A novela continua: Executiva Estadual indica que PSB terá candidato próprio em Tabira

psb_tabiraPor Anchieta Santos

Mais uma reunião do PSB. Mais um rumo apontado. Difícil saber se será seguido. Ontem no Recife aconteceu um novo encontro da Executiva estadual do PSB com o ex-prefeito de Tabira José Amaral e lideranças da legenda indicando pela candidatura própria da legenda.

Hoje, uma nova rodada de negociações acontecerá em Tabira, agora com o propósito de escolher uma chapa para as eleições.

Algumas perguntas precisam ser respondidas dentro do PSB: os vereadores Marcos Crente, Zé de Bira e Edmundo Barros que já admitiam não disputar a reeleição, vão mudar de opinião?

Sebastião Ribeiro, Joel Mariano, Beliato, Vianey Justo e Dra. Claudiceia Rocha, já no palanque de Nicinha de Dinca, vão recuar? Ainda bem que o prazo está acabando e com ele a novela envolvendo o PSB, vai terminar.

Ex-prefeito sonha ser vice de Sebastião Dias em Tabira

rosalvo_sampaioPor Anchieta Santos

Liderando uma aliança de 14 partidos o prefeito de Tabira Sebastião Dias (PTB) ainda procura um vice. Entre os três nomes citados nos últimos dias aconteceu uma alteração.

Dos cotados Marinho Amaral, Nelly Sampaio e Zé Amaral, saiu a vereadora que vai para a reeleição e entrou o seu pai, o ex-prefeito Rosalvo Sampaio(Mano).

Notícias que chegam a produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta dão conta de que Mano dorme e acorda sonhando ser vice do poeta.

Tabira: campanha de Nicinha confirma marqueteiro

dinca_nicinhaDepois de semanas de conversações,  o prego foi batido e a ponta virada. Neto Spinelly será o marqueteiro, editor e locutor (estúdio) da campanha de Nicinha e Genedi em Tabira.

Neto é a voz padrão do programa do Mução, da Rede TV de João Pessoa e várias emissoras de rádio no Brasil.O profissional costuma ser bastante assediado no período e vai emprestar sua voz ao projeto do grupo do ex-prefeito Dinca Brandino.

Neto tem uma vasta experiência política e é conhecido por suas chamadas alegres e vibrantes, além do alto nível na produção do guia eleitoral, para todas as regiões do Estado.

No palanque de Sebastião Dias, o blog já havia antecipado a contratação do radialista e blogueiro Júnior Alves, do Blog Radar do Sertão e Cultura FM.

Tabira abre concurso para Guarda Municipal

guarda_tabiraFolha de Pernambuco

A Prefeitura de Tabira, município do Sertão do Estado, lançou edital de concurso público para preenchimento de sete vagas. As oportunidades são para o cargo de guarda municipal. É exigido Ensino Médio completo, além de CHN categoria AB. Para uma jornada de 40 horas semanais, o salário oferecido é de R$ 880.

O certame terá validade de dois anos, prorrogáveis por igual período, contados a partir da data de publicação da portaria de homologação do resultado final. Os candidatos serão selecionados por meio de provas objetivas, teste de capacidade física, inspeção de saúde, avaliação psicológica e investigação social.

Os exames objetivos, cuja aplicação está prevista para o dia 11 de setembro, serão compostos de prova de língua portuguesa, informática, raciocínio lógico e conhecimento específico. Já os exames físicos estão divididos da seguinte forma:

Homens

 – Flexão dinâmica de braço na barra fixa: 5 repetições em 1 minuto; – Abdominal: 30 repetições, realizadas de forma ininterrupta, em 1 minuto; – Corrida de 12 minutos: 2.000 metros.

Mulheres

– Apoio de frente sobre o solo (com flexão e extensão de cotovelos): 15 repetições, em 1 minuto; – Abdominal: 26 repetições, realizada de forma ininterrupta, em 1 minuto; – Corrida de 12 minutos: 1.600 metros.

As inscrições começam nesta segunda-feira (18) e seguem até o dia 7 de agosto, no site da organizadora Fundação Vale do Piauí (Funvapi). A taxa de participação custa R$ 50. Os candidatos de baixa renda podem solicitar a isenção do valor.

