SCFV realizou reunião com mães de crianças e adolescentes participantes do Programa

Nesta quinta-feira (16), a Secretaria de Desenvolvimento Social através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV promoveu uma reunião de acolhimento com as mães das crianças e adolescentes cadastrados e participantes do Programa.

Aconteceu as boas vindas da secretária de Desenvolvimento Social Ieda Melo e Dias que apresentou uma síntese dos serviços que serão oferecidos em 2017 no SCFV : educação física, aulas de artes, continuação do grupo Musical da Esperança Toque de Violão, aulas de dança, cursos de trabalhos manuais para as mães das crianças usuárias do Programa.

Logo em seguida aconteceu apresentação de vídeos, sorteio de prêmios, distribuição de prêmios e ao final foi oferecido um lanche para as mães.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/SCFV é resultante do reordenamento disposto na Resolução CIT nº 01, de 21 de fevereiro de 2013, que unificou os Programas de Erradicação do Trabalho Infantil, Programa Projovem Adolescentes e Programa de atendimento em Grupos para Pessoa Idosa. Trata-se de um Serviço socioassistencial e socioeducativo, em que se propõe prestar apoio efetivo prestado à família, através da inclusão em programas de transferência de renda e na rede de serviços para acessar os direitos básicos de cidadania. E, trabalhar  com famílias enquanto sujeitos socioculturais, com suas histórias e projetos, fazendo reflexão sobre o cotidiano e formas de organização da família para promover suas capacidades e autonomia.

O SCFV tem caráter preventivo e proativo, realizado em grupos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com seu ciclo de vida. Destina-se a crianças, adolescentes, idosos em situação de vulnerabilidade. Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com deficiência. Parte-se do princípio de que a convivência no campo socioeducativo é uma oportunidade de vivência e afirmação de atitudes e valores que fortaleçam e despertem o prazer de viver em comunidade, a importância da vida, a aposta em si mesmo dentro de padrões sociais solidários e cooperativos. São subdivididos por ciclo de vida: o SCFV para crianças e adolescentes entre 06 a 15 anos, SCFV para adolescentes entre 15 a 17 anos, o SCFV para pessoas idosas (a partir de 60 anos de idade).

TCU manda quase 170 beneficiários do Garantia Safra em Tabira devolverem dinheiro recebido

Um pente fino sobre os beneficiários do Garantia Safra, é o que está fazendo o Governo Federal através da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário.

Ontem falando a Rádio Cidade FM, o Secretário Beto Santos de Agricultura declarou que quase 170 pessoas estão sendo chamadas pelo Tribunal de Contas da União-TCU a devolverem dinheiro.

As razões são as mais diversas: pessoas com carros em seus nomes; gente com mais de duas motos; outros com patrimônio superior a R$ 14 mil reais e daí por diante.

‘Lula voltará a ser presidente do Brasil’, diz Dilma

Dilma Rousseff deu a declaração durante coletiva de imprensa em Sevilha (sul da Espanha)

A ex-presidente Dilma Roussef garantiu nesta terça-feira que se Luiz Inácio Lula da Silva se candidatar às eleições presidenciais de 2018, ele vencerá.

“Eu acho que será importante para o Brasil que Lula seja candidato”, disse Dilma em uma coletiva de imprensa em Sevilha (sul da Espanha), onde participará na quarta-feira de um seminário sobre o capitalismo neoliberal.

“Acho que ele ganharia a eleição por tudo o que fez”, argumentou a ex-presidente.

Lula tem liderado as pesquisas de primeiro turno das eleições de 2018. Ele diz ser inocente das várias acusações de corrupção no contexto da operação Lava Jato.

“O primeiro golpe de Estado foi meu impeachment”, disse Dilma. “O segundo golpe é impedir que Lula seja candidato em 2018”, acrescentou.

“Perdemos uma batalha, mas não significa que perdemos a guerra. (…) O que não podemos perder é a democracia”, ressaltou.

Dilma pediu ainda que o acidente aéreo envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki seja “rigorosamente investigado”, considerando as suspeitas de que se trate de um atentado.

Em Tabira, vereador contraria Lei orgânica ao propor redução da carga horária dos profissionais de enfermagem

Por Anchieta Santos

Durante sessão da Câmara de vereadores em Tabira o vereador Aldo Santana, apresentou projeto propondo a redução da carga horária dos profissionais de enfermagem de 40 para 30 horas semanais.

