Indefinida

Em conversa com o blogueiro Júnior Finfa, a vereadora tabirense Maria Nelly, afirmou que ainda não sabe por quanto tempo ficará afastada do Poder Legislativo devido a sua licença maternidade. “Ainda não sei quando, nem por quanto tempo”, disse Nelly.

Confirmada a morte de Ariano Suassuna

image

O escritor Ariano Suassuna não resistiu a complicações de um AVC hemorrágico e faleceu, há pouco, aos 87 anos, no Recife. Paraibano, radicado em Pernambuco, o autor de O auto da Compadecida estava internado no Real Hospital Português, no bairro da Ilha do Leite, desde a segunda-feira. Ele sofreu uma parada cardíaca por volta das 17h40, informa o Diário de Pernambuco.

O velório deve ser realizado no Palácio do Campo das Princesas. De lá, o corpo segue em cortejo em carro do Corpo de Bombeiros até o Cemitério Morada da Paz, onde será enterrado. 

A última atividade pública do escritor foi na sexta-feira (18), quando concedeu uma aula-espetáculo no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no Agreste. Na manhã do sábado (19), tirou fotos com fãs que participavam do evento.

Calor, superlotação e baratas durante trajeto Tabira/Recife na Progresso

Imagem Ilustrativa/Progresso

Os passageiros que utilizaram ontem (18), o ônibus da empresa Progresso, prefixo 99000745, Tabira/Recife, foram obrigados a conviver, além do calor, com baratas e superlotação. Este blogueiro presenciou tudo depois que saiu às 16h50min do Terminal Rodoviário de Afogados da Ingazeira.

Durante o trajeto, o ar-condicionado do veículo não manteve uma temperatura agradável. A situação piorou após o embarque de dez pessoas no Terminal de Arcoverde, que por falta de assentos vagos foram no corredor do ônibus em pé até Caruaru. O veículo com excesso de passageiros conseguiu passar por todos os Postos da Polícia Rodoviária Federal, na BR-232 e não foi parado.

A presença de baratas é algo comum nos ônibus da Progresso. Recentemente, o blog de Nill Júnior e o radialista Anchieta Santos divulgaram matéria em que passageiros denunciavam tal situação.

O supervisor técnico de combate a pragas, Tiago de Aquino Pereira, em entrevista a Rede Brasil Atual, sustenta que as blatellas germânicas, nome cientifico das Baratas, são difíceis de exterminar e se proliferam em ambientes sem limpeza. “A pulverização de veneno acaba com 90% delas, mas é preciso um trabalho constante para que elas sejam eliminadas de vez”, afirma. “Ambientes sujos são chamariz para baratas.”

Cada dedetização tem validade de três meses e deve ser acompanhada de ações de limpeza para evitar nova infestação dos insetos. Iscas em gel também podem ser aplicadas. Mas o mais comum é pulverizar veneno. “Como as baratas se alimentam ‘boca a boca’, as iscas têm efeito dominó e facilitam o extermínio, mas o mais normal é as empresas realizarem a dedetização com veneno”, ensina. Pereira sugere a pulverização de veneno no painel dos ônibus e no interior das colunas laterais, até mesmo entre a fiação.

Além do desconforto, o especialista chama atenção para o perigo dos insetos transmitirem “cobreiro”, doença causada pelo vírus chamado herpes zoster que causa infecção muito dolorida em um ou mais nervos, gerando coceira intensa e erupções de pequenas bolhas na região afetada.

Candidatos iniciam neste domingo campanha

eleicoes-2014

O candidato do PSB a governador, Paulo Câmara, escolheu, simbolicamente, a cidade sertaneja de Santa Filomena para dar amanhã o start da sua campanha. Até 2006, quando Eduardo foi eleito governador, Santa Filomena era uma das 11 cidades que não tinham qualquer acesso pavimentado.

Já o candidato a governador pelo PTB, Armando Neto, inicia sua campanha de rua, amanhã, com uma caminhada em Brasília Teimosa, bairro simbólico pelas lutas sociais e mudanças promovidas pelo Governo petista com o fim das palafitas na era Lula.

Prefeito do Cabo rompe com Câmara e adere a Armando

vado_da_farmaciaO prefeito do Cabo, Vado da Farmácia (PSB), comunicou, hoje, ao secretariado, que está deixando o palanque de Paulo Câmara, candidato do seu partido a governador, e aderindo ao senador Armando Monteiro Neto, candidato a governador pelo bloco da oposição, informa o Blog do Magno.

