbia).

Guarda Municipal inicia operação de sinalização em áreas escolares

sinalizacao_escolarA Prefeitura de Tabira, através da Secretaria de Administração está trabalhando para melhorar a sinalização da cidade. O trabalho foi iniciado por uma equipe da Guarda Municipal de Tabira, na PE-320, em frente à Escola Municipal Andréa Pires.

A operação de sinalização das áreas escolares faz parte do Projeto Escola Segura, e será estendida as escolas do município que registram o maior fluxo de veículos nos horários de entrada e saída de estudantes.

“Estamos disciplinando o trânsito da cidade e sentimos a necessidade de reforçarmos a segurança do trânsito nas escolas da rede municipal de Tabira com a implantação de sinalização específica para esta área. Levamos o pleito ao prefeito Sebastião e de imediato fomos atendido”, afirmou Flávio Marques, Secretário Municipal de Administração.

Na porta das escolas contempladas serão implantadas faixas de pedestres, além de placas complementares, indicando a faixa há alguns metros adiante e advertindo os motoristas a diminuírem a velocidade. “Com a medida, a Guarda Municipal visa garantir a segurança dos alunos e motoristas que transitam nas vias”, diz o Comandante-Geral da GM, Jair José.

Zé Amaral reafirma pré-candidatura à Prefeitura de Tabira

ze_amaralO ex-secretário municipal de Obras e Saneamento, Zé Amaral voltou a reafirmar sua pré-candidatura à Prefeitura de Tabira em 2016, na noite desta quarta-feira (02). Segundo ele, “não tem como recuar” depois de ter o nome lançado.

Amaral, que filiado ao Partido Social Democrata Cristão (PSDC), confirmou presença na reunião da próxima sexta-feira com as lideranças governistas no Município.

Oposição volta a cobrar ação para combater a violência

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco voltou a levar ao Plenário da Casa a preocupação com a escalada da violência em Pernambuco. Segundo dados disponíveis no site da Secretaria de Defesa Social do Estado, em agosto, até o último domingo (30), foram registrados 315 homicídios em Pernambuco  26% a mais que no mesmo mês do ano passado, quando foram contabilizadas 250 mortes. No ano, entre janeiro e agosto (até o dia 30), foram 2.475 assassinatos, o que significa 213 casos a mais que os oito primeiros meses de 2014.

O deputado Álvaro Porto (PTB) foi o primeiro a ocupar a tribuna para denunciar a completa falta de estrutura da Polícia no Estado. Segundo o parlamentar, em algumas regiões uma única viatura é responsável pela cobertura de três cidades e 70 municípios estão sem delegado. Desde o início do primeiro semestre temos cobrado soluções e debatido a questão em audiências com prefeitos, vereadores e a população, que está aterrorizada. Curiosamente, as iniciativas foram ignoradas pela Secretaria de Defesa Social, afirmou.

Líder da Bancada de Oposição, Silvio Costa Filho (PTB), destaca que esses oito meses mostram uma tendência de crescimento generalizado da violência. Não só nos casos de crimes contra a vida, com os assassinatos, mas também nos crimes contra o patrimônio, com aumento de 80% no índice de assaltos a agências bancárias e caixas eletrônicos e de pouco mais de 40% nos registros de assaltos a ônibus, segundo dados do Sinpol, destacou.

De acordo com o deputado Júlio Cavalcanti (PTB), além da crise enfrentada na área de segurança, o secretário da pasta, Alessandro Carvalho, não tem o hábito de ouvir a sociedade. Temos problemas sérios de acesso ao secretário, que não mostra disposição de debater a situação, criticou.

Segundo Edilson Silva (Psol), o Pacto pela Vida fez um bom diagnóstico do problema, mas não conseguiu ser implantado de fato. É preciso deixar de se apontar culpados e buscar, efetivamente, uma saída para a grave crise da segurança. Hoje, o clima de insegurança nas ruas é muito grande, reforçou.

