Governo não está ‘nem aí’ para a sociedade organizada, diz novo presidente da Contag

São Paulo – Aristides Veras dos Santos, 52 anos, nascido em Tabira, no sertão de Pernambuco, foi eleito na tarde de hoje (16) para a presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), ao encerramento do 12º congresso da categoria, que pela primeira vez terá uma direção paritária com seis homens e seis mulheres. A prioridade imediata será o combate à “reforma” da Previdência, diz Aristides, com mobilização na perspectiva de “restabelecer a democracia em 2018”. Segundo ele, os movimentos não darão sossego ao governo Temer, com o qual não há interlocução possível. “O diálogo dele é com o meio empresarial. Esse governo não está nem aí para a sociedade organizada”, afirmou, pouco depois do final do congresso, realizado durante toda a semana em Brasília, com 2 mil delegados, informa a Rede Brasil Atual.

Com o fim do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) após o impeachment, houve desarticulação das políticas públicas voltadas para o campo e retrocessos. “Até agora, a gente não tem mais nada em relação ao Plano Safra. A política agrária ninguém resolve mais. O que estão fazendo é entregar as terras para vender aos estrangeiros”, critica Aristides, que será empossado na presidência da Contag no final de abril. Ele destaca ainda o desinteresse do governo no combate ao trabalho escravo, problemas de crédito e na comercialização de alimentos aos pequenos agricultores. “Você não tem com quem tratar”, diz.

No caso da Previdência, a implementação da mudança proposta pelo governo representaria a exclusão da maior parte dos trabalhadores do campo. “Não é reforma, é retrocesso, para toda a classe trabalhadora. Imagine ter de comprovar 49 anos (para a aposentadoria integral), você vai ter de nascer já com a carteira de trabalho.” O combate à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287 está sendo feito em cada domicílio eleitoral dos parlamentares. “Estamos dizendo aos deputados federais: vamos marcar cada um e fazer de tudo para que não seja eleito (em 2018)”, afirma.

Nesta gestão, ele era secretário de Administração e Finanças da Contag. O atual presidente, Alberto Broch, assume a vice-presidência e a Secretaria de Relações Internacionais. Com a mudança, a confederação passa a ter um presidente vinculado à CUT, embora a entidade não seja filiada a nenhuma central. Broch é ligado à CTB.

Política social

Aristides lembra ainda o possível impacto, com a reforma, sobre a economia dos pequenos municípios brasileiros, dependentes de recursos vindos da renda da aposentadoria. “Essas cidades vão quebrar. E os jovens vão disputar emprego na cidade grande. Estamos matando toda uma política social conquistada nos últimos 14 anos, que ainda não é a ideal. A desigualdade é muito grande.”

Uma das novidades da nova direção da entidade é a paridade de gênero. “Não é só dividir a direção, é mudar o comportamento”, observa Aristides, acrescentando que o desafio, agora, é implementar essa política nas federações, além de efetivar cota mínima de 20% de jovens nas entidades e valorizar a participação da terceira idade na gestão.

É momento também de acompanhar um período de transição no campo, com visão mais agroecológica do processo produtivo. “Acho que esse é o grande nicho de mercado que a gente tem. É um dos grandes investimentos da Contag. Vamos precisar nos voltar muito mais para a produção agrícola, agroindustrialização da produção, fazer um debate mais amplo sobre assistência técnica”, afirma. “O agronegócio produz para exportação e não para alimentar o povo brasileiro.”

Agricultor familiar de origem, Aristides mantém a atividade em Tabira, em uma pequena propriedade mantida pelos pais e pelos irmãos. Militante de Comunidades Eclesiais de Base e da Pastoral da Juventude nos anos 1980, foi vereador pelo PT em sua cidade por dois mandatos e vice-prefeito. Há 30 anos, foi eleito presidente Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município. Ocupou a vice-presidência da CUT de Pernambuco e presidente da Fetape, a federação dos rurais no estado. Tem licenciatura em Letras. “O dirigente que não lê é um dirigente desinformado. Você tem de ler, ouvir, estudar, pesquisar”, aponta.

No ano passado, durante a discussão do impeachment, Aristides envolveu-se em uma polêmica por causa de uma declaração sobre ocupações como forma de resistência. Foi, segundo ele, “uma fala forte em um momento bastante complicado da política brasileira”, mas que possivelmente passaria despercebido em outra contexto. “Os adversários da presidenta aproveitaram. Mas violência foi tirar uma presidenta legítima e honesta. Violência é tirar direitos, congelar recursos públicos, entregar o pré-sal.”

Aristides Santos confirmado como Presidente da CONTAG

Os mais de 2 mil delegados e delegadas do 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR) elegeram a nova Diretoria, Conselho Fiscal e Suplências da CONTAG para o período de 2017-2021.