A iniciativa do parlamentar que cumpriu o 1º mandato pelo PC do B e agora pelo PROS, deu uma clara demonstração de desconhecimento da Lei Orgânica Municipal e do Regimento da Câmara.

Depois da “bola fora” durante a sessão, o parlamentar foi advertido pelo jurídico da casa que a pauta não era da sua competência e sim do executivo. Enquanto a Secretaria de Saúde de Tabira está abrindo turnos de atendimento até a noite nos Postos de Saúde, o vereador Aldo Santana pelo projeto de 30hs se aprovado, reduziria o atendimento a apenas um único turno de seis horas.

A qualidade da Câmara de Tabira pelo menos neste início de ano não é exemplo a ser seguido.

Análise preliminar aponta desorientação espacial do piloto em acidente com Teori, diz Aeronáutica

Informações preliminares do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) indicam que o piloto Osmar Rodrigues teve uma desorientação espacial no momento da queda que vitimou o ministro do STF Teori Zavascki e mais quatro pessoas (incluindo o próprio piloto).

A desorientação espacial nada mais é quando o piloto perde a noção do espaço do avião em relação ao solo. Como a aerovane, de modelo King Air C90, não tinha um copiloto, Uma das teorias é que o piloto teria perdido a referência visual ao fazer a curva e, com isso, tocado a asa na água. O aeroporto de Paraty não possui instrumentos de auxilio à navegação.

Essa análise inicial, possível após os áudios terem sido extraídos do gravador da cabine do avião que caiu no mar de Paraty, no Rio de Janeiro, no último dia 19, também “não apontam qualquer anormalidade nos sistemas da aeronave”.

Apesar dos indícios já coletados, a conclusão final das investigações para saber o real motivo da queda do avião King Air C90 dependerá de uma perícia técnica, principalmente nos dois motores. Um relatório preliminar deverá ficar pronto nos próximos dias.

Força-tarefa começa a atuar em presídio do Rio Grande do Norte nesta quarta

Policiais do Batalhão de Choque invadem a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse nesta terça-feira que os primeiros homens da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária devem começar a chegar ao Rio Grande do Norte a partir dessa quarta-feira, quando a autorização dele para a liberação do grupo será publicada. A força-tarefa é o braço penitenciário da Força Nacional de Segurança e é composta por agentes penitenciários cedidos pelo governo federal e por governos estaduais para atuar em presídios onde ocorram rebeliões.

Antes da formação deste grupo, a Força Nacional não podia atuar em presídios, por ser composta basicamente por policiais militares. Os agentes penitenciários da força-tarefa são treinados e/ou têm experiência para atuarem nessas instituições e utilizarão equipamentos específicos. “Quem cuida de presos, quem sabe o protocolo em relação aos presos são os agentes penitenciários”, disse o ministro.

No total, a força-tarefa terá 100 agentes, dos quais uma parte irá imediatamente para o Rio Grande do Norte a pedido do governador Robson Faria. Eles vão ajudar a manter a ordem na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, região metropolitana de Natal enquanto ocorrem as obras de reconstrução do presídio, que foi depredado após a última rebelião.

Mais cedo, tropas especiais da Polícia Militar voltaram a entrar em Alcaçuz. Segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, os policiais vão revistar as celas e dependências da unidade em busca de armas, aparelhos celulares e drogas, além de recontar os detentos e garantir a segurança das equipes que estão erguendo um muro de contêineres para separar os presos de facções criminosas rivais.

A Penitenciária de Alcaçuz vive uma guerra entre duas facções desde o dia 14 de janeiro, quando pelo menos 26 presos foram assassinados brutalmente e boa parte da unidade passou a ser controlada pelos detentos. Agora, o plano das autoridades de segurança pública é manter homens das três tropas especiais no interior do estabelecimento até a conclusão da instalação dos seis últimos contêineres, antes de iniciar a construção do muro definitivo, de concreto, que dividirá a área interna da penitenciária.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social, o muro definitivo deve ficar pronto em pouco mais de 15 dias. As placas pré-moldadas já foram encomendadas e, segundo o fabricante, devem ser entregues em cerca de dez dias.