A saída, para os parlamentares da Bancada de Oposição, passa pela valorização profissional dos agentes da segurança pública e pela manutenção dos insumos para a prestação do serviço. A atual gestão deixou de adotar os princípios que embasaram a criação do Pacto. A sociedade ficou à margem do debate e aos policiais civis e militares restou a pressão pelo cumprimento das metas, avaliou Silvio Costa Filho. O líder da Bancada voltou a cobrar a realização de uma audiência pública para discutir o Pacto pela Vida, que deve ser apreciada pelo Plenário nesta quinta-feira (3).

Comissão de deputados vai a Paraíba pedir atenção de Dilma para o semiárido

Os deputados Miguel Coelho, Rodrigo Novaes e Claudiano Filho viajam para João Pessoa, nesta quinta-feira (03), para uma reunião com representantes das assembleias legislativas de outros estados do Nordeste. O encontro tem por objetivo definir um documento preliminar com as prioridades para o desenvolvimento do semiárido. O material será entregue no dia seguinte à presidenta Dilma Rousseff, que cumpre agenda na Paraíba na sexta-feira (04).

Os pernambucanos vem buscando, desde março, formar uma articulação com as bancadas estaduais para o fortalecimento de um movimento para estabelecer uma política permanente voltada ao semiárido. A aliança recebeu o nome de União pelo Nordeste e já contabiliza o apoio de governadores, senadores, deputados federais, estaduais e a atenção de ministros e do superintendente da Sudene.

Esse documento foi construído a muitas mãos, inclusive, de especialistas em políticas sociais e econômicas para o Nordeste. Queremos construir uma agenda comum de prioridades para a presidenta que contemple as maiores necessidades dos estados do semiárido nordestino. Sabemos que não dá para a presidenta fazer tudo o que se pede em nossa região, mas pelo menos as ações de interesse comum dos nove estados precisam ser priorizadas, defende o deputado Miguel Coelho.

O passo seguinte à entrega do documento à presidenta será a realização de um fórum aberto à sociedade, que reunirá lideranças políticas e sociais do Nordeste. No encontro, as sugestões colhidas serão incorporadas ao documento, que será transformado num programa de políticas públicas para o semiárido. Depois do fórum, vamos solicitar uma audiência com a presidenta para entregar e discutir esse programa. Não se trata de um pacote de obras ou conjunto de paliativos, mas uma política estruturada e com visão de futuro para o semiárido, explica Rodrigo Novaes.

Marcos Crente diz que Dinca desrespeitou a Lei de Responsabilidade Fiscal em 2012

marcos-crente-tribunaO vereador e Presidente da Câmara de Tabira Marcos Crente, disse ontem a Cidade FM porque mudou o voto do primeiro para o segundo turno das contas do ex-prefeito Dinca Brandino (PSB), exercício 2012.

Marcos disse que o ex-gestor desrespeitou a Lei de Responsabilidade Fiscal ao deixar de pagar R$ 227 mil da folha de pessoal referente ao mês de dezembro.

Por outro lado, na sessão da segunda-feira, o vereador Zé de Bira surpreendeu ao dizer na Tribuna, que nunca mais votará contra a recomendação do Tribunal de Contas do Estado.

Ao ouvir a afirmação de Zé de Bira, um eleitor bem humorado perguntou: “E o Tribunal de contas é Deus, que não erra?”

Nota: Presidente do PTdoB nega que partido tenha sido criado por corrente petista

altair_correiaEm primeiro lugar, gostaria de enfatizar que a chegada do PTdoB, é no sentido de dar uma contribuição  para a Cidade de Tabira. Por exemplo: debater novas idéias e pensamentos políticos com a sociedade tabirense. Discutir com a população os principais temas que desafiam as políticas públicas, como saúde, educação, emprego e renda, segurança, etc. São temas fundamentais e que as vezes só são tratados em períodos eleitorais e depois caem no esquecimento dos políticos eleitos.