Essa Direção tomará posse no final de abril e terá como presidente o pernambucano de Tabira Aristides Santos, atual secretário de Finanças e Administração da entidade. É mais um presidente com origem no Sertão do Pajeú, depois de Manoel Santos, morto em 2015. A também sertaneja Adriana Nascimento foi eleita suplente dá Secretaria de Políticas Sociais.

Aristides Santos chega à Presidência da CONTAG após sete anos à frente da Secretaria de Finanças e Administração da CONTAG.

A Direção Executiva da CONTAG contará com 12 diretores e diretoras, com a representação das cinco regiões do País e, pela primeira vez, nos 53 anos da entidade, contará com a paridade de gênero, ou seja, serão 6 homens e 6 mulheres na sua composição. Também há representação de jovens e terceira idade.

O atual presidente da CONTAG, Alberto Broch, permanece na nova Diretoria, e será o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais. Cargo que já ocupou antes de presidir a entidade por dois mandatos.

“Vamos continuar combatendo o que esse governo ilegítimo de Michel Temer vem tentando fazer que é retirar direitos da classe trabalhadora, a exemplo temos o congelamento dos investimentos sociais por 20 anos, agora a tentativa de aprovar as reformas Trabalhista e Previdenciária, entre outras”, disse o presidente eleito.

A eleição ocorreu nesta sexta-feira (17), após uma semana inteira de debates, análises de conjuntura e aprovação das deliberações que darão os rumos para essa nova Direção para os próximos quatro anos. A CONTAG é a maior organização de agricultores e agricultoras familiares brasileiros(a) e de toda América Latina.

Acampamento de jovens movimenta Sertão do Pajeú

Movimento realiza acampamentos nacionais a cada dois anos, intercalados com acampamentos regionais.

Nos próximos dias 18 e 19 de março a cidade de Serra Talhada, no Sertão pernambucano, vai sediar o 1º Acampamento Regional do Levante Popular da Juventude no Pajeú. Mais de 200 jovens da região estarão juntos para discutirem o cenário político nacional, a importância da organização da juventude para impedir os retrocessos em curso e o uso da cultural popular como ferramenta de luta.

O militante do Levante Popular da Juventude e estudante de fisioterapia José Mário Guerra é um dos que está a frente da organização do Acampamento Regional do Levante. Mário afirma que o grande objetivo do Acampamento é mobilizar e organizar a juventude da região para impedir os retrocessos colocados pela agenda política. “Queremos massificar o número de jovens que ousam lutar nas escolas, universidades, nos bairros e no campo”, diz o estudante.

Para ele, a organização é fundamental para conter a retirada de direitos e, posteriormente, conquistar avanços. “Sabemos que o governo sem votos e o Congresso estão impondo à sociedade brasileira muitos cortes de direitos, tanto sociais como trabalhistas. Mas precisamos resistir”, afirma Guerra. “A juventude precisa estar unida para mostrar que não aceitamos que retirem os nossos direitos. Nós queremos barrar qualquer forma de retrocesso”.

Segundo Mário, a juventude da classe trabalhadora precisa estar organizada e em constante diálogo com toda a classe, contribuindo para a organização e unidade da mesma, visando a construção do que ele chama de “Projeto Popular para o Brasil”. Segundo Mário Guerra, o “Projeto Popular” de Nação prevê mais direitos para o povo trabalhador, a mídia democratizada e comprometida com as causas populares, mais acesso à cultura, educação e transporte de qualidade, além do fim do machismo, do racismo e da LGBTfobia.

O evento terá um espaço de análise do cenário político nacional facilitada por Felipo Bona, militante da Consulta Popular e professor do curso de Direito da Faculdade de Integração do Sertão (FIS Serra Talhada). A programação prevê ainda rodas de conversa sobre negritude, feminismo e com a temática LGBT, seguido por espaços para debater o movimento estudantil, tanto universitário quanto secundarista.

O Acampamento também recebe dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Federação dos Trabalhadores em Agricultura de Pernambuco (FETAPE), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Pastoral da Juventude Rural (PJR), os sindicatos dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada (SINTEST) e de Pernambuco (SINTEPE). Os convidados falarão sobre a importância da organização da juventude.

A programação prevê ainda muita troca cultural. O Acampamento será aberto por uma apresentação do grupo de xaxado Cabras de Lampião. Haverá também um espaço de oficinas culturais de maracatu, facilitado pela Cia Dançarte; turbante, facilitado pelo Coletivo Fuáh; além de oficinas de hip hop, capoeira e free step. A noite cultural do sábado contará com apresentações do Maracatu Nação Império, das bandas de rock Doppamina e Democracia Entre Aspas e o grupo de rap P1 Rappers, de Juazeiro da Bahia.

A estudante secundarista Bruna Vasconcelos se diz empolgada para participar do 1º Acampamento Regional do Levante. “Teremos jovens de várias cidades, idades e estilos, trazendo seus elementos culturais, artísticos e históricos para o acampamento. Acho que vai ser um espaço muito rico”, avalia. Para ela, o encontro vai fortalecer a formação e organização da juventude de Serra Talhada e municípios vizinhos. “Precisamos nos envolver. Nessa luta não é só a ‘minha casa’ que importa, mas os nossos direitos. E se investirmos na formação da juventude vamos fortalecer o movimento na região”.

