Cunha determina que Câmara acione Catta Preta na Justiça

eduardo_cunhaBrasília 247 – O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou neste sábado, 1º, que vai determinar que a Procuradoria Parlamentar entre, na próxima semana, com a interpelação judicial da advogada criminalista Beatriz Catta Preta.

Por meio de sua conta no Twitter, Cunha disse que a acusação de Catta Preta “atinge a Câmara como um todo” e que ela deve “ser responsabilizada por isso”. O deputado diz ainda que a interpelação servirá para que ela detalhe as ameaças que sofreu e quem está por trás delas.

A interpelação judicial é o pedido de esclarecimento feito via citação ou notificação judicial. Dessa forma, Catta Preta teria que explicar judicialmente as ameaças que citou em entrevista ao Jornal Nacional. “Depois de tudo que está acontecendo, e por zelar pela minha segurança e dos meus filhos, decidi encerrar minha carreira”, afirmou Catta Preta. Segundo ela, a pressão aumentou após um de seus clientes, o lobista Julio Camargo, mencionar em depoimento que pagou US$ 5 milhões em propina a Cunha.

Paulo Câmara espera fazer dinheiro com nova venda da folha de pessoal para bancos nacionais

Paulo-CamaraBlog do Jamildo

O governador Paulo Câmara revelou, nesta sexta-feira, que, diante da queda na arrecadação de ICMS e a necessidade de fazer caixa, espera obter recursos adicionais para o Caixa do Estado, no ano que vem, com a venda da administração da folha de pessoal, pelos bancos. a licitação em vigor atualmente vence em fevereiro de 2016.

Pelo lado das despesas, mesmo afirmando que há sempre o que cortar, observou que vai ficando cada vez mais difícil economizar, sob pena de atingir serviços essenciais e fundamentais para a população.

“Vamos atravessar 15 (2015) com muita dificuldade”, avaliou.

Paulo Câmara também comentou que estava tendo dificuldade de colocar em funcionamento unidades de pronto atendimento especialidade já prontas, para evitar ampliar despesas. “Não vamos ampliar serviços porque, em uma situação de dificuldade de caixa, isto vira uma bola de neve. Além disto, o SUS não está credenciando e não temos condições de bancar sozinhos sem o SUS e o governo Federal”, comentou.

Cardozo considera grave denúncia de ex-advogada de delatores

ministro_da_justica_cardozoAgência Brasil (Brasília) – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta sexta-feira (31) que considera “grave” a denúncia da advogada Beatriz Catta Preta, que informou ter deixado casos de clientes que defendia na Operação Lava Jato por se sentir ameaçada e intimidada por membros da Comissão Parlamente de Inquérito (CPI) da Petrobras. A revelação da advogada foi feita na quinta (30), durante entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo.

“É uma denúncia grave. Evidentemente, caberá ao Ministério Público Federal, que conduz a questão das delações premiadas, determinar as medidas que sejam cabíveis para apurar a situação”, afirmou o ministro, após participar do 9º Encontro Anual de Segurança Pública, no Rio de Janeiro.

A advogada defendia clientes que fizeram acordo de delação premiada no âmbito do inquérito que investigava episódios de corrupção na Petrobras. Beatriz Catta Preta foi convocada no último dia 9 para prestar depoimento na CPI, que quer saber detalhes sobre os honorários recebidos por ela.

Nas declarações ao Jornal Nacional, Beatriz explicou que as ameaças eram “veladas” e que a decisão de deixar os clientes foi tomada para preservar a família.

Câmara de Tabira retorna do recesso na segunda; Val reassume a cadeira

Val-do-barA Câmara Municipal de Tabira reinicia os trabalhos na próxima segunda-feira (03), após o período de recesso, com a volta do vereador Adeval José dos Santos, o Val do Bar, que esteve licenciado do cargo para tratamento de saúde por quatro meses.

O primeiro suplente Mário Amaral (PTB) deixará os Legislativo Tabirense e retornará ao Governo Municipal.

Às 20h, a sessão será aberta pelo presidente da Casa, vereador Marcos Antônio (PSB).