E fará o anúncio amanhã, às 10 horas, no escritório de Armando, nos Aflitos. É o primeiro prefeito socialista da Região Metropolitana a mudar de lado. Na RMR, Armando conta, hoje, com o apoio apenas dos prefeitos de Igarassu e Itamaracá.

Apoio de Dinca a Anchieta Patriota travou a união do GI com Téa da Damol

PicsArt_1404225965936hhhhSem querer admitir que a resistência de Edmundo Barros a uma possível união com o ex-prefeito Dinca Brandino impediu o GI – Grupo Independente de fechar com o empresário Téa da Damol no apoio a candidatura de Anchieta Patriota, os vereadores Marcos Crente, Sebastião Ribeiro e Zé de Bira falaram ontem ao Programa Cidade Alerta da Rádio Cidade FM. Os parlamentares justificaram que não poderiam quebrar o acordo com Silvio Costa Filho celebrado anteriormente.

Em Tabira até as pedras sabem que a rejeição de Edmundo a Dinca foi determinante pra eles ficarem onde estavam. Todos foram unânimes em dizer que a possibilidade aproximou o GI de Téa da Damol e seus aliados e que a aliança que não aconteceu agora, poderá ocorrer no futuro.

Tratorista tem veículo furtado em Tabira

A GT local foi acionada pela vítima José Inaldo da Silva, de 48 anos, casado, tratorista, o qual informou que havia deixado o seu veículo de marca Fiorino, cor prata, ano 1997, placa KHN 7778, estacionado em frente a sua residência na Rua Joaquim Neves, nº 58, Centro, Tabira e que o mesmo havia sido furtado.

Os policiais fizeram diligências no intuito de localizar o acusado e o automóvel, porém sem êxito. A ocorrência foi registrada na D.P

Escola emite nota de esclarecimento sobre Arraial

A Escola Dom Bosco emitiu neste sábado (14), uma nota de esclarecimento sobre a realização do Arraial. A nota veio a público depois da matéria do blog Nêgo de Ana.

Leia na íntegra: 

A Escola Dom Bosco realizou na noite de ontem (13/06/14) uma brilhante festa para alunos, pais de alunos e toda a comunidade Tabirense.

Agradecemos esse brilhantismo aos nossos funcionários, aos nossos pais Dom Bosco que não mediram esforços, juntos a Secretaria de Cultura e Desportes, a Secretaria de Obras, a pessoa de Genedy Brito, ao Comércio Local e a Guarda Municipal que contribuíram dando o seu apoio para que este evento acontecesse de forma tão excepcional.

Nossos Parabéns e um muito Obrigado.

               Equipe Dom Bosco

Tadeu Alencar votado em Tabira e São José do Egito

tadeu-alencarPor Anchieta Santos

Depois de quase candidato a governador, o ex-secretário da Casa Civil do governo Eduardo Campos Tadeu Alencar vai a lutar por uma vaga na Câmara Federal, e começa a contabilizar apoios no Pajeú.

Depois de conquistar em Tabira apoio do grupo que une o empresário José de Arimateia, o comerciante Pipi da verdura, o vereador Val do Bar, o ex-vereador Paulino e outras lideranças, Alencar terá em São José do Egito o apoio do ex-prefeito Evandro Valadares (PSB).

Evandro que esteve bem próximo de apoiar Marinaldo da Schin teria atendido um pedido do presidenciável  Eduardo Campos. Em Tabira, Tadeu Alencar fará dobradinha com Anchieta Patriota(PSB). Em São José do Egito o estadual será Ângelo Ferreira(PSB).

Exemplo a ser seguido: Em pouco tempo, administração de José Augusto já é destaque no Clube de Campo

Sempre foi dito no Programa Show da Tarde da Rádio Cultura FM que administrar o Clube de Campo não era uma tarefa fácil pela pouca quantidade de recursos, alguns sócios atrasavam as mensalidades e isso engessava os trabalhos no clube.

Um grande exemplo de administração e organização vem sendo dado pelo atual presidente José Augusto Freitas que em pouco tempo de gestão já apresenta consideráveis conquistas.

No teto que apresentava o telhado, agora está sendo colocado o forro PVC que vai dar uma cara nova. O toboágua infantil foi revestido de cerâmica e o portão enferrujado pela ação de décadas, foi substituído por um novo.