Os jovens ficarão “acampados” nas salas de aula do Colégio Municipal Cônego Torres, na avenida Afonso Magalhães, centro de Serra Talhada. O colégio dispõe de refeitório e espaço para banho. Os jovens devem levar o chamado “kit militante”, que inclui colchão, lençol, prato, talheres, toalha e material de higiene pessoal. Todas as refeições são gratuitas no Acampamento. Os alimentos foram conseguidos em parceria com organizações de trabalhadores rurais da região, como a FETAPE.

A programação tem início na manhã do sábado, mas expectativa é que todos os participantes oriundos de outras cidades cheguem até as 17h da sexta-feira (17), quando haverá um ato contra a reforma da previdência proposta pelo presidente não-eleito Michel Temer. Além dos jovens de Serra Talhada, o Acampamento do Levante espera participantes dos municípios de Afogados da Ingazeira, Flores, Tabira, Carnaíba, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Ouricuri, Salgueiro, Petrolândia, Tupanatinga, Arcoverde, Petrolina, Caruaru e Recife.

Humberto quer a saída do ministro da Justiça envolvido em operação da Polícia Federal

O líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE) defendeu a saída do ministro da Justiça, Osmar Serraglio (PMDB), citado na investigação da Polícia Federal que apura fraude na venda de carnes por grandes frigoríficos. A Operação Carne Fraca foi deflagrada nesta sexta-feira e estão envolvidas as empresas BRF, JBS e Seara que teriam um esquema de pagamento de propina a um grupo de fiscais agropecuários.

Serraglio aparece em um grampo interceptado pela operação enquanto conversava com um dos chefes da quadrilha, Daniel Gonçalves Filho, a quem trata por “grande chefe”. Ao todo, trinta e oito mandados de prisão estão sendo cumpridos pela PF. Já a Justiça Federal do Paraná determinou bloqueio de R$ 1 bilhão dos envolvidos.

“Esse ministro perdeu toda a sua sustentabilidade política. Não tem mais nenhuma condição de continuar no cargo. Foi grampeado numa operação da PF chamando o líder de um grupo criminoso de “grande chefe”. Tem que sair, até para que não influencie nas investigações da Polícia Federal, que é ligada ao seu ministério”, afirmou Humberto, ao participar de um debate de rádio, no Recife.

Um dos mais recentes nomeados pelo presidente Michel Temer, Osmar Serraglio assumiu a pasta da Justiça no lugar de Alexandre de Moraes que foi para o Supremo Tribunal Federal (STF). A nomeação causou polêmica nos meios oposicionistas pelas ligações políticas de Serraglio com o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), afastado do cargo por corrupção e hoje um dos presos da Operação Lava Jato.

Para o senador do PT, o episódio atinge, mais uma vez, um ponto – o suposto combate às corrupção – que embasou o golpe parlamentar que tirou governo a presidenta Dilma Rousseff (PT). “Nada que esse governo sem voto faz se sustenta, muito menos nessa questão. São inúmeros os casos de irregularidades já denunciados contra Temer e seus asseclas. Temos mais um, agora, e envolvendo a pasta da Justiça. É inadmissível”, reforçou Humberto Costa.

Detran-PE promove ação educativa no Dia Mundial do Sono

A Secretaria das Cidades  Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco  DETRAN-PE, promoveu hoje (17), em parceria com a Concessionária Rota do Atlântico e a Academia Brasileira de Neurologia  ABN, ação educativa em comemoração ao Dia Mundial do Sono, com ênfase sobre Sonolência e acidente de trânsito. O evento teve como público alvo a população em geral com ênfase aos motoristas. Técnicos da Educação no Trânsito do Órgão e a Turma do Fom Fom ensinaram as boas práticas de direção e condução defensiva, além de distribuir material educativo. A ação atingiu cerca de 400 veículos, entre carro, motos e caminhões, aconteceu no Cabo de Santo Agostinho, no estacionamento da Impsa, Km 37, Rodovia PE 009 – Distrito Industrial de SUAPE, das 10 às 12 horas, foi coordenada pela Educação no Trânsito do Órgão.

A médica neurologista do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Especialista em Medicina do Sono e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Hercília Rosa Xavier de Albuquerque, realizou atendimento a 100 condutores de veículos pesados, alertando quanto aos perigos de acidentes de trânsito decorrentes da sonolência ao volante, além de orientar sobre as medidas preventivas e aplicou questionários para melhor avaliação e enfrentamento do problema da sonolência ao volante. Durante o evento foram distribuídos informativos sob o título Não dê carona ao Sono!, elaborados em parceria entre o departamento científico da ABN e Associação Brasileiras de Medicina do Tráfego. Além da ABN, a realização do evento contou com parcerias da Safety Med e BPRV-PE.