Conselho arquiva reclamação contra procurador que abriu investigação sobre Lula

Agência Brasil (Brasília) – O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) arquivou nesta sexta-feira (31) reclamação disciplinar para apurar a conduta do procurador Valtan Timbó Mendes Furtado, da Procuradoria da República no Distrito Federal. Mendes Furtado é responsável pela abertura de procedimento investigativo criminal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposto tráfico de influência.

De acordo com decisão do corregedor Alessandro Tramujas Assad, Furtado não cometeu falta funcional. No entendimento de Tramujas, o ato do procurador objetivou dar prosseguimento à apuração, sem acarretar acusação contra Lula.

A abertura de investigação sobre o ex-presidente foi determinada no início do mês por Valtan Furtado, que substituía a procuradora titular do caso, Mirella de Carvalho Aguiar, que estava em férias.

A defesa de Lula alegou que Valtan Furtado violou os direitos funcionais ao “interferir na apuração preliminar” da procuradora, que não tinha determinado a abertura da investigação, porque aguardava informações dos advogados do ex-presidente. Por causa disso, os advogados entraram com reclamação disciplinar contra o procurador.

De acordo com a Procuradoria da República, uma norma interna prevê a substituição do titular em caso de férias. Além disso, Furtado entendeu que novas diligências eram necessárias para a investigação.

Segundo o procedimento investigatório criminal aberto no último dia 8, o ex-presidente “teria obtido vantagens econômicas da Empreiteira Odebrecht, a pretexto de influir em atos praticados por agentes públicos estrangeiros, notadamente dos governos da República Dominicana e de Cuba, em relação a obras financiadas pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e por agentes públicos federais brasileiros”.

Furtado solicitou cópia de documentos da Operação Lava Jato com referência a obras executadas fora do Brasil, financiadas com recursos diretos ou indiretos do BNDES ou que tenham relação com Lula. O procurador pediu ainda aos investigadores da Lava Jato cópia de dados bancários relativos a possíveis depósitos feitos pelas empreiteiras investigadas na conta do ex-presidente, do Instituto Lula ou da empresa LILS Palestras e Eventos e Publicidade.

Tabira vai sediar reunião do 1º Fórum Regional de Defesa das Crianças e Adolescentes

Tabira-1

Lançamento acontece com seminário no próximo sábado (1°) em Tabira, somado à comemoração pelos 48 anos da Diaconia

Entidades sociais que trabalham em oito municípios do Sertão do Pajeú estarão reunidas no próximo sábado (1º), na Secretaria Municipal de Educação de Tabira, para a criação do 1º Fórum Regional DCA do Estado de Pernambuco. O encontro, organizado pela ONG Diaconia, pretende sensibilizar Igrejas, Pastorais, associações, sindicatos e organizações parceiras sobre a realidade vivenciada pelas crianças e adolescentes da região, e é parte de programação do Seminário sobre os Direitos da Infância e Adolescência.

O evento inicia às 8h, e também conta com uma programação especial para meninos e meninas, que participarão de oficinas educativas (abordando o trabalho infantil) e lúdicas (xilogravura, grafite, biojoias e cordel), na Escola Municipal José Odano Góes Pires. As atividades se encerram às 15h, com apresentações culturais e os resultados das oficinas, além da comemoração pelos 48 anos da Diaconia.

O seminário está sintonizado com o aniversário de 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), comemorado em julho. Segundo o Disque 100, mais de 42 mil crianças e adolescentes já sofreram, este ano, algum tipo de violação contra os seus direitos. O número corresponde a mais da metade de todas as ligações registradas, entre janeiro e julho, pelo serviço de utilidade pública da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.  Os casos de negligência lideram o ranking, seguidos de violência psicológica, física e sexual, praticados, principalmente, contra meninas na faixa etária de 08 a 11 anos.

“A importância da criação de um Fórum DCA no Pajeú tem o objetivo de trazer melhorias à intervenção territorial, e fortalecer as nossas organizações para continuarmos avançando na busca de direitos de criança e adolescentes”, avalia o coordenador local Adilson Alves Viana.

História – Atuando há mais de 30 anos no Sertão do Pajeú, a Diaconia desenvolve projetos em parceria com os movimentos sociais, participando de fóruns e redes para implantação de políticas públicas voltadas à efetivação de direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. Uma caminhada marcada por muitas lutas e conquistas, principalmente para os agricultores e agricultoras familiares, iniciado com as frentes de emergência durante as secas até a implementação de várias tecnologias de convivência com o Semiárido, incluindo a geração de trabalho e renda com o acesso às feiras agroecológicas. Nas áreas urbanas, a inserção tem se ampliado através de iniciativas de defesa e empoderamento das mulheres, crianças, adolescentes e juventudes.