A administração de Zeu até agora é a maior prova que quando a coisa é feita com amor, seriedade e compromisso, os resultados acontecem.

clube-de-campo-ceramica-no-toboagua

Toboágua infantil agora com cerâmica

clube-de-campo-pvc-2

Forro em PVC

clube-de-campo-portao-velho

Portão antigo

clube-de-campo-portao-novo

Portão novo

clube-de-campo-pvc

Fonte: Radar do Sertão

Projeto de lei padroniza a pintura de prédios públicos

bandeira tabiraA Prefeitura Municipal de Tabira poderá ser obrigada a pintar os seus futuros prédios públicos nas cores da bandeira do município, ou seja, o amarelo e o vermelho. Já as construções existentes, que, hoje, são padronizadas na cor verde por determinação do atual governo municipal deverão passar pela mudança na medida em que houver a necessidade de uma nova pintura. A novidade faz parte de um projeto de lei do vereador presidente José Ubirajara Vieira Jucá Filho (PSB).

Para o autor, a presente obrigatoriedade visa impedir que a cada mandato  prefeito e presidente da Câmara eleitos adotem cores selecionadas de acordo com o seu critério pessoal e de partidos políticos acarretando assim despesas indevidas para satisfazer apenas a um desejo particular.

No momento, o projeto de lei passou por análise de comissões competentes, bem como da Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal, que emitiu parecer favorável.

Na última segunda-feira (02), o projeto foi retirado de pauta por conta da discussão sobre a área da saúde. A vereadora Maria Nelly (PSC) se mostrou preocupada com o texto. “Não podemos pintar o Hospital, os postos de saúde, enfim, tudo que diz respeito a saúde, já tem sua cor padrão, que é o verde”, afirmou, lembrando que outros casos existem. “A Guarda Municipal e o Procon tem cores regulamentadas e definidas também a nível nacional”, revela.

PSB-bandeira

Outro questionamento é porque as cores oficiais de Tabira coincidem com a do partido do presidente, Zé de Bira, autor do projeto

Outro questionamento levantado na cidade foi que as cores da Bandeira de Tabira coincidem com as cores oficiais do Partido Socialista Brasileiro (PSB), do qual faz parte o presidente da Câmara, vereador Zé de Bira, autor do projeto. “Durante a gestão passada eles pintaram os prédios públicos com amarelo e vermelho e não era por conta da Bandeira do Município, mas pela bandeira partidária do PSB”, diz um empresário que pede para não ter o nome divulgado.

O texto deverá ser votado em segundo turno na próxima segunda-feira (09). Caso seja aprovado pelos vereadores, a matéria seguirá para a sanção do prefeito municipal, Sebastião Dias Filho (PTB).

Câmara de Tabira cria CPI para investigar convênios

Camara-de-TabiraFoi apresentado à Câmara Municipal de Vereadores o requerimento para a criação de CPI para investigar os convênios que venceram os prazos e não foram prorrogados. O objetivo é averiguar de quem foi o culpado pelo prejuízo do campo de futebol, entre outros.

A Comissão terá um prazo de 60 a partir da data da instalação e é formada pelos vereadores Edmundo Barros (PMDB), Val do Bar (PRB) e Marcos Crente (PSB).

MP quer que Prefeitura de Tabira retire barracos da calçada do Cordeirão

calcada_cordeirao (2)O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) propôs ação civil pública para cumprimento de obrigação de fazer, com pedido de liminar, contra o município de Tabira por invasões e construções ilegais na calçada do Estádio “O Cordeirão”, na Rua Genésia Mascena Véras, no Centro da cidade.

Conforme a ação, em 2013 o Sport Clube Tabira apresentou denúncia ao então Promotor de Justiça, Bruno da Silva Ramos, alegando que comerciantes ocuparam e construíram barracos na calçada do clube na década de 1990, deixando o espaço intransitável. O Clube também reclama que é impossível oferecer as condições de acessibilidade ao interior do Estádio. A representação foi assinada pelo Diretor Patrimonial, Antônio Moacir Cordeiro Pessôa.

calcada_cordeirao (1)

Em novembro de 2013, o MPPE chegou a notificar o Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Amaro José do Amaral Filho, sobre as construções erguidas irregularmente na calçada. Ao prestar esclarecimentos ao MP, o Secretário afirmou que há muitos anos a calçada foi obstruída pelos barracos.

Antes de deixar a função de Promotor para assumir o cargo de Procurador do Estado, Bruno da Silva Ramos ingressou com ação, tombada sobre n° 2014.8.17.1420, requerendo a retirada dos barracos da calçada do Cordeirão sob pena de multa diária no valor de R4 5 mil reais e a procedência do pleito para que o Município de Tabira remova todas as outras ocupações ilegais existentes.