Atuação de Lucas Ramos garante revitalização da orla em Santa Maria da Boa Vista

O Sertão do São Francisco ganhará uma nova atração turística. O Governo de Pernambuco abriu nesta terça-feira (24) a licitação que definirá a empresa responsável pela requalificação da orla de Santa Maria da Boa Vista. A conquista é fruto da articulação do deputado estadual Lucas Ramos, que atuou junto à Secretaria Estadual de Turismo, Esportes e Lazer para destinar os recursos necessários para o serviço.

A empresa que realizará os trabalhos será conhecida em fevereiro. Vamos investir mais de R$ 1 milhão e 700 mil na nova orla, que estará acessível e contará com equipamentos de lazer, acessibilidade e turismo, antecipou Lucas Ramos. Estamos felizes hoje pela abertura do processo licitatório e vamos ficar ainda mais alegres quando a nova orla for entregue, deixando Santa Maria ainda mais bonita, comemorou Lucas.

O parlamentar destacou o compromisso do Governo em revitalizar áreas com potencial turístico e investir na economia do setor. O governador Paulo Câmara e o secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, demonstram mais uma vez que estão atentos ao potencial de cada região e sabem que a nova orla vai beneficiar moradores e aquecer a economia da cidade atraindo visitantes durante o ano todo, detalhou Lucas.

O edital está disponível na Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e pode ser acessado pelo endereço www.setur.pe.gov.br.

Sindicato pede investigação sobre morte de agente penitenciário

O Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária e Servidores de Pernambuco (Sindaspe) pede que a morte de um agente penitenciário, de 41 anos, seja investigada como homicídio. Para o presidente do Sindaspe, João Carvalho, o agente foi agredido, no sábado (21), por um grupo de motociclistas sem nenhum motivo. De acordo com a Polícia Militar, durante a agressão, a arma da própria vítima teria disparado e atingido sua virilha. Porém, para o Sindaspe, é preciso averiguar a origem do disparo. O agente não resistiu ao ferimento e morreu nesta terça-feira (24), informa o G1.

Imagens do caso, gravadas por câmeras de segurança do local onde aconteceu a agressão, foram enviadas ao WhatsApp da TV Globo. Agente penitenciário há cinco anos, o homem estava de folga no dia da agressão. Apaixonado por motos, foi ao município de Afogados da Ingazeira, no Sertão, para assistir a uma apresentação de novos modelos de motos, de acordo com o Sindaspe.

O delegado de Afogados da Ingazeira, Germano Ademir de Souza Lima, é o responsável pelo caso. De acordo com ele, o encontro nacional de motociclistas reúne pessoas de todo o país. O delegado afirma que a arma era da própria vítima. “Mas ainda estamos investigando o que aconteceu”, diz. O prazo para a conclusão do inquérito é de 30 dias e testemunhas já estão sendo ouvidas. As imagens das câmeras de segurança do local também estão com a polícia.

“Ele não fazia parte de nenhuma gangue. Ele estava na fila do banheiro quando uma gangue de motociclistas começa a esmurrar e chutar ele. É preciso descobrir a origem da bala que o matou. Não houve discussão, foi um motivo torpe”, diz Carvalho.

Ainda segundo o presidente do Sindaspe, o grupo não deu chance de o agente se defender dos golpes. “O mais grave é que depois de verem ele no chão sem reação foram embora sem prestar socorro”, completou.

Nas imagens, é possível ver o agente penitenciário prestes a entrar no banheiro quando recebe o primeiro golpe na cabeça. Em seguida, já cai no chão sem reação. Outros integrantes, então, desferem mais socos e chutes contra o agente. A PM informou que ele participava do 16º Encontro de Motociclistas, que era realizado na sede da AABB.

O homem foi levado por populares para o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada, e transferido para o Hospital São Vicente, no mesmo município. O agente era lotado na penitenciária de Limoeiro.

“Tabira perde um grande cidadão”, diz Sebastião Dias sobre morte de Binha Soares

No início da tarde dessa terça-feira (24) faleceu, no Hospital Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, onde estava internado, o ex-vereador João Soares Sobrinho que era conhecido popularmente por Binha Soares.

Binha nasceu em 27 de fevereiro de 1927 e exerceu três mandatos de vereador na Casa Eduardo Domingos de Lima. O primeiro foi de 1996 a 2000, sendo reeleito para 2001 a 2004 e o último mandato foi de 2005 a 2008.