Programação:

  • Seminário sobre Direitos da Infância e Adolescência e Formação do Fórum DCA
  • Local: Secretaria Municipal de Educação – Tabira (PE)
  • Oficinas com Crianças e Adolescentes e Celebração dos 48 Anos da Diaconia
  • Local: Escola Municipal José Odano Góes Pires – Tabira (PE)

“Dilma é honrada e não é corrupta”, diz FHC

FHC disse que Dilma é "honrada" e que "não é corrupta"

FHC disse que Dilma é “honrada” e que “não é corrupta”

Roberta Jungmann

Em entrevista a revista alemã “Capital”, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso atribuiu toda a crise econômica e escândalos ao governo Lula. Perguntado sobre um suposto = envolvimento da presidente, FHC afirma que Dilma Rousseff não está envolvida no escândalo de corrupção na Petrobras. “Não, não diretamente. Mas o partido dela, sim, claro. O tesoureiro está na cadeia”, afirma FHC em entrevista publicada – em alemão – na edição deste sábado (01) da revista. “Eu a considero uma pessoa honrada, e eu não tenho nenhuma consideração por ódio na política, também não pelo ódio dentro do meu partido, [ódio] que se volta agora contra o PT.”

FHC atribui ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a responsabilidade política pelo escândalo de corrupção na Petrobras. “Os escândalos começaram no governo dele”, argumenta. “Tudo começou bem antes, em 2004, com o Lula, com o escândalo do mensalão.” Questionado se Lula estaria envolvido, FHC responde: “Não sei em que medida. Politicamente responsável ele é com certeza. Os escândalos começaram no governo dele”.

Mas FHC ainda pondera quando o assunto é “cadeia” para Lula, dizendo que seria ir longe demais: “Isso dividiria o país. Lula é um líder popular. Não se deve quebrar esse símbolo, mesmo que isso fosse vantajoso para o meu próprio partido. É necessário sempre ter em mente o futuro do país.” FHC diz ainda que existe um lado bom na atual crise. “Os cidadãos veem: as instituições funcionam – Ministério Público, Polícia Federal, toda essa Operação Lava Jato.”

Real foi a moeda que mais perdeu valor em 2015

economiaDiário de Pernambuco

O dólar subiu 1,09% na última sexta-feira (31) e chegou a R$ 3,417, a maior cotação desde 20 de março de 2003. Em julho, a moeda americana subiu quase 10% em relação ao real e, em 2015, perto de 30%.

O mês de julho foi de forte pressão para o real. Em meio às disputas entre o Planalto e o Congresso, às mudanças nas metas fiscais pelo governo e a ameaça de perda do grau de investimento do País, o real despencou. No exterior, a tendência também foi de queda para as demais moedas de países exportadores de commodities. O real foi uma das três divisas que mais cederam no mês passado. No resultado acumulado de 2015, o real lidera o ranking de perdas.

“Não há como negar que o dólar reina hoje absoluto no mundo, contra todas as moedas e, particularmente, ante as divisas de emergentes e exportadores de commodities. Mas a queda está sendo maior no Brasil porque você tem um aumento da percepção de risco em relação ao País”, disse José Faria Júnior, diretor da consultoria Wagner Investimentos.

Levantamento feito pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, com base em 47 divisas negociadas à vista mostra que, em julho, o dólar subiu 10,09% ante o real, o que coloca a moeda na terceira posição de perdas no mês. A moeda americana subiu 10,54% comparada ao peso colombiano em julho e 10,91% em relação ao rublo russo, as duas piores. No ranking do ano, o real é a pior moeda, sendo que a alta acumulada do dólar está em 28,57%.

O fato de os preços das commodities estarem caindo em todo o mundo, incluindo as matérias primas da pauta de exportação do Brasil, tem pressionado as divisas de vários países desde o início do ano. A proximidade do início do processo de alta de juros nos Estados Unidos é outro fator de alta para o dólar, com investidores já se antecipando a este movimento do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

O problema é que o ambiente interno do País também intensifica a busca por dólares. Em julho, houve o rompimento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, com o governo, o corte da meta fiscal para 2015, 2016 e 2017 e o rebaixamento, pela S&P, da perspectiva do crédito do País. São fatores que levaram a uma corrida em busca da segurança do dólar.