No embate com vereadores, Marcílio Pires respeita Nelly e desafia Edmundo

marcilio_piresO ex-vereador Marcílio Pires esteve no Programa Show da Tarde da Rádio Cultura FM quando disse que não iria responder o que foi dito pela vereadora Nelly pelo fato dela estar gestante e não querer causar qualquer constrangimento, mas em outro momento poderia falar alguma coisa porque o que não lhe falta é “pano pras mangas”, informa o Radar do Sertão.

O ex-vereador afirmou que não retira uma vírgula do que disse na entrevista concedida a Rádio Cidade FM e ressaltou que Edmundo Barros, em sua entrevista confirmou que não vota com o prefeito em nada. “Querendo ou não, o palanque de Paulo Câmara em Tabira é de Dinca Brandino. Quem estiver com Paulo Câmara estará automaticamente com Dinca”, disse Marcílio.

Sobre ter sido taxado de “doido” por Edmundo Barros, Marcílio lembrou ao vereador que foi convidado pelo próprio para ser seu vice na eleição passada. “Como você convida um doido que não tem votos para ser seu vice?” questionou Marcílio que ainda fez um desafio: “Vamos colocar nossa candidatura a prefeito, eu de um lado e você do outro, sem o apoio dos grandes grupos, para vermos quem tem mais votos”.

Detento é recapturado após fuga da Cadeia Pública de Tabira

grades_cadeia_tabira (2)

A fuga da Cadeia Pública de Tabira aconteceu no dia 05 de maio deste ano

Cosme Mendes da Silva, o “Cigano”, foi recapturado no último sábado (31), na Agrovila 3 da Quixabinha, Zona Rural, em Petrolândia. De acordo com o Boletim de Ocorrência, após intenso trabalho investigativo da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, em especial, das equipes “Malhas da Lei” e da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (ROCAM), o detento foi encontrado.

Cosme foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Petrolândia e já está de volta a Cadeia Pública de Tabira, onde permanecerá à disposição da Justiça.

“Não” continua liderando enquete do Tabira Hoje

nao

Conforme havia previsto, a votação na enquete sobre a decisão de desligar os sinos da Igreja Matriz está pegando fogo. O “Não” lidera com 57,36% (187 votos). Em segundo colocado, aparece o “Sim” com 42,64% (139 votos).

Só é permitido um voto por computador (IP). Vamos votar, gente! O resultado só sai na próxima segunda-feira (09)!

Mais dois prefeitos do PSB e PDT aderem a Armando Monteiro

Apoio: Armando recebe o prefeito Lamartine, presidente do PSB de Lagoa de Itaenga desde 1995, junto com Ricardo Teobaldo e Carlos Gueiros

Apoio: Armando recebe o prefeito Lamartine, presidente do PSB de Lagoa de Itaenga desde 1995, junto com Ricardo Teobaldo e Carlos Gueiros

Integrante de um grupo histórico vinculado ao PSB e ao ex-governador Miguel Arraes, o prefeito de Lagoa de Itaenga, na Mata Norte, Lamartine Mendes, declarou nesta segunda-feira (02) seu apoio à pré-candidatura do senador Armando Monteiro (PTB) a governador.
 
O mesmo fez o prefeito de Granito, no Sertão do Araripe, Antônio de Zuíta, do PDT, que esteve reunido com Armando para fechar o apoio. Para ele, o senador está mais preparado para conduzir Pernambuco nos próximos anos. Além deles, quem também decidiu anunciar seu voto em favor de Armando foi outra liderança do Araripe, Lessinho Lins, do PSB de Trindade, cuja família é composta por seguidores históricos de Arraes.
 
Lessinho Lins foi candidato a prefeito pelo PSB em 2012. Ele é neto do ex-prefeito Geraldo Lins. “O senador é o mais gabaritado para governar Pernambuco. Além disso, Armando tem uma ligação direta e de há muitos anos com o Araripe e com suas lideranças, de todos os partidos e corporações”, ressaltou Lessinho.
 
Já o prefeito Lamartine Mendes é presidente do PSB de Lagoa de Itaenga desde 1995, antes de disputar sua primeira eleição de vereador do município. Lamartine foi vereador quatro vezes, sempre sendo o mais votado, até se eleger pelo PSB em 2012. Ele é filho de um socialista histórico, Sebastião Menino, que atuou na política sempre ao lado de Arraes, entre 1968 e 2000.
 
Junto com Lamartine Mendes, todo o grupo político dele em Lagoa de Itaenga aderiu a Armando. O grupo é formado por cinco vereadores do PSB, incluindo a presidente da Câmara Municipal, Betânia Mendes, e por um vereador do PT.
 