Téa confirma decisão de se ausentar da política de Tabira

teiaO empresário Téa da Damol, residente em São Paulo, mas que sempre participa efetivamente da política de Tabira, confirmou na manhã desta quinta-feira (13), falando à Rádio Pajeú que realmente decidiu se ausentar da política tabirense durante o pleito deste ano.

Téa disse que tomou esta decisão por observar que os grupos políticos da cidade só estão pensando em projetos pessoais. Téa também falou que se sente até um pouco omisso, mas que não tem volta. A informação é de Anchieta Santos ao blog.

Parece brincadeira: em Tabira PSB ficou sem candidato outra vez

Zé-de-BiraNada como um dia atrás do outro e uma noite no meio para chafurdar a vida do PSB de Tabira. A semana terminou com a notícia de que o vereador Zé de Bira seria o candidato do partido à sucessão municipal.

A informação chegou a ser comemorada por alguns socialistas, em especial pelos que discordaram da aliança com o PTB do Prefeito Sebastião Dias e que logo foi vetada pela executiva estadual do partido do Governador Paulo Câmara.

A semana começa com a notícia de que o vereador Zé de Bira está fora da disputa, desistindo pela 2ª vez. Em contato com a produção dos Programa Rádio Vivo e Cidade Alerta, importante liderança da direção do PSB informou que Zé de Bira não será candidato a Prefeito e assim o PSB voltou a estaca zero.

Depois de ter sido a sigla que mais teve nomes citados como pré-candidatos, o PSB pode chegar ao dia da eleição sem um candidato majoritário. Já tem vereador que diante da indefinição do partido, não vai mais disputar a reeleição.

“O vice será Ribeirão”, comemorou um importante militante do palanque do Poeta

Sebastiao-dias-e-ribeiroRadar do Sertão

Oficialmente ainda não foi anunciado, mas não é segredo mais pra ninguém que o PSB e o Prefeito Sebastião Dias vão marchar juntos nessa eleição. O partido chega ao palanque do Poeta com a indicação do vice para compor a chapa.

Entre os postulantes para o cargo estavam os vereadores Marcos Crente, Zé de Bira, Sebastião Ribeiro e a empresária Lúcia Simões. Talvez o peso de ser um vereador de seis mandatos tenha pesado favoravelmente para Sebastião Ribeiro.

Outra coisa que também facilitou o entendimento é que os aliados de Sebastião Dias que eram pré-candidatos a vice decidiram abrir mão da disputa com a adesão do PSB.

Com esse novo cenário, a chapa do Poeta será formada pelos Sebastiões e isso foi motivo de alegria para alguns eleitores. Na noite desse domingo (10) um importante militante comemorou dizendo: “o vice será Ribeirão!”.

Em Tabira “novo PSB” engole críticas e indica o vice para formar a chapa “Tião e Tião”

0-230x250Por Anchieta Santos

Depois de tomar a legenda do ex-prefeito Dinca Brandino (PMDB), lideranças da política de Tabira, assumiram o comando rotulando o partido de “novo PSB”.

O discurso liderado pelo pré-candidato a Prefeito Zé de Bira era “o novo PSB é uma nova forma de fazer política”. Com o empresário Pipi da Verdura Presidente, Joel Mariano vice e o reforço de vereadores como Zé de Bira, Marcos Crente, Sebastião Ribeiro, Edmundo Barros, ex-prefeito Josete Amaral, empresário Paulo Manu, o PSB chegou a ter sete nomes citados como pré-candidatos.

As críticas eram constantes a administração do Prefeito Sebastião Dias. Mesmo com Marcos Crente e o ex-vice-prefeito Joel Mariano topando liderar a chapa pelo PSB, o comando, entenda-se Pipi da Verdura e o ex-prefeito Josete Amaral, claro, com a concordância da maioria, levou o partido do governador Paulo Câmara para o palanque do prefeito Sebastião Dias.

Agora,  indicar o vereador de seis mandatos Sebastião Ribeiro (que batia muito no governo na tribuna da Câmara), como vice. Será a chapa Tião e Tião. Resta saber agora se a direção estadual vai concordar com a aliança feita pelo “novo velho PSB de Tabira”.

PRB mantém candidatura de Edgley Freitas

edgley_freitasPor Anchieta Santos

Depois de cooptar o PSB, o palanque do Prefeito Sebastião Dias partiu para tirar do páreo o ex-secretário Edgley Freitas (PRB).