Rodada do final de semana da 2ª divisão tabirense

A Diretoria de Esportes informa os jogos e os árbitros da rodada desse final de semana.

Domingo, dia 19, às 8h em Riacho do Gado

São Paulo da Jureminha X Riacho do Gado

Árbitro Central: Ronilson Véras Mascena

Assistente 1: Cícero Soares da Silva

Assistente 2: Pedro Ionei Nunes de Almeida

4º árbitro: José Roberto Peres

Real Madrid X Sport Clube Tabira

Às 14h

Árbitro Central: José Wemblens da Silva

Assistente 1: Rafael Lopes dos Santos

Assistente 2: Antonio Fábio Gomes do Amaral

4º árbitro: José Roberto Peres

Náutico das Missões X Vasco da Borborema

Às 16h

Árbitro central: Luciano Valter de Moura

Assistente 1: Cícero Heleno da Silva

Assistente 2: Jair Rodrigues da Silva

4º árbitro: José Roberto Peres

Prefeitura de Tabira convoca concursados

A Prefeitura Municipal de Tabira convocou mais uma remessa de candidatos aprovados no concurso público 2012.

A Secretaria de Administração já expediu os ofícios de convocação aos candidatos com prazo fixado de 30 dias para apresentação dos documentos necessários a investidura nos cargos pertinentes a cada candidato aprovado.

Relação dos convocados:

Maria Cândida Pereira Lima Nunes –    Enfermeira Jardel Ferreira Diniz –    Bioquímico Ivoneide Simões Silva –    Técnico de Controle Interno Lidiane Symara Ferreira Barros –     Técnica de Controle Interno Cristiana Oliveira da Silva Manoel –    Nutricionista Fábio Bastos Gomes     – Cirurgião Dentista Gilson Damião Pereira de Melo – Técnico de Controle Interno Leonice de Souza de Gonçalves – Técnica de Enfermagem Tadéia Luciana da Silva Martins Soares – Auxiliar de Serviços Gerais

Coluna – Anchieta Santos

Afogados da Ingazeira ganha Fórum Eleitoral – Foi oficialmente inaugurado ontem em Afogados da Ingazeira o Fórum Eleitoral Juiz Jose Virgíneo Nogueira. A solenidade começou com hora e meia de atraso. O Presidente do TRE-PE Antônio Carlos Alves da Silva demorou a chegar e se desculpou durante o seu discurso. Além do Presidente, também fizeram uso da Palavra o Desembargador alberto Virgíneo que falou em nome da família e do Presidente do Tribunal de Justiça Leopoldo Arruda, o juiz eleitoral Hildeberto Júnior Rocha e o Prefeito Jose Patriota. Entre as autoridades presentes vários desembargadores, advogados, os prefeitos de Tabira, Iguaracy e Tuparetama e alguns vereadores da região.

Quatro dias de chuva somam 79mm em Afogados da Ingazeira – Com a terra já molhada toda chuva é bem vinda no sertão. Ontem em Afogados da Ingazeira foram 5mm, somando 79mm nos últimos quatro dias. Serra Talhada choveu bem durante a madrugada. Carnaiba foram 10mm. Choveu outra vez em Tabira. Na zona rural choveu muito no Santo Antônio enchendo açudes e fazendo o riacho correr. Ibitiranga a chuva de ontem registrou 10mm, Encruzilhada 29mm, Capim Grosso 11mm, Góis(Carnaíba) 38mm, choveu bem também em Queimada Grande e Salgadinho(Iguaracy)

Prefeita Petista não consegue nem limpar a cidade de Calumbi – Entre outras críticas da Prefeita de Calumbi Sandra da Farmácia(PT) a gestão do ex-prefeito Joelson(PSB) estava a limpeza urbana. Dois meses e meio depois que assumiu os destinos de Calumbi a Petista começou a receber criticas até mesmo dos aliados. Nem mesmo a limpeza da cidade está sendo feita de forma satisfatória.

Celpe deixa comunidades rurais sem energia em Carnaíba – Quatro dias sem energia em várias comunidades rurais de Carnaíba, entre elas: Pendência, Silvestre, Engenho Velho, Tamburil, Mata Verde e outras. O que chama a atenção é que a Celpe tem sido comunicada constantemente e não resolve.

Barragem já tem água suficiente para tirar a cidade de Solidão do colapso – “As chuvas de março vêm mudando a paisagem sertaneja, onde tudo era um verdadeiro deserto cor de cinzas e sem água por perto, hoje mais parece um verdadeiro pantanal com muito verde e água para todo canto”, é como traduz o Blog do Veras com a chegada das chuvas no Sertão do Pajeú. Até a barragem Nossa Senhora de Lourdes que abastece a cidade de Solidão, já captou bastante água, chegando um metro acima da tubulação que leva o líquido até a cidade. Em outras comunidades da região tem água pra todo lado, o rio do sitio barra de Solidão já começa mandar água para o Rio Pajeú, e tem-se observado que os pequenos açudes e barreiros tem tomado muita água, isso faz com que muitos agricultores plantem suas roças, aliviando a vida dos animais que estavam morrendo de fome e sede.