“Se você olhar um histórico mais longo e comparar o real frente ao dólar, e uma cesta de países contra a moeda americana, em vários momentos verá que a brasileira se descolou. E isso acontece, tipicamente, em situações de aumento do risco doméstico”, comentou Mauro Schneider, economista da MCM Consultores Associados.

Disparada. Com as cotações encerrando julho acima dos R$ 3,40, parece claro que os tempos de dólar mais baixo, na faixa dos R$ 3,15, como visto no início do mês, ficaram para trás. Schneider disse que a consultoria revisará as projeções nos próximos dias porque os R$ 3,15 que estavam prevendo para o fim do ano ficaram “obsoletos”. “Há muito tempo não vejo tamanha frequência na revisão de projeções como temos visto.”

“Nessa virada de julho, já imaginávamos que o dólar ficaria mais forte. Só que o movimento foi potencializado pelo fiscal horrível do governo”, comentou Faria Júnior, da Wagner. “A chance de perda de grau de investimento é enorme. A Páscoa do ano que vem (no fim de março) pode ser uma data chave, porque a S&P costuma levar em média nove meses para fazer uma nova avaliação sobre o País. E neste momento o primeiro trimestre de 2016 já estará fechado.”

Faria Júnior diz que, por isso, fica difícil “recomendar venda de dólar”, ainda mais em um ambiente de indefinição política e até possibilidade de impeachment da presidente.

Enem tem 7,7 milhões de inscrições confirmadas; número é 11,2% menor que em 2014

enem

Este ano, o MEC estabeleceu que os isentos que não fizerem o exame este ano perderão o direito à isenção no ano que vem

O número de candidatos que confirmaram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 soma 7.746.057, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A quantidade corresponde aos isentos e àqueles que pagaram a inscrição de R$ 63 dentro do prazo. No total, 8.478.096 fizeram a inscrição, mas 732.039 não pagaram a taxa.

Em relação ao ano passado, o número de inscritos confirmados apresentou queda de 11,19%. A queda é a primeira desde 2008. Em 2007, houve redução de inscritos na comparação com 2006. Desde então, o número de inscritos tem aumentado ano a ano.

A maioria dos candidatos que farão o exame é isenta de pagamento, 5,76 milhões. A Região Sudeste concentra o maior número de inscritos, 2,8 milhões, seguida pelo Nordeste, com aproxidamadamente 2,5 milhões. No Sul, foram feitas 916 mil inscrições; no Norte, 818 mil; e no Centro-Oeste, 703 mil.

A queda já havia sido constatada na divulgação das inscrições totais. Na ocasião, uma das hipóteses levantadas pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, é que caiu o número daqueles que não têm certeza de que farão o exame. Isso porque a pasta estebeleceu que os isentos que não fizerem o exame este ano e deixarem de justificar a ausência perderão o direito à isenção no ano que vem.

No ano passado, dos 8,7 milhões de inscritos, cerca de 6,2 milhões fizeram a prova.

Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão terminando o ensino médio ou que já concluíram essa etapa de ensino em anos anteriores. Estudantes que não terminarão o ensino médio este ano podem fazer o exame como treineiros, ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior.

Para ajudar os candidatos a se preparar para o Enem, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) preparou o aplicativo Questões Enem, que reúne todas as questões, desde a edição de 2009. No sistema, é possível escolher as áreas de conhecimento que se quer estudar. O acesso é gratuito.

Noite de frio na sessão do CineClube do Verso em Tabira

cince_clube_do_verso (1)Tabira recebeu na última terça-feira (28) mais uma sessão do CineClube do Verso. Apesar do frio e de uma chuvinha fina, um bom público compareceu para assistir aos filmes A triste Partida, curta metragem produzido por Claudio Gomes, e Baile perfumado, o premiadíssimo longa metragem pernambucano produzido por Lírio Ferreira e Paulo Caldas.