“Armando está preparado para dar continuidade ao desenvolvimento de nosso Estado, principalmente com essa parceria que vem sendo feita com a presidente Dilma e com o ex-presidente Lula”, disse Lamartine. “Com o conhecimento que Armando tem do Estado, pelo fato de ter percorrido todo o Estado várias vezes, ele vem construindo uma candidatura natural e está preparado para os desafios de Pernambuco”, ressaltou.
 
“O apoio do nosso grupo é em decorrência desse histórico de Armando Monteiro em Pernambuco. Nós participamos diretamente da campanha dele ao Senado, em 2010, quando saiu muito fortalecido naquela eleição, como primeiro colocado. E a partir daí o nosso laço de amizade e do nosso grupo em Lagoa de Itaenga foi se fortalecendo. E, após eleito prefeito, sempre tive uma receptividade muito boa no gabinete dele em Brasília, e sempre em todos os momentos que a gente se encontra ele vem demonstrando essa vontade de trabalhar pelo Estado e pelo município”, acrescentou.

Poetas Tabirenses

Nas estradas da vida eu encontrei
Um canário que foi logo dizendo:
“Eu não sei se você está sabendo
Que eu perdi a mulher que mais amei…”
Para ver se ajudava eu perguntei:
“E por que não arruma outra paixão?”
Ele disse: “Poeta, agora não,
Que ainda sonho co’a outra a noite inteira…
O canário que perde a companheira
Eterniza o horror da solidão.

José Geneci Cristóvão

Após a biometria, Tabira “perdeu” mais de três mil eleitores

Tabira-21Após o cadastramento biométrico, o município de Tabira perdeu quase 3.076 mil eleitores. Dos 20.103 votantes registrados em junho do ano de 2012, o eleitorado da “Cidade das Tradições” soma hoje 17.027 pessoas aptas a participar do pleito no próximo dia 7 de outubro. Os dados são oficiais do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.

No Pajeú, das 17 cidades, cinco ganharam eleitores e doze diminuíram. Tabira permaneceu sendo o quarto colégio eleitoral. Confira as Estatísticas do Eleitorado do Pajeú:

TABELA_PAJEU

Semana de Direitos Humanos oferece serviços gratuitos no Sertão de Pajeú

semana_de_direitoSegue até a sexta-feira (6) a Semana de Direitos Humanos do Sertão do Pajeú. O evento é promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e disponibiliza serviços gratuitos como oficinas, debates, seminários e emissão de documentos. Participam da iniciativa os municípios de Serra Talhada, Brejinho, Triunfo, Afogados da Ingazeira, Flores, Calumbi, Carnaíba e Tabira, informa o G1 Caruaru.

De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, o objetivo do evento é promover o diálogo com a população, levando formação e atendimento aos moradores, com prioridade para os grupos mais vulneráveis. Ainda segundo o departamento, o público também poderá participar de um concurso de talentos com o tema “Diversidade” e conferir a exposição “Anistia e Democracia”. A programação completa pode ser conferida no site da Secretaria estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Em nota, TCE confirma punição e diz que Dinca Brandino não apresentou defesa no prazo.

tceA assessoria do tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE), enviou na tarde desta segunda-feira, dia 02, uma nota ao blog do Nill Júnior sobre a decisão de multar o ex-prefeito de Tabira, Dinca Brandino. Confira:

Caro Nill Júnior.

Em respeito à notícia publicada hoje no se​​u ​ blog sobre uma nota divulgada no site do TCE pela Gerência de Jornalismo do TCE-PE, no último dia 30 de maio, gostaríamos de esclarecer alguns pontos:

A notícia procede. O processo 1370132-0 foi julgado irregular, por unanimidade, pela Primeira Câmara do TCE no último dia 29, seguindo o voto do relator, conselheiro Carlos Porto;

As irregularidades apontadas na nota divulgada pela Gerência de Jornalismo, conforme texto em parênteses ( ocorrência de pagamentos à empresa BPM Serviços Ltda, no valor de R$ 193.528,76 por serviços não relacionados ao transporte escolar e ausência de projeto básico no certame licitatório, e de elaboração de planilhas com a composição dos custos unitários dos serviços pertinentes ao contrato. Outra irregularidade encontrada foi a subcontratação integral do objeto licitado por parte da empresa responsável pela execução contratual.) constam do processo julgado pela Primeira Câmara. São fruto de uma auditoria especial realizada num contrato de serviço de transporte escolar do município.