Por telefone o ex-prefeito Josete Amaral manteve contato com Edgley fazendo o convite para se juntar ao gestor para evitar, segundo ele, a vitória de Nicinha, pois todos precisariam ficar contra Dinca.

Falando à produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta, Edgley disse que respondeu negativamente além de informar que o PRB não é contra ninguém e sim a favor de Tabira. E após reunião realizada no final de semana, o PRB publicou a seguinte nota:

O Diretório do PRB de Tabira informa que, diante da proposta do PSB de apoio a reeleição do prefeito Sebastião Dias, definiu que:

1 – A política defendida pelo PRB de Tabira, não visa derrubar adversário A ou B, mas melhorar a cidade que tanto amamos.

2 – Acreditamos que Tabira tem potencial e seu povo clama por mudanças na política e na forma de se gerir a cidade.

Por fim, a resposta do PRB é não à aliança com o atual prefeito pela sua reeleição. Estamos reafirmando nosso compromisso com as lutas defendidas desde nossa primeira reunião e acreditamos numa Tabira melhor.

O Projeto de pré-candidatura do PRB com Edgley Freitas continua firme, rumo à convenção dia 30/07.

Líderes devem decidir nesta segunda data da eleição para presidência da Câmara

camara_plenario_dos_deputadosEBC – A semana na Câmara dos Deputados promete ser movimentada em razão da disputa para a sucessão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Casa. O primeiro ponto de tensão gira em torno da definição da data da eleição. Desde a renúncia de Eduardo Cunha, na quinta-feira (7), aliados do peemedebista travam uma disputa com o presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), que determinou a realização do pleito na próxima quinta-feira (14).

Líderes de partidos da base aliada do governo do presidente interino Michel Temer convocaram uma reunião do colégio de líderes, quando defenderam a fixação da data da eleição para terça-feira (12), desautorizando a decisão do presidente interino Waldir Maranhão. Participaram da reunião os líderes do PMDB, PEN, PTB, PSC, PP, PTN, PR, PRB, PV, PHS, SD, Pros e PSL.

Descontentes com a fixação da eleição para terça-feira, os líderes do PT, PSDB, PSB, DEM, PDT e Rede abandonaram a reunião. Segundo essas lideranças, a eleição na terça-feira seria uma forma de ajudar Eduardo Cunha, pois inviabilizaria a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), marcada para votar o parecer de recurso do deputado contra a aprovação, na Comissão de Ética, de seu pedido de cassação.

Mas sexta-feira (8), Waldir Maranhão publicou decisão revogando a deliberação do colégio de líderes partidários tomada na tarde de quinta-feira de convocar para a terça-feira (12) uma sessão extraordinária para a eleição do novo presidente da Cêmara dos Deputados, mantendo a eleição para o dia 14.

A data da eleição poderá ter seu desfecho nesta segunda-feira (11), quando haverá reuniões tanto da Mesa Diretora quanto do colégio de líderes para bater o martelo sobre a data.

Ao lado do debate em torno da data, a eleição também chama atenção pela quantidade de candidatos dispostos a ocupar o mandato tampão até fevereiro de 2017. Até o momento, seis candidatos já registraram as candidaturas e outras duas foram anunciadas, mas ainda não oficializadas. Mas a expectativa é que o número aumente consideravelmente a partir de segunda-feira, o que pode levar a um recorde de candidaturas.

Maior bancada da Câmara dos deputados, o PMDB, com 66 deputados, saiu na liderança no quesito número de candidaturas, com dois nomes, até o momento, disputando o cargo oficialmente: Marcelo Castro (PI) e Fábio Ramalho (MG).

Além destes, há a expectativa do registro de candidatura de mais alguns correligionários do presidente interino Michel Temer. Nos bastidores, ventilam-se os nomes dos deputados Baleia Rossi (SP), Osmar Serraglio (PR), Carlos Marun (MS) e Sérgio Souza (PR) como possíveis candidatos do partido.

Ao lado de Castro e Ramalho, oficialmente já registraram candidaturas os deputados Fausto Pinato (PP-SP), Carlos Gaguim (PTN-TO), Carlos Manato (SD-ES) e Heráclito Fortes (PSB-PI). Já os deputados Beto Mansur (PRB-SP), primeiro-secretário da Câmara, e Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do delator do mensalão Roberto Jefferson, anunciaram a intenção de concorrer, mas ainda não formalizaram as candidaturas.