Gente de todas as idades preencheu o espaço da Praça Gonçalo Gomes, entre árvores, guarda-chuvas e agasalhos. Participações dos poetas Dedé Monteiro, Genildo Santana, Zecarlos do Pajeú, entre outros, com presenças e colaboração da Associação dos Poetas e Prosadores de Tabira (Appta).

A sessão contou com um bate papo sobre cineclubismo, produção e exibição de cinema com o produtor do CineClube do Verso, Alexandre Morais, o diretor de programação, William Tenório, e o produtor Claudio Gomes. Agora a caravana segue para Afogados da Ingazeira, onde acontece a última sessão deste roteiro, em setembro. O projeto tem o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco.

cince_clube_do_verso (6) cince_clube_do_verso (5) cince_clube_do_verso (4) cince_clube_do_verso (3) cince_clube_do_verso (2)

Comitiva do Amazonas vêm a Pernambuco conhecer o Pacto pela Vida

Amazonas1O Governo do Estado do Amazonas enviou uma equipe de três pessoas para, durante uma semana, conhecer de perto o Plano Estadual de Segurança Pública de Pernambuco, o Pacto Pela Vida. A comitiva amazonense, chefiada pelo secretário executivo de Assistência Social, Guilherme Sette, passou toda a semana, de segunda (27) à sexta-feira (31), mergulhando nos processos e ações realizadas pelo Pacto pela Vida. A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) ficou responsável pelo acompanhamento da equipe do Amazonas.

Guilherme Sette explicou que o Governo do Amazonas está em fase de planejamento para criar um programa de combate à violência letal e que, nesta fase de pesquisas, identificou em Pernambuco um caso exitoso. Estamos fazendo o nosso benchmarking e visitaremos todos os Estados que consideramos que são bons exemplos. Aqui, em Pernambuco, o Modelo de Gestão por Resultados usado no Pacto Pela Vida foi o que mais nos chamou atenção positivamente, afirmou.

O gerente geral do Núcleo de Gestão por Resultados da Secretaria de Defesa Social, Ryan Amorim, acompanhou os amazonenses que, durante os cinco dias, participaram de quatro câmaras setoriais (Prevenção Social, Enfrentamento ao Crack, Defesa Social e a do Pacto Pela Vida), conheceram o Governo Presente e o Programa Atitude.

Fomos muito bem recebidos aqui em Pernambuco. Conseguimos realmente nos aprofundar na matéria e, em contato com os gestores que trabalham no Núcleo de Gestão por Resultados, aprendemos detalhes do funcionamento como, por exemplo, criar indicadores de desempenho. Ryan nos recebeu muito bem, dando todo o suporte necessário e tirando todas as nossas dúvidas, explicou Sette.

Nova visita

Na próxima segunda-feira (3), a secretária adjunta de Planejamento, Eliane Rosa Fernandes Albuquerque de Cuiabá (MT), visitará a Seplag para conhecer O Modelo de Gestão para sua futura implantação na capital do Mato Grosso. A reforma administrativa realizada pelo prefeito Mauro Mendes, no fim do ano passado, fortaleceu a pasta, que tem como missão buscar a efetividade das políticas públicas. Desde então, os gestores têm visitado Estados brasileiros para conhecer os modelos administrativos. Chegaram a Pernambuco por indicação do Instituto Publix.

Desde o início do ano, a Seplag já recebeu a visita de seis comitivas interessadas em conhecer o Modelo de Gestão. Entre elas, representantes do governo de Honduras e dos Estados de Tocantins e Maranhão.

Teobaldo, a Barragem e a emenda de Armando

sebastiao_teobaldo_savioPor Anchieta Santos

Fazendo discurso para sorriso de Sebastião Dias, Mário Filho e Sávio Torres o deputado federal relator do orçamento Ricardo Teobaldo visitou ontem a barragem de Ingazeira e prometeu que a obra segue em frente.

Depois de ouvir Teobaldo tentando se apropriar da emenda de R$ 2 milhões de reais do senador Armando Monteiro para calçamentos em Tabira, imagina se o Governo Dilma que corta tudo, der sequência à importante obra?