O ex-prefeito, apesar de ter tido a oportunidade de apresentar defesa durante o prazo estabelecido, não o fez, conforme consta no voto do relator;

Sobre a afirmação de não ter sido notificado da decisão, esclarecemos que as deliberações do Tribunal de Contas são divulgadas por meio de publicação no Diário Oficial;

Após o julgamento do processo, existe um prazo de aproximadamente 10 dias para publicação no Diário Oficial. Depois disso, o gestor tem até 30 dias para recorrer da decisão;

Ele só será informado da multa depois da publicação no DO e transcorridos os prazos citados. O gestor receberá um ofício de cobrança do valor. Mas ele tem também a opção de antecipar o pagamento, por meio da emissão do boleto, informado no site do TCE;

Se o recurso for favorável ao ex-prefeito, a decisão será revista e a multa ​poderá ser cancelada, ou devolvida, se paga com antecedência;

Estamos à disposição para esclarecer as dúvidas.

Equipe de Comunicação do TCE-PE

Ibope: Armando lidera com 43%; Câmara tem 8%

armando_pauloPesquisa do Ibope encomendada pelo diretório nacional do PTB e divulgada hoje na Folha de Pernambuco aponta o candidato a governador pela oposição, Armando Monteiro, na dianteira com 43% das intenções de voto contra 8% do socialista Paulo Câmara, apoiado pelo ex-governador Eduardo Campos (PSB), informa o Blog do Magno.

Jair Pedro (PSTU) apareceu com apenas 2% e José Gomes Neto (PSOL) tem também 2%.Brancos e nulos somam 22% e os que não responderam ou disseram que não sabiam 22%.

No Recife e Região Metropolitana, Armando é o preferido de 38% dos eleitores, contra 9% de Paulo. No interior, Armando alcança 47% e Paulo 8%.

O Ibope ouviu as pessoas também sobre o peso dos apoios e pergunta o seguinte: se os candidatos forem Armando Monteiro, com apoio de Lula e Dilma, e Paulo Câmara, com apoio de Eduardo Campos e Mariana Silva, em quem votaria?

Neste caso, Armando sobe para 53% e o candidato do PSB, 21%. O levantamento mostra ainda que Armando é menos rejeitado entre todos os pré-candidatos. Ele tem apenas 9% contra 17% de Paulo Câmara.

Quanto àconfiança do eleitorado em relação a quem vai ganhar a disputa. A pergunta é: “Independente de sua intenção de voto, na sua opinião quem será o próximo governador de Pernambuco?”

Armando aparece com 46% das intenções de voto e Paulo com 10%. No Recife, o resultado é 45% a 12%; na periferia (demais municípios da metropolitana), fica 41% a 8%; e, no interior, 48% a 11%.

Na disputa para o Senado, João Paulo (PT) tem 40% das intenções de voto contra 18% de Fernando Bezerra (PSB). Na divisão por regiões, João Paulo venceria Bezerra inclusive no interior. No Recife, João tem 47% e Fernando 14%. Na área metropolitana, dá 53% a 9%. E no interior, João chega a 32% contra 24% de Fernando.

Em relação à disputa presidencial, Eduardo e Dilma aparecem empatados no Estado: 40% e 39%, respectivamente, enquanto o tucano Aécio Neves aparece com apenas 3% e o Pastor Everaldo 2%. Brancos e nulos somam 9% e indecisos 6%.

O Ibope ouviu 1.008 eleitores de todas as regiões de Pernambuco, entre os dias 26 e 29 de maio.

Coluna

Espalhafatos2Calaram os sons da Igreja

Depois de tanto implicarem com os fogos de artifícios soltados em comemorações na cidade de Tabira, algumas pessoas decidiram criticar os sons das difusoras e do sino da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios. Conseguiram. O padre decidiu desligar e não mais realizar nada que possa incomodar a população. Anúncios em carros de som, missa campal, hinos na difusora, etc., estão proibidos agora.

Não sabe essas pessoas que os sinos têm uma importância relevante entre as religiões. No livro Dicionários de Símbolos, de Herder Lexikon, (Editora Cultrix, 11ª edição, pg. 184) o sino é descrito como o “símbolo que faz a ligação entre o céu e a terra; é o chamado para a prece e lembra a obediência às leis divinas. Geralmente o som do sino simboliza (por exemplo, na China) a harmonia cósmica. No islamismo e no cristianismo, o som do sino significa a repercussão da onipotência divina, a ‘voz de Deus’, cuja percepção transporta a alma para além das fronteiras do mundo terreno. É muito difundida a concepção do seu poder protetor contra as desgraças”.