Também são aguardadas as candidaturas dos deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Rogério Rosso (PSD-DF). Há ainda a possibilidade de uma candidatura do PSol.

Maia tentar costurar o apoio a sua candidatura fora do chamado centrão, tentando aglutinar o PSDB, PPS e PSB. Maia tenta ainda o apoio de partidos da oposição, como o PT e o PCdoB. Já Rosso, apesar de negar que está na disputa, busca se viabilizar como o candidato de consenso do Planalto.

A renúncia de Eduardo Cunha, na quinta-feira passada, colocou mais lenha no ambiente político brasileiro. Alguns parlamentares acusaram uma manobra de Cunha, visando colocar um aliado no comando da Casa. A medida foi encarada como uma espécie de cartada final para escapar da cassação do mandato.

Na intenção de consolidar o governo, em uma eventual confirmação do impeachment da presidenta Dilma Rousseff, para Temer é fundamental que um aliado de confiança ocupe o posto. Cauteloso, o Planalto tem monitorado com discrição as movimentações para a sucessão de Cunha.

Contudo, aliados do presidente interino já encaram a situação como uma espécie de sinal amarelo, uma vez que a quantidade de candidaturas aponta para uma dispersão entre os aliados de Temer. Em várias ocasiões, integrantes do governo declararam que Temer não vai se envolver na disputa, com receio de que uma candidatura oficial venha a levar um racha na base do governo.

Josete diz não outra vez e PSB está próximo de fechar chapa com PTB em Tabira

comicio-14-caixa (2)Nem uma reunião que entrou pela madrugada da sexta-feira, a palavra forte do Senador Fernando Bezerra Coelho na manhã de ontem em reunião na Pousada de Brotas, para que Josete Amaral fosse o candidato a prefeito, o demoveram da ideia de não entrar na disputa.

Falando a Anchieta Santos na Cidade FM ontem, Josete disse que sua decisão não mudou e o seu compromisso será de ajudar uma outra candidatura. Por outro lado, ontem a noite chegou a informação de que o PSB vai mesmo cair nos braços do prefeito Sebastião Dias.

O que chama a atenção é que depois de ter pretendentes como os vereadores Sebastião Ribeiro, Zé de Bira, Edmundo Barros e o ex-vice prefeito Joel Mariano, o PSB não tenha um candidato.

Com a negativa do ex-prefeito Josete Amaral e do empresário Paulo Manú, o Partido do Governador Paulo Câmara vai apoiar um prefeito aliado de Armando Monteiro (PTB), mesmo tendo em suas fileiras tem bons quadros como o ex-vice Joel Mariano e o atual Presidente da Câmara Marcos Crente.

Isto sem falar em nomes do campo da oposição como Tote Marques do PC do B e Edgley Freitas, do PRB.

Indo para o palanque do prefeito, o PSB, que antes era protagonista sobre o comando de Dinca, está prestes a se transformar em linha auxiliar de PTB e PT em Tabira. Alguns integrantes do PSB não aceitam a coligação.

Presidente da Coodapis festeja sucesso com reportagem do Globo Rural

adelmoPor Anchieta Santos

Depois da boa repercussão da matéria sobre a Coodapis-Cooperativa de Agricultura Familiar, no Programa Globo Rural da Rede Globo, o Presidente Adelmo Cabral falou ontem a Rádio Cidade FM.

Ele disse que foram muitos e-mails, várias ligações telefônicas para ele e familiares para dividir o contentamento com a reportagem que durou sete dias para editar 13 minutos.

A Coodapis reúne 245 associados, em Pernambuco, Paraíba, Piauí e Bahia. Produz mel, Macaxeira a vácuo, Peixe, Galinha Caipira, Codorna, ovos e carne de Caprinos. Toda produção recebe certificado orgânico.

Depois de participar recentemente de feira na África do Sul a Coodapis já tem confirmada presença e feira que vai ocorrer na Bolívia em Setembro. Conquistado junto ao governo do estado através do Prorural, Adelmo disse que o Entreposto do Mel estará pronto dentro de mais dois meses onde estão sendo investidos cerca de R$ 600 mil.

Sobre a possível participação na politica partidária, o destacado gestor disse ser filiado ao PSB, mais tem uma visão diferente sobre a política atual. Não descartou disputar um mandato, desde que a forma de buscar o voto não seja nos moldes convencionais.