Cobrança extra na conta de luz continua em agosto, diz Aneel

Segundo a Aneel, com o sistema de bandeiras tarifárias, o consumidor poderá identificar qual a bandeira do mês Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Segundo a Aneel, com o sistema de bandeiras tarifárias, o consumidor poderá identificar qual a bandeira do mêsFoto: Marcos Santos / USP Imagens

Jornal do Commercio

Em agosto, os consumidores vão pagar novamente um adicional de R$ 5,50 a cada 100 quilowatts/hora (kWh) de energia consumidos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (31) que a bandeira tarifária vermelha estará em vigor no período.

O sistema de bandeiras tarifárias permite a cobrança de um valor extra na conta de luz, de acordo com o custo de geração de energia. Em julho, a bandeira também foi vermelha, por causa do uso intenso da energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a gerada por usinas hidrelétricas.

Com as cores verde, amarela e vermelha, as bandeiras servem para indicar as condições de geração de energia no país. Se for um mês com poucas chuvas, os reservatórios das hidrelétricas estarão mais baixos, por isso, será necessário usar mais energia gerada por termelétricas.

A bandeira verde significa que os custos para gerar energia naquele mês foram baixos, portanto, a tarifa de energia não terá acréscimo. Se a conta de luz vier com a bandeira amarela, a tarifa de energia terá acréscimo de R$ 2,50 para cada 100 kWh consumidos. Já a bandeira vermelha mostra que o custo da geração naquele mês está mais alto, com maior acionamento de termelétricas, e haverá adicional de R$ 5,50 a cada 100 kWh.

Segundo a Aneel, com o sistema de bandeiras tarifárias, o consumidor poderá identificar qual a bandeira do mês e reagir a essa sinalização com o uso inteligente da energia elétrica, sem desperdício.

Motos cinquentinha devem sair já emplacadas das concessionárias em Pernambuco

cinquentinhaDiário de Pernambuco

As motocicletas conhecidas como cinquentinhas (50cc), a partir desta sexta-feira, devem sair das concessionárias de Pernambuco já emplacadas. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de hoje. Os condutores deste tipo de veículo só poderão circular se possuírem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, além do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Como a nova lei não é retroativa, os donos das cinquentinhas que foram compradas até esta quinta-feira devem apresentar apenas a CNH e a nota fiscal da moto, se forem parados em uma blitz. Isto é válido até que uma nova resolução, que determine os novos prazos para sua regulamentação, seja publicada.

Em 2013, uma lei para regularizar a circulação das cinquentinhas no Recife chegou a ser sancionada, mas desde então a exigência da apresentação dos documentos nunca foi realmente cumprida.

Por conta desse cenário, o Detran de Pernambuco pressionou a matriz do órgão para agilizar a transferência da lei recifense para o poder estadual. O Projeto de Lei nº 13.154/15 foi aprovado no Senado e sancionado pela presidenta Dilma Roussef na última sexta-feira.

Acidentes De acordo com o Ministério da Saúde, as internações por acidentes de motos mais que dobraram nos últimos cinco anos. Existe uma proposta de plano de prevenção apresentado pelo Governo Federal durante reunião com os governadores nesta quinta-feira, em Brasília. O plano prevê o enfrentamento das mortes em decorrência do trânsito.

O encontro reforçou a importância de aumentar a segurança nas vias e rodovias e, consequentemente, reduzir mortes e sequelas de acidentes de trânsito, principalmente com motociclistas. Em 2013, 51,8% de todas as internações por acidentes de transporte em hospitais estavam relacionadas a motocicletas.

Só em 2014, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada por uma parceria entre o IBGE e o Ministério da Saúde, o SUS gastou mais de R$ 112,9 milhões com acidentes de motos, o que representa mais de 49% do total investido para tratar sequelas de acidentes de trânsito.

Servidores do Detran decidem entrar em greve por tempo indeterminado

carteira-popular-de-habilitacao-2011-inscricoes-detran-peOs servidores do Detran entram em greve por tempo indeterminado a partir da próxima quarta-feira. A decisão foi tomada esta manhã, durante assembleia da categoria, em frente à sede do órgão, no bairro Iputinga, no Recife. Em seguida, a categoria realizou uma passeata até a Avenida Caxangá, informa o Diário de Pernambuco.

Nesta sexta-feira, os trabalhadores fazem mais uma paralisação de 24 horas, que interrompe o atendimento na sede do órgão, Imagens do local foram enviadas para o Diario de Pernambuco. O protesto afeta também as unidades instaladas nos shoppings e os Ciretrans em todo estado, mantendo 30% dos serviços e atendendo os casos urgentes, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e notas fiscais de veículos venvidas ou perto do prazo de vencimento.