Todos os tabirenses aguardam o recuo da decisão e o retorno imediato do toque que marca a vida do povo desta Terra. “Bate o sino pequenino/sino de Belém/ já nasceu o Deus Menino/para o nosso bem.”.

Surpresa – A decisão Padre Aldo Guedes de desligar os sinos da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios pegou muita gente de surpresa ontem no final da Missa.

Tabirense na TV – Ontem, o Edy Freitas esteve participando do programa de Rodrigo Faro, na Rede Record. Lá, ele mais uma vez fez apresentação do cover de Ney Matogrosso. No sábado, Freitas foi ao programa “Legendários” apresentado por Marcos Mion, também na Record.

Com a Taça – O comunicador Léo Brasil apareceu recentemente posando com a Taça da Copa do Mundo, durante visita ao Shopping Itaquera, ao lado da Arena Corinthians, em São Paulo.

Fim da licença – Acabou a licença de trinta dias do vereador Djalma Nogueira Sales, do PSB. O parlamentar já retornou aos trabalhos e participa hoje de sua primeira sessão, após a licença.

Brabo com fofoca – Assim ficou o blogueiro Vagner Leandro após a publicação do blog Nêgo de Ana que anunciou a possível adesão dele ao Governo de Sebastião Dias. Leandro divulgou uma e nota e chamou atenção de Nêgo de Ana: “Quer um conselho, Nego? Não fique publicando no seu Blog fofoca de rua”, disse.

De Tabira para o Brasil – O mel de abelha da Cooperativa de Desenvolvimento da Apicultura do Nordeste, da cidade de Tabira, será degustado pelo Brasil. A entidade vai, através do MDS, inclui o mel no lanche de 18 mil voluntários da Copa, além de instalar quiosques para a venda de produtos em 10 das 12 cidades-sede do Mundial.

O erro do Governador – No dia 27 de maio, data em que se comemora a Emancipação Política de Tabira, o Governador João Lyra Neto, parabenizou o Município e errou na contagem dos anos. Ao invés de 65, o Chefe do Executivo Estadual felicitou pelos 71 anos.

Hexa é grátis – O Sandubão lançou uma promoção que na compra de cinco sanduíches, do mesmo sabor durante oito dias, o 6º é grátis. A validade é de 1° de junho até 31 de julho.

Vote na nova enquete: Você aprova a decisão de desligar os sinos da Igreja Matriz?

Após a decisão do Padre Aldo Guedes em desligar os sons da Igreja Matriz por canta da reclamação de pessoas isoladas, o Tabira Hoje lança uma nova enquete para ouvir a opinião dos leitores sobre a questão.

Vote na nova enquete, mas não esqueça deixar seu comentário aqui. Está logo ali, na barra lateral direita do Blog. O resultado sairá no dia 9 de maio de 2014.

Miss Tabira é recepcionada com carreata no Município

miss_tabira_recepcao (2)A miss Tabira, Cinthia Adrielly, foi recepcionada na noite deste domingo (02) por amigos, familiares e secretários do Governo Municipal. Ao desembarcar no Bairro Riacho do Gado, Adrielly foi levada para um veículo e seguiu desfilando pelas ruas e avenidas do Município até a casa da Miss.

Cinthia tirou fotos e respondeu às perguntas dos presentes. “Foi uma experiência muito boa. Valeu a pena”, disse a miss, rodeada pelos familiares.

miss_tabira_recepcao (1) miss_tabira_recepcao (4) miss_tabira_recepcao (3) miss_tabira_recepcao (5)

Telefone esquenta em ligação do prefeito Sebastião Dias para a vice Genedy Brito

temperatura

Por Anchieta Santos

Distanciados já há algum tempo, o prefeito de Tabira Sebastião Dias resolveu ligar para a vice-prefeita Genedy Brito para cobrar lealdade na próxima eleição estadual.

 Inconformada, Genedy pouco deixou o gestor falar justificando que tinha muito para dizer de suas mágoas. E daí soltou o verbo contra o prefeito e sua administração, de acordo com pessoas ligadas a própria vice.

O poeta aproveitou para pedir os cargos que Genedy tem no governo. A vice-prefeita reforçou que fez apenas duas indicações que Sebastião pode afastar imediatamente.

Cinthia Adrielly emite nota de agradecimento e parabeniza a Miss PE

cinthiaA Miss Tabira, Cinthia Adrielly Gomes, emitiu na manhã deste domingo, dia 1º de junho, através de sua página do Facebook, uma nota de agradecimento. Confira na íntegra:

Olá, meus amores!