Reunião de Dinca com Governador pode apressar escolha do candidato do PSB em Tabira

JOSETE-600x337Por Anchieta Santos

Provado está: o ciúme na política é mesmo pior do que no amor. O estrago da visita do ex-prefeito Dinca e sua chapa Nicinha/Genedy ao Governador Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas, levados pelo Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB) pode resolver em 24h o candidato que o Partido Socialista procura a meses.

Ontem a noite aconteceu uma reunião de integrantes do PSB com o PRB e hoje a definição poderá acontecer. Noticias que chegam a produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta dão conta de que o Dr. Josete não gostou de ser responsabilizado por setores da imprensa, inclusive pelo blog, por um possível fracasso do PSB no pleito municipal.

Socialistas esperam que com os brios feridos o médico concorde entrar na disputa. Josete não aceitando, uma possível chapa PSB/PRB será escalada para enfrentar o prefeito Sebastião Dias (candidato a reeleição) e Nicinha de Dinca(PMDB).

Genedy já trabalha como vice da Chapa de Nicinha

genedy-britoPor respeito aos demais pretendentes como Djalma das Almofadas e Zé da Sulanca,  ex-prefeito Dinca Brandino (PMDB) não oficializou ainda o nome de Genedy Brito como vice de Nicinha, mais a atual vice prefeita de Tabira já trabalha como dona também do futuro cargo.

Nos últimos dias Genedy arrebatou o apoio do PPS a candidata do PMDB e através do seu deputado Gonzaga Patriota, conseguiu a audiência com o Governador Paulo Câmara.

Promotora de Tabira recomenda retirada de faixa do PRB e de nomes no ônibus do TFD

prb_filiacao_tabira (1)O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da Promotora Eleitoral da 50ª Zona, Dra. Manoela Poliana Eleutério de Souza, recomendou nesta sexta-feira, dia 1º de julho de 2016, ao Partido Republicano Brasileiro (PRB) que providencie a imediata retirada de faixa estendida em logradouro público, afixada em dois postes na Avenida Severino Pires Ferreira, na altura do número 58, com covite a população à filiação partidária nesta sigla, haja vista a ofensa expressa estabelecida no art. 37 da Lei 9.504/97.

Na Recomendação Eleitoral nº 001/2016, a Promotora também recomenda a Câmara Municipal e a Prefeitura de Tabira providenciem a imediata retirada de adesivo afixado na traseira do ônibus destinado ao Tratamento Fora do Domílicio (TFD), o qual faz menção aos nomes do presidente da Câmara de Vereadores  e do Prefeito do Município, ferindo assim a impessoalidade do Poder Público.

43

Vereadores receberão salário mínimo em cidade da Paraíba

agua_brancaDiário de Pernambuco

A partir do ano que vem, os vereadores da cidade de Água Branca, no sertão da Paraíba, não vão mais ganhar R$ 2,6 mil. Segundo um projeto de lei aprovado na sexta-feira passada, os nove vereadores do município passarão a receber R$ 880, o equivalente a um salário mínimo. A mudança é válida a partir de 1 de janeiro de 2017, quando começa a nova legislatura. Água Branca fica a cerca de 400 km de João Pessoa e tem pouco mais de 10 mil habitantes, de acordo com o IBGE.

A medida não afeta o repasse mensal da prefeitura para a Câmara, que equivale à cerca de R$ 54 mil por mês. A proposta dos vereadores é economizar o valor e no final do ano realizar uma audiência pública com o prefeito e a comunidade para decidir o destino da verba. Estima-se que R$ 25 mil deva ser economizado por mês (R$ 300 mil por ano).

Os salários do prefeito e do seu vice também devem sofrer alterações. Há uma poposta já em discussão de reajustar o salário do prefeito de R$ 8 mil para R$ 5 mil e do vice-prefeito de R$ 4 mil para R$ 2,5 mil. “Os vereadores da cidade irão baixar uma nova resolução para tratar da remuneração do prefeito. O projeto já está sendo debatido”, comenta o prefeito da cidade Tarcísio Firmino (PSB). A partir do próximo ano, os salários dos parlamentares serão reajustados seguindo o aumento nacional do salário mínimo, que acontece em janeiro. O projeto é valido por toda a próxima legislatura, que vai até 2020.