O calendário de paralisações se repetiu em todas as sextas-feiras de julho. Como o sindicato dos trabalhadores não foi chamado para uma negociação, uma nova assembleia aconteceu hoje para definir novos rumos do movimento. “Entregamos nossa pauta de reividicações desde agosto de 2014. Tivemos uma reunião com a Secretaria de Administração em fevereiro e até agora, sem nenhum retorno. Acertamos a progressão do plano de cargos e carreira para quem completa 10 ou 30 anos de trabalho, mas isso não foi cumprido”, explica o presidente do sindicato da categoria, Alexandre Bulhões.

A categoria pede ainda que a gratificação de atendimento paga aos servidores que atuam nos shoppings seja concedida também aos demais servidores e a recomposição das perdas salariais somadas à inflação, em torno de 23%, negociando em acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, além da contratação definitiva do plano de saúde, que segue sendo contratada emergencialmente a cada seis meses.

Medida Provisória libera R$ 5,1 bilhões de crédito extraordinário para o Fies

fiesÚltimo Segundo

A presidente Dilma e o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, liberaram R$ 9,820 bilhões em favor do Ministério da Educação, Encargos Financeiros da União e Operações Oficiais de Crédito. Do total deste crédito extraordinário, R$ 5,178 bilhões serão destinados a atividades do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Dos recursos destinados ao Fies, R$ 4,2 bilhões vão para concessão de contratos do programa e R$ 400 milhões são destinados a integralização de cotas do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo. Outros R$ 578 milhões vão para a administração do Fies. As inscrições para o processo seletivo da segunda edição de 2015 do Fies serão abertas na próxima segunda-feira (3), pela internet. No final de junho, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou que seriam ofertadas 61,5 mil vagas.

A Medida Provisória 686 de 30 de julho de 2015 também prevê recursos para a avaliação da educação superior e da pós-graduação (R$ 35 milhões); para a produção, aquisição e distribuição de livros e materiais didáticos e pedagógicos para educação básica (R$ 116 milhões); e a implantação e adequação de estruturas esportivas escolares (R$ 461 milhões).

Para completar o montante total de créditos extraordinários liberados, R$ 4,6 bilhões estão previstos para a subvenção econômica em operações de financiamento do Programa de Sustentação do Investimento e do Programa Emergencial de Reconstrução de Municípios Afetados por Desastres Naturais.

Inscrições para Fies

As inscrições para o processo seletivo da segunda edição de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) serão abertas na próxima segunda-feira (3), pela internet. Os candidatos terão até a quinta-feira (6) para fazer a inscrição. O cronograma e as regras desta edição do Fies estão em edital publicado na edição de hoje (27) do Diário Oficial da União.

O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 10 de agosto, em chamada única. Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição na internet e completar o processo junto à instituição de ensino e à instituição financeira. Quem não for pré-selecionados passa a integrar a lista de espera.

No final de junho, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou que nesta edição serão ofertadas 61,5 mil vagas com prioridade para os cursos das áreas de engenharia, saúde e a formação de professores e para as regiões Norte, Nordeste e Cento-Oeste, excluído o Distrito Federal.

Taxa de juros

A partir desta edição passam a valer novas regras para o Fies anunciadas pelo Ministério da Educação. Os estudantes passam a ser selecionados de acordo com a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para os novos contratos passa a valer a taxa de juros de 6,5%.

De acordo com o edital, o estudante poderá se inscrever em um único curso e turno de graduação dentre aqueles com vagas ofertadas no processo seletivo. Durante o período de inscrição, o estudante poderá alterar a opção de vaga.

Pode se inscrever no processo seletivo do Fies, conforme o edital, os candidatos que não tenham concluído curso superior, tenham participado do Enem a partir da edição de 2010, obtido média a partir de 450 pontos no exame e não tenham tirado nota zero na redação.

Outro critério é que o candidato tenha renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários-mínimos. Quem concluiu o ensino médio antes de 2010 pode participar mesmo que não tenha feito prova do Enem. Nesse caso, o critério para a classificação seguirá uma fórmula que leva em conta itens com renda familiar e raça.