Genailson será a atração de hoje na Festa de São Jose em Ingazeira – Tem sequência em Ingazeira a programação de shows na Festa do padroeiro São Jose. Na noite de hoje os shows serão da Banda Novo Som Mix e Genailson e Banda. Amanhã 18 de março a festa segue com apresentações de Harry Estigado e Gaviões do Forró.

Ex-prefeito de Triunfo é multado pelo TCE-PE por não preservar patrimônio histórico e artístico – Por unanimidade, a Segunda Câmara da Corte de Contas, julgou nesta quinta-feira (16), IRREGULAR o objeto dos autos (auditoria especializada), em face da insuficiência das ações e dos procedimentos de preservação adotados pela Prefeitura de Triunfo no processo de salvaguarda do Patrimônio Histórico e Artístico do Município. Além de apontar irregularidades, o TCE – Tribunal de Contas de Pernambuco aplicou multa ao ex-prefeito, Luciano Fernando De Sousa e ainda fez determinações.

Campanha eleitoral só se faz com dinheiro – Até setembro de 2015, era permitido no Brasil fazer campanha eleitoral com dinheiro doado por empresas. Uma delas, Odebrecht, maior construtora do país, doava para os principais partidos, para ficar de bem com todos, e depois embutia a conta nos contratos de obras públicas. A partir daquela data o STF entendeu que esse tipo de financiamento é inconstitucional porque quebra a isonomia da disputa. Ou seja, os partidos que recebiam doações disputavam o pleito condições melhores do que aqueles que não recebiam. Agora a Lava Jato está investigando o que foi doação de “caixa 1”, (dinheiro legal), “caixa 2” (dinheiro não contabilizado) e “propina”, e ao mesmo tempo forçando o Congresso a definir novas regras de financiamento. O financiamento público é reprovado pela maioria da população e o privado é inconstitucional. Mas uma saída terá que ser encontrada porque não se faz campanha sem dinheiro, seja ele público ou privado.

Governo Municipal de Sertânia realiza mutirão de limpeza em povoados – Dois povoados localizados no território de Sertânia, Cruzeiro do Nordeste e Pernambuquinho, comemoram e homenageiam, neste final de semana, o padroeiro São José, cujo dia é no próximo domingo, 19 de março. O Governo Municipal, através da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, realizou nestas comunidades, que recebem as festas, um mutirão de limpeza, também a pintura de ruas e a organização das redes de esgotos e elétrica. Em Cruzeiro do Nordeste, o trabalho envolveu cerca de 20 funcionários, que retiraram quase 30 caçambas de lixo e metralha. Já em Pernambuquinho, a iniciativa se encerra ainda nesta quinta (16), onde estão trabalhando por volta de 14 profissionais.

TRF da 5ª região absolve Sávio Torres por convênios para eventos do Ministério do Turismo – A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª região deu provimento, na data de hoje, a duas apelações criminais intentadas pelo prefeito Sávio Torres contra sentenças penais condenatórias relativas a ações movidas pelo MPF que alegava irregularidade penal na execução de convênios firmados com o Ministério do Turismo para realização de atividades festivas no Município de Tuparetama. O relator, Des. Cid Marconi, proferiu voto reformando as sentenças penais condenatórias de primeiro grau, e absolveu sumariamente Sávio Torres e os empresários contratados, nas apelaç ões, decorrentes de processos existentes nas Varas Federais de Pernambuco – Subseção de Serra Talhada, respectivamente, cujo voto alegou que os eventos festivos efetivamente ocorreram, e que os valores pagos refletem o que estava estipulado no convênio, não havendo dano ao erário para sustentar uma condenação criminal.

MPF investiga pagamento irregular de Bolsa Família em Manaíra e mais 25 cidades – Pelo menos 26 cidades do Sertão paraibano estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federa (MPF) em um inquérito civil que foi aberto para apurar “as circunstâncias objetivas e subjetivas de possíveis pagamentos irregulares a título de Bolsa Família”. O inquérito foi instaurado pelo procurador da República Tiago Misael de Jesus Martins. Segundo o inquérito, entre 2013 e maio de 2016, teriam sido pagos cerca de R$ 12 milhões a pessoas com boas condições financeiras.

Dinheiro que vier da repatriação é lucro – Prefeitos de PE ainda não sabem quanto cairá na conta das prefeituras referente ao 2º projeto da repatriação, mas o que cair é lucro. Os da safra passada pagaram dezembro e o 13º dos servidores com esse dinheiro.