Como a maioria das pessoas já sabem, minha militância e experiência política em Tabira, se deu já como conselheiro tutelar nos anos de 2009 a 2012, onde obtive 1.362 votos. Isto mostra o quanto a sociedade tabirense me credenciou para um enfrentamento maior que é a condução de um partido aqui na cidade. Não queremos destruir o que já foi construído, mas acrescentar outras idéias no cenário políticos da Cidade de Tabira.

Este partido não foi construído pela CNB, Corrente política do PT e sim por militantes políticos que não tinham vínculo de filiação com nenhum partido, já mais nos sujeitaríamos em ser uma legenda de aluguel. Afirmamos que a nossa intenção é contribuir com a sociedade tabirense em ter mais uma alternativa política na Cidade.

As portas do Partido estão sempre abertas para os tabirenses. Inclusive no sentido de atrair filiações que possam também nos ajudar nas ações políticas que tragam o desenvolvimento para a nossa Cidade.

Aproveitamos o momento para informar a todos e todas os(as) tabirenses que o lançamento do partido, que será realizado no dia 26/09 as 9h00, com local a ser confirmado.

Tabira, 01 de setembro de 2015

Altair Correia – Presidente PTdoB

Vereador tabirense Aristóteles Monteiro admite sair do PT

totaMesmo sonhando que uma reunião coordenada pela Presidente Estadual Tereza Leitão do Partido dos Trabalhadores, recuperará a unidade da sigla em Tabira, o vereador Aristóteles Monteiro admite sair do partido. Em contato com a produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta, Aristóteles disse que a Corrente Construindo um Novo Brasil tratou de fundar o PT do B – Partido Trabalhista do Brasil.

Somente deixarão o PT em direção a nova sigla, os integrantes que postulam uma candidatura nas eleições de 2016. O vereador Aristóteles Monteiro, é um deles.  Dois de outubro é o prazo final para filiações ou troca de partidos. Hoje em Tabira o PT tem o grupo do comando, liderado pelo Presidente Tote Marques e a Corrente Construindo um Novo Brasil, do Presidente da CUT Carlos Véras.

Dinca Brandino não ficará com comando do PSB em Tabira

FOTO DE DINCA E NICINHAO ex-prefeito Dinca Brandino não terá o comando da Comissão Provisória do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Tabira. De acordo com a fonte socialista, os vereadores Sebastião Ribeiro, Zé de Bira, Marcos Crente e Djalma das almofadas já contam com quatro assentos de cinco vagas na composição. “A prioridade é de quem tem mandato”, revela.

A única vaga que sobrou para o comando da sigla no Município será destinada ao ex-vice-prefeito Joel Mariano, que anda com as relações estremecidas com seu ex-companheiro de chapa, Dinca Brandino.

Campanha de vacinação contra a Poliomielite é prorrogada até o próximo dia 9 em Pernambuco

campanhavacinacao1Foi prorrogada, em Pernambuco, até o próximo dia 9, a campanha de vacinação contra a Poliomielite. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), até o momento, 501.090 crianças foram vacinadas, totalizando 80,09% do público alvo. A meta é imunizar, no mínimo, 95% das 625.686 crianças pernambucanas entre 6 meses e menores de 5 anos, informa a Folha de Pernambuco.

A vacina contra a Poliomielite não possui contra-indicação. As crianças não imunizadas podem desenvolver a doença, que tem como principal agravamento a flacidez muscular em, pelo menos, um dos membros inferiores. Em 2014, Pernambuco imunizou 619.807 (99,08% do público total).

Histórico – A Poliomielite não é registrada no Brasil há 26 anos. O último caso foi no município de Souza, na Paraíba, em 1989. Em Pernambuco, foi em 1988. Desde 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovirus Selvagem. A partir de então, o País assumiu o compromisso de manter altas coberturas vacinais maiores ou igual a 90%.