Em nota, o Prefeito Sebastião Dias disse que “Tabira perdeu um grande cidadão que deu uma contribuição singular ao povo de Tabira através da política quando ocupou uma cadeira na Câmara Municipal dos Vereadores”. O Prefeito Sebastião também decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-parlamentar.

A família está anunciando o sepultamento do ex-vereador para essa quarta-feira (25), às 16h, no Cemitério Parque da Saudade, em Tabira.

Agente penitenciário é espancado e morto em Afogados da Ingazeira

Do G1

Um agente penitenciário, de 41 anos, morreu após ser atingido pela arma que estava na cintura dele. De acordo com a Polícia Militar, ele estava na fila do banheiro em um encontro de motoqueiros em Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, quando foi espancado. Durante a agressão, a arma disparou, conforme a PM. Caso aconteceu no sábado (21).

O homem foi atingido por um tiro na perna. Ele chegou a ser socorrido para ao Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada, e transferido para o Hospital São Vicente, no mesmo município. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu nesta terça-feira (24).

A PM informou que ele participava do 16º Encontro de Motociclistas, que era realizado na sede da AABB.

Presidente da Câmara de Tabira lamenta morte de ex-vereador

Presidente encontra-se em Recife participando de um evento promovido pelo TCE

A presidente da Câmara Municipal de Tabira, vereadora Maria Nelly (PSC), emitiu nota de pesar pela morte do ex-vereador João Soares Sobrinho, mais conhecido por “Binha Soares”. O ex-parlamentar morreu no início da tarde desta terça-feira (24), no Hospital Regional Emília Câmara, onde estava internado.

“Binha Soares será lembrado pela capacidade de se doar ao outro. Homem público que sempre contribuiu e defendeu as classes menos favorecidas”, disse Maria Nelly, que se encontra no Recife participando de um evento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado para os presidentes de Câmara.

Nota de Pesar

A Câmara Municipal de Tabira vem a público manifestar pesar pela morte do ex-vereador João Soares Sobrinho, ocorrida aos seus 89 anos de idade, no início da tarde desta terça-feira (24), no Hospital Regional Emília Câmara, onde estava internado.

Vereador por três legislaturas consecutivas o eterno vereador “Binha Soares” será lembrado pela capacidade de se doar ao outro. Homem público que sempre contribuiu e defendeu as classes menos favorecidas.

A Casa Eduardo Domingos de Lima reconhece a importância da figura pública de João Soares Sobrinho, ao mesmo tempo que lamenta irreparável perda e une-se a família e amigos pedindo a Deus que os conforte e dê forças neste momento de dor.

Boletos poderão ser pagos em qualquer banco após o vencimento

Novo sistema deve inibir a a ação de quadrilhas que se especializaram em fraudes bancárias

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) irá mudar a forma de pagamento dos boletos bancários no país. A partir de março, os boletos poderão ser pagos em qualquer banco mesmo após a data de vencimento. O projeto da Febraban fará com que todos os boletos passem a ser registrados em uma única plataforma até o fim do ano. A nova forma de cobrança também mudará a forma como empresas e instituições financeiras organizam os pagamentos. A informação é do jornal Valor Econômico.

O número de boletos emitidos no Brasil chegou a alçancar os 3,7 bilhões em 2015. A quantidade facilitou a ação de quadrilhas que se especializaram em fraudar os documentos. Sem o registro, o banco só toma conhecimento da emissão do boleto quando o documento bate na compensação. No ano passado, o volume de recursos desviados com o golpe chegou a R$ 320 milhões, de acordo com dados preliminares da Febraban.

Com a mudança, a empresa que emitir uma cobrança precisa enviar os dados para o banco, que alimenta a plataforma. No momento do pagamento, os dados do código de barras serão comparados com os registrados no sistema. “Se as informações não estiverem na base, ou o boleto foi fraudado ou não foi registrado”, afirmou Walter de Faria, diretor­adjunto de operações da Febraban.

A nova plataforma também possibilita evitar outros problemas comuns envolvendo boletos, como o erro no preenchimento de informações e o pagamento de títulos em duplicidade. As mudanças acontecerão de forma gradual. Em março, entrarão no sistema os boletos com valor acima de R$ 50 mil. Dois meses depois, as faturas a partir de R$ 2 mil começarão a ser registradas. O cronograma vai até dezembro, quando 100% das cobranças devem estar na plataforma. Originalmente, o sistema estava previsto para entrar em operação no início deste ano.