Governador do Ceará não decidiu se vem a Monteiro – O governador Ricardo Coutinho (PB), mesmo sendo do PSB, estará em Monteiro, domingo, ao lado de Lula, para visitar a obra da transposição. Já o do Ceará, Camilo Santana, que é do PT, ainda não decidiu se vai.

Zeca apoia Temer na reforma trabalhista – Mesmo pertencendo ao PTB, o deputado Zeca Cavalcanti vai votar a favor da reforma trabalhista proposta por Temer ao Congresso. Ele entende que nossa legislação trabalhista é da década de 30 e exige uma atualização.

Banho eleitoral de Lula em Monteiro é condenável – a nota é de magno Martins: Li, ontem, que o ex-presidente Lula está tão entusiasmado com a viagem programada para o próximo domingo a Monteiro (PB), para inaugurar, extraoficialmente, a chegada das águas da Transposição à Paraíba, que pode tomar banho no canal transbordante. Se isso ocorrer, por excesso de euforia, estará dando um péssimo exemplo. Há pouco, imagens de um grupo de sertanejos tomando banho no canal em Sertânia geraram protestos e indignação. As águas transpostas do Velho Chico chegam para matar a sede de 12 milhões de nordestinos, segundo estimativa do Ministério da Integração, e não para amenizar o calor brutal ou servir de lazer para quem quer que seja. Além de poluir, o banho é proibido. Ao longo dos canais, o Governo instalou placas de advertência sobre o risco de afogamento. Às margens do trecho da Transposição em Monteiro, Lula fará um ato político, avocando para si a paternidade do projeto. Ao seu lado estará a ex-presidente Dilma e três governadores do Nordeste – Ceará, Piauí e o anfitrião Paraíba.

Josinaldo será reeleito na UVP – Os aliados do vereador André Valença (PSD), candidato da oposição na disputa pela presidência da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), em eleição marcada para o próximo dia 24, em Bonito, já jogaram a toalha. “É quatro por um”, prevê o vereador Gilvan da Malhadinha, de Cumaru (PSC), referindo-se à votação que terá o atual presidente da instituição, Josinaldo Barbosa (PTB), cuja reeleição, para ele, só tem riscos de dar errado se ocorrer uma hecatombe. “Josinaldo está fortíssimo porque seu adversário não tem apelo nem a confiança da categoria”, afirma Gilvan.

MÊS DA MULHER: PREFEITURA DE AFOGADOS PROMOVE SEMINÁRIO “DIREITOS, AÇÃO E CIDADANIA” – A Prefeitura de Afogados da Ingazeira promove na manhã de hoje (17), um seminário para debater as lutas cotidianas das mulheres contra a violência e por equidade de gênero. O seminário é promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, Rotary Club, Polícia Militar e Conselhos de bairros. Durante todo o mês a Prefeitura promoveu atividades com as mulheres nos bairros de Afogados. O seminário contará com a representação desse público e é a culminância das atividades que tiveram início em dois de março. O início está previsto para 9h, no Olga Cajueiro.

Semana da Água tem vasta programação na região do Pajeú

Com o tema “Caatinga: Guardiã da Água”, uma programação ampla está sendo preparada por organizações sociais integrantes da Articulação no Semiárido de Pernambuco (ASA-PE), em parceria com diversos segmentos da sociedade civil, para comemorar a 5° Semana Mundial da Água (SEMA) no Sertão do Pajeú. Os eventos começam nesta segunda (20), e seguem até o dia 24 (sexta-feira) nas cidades de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, São José do Egito, Serra Talhada e Triunfo.

A SEMA tem como objetivo chamar a atenção da sociedade e do poder público para as consequências da degradação da vegetação da Caatinga, o que provoca escassez de água no Semiárido. A programação, relacionada ao tema da Campanha da Fraternidade 2017 – “Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, contará com caminhada, missa, seminários, ato em defesa do Rio Pajeú, abraço simbólico ao açude de Triunfo, palestras e audiência pública.

A proposta é difundir práticas de conservação e uso consciente da água, além de reivindicar políticas públicas de garantia dos recursos hídricos.

Confira a programação:

20/03 – Carnaíba

8h – Caminhada pelas nascentes na comunidade de Barreiros, organizada pela Diaconia, Grupo Fé e Política e parceiros locais;

11h – Missa na mesma comunidade com os padres Luís Marques (Luizinho), da Ingazeira, e Antônio Orlando, de Afogados da Ingazeira, para refletir sobre o bioma Caatinga e a necessidade de conservar as nascentes da comunidade.