Gente, gostaria de agradecer a todos que de alguma forma estiveram torcendo por mim, em redes sociais, na rua, enfim… Eu dei o melhor de mim e sei que representei a minha cidade da melhor maneira possível. O apoio de vocês foi indispensável. Durante esses 5 dias que passei confinada, aprendi muitas coisas, inclusive, a conhecer eu mesma e aprender a ter um equilíbrio emocional que até então eu não tinha. Hoje eu sei que sou capaz de ir mais além do que eu mesma espero muitas vezes. Valeu muito a pena cada minuto, cada lágrima de cansaço, cada noite mal dormida, cada ensaio até altas horas da noite. Conheci pessoas MARAVILHOSAS que irei levar comigo o resto da minha vida, me emocionava todas as vezes que alguma pessoa desconhecida chegava para mim e falava que estava na torcida. Só tenho a agradecer a todos que estiveram comigo, principalmente minha família, minha coordenadora, meus amigos, meu estilista e toda a equipe do Miss Pernambuco. Quero também parabenizar a minha amiga, Rhayanne Nery dizer que ela vai sim representar MUITO BEM o nosso estado no MISS BRASIL!

Obrigada por tudo mais uma vez, beijo no coração de vocês!!

Padre anuncia que sinos da Igreja Matriz serão desligados

igreja_tabiraNa manhã deste domingo, dia 1º de junho, o pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, Aldo Guedes de Carvalho, anunciou que os sinos serão desligados. “Enquanto, eu for padre desta paróquia, não se ouvirá mais o som dos sinos e nem das músicas que anunciavam nossas celebrações”, revelou, acrescentando que também não fará mais anúncio em carros de som.

Para justificar sua decisão, Padre Aldo disse que pessoas isoladas têm reclamando dos sons emitidos pelas difusoras instalados na torre da paróquia. “São por essas e outras coisas que Tabira não cresce. Eu cansei”, afirmou.

O novo relógio da Igreja Matriz foi adquirido em 2009 pela própria comunidade tabirense que realizou uma campanha para a compra. O antigo funcionou por mais de 50 anos marcando a vida dos tabirenses.

O poeta João Alderney tratou logo de escrever versos ao saber da aquisição do novo relógio.

O RELÓGIO E A MATRIZ
 
Tabira, fortes marcos: Relógio, Matriz!
Infância, juventude, os meus sonhos, Tabira
Que o meu coração, com ternura, tanto mira
Lapso de minha vida, oh, que idade feliz!

Relembro da Matriz, do Relógio e seu Sino
A missa aos domingos, gesto de bom tom
Contar as badaladas, cada hora, que bom
Indeléveis lembranças com ares de um hino

Há coisas que assinalam a nossa existência
São marcas que levamos para a eternidade
E jamais esquecemos a nossa cidade

Símbolo amado, agora é só reminiscência!
Vamos repô-lo e nós, tabirenses unidos,
Reaveremos tão belos sons de tempos idos

Cobertura do Concurso Miss Pernambuco: 10 mil acessos

numeros_coberturaEm pleno fim de semana, num sábado, onde os acessos caem pela metade, a cobertura desde blog ontem da 59ª edição do Miss Pernambuco 2014, no Enotel Porto de Galinhas, em Ipojuca, onde Tabira foi representada, pela primeira vez, através da candidata Cinthia Adrielly, rendeu mais de 10 mil visitas.

Fomos o primeiro blog do Estado a acompanhar passo-a-passo de uma candidata do concurso e o primeiro, também, a antecipar o nome da vencedora Rhayanne Nery,19, de Recife.

equipe_miss

José Ivan, Ênio e Silvia foram os responsáveis pelo envio de fotos e informações direto de Porto de Galinhas

Este blog deu um show de cobertura sobre o assunto, mobilizando toda sua equipe. Quero agradecer ao jornalista José Ivan Dias, ao fotógrafo Ênio Renato e a coordenadora da candidata tabirense, Silvia Nascimento, pelo talentoso trabalho realizado.

Veja abaixo nossos acessos:visitas

Parabéns a nossa Miss Cinthia Adrielly

cinthia_adrielly_faixaCom muita beleza, charme, elegância e simpatia, a nossa querida Miss Cinthia Adrielly Gomes, de 18 anos, representou muito bem a nossa cidade, pela primeira vez, no Miss Pernambuco 2014. Parabéns, Cinthia!

Neste domingo (1°), vamos ao Bairro Riacho do Gado esperar a chegada da nossa Miss e, em seguida, desfilar, em carreata, pelas principais ruas e avenidas de Tabira. O horário será divulgado posteriormente.