Salário mínimo será de R$ 865,50 em 2016

dinheiro-na-maoDiário de Pernambuco

O ministro do Planejamento Nelson Barbosa anunciou que o salário mínimo do próximo ano será de R$ 865,50. Esse valor faz parte do Projeto de Lei Orçamentário Anual entregue pelo governo ao presidente do Congresso Nacional, o senador Renan Calheiros.

Barbosa ainda detalhou que o governo estima que a economia crescerá 0,2% em 2016 e a inflação será de 5,4%. O ministro do Planejamento também ressaltou que o país deve terminar o próximo ano com déficit fiscal de 30,5 bilhões, valor que corresponde a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB).

Em Tabira, bloco governista começa a debater sucessão na sexta-feira

O ex-prefeito Josete Amaral (PTB) e o Presidente da CUT, Carlos Veras (PT) confirmaram presença na reunião do bloco governista que vai tratar de sucessão municipal em Tabira. O encontro acontece na sexta feira, também terá as participações do Prefeito Sebastião Dias (PTB), vereadores, presidentes de partidos e lideranças municipais.

Luzinete de Caneca é pré-candidata a vereadora em Tabira

luzinete_marquesA professora Luzinete Pereira, popularmente conhecida por Luzinete de Caneca, anunciou a sua pré-candidatura a vereadora nas eleições do ano que vem. Ela ainda não revelou por qual partido se candidatará, mas já disse que fará uma campanha com lema: em defesa da classe de professores. Esta será a primeira vez que a professora disputará um cargo eletivo.

Servidora efetiva da rede municipal e aposentada do Estado de Pernambuco, Luzinete já exerceu os cargos de Secretária Municipal de Educação, na gestão do ex-prefeito Edson Moura e de Diretora de Ensino no mandato do ex-prefeito Dinca Brandino.

Ministro da Integração Nacional visita municípios de Paulista, Recife e Petrolina (PE)

31-8 - Ministro ParatibeO ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, participou de uma série de eventos em municípios de Pernambuco nesta segunda-feira (31/8). A agenda incluiu a assinatura de ordem de serviço para desassoreamento do Rio Paratibe, em Paulista; visita a locais de intervenções para mitigação de áreas de risco no Recife; e inauguração do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina.

PAULISTA

Gilberto Occhi chegou a Paulista pela manhã e sobrevoou obras que recebem recursos do Ministério da Integração Nacional (MI). O ministro participou da assinatura da ordem de serviço relativa à primeira etapa do desassoreamento do Rio Paratibe. As obras contemplarão o trecho de 3km de extensão compreendido entre a BR-101 e a PE-15 e devem ser concluídas em cerca de um ano. A intervenção também promoverá a reconstrução de duas pontes (Banheiro do Soldado e da comunidade do Barão).

“Essa obra é fundamental para a população de Paulista. Com o desassoreamento, serão evitados os alagamentos. Ruas, casas e comércio não ficarão cheios de água”, afirmou Gilberto Occhi. “E, com isso, será melhorada também a questão da saúde das famílias, pois as águas dos alagamentos não trazem somente as águas pluviais, mas as águas dos esgotos”, completou o titular do MI.

Essa primeira etapa faz parte do PAC Prevenção, convênio de R$ 64,6 milhões que já promoveu outras obras em Paulista, como intervenções nos canais da Avenida F, do Araxá, das Tintas e do Limoeiro.

RECIFE

O segundo compromisso foi no Recife. O ministro visitou locais de intervenções para mitigação de áreas de risco. O objetivo foi verificar a eficácia da tecnologia de geomanta instalada em morros da cidade – há 129 pontos no total. O governo federal estuda intervenções semelhantes em outras cidades do país que, a exemplo do Recife, sofrem com deslizamentos provocados pelas chuvas.