21/03 – Serra Talhada

ü  9h – Seminário A Caatinga Guardiã da Água: “Como garantir a água por mais tempo”, organizado pelo Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor) e parceiros locais – palestrantes: Professor Genival Barros – UFRPE e agricultor (a) experimentador (a). Local: Auditório do Cecor

22/03 – Triunfo

8h – Ato Público

9h30 – Abraço no Açude

14h – Seminário A Caatinga Guardiã da Água: “Reaproveite a água que você usa” -Palestrantes: Professor Daniel Duarte – UFPB/INSA e agricultor (a) experimentador (a) – Realização: Adessu, Centro Sabiá e parceiros locais

22/03 – Serra Talhada

8h – Ato Público em defesa do Rio Pajeú – Concentração no Bairro da Caxixola

13h30 – Palestra no IF Sertão – Campus Serra Talhada

19h – Palestra no Centro Tecnológico – Serra Talhada

23/03 – Afogados da Ingazeira

8h – Seminário A Caatinga Guardiã da Água: “A água que a Caatinga Guarda” – palestrantes: Professor Genival Barros (UFRPE) e agricultor (a) experimentador (a) – Realizado pela Diaconia, Casa da Mulher do Nordeste, Rede de Mulheres Produtoras e Grupo Fé e Política – Local: Centro de Inclusão Digital

24/03 – São José do Egito

8h – Audiência Pública para tratar de conflitos pelo uso da água em reservatórios do município – convidados: APAC, CPRH, Ministério Público Estadual, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores

Coluna – Anchieta Santos

Tapete vermelho para secretário em Itapetim – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura (PSB), só faltou colocar tapete vermelho na entrada da cidade para receber, anteontem, o secretário de Agricultura, Nilton Mota, pela ajuda que dá aos municípios do Pajeú.

Presidente do TRE-PE inaugura hoje Fórum Eleitoral de Afogados da Ingazeira – Ás 17 horas de hoje, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, desembargador Antônio Carlos Alves da Silva inaugura o Fórum Eleitoral juiz José Virgínio Nogueira, em Afogados da Ingazeira (sede do Pólo 18), onde passa a funcionar o Cartório da 66ª Zona Eleitoral. O Fórum fica localizado na Av. Padre Luiz de Campos Góes, no bairro de Manoela Valadares. A 66ª Zona possui, atualmente, 35.074 eleitores aptos (26.831 de Afogados da Ingazeira e 8.243 de Iguaraci, que é município termo). O investimento da obra foi no valor de R$ 2.886.758 e a realização ficou por conta da empresa ACR Consultoria que iniciou os trabalhos no dia 18/01/16 e concluiu em 10/03/17, dentro do previsto, em virtude da fiscalização do desembargador Alberto Virgínio, que foi vice-presidente do TRE-PE. O recurso constava do orçamento 2015, tendo sido acrescido de um valor a mais como um pedido de aumento do limite orçamentário, feito ao TSE, na gestão do desembargador Fausto Campos. A doação do terreno foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da aprovação do desmembramento de uma área de aproximadamente 24 mil hectares, que foi doada a União para a construção do Fórum.

Décimo segundo homicídio no ano registrado em Serra Talhada – Um pedreiro conhecido como Aluízio Pereira, de idade não revelada, foi assassinado a tiros na Rua Enock Ignácio de Oliveira, no centro de Serra Talhada, por volta das 16h20 desta quarta-feira (15). De acordo com testemunhas, ele estava trabalhando na reforma de um estabelecimento comercial quando dois homens numa motocicleta chegaram de repente e o carona desceu atirando contra a vítima, que ainda correu para o interior da loja provocando pânico e correria no cruzamento. Ainda segundo testemunhas, pelo menos seis disparos foram feitos contra o pedreiro. “Eu só vi quando ele (Aluízio) entrou cambaleando e caiu no chão. Não vi mais nada”, disse Janailson Souza, que trabalhava no local. O Hospam confirmou que o pedreiro chegou sem vida ao hospital. Este é o 12º homicídio do ano em Serra Talhada.

Duque confirma ida a Monteiro, para acompanhar visita de Lula à transposição – Não foram poucos os que se perguntaram de o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), iria a Monteiro domingo para acompanhar a visita de Lula às obras da Transposição do São Francisco. Ao ser provocado se faria parte de uma caravana de petistas serra-talhadenses mesmo após ter abraçado o peemedebista Michel Temer, que é acusado de ‘golpista’, Luciano Duque procurou fugir da dicotomia. “Eu não quero saber desse negócio de quem é golpista ou quem não é. Não estou atrás disso. Estou atrás de quem fez, de quem faz e de quem pode fazer mais pelo povo.

A face oculta do Governo começará a ser mostrada no encontro de Afogados – O secretário estadual de Planejamento, Márcio Stefanni, que tem se debruçado nos últimos dias sobre a organização do novo modelo dos seminários regionais, o “Pernambuco em ação”, que começa na próxima quinta-feira por Afogados da Ingazeira, arrisca em afirmar que o volume de investimentos do Governo Paulo Câmara no Interior, mesmo diante da crise nacional, só pode ser comparável ao primeiro mandato da gestão Eduardo Campos. “São obras e ações que precisam ser mostradas, um dos objetivos dos encontros”, afirmou. O governador Paulo Câmara abre os novos fóruns regionais pelo Sertão do Pajeú. O evento está previsto para começar às 14 horas devendo se estender até por volta das 20 horas. No dia seguinte, o palco da discussão se remete para o Sertão de Itaparica, na cidade de Petrolândia. No sábado, por fim, Arcoverde, que agrega todos os municípios do Sertão do Moxotó. Antes de entrar no Agreste, em data ainda a ser marcada, a caravana encerra a região sertaneja com o encontro de Petrolina, abrangendo todos os municípios banhados pelo Rio São Francisco.

Senador Armando destaca papel de cada um em defesa da transposição – Num discurso corajoso e oportuno, o senador Armando Monteiro (PTB) afirmou da tribuna do Senado que ninguém pode se apresentar como pai da Transposição do Rio São Francisco, cujas águas já começaram a chegar ao Estado e na Paraíba. Para ele, o mérito da obra deve ser atribuído aos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff. Destacou, entretanto, que ninguém pode deixar de se congratular com o presidente Michel Temer (PMDB), por não haver contingenciado as verbas para o projeto nos últimos dez meses e por ter ampliado em 23% o volume dos repasses para o Eixo Leste, “garantindo a entrega dos trechos dentro do cronograma”.

Se ficar sem mandato, o ministro Bruno Araújo corre o risco de acabar nas mãos do juiz Sérgio Moro – Nem os tucanos de Pernambuco sabem ao certo se o ministro Bruno Araújo tem projeto majoritário para 2018. Justo por sua condição de auxiliar do presidente Michel Temer, ele se transformou automaticamente numa peça importante para as próximas eleições. Tanto pode disputar uma das vagas no Senado, como o cargo de governador. No entanto, o simples fato de ter aparecido na “lista Janot” talvez o obrigue a rever seus planos, optando pela permanência na Câmara Federal em vez de tentar dar o salto para um cargo majoritário. A eleição de deputado não lhe trará risco algum, ao passo que a disputa por uma vaga no Senado, ou mesmo pelo lugar de Paulo Câmara, representa risco dobrado. Em caso de vitória, seria alçado à condição de um dos maiores líderes político do Estado. Na h ipótese de derrota, ficaria sem mandato e não mais sob a batuta do ministro Édson Fachin no STF, e sim do juiz Sérgio Moro, em Curitiba.

A defesa de Lula – Lula marcou um gol de placa ao arrolar os ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e José Múcio (TCU), que também foram seus auxiliares, como suas testemunhas de defesa. Ambos disseram ao juiz Sérgio Moro que jamais o viram praticar qualquer “ato ilícito” na Presidência da República.

1ª etapa do Curral do Gado de Tabira estará pronta em 120 dias, promete Secretário Nilton Mota

Por Anchieta Santos

Acompanhado por Diretores da Secretaria de Agricultura, Nilton Mota esteve em Tabira para vistoriar a obra paralisada do Curral do Gado. Em sua passagem pela Cidade das Tradições, o Secretário concedeu entrevista à Rádio Cidade FM e anunciou que a 2ª empresa licitada foi convocada para retomar a obra paralisada desde 2016. Mota anunciou a repactuação com entrega da 1ª parte da obra do Curral do Gado em 120 dias com a mobilização das máquinas já esta semana.

O Secretário reconheceu que a paralisação gerou incertezas junto à população e prometeu de agora em diante acompanhar diariamente a obra . Ele negou que tenha havido precipitação em começar a obra sem ter dinheiro.

O Secretário não quis admitir erros no projeto produzido pela Prefeitura de Tabira. Ao mesmo tempo admitiu entendimento com a 1ª empresa(nome não revelado) para que de forma amigável os débitos com trabalhadores e fornecedores sejam pagos e negou que tenha havido precipitação em iniciar a obra numa época de campanha eleitoral.

Nilton Mota que estava acompanhado de lideranças Tabirenses como Zé de Bira, Marcos Crente e Claudiceia Rocha, Presidente do PSB Pipi da verdura e a empresária Lucia Simões, aproveitou para chamar Tabira a olhar pra frente reafirmando o compromisso do Governo Paulo Câmara com a importante obra do Curral do gado.

Prefeitura de Tabira garante o Piso Salarial Nacional aos professores da Rede Municipal de Ensino

O prefeito Sebastião Dias em reunião com a secretária de Educação Arácelis Batista Amaral sinalizou positivamente ao cumprimento do Piso Salarial Nacional para os professores da Rede Municipal de Ensino.

Na reunião saiu a determinação para a emissão do Decreto, bem como o repasse dos 7,64% agora em Março retroativo a Janeiro do corrente ano.

“Fazemos questão de cumprir o piso salarial, como temos feito todos os anos, e neste ano não será diferente, pois primamos pela organização das escolas e ao total apoio aos educadores em todos os aspectos, pois a valorização do profissional é primordial em nossa gestão”, salientou a secretária de Educação.