O roteiro compreendeu a rua Alto do Reservatório, na divisa com a rua Córrego do Fernandinho; a rua Jorge Melo e Rua Araújo, na localidade do Alto do Maracanã; e a 4ª Travessa Chapada do Araripe, na comunidade de Jardim Monte Verde.

Alguns desses pontos correm risco de desabamento. Para estabilizar os locais e evitar o problema, o governo federal liberou nesta segunda-feira a primeira parcela (R$ 1.411.392,40) de um total de R$ 2.411.392,40 para a execução das obras e construção de encostas.

PETROLINA

Em Petrolina, Gilberto Occhi participou da solenidade de inauguração do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), localizado no campus da instituição. O núcleo apoia as atividades dos programas de conservação de fauna e flora e de recuperação de áreas degradadas da Caatinga nas áreas do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

A instalação do Nema permitirá a geração de conhecimento e a formação de profissionais qualificados por meio do resgate e da coleta de plantas, da distribuição de sementes nativas da Caatinga, do monitoramento dos impactos ambientais sobre a flora nas áreas do Projeto São Francisco e da criação de modelos de recuperação de áreas degradadas. Esses modelos devem ser replicáveis e de baixo custo, de modo que sejam desenvolvidos em toda a extensão da obra.

Com investimento de R$ 1,5 milhão da União, por meio do MI, o Nema possui aproximadamente 1 mil m² com dois laboratórios, espaço para coleção botânica, salas de trabalho e um auditório. Mais de 100 profissionais já trabalham no local.

Após a inauguração do Nema, o ministro visitou o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), também no campus da Univasf. Desde 2008, quando o centro foi inaugurado, o MI investiu R$ 8,9 milhões em obras de infraestrutura no local. O Cemafauna é utilizado para conservação e o manejo da fauna silvestre da Caatinga dentro das diretrizes do Programa de Conservação de Fauna e Flora, um dos programas ambientais do Projeto São Francisco.

Plenário aprova prestação de contas do Executivo de 2012

posse-de-MarcosA Câmara Municipal de Tabira aprovou, com 9 votos favoráveis, a prestação de contas do Executivo referente ao exercício de 2012 – último ano da gestão Dinca Brandino (PSB). De iniciativa da Comissão de Finanças e Orçamento, o parecer ainda recebeu 2 votos contrário. A votação ocorreu nessa segunda-feira (31), em segundo turno.

O presidente da Casa, Marcos Crente, foi o único vereador que mudou o voto. Ele justificou a mudança com base nos documentos apresentados pelo vereador Edmundo Barros. “O ex-prefeito deixou de pagar a folha de pagamento do mês de dezembro dos servidores do Município e o dinheiro veio. Por isso, eu mudo meu voto e serei contra o parecer”, relatou.

No Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, a prestação de contas de 2012 foi relatada pelo conselheiro Carlos Porto, que emitiu parecer favorável com ressalvas. Entre as ressalvas apontadas estava: descumprimento do limite para a despesa total com pessoal; descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal; repasse parcial das contribuições patronais e dos servidores ao Regime Geral da Previdência Social; e repasse do duodécimo à Câmara de Vereadores a maior em relação ao valor permitido.

Para que a prestação de contas fosse rejeitada, o parecer deveria ter recebido o voto contrário de, pelo menos, 8 vereadores (2/3 da Câmara). Edmundo Barros (PMDB) e Marcos Crente (PSB) votaram contra a matéria. Os favoráveis à matéria foram: Aldo Santana (PCdoB), Djalma das Almofadas (PSB), Gil da Borborema (PSB), Sebastião Ribeiro (PSB), Zé de Bira (PSB), Didi de Heleno (PTB), Aristóteles Monteiro (PT), Maria Nelly (PSC) e Val do bar (PRB).

O parecer segue agora para elaboração do Decreto Legislativo, que será assinado pela Mesa Diretora, composta por Marcos Crente, Maria Nelly e Aristóteles Monteiro e publicado no mural de aviso do Poder Legislativo.