Real atinge pior nível de sua história frente ao dólar

dinheiro-foto-shutterstockFragilizado pela recessão econômica e pela crise política que atinge o governo brasileiro, o real sofreu forte desvalorização nesta terça-feira (22), chegando a quatro unidades por dólar, o menor valor de sua história.

Poucos minutos após a abertura do pregão, a moeda brasileira caiu para 4,03 unidades o dólar, cumprindo assim a previsão do mercado e dos analistas, que há dias anteciparam que ultrapassaria a barreira de quatro reais o dólar em um contexto de forte deterioração econômica.

Depois do meio-dia, o real caia a 4,056 o dólar, registando uma perda de 1,8% em relação ao fechamento de segunda-feira (3,982 dólar) e mais de 33% este ano, segundo a consultoria CMA  em São Paulo.

Seu declínio também arrastou a Bolsa de São Paulo: o Ibovespa, seu principal indicador, caia 2,30% às 13h45, a 45.518 pontos.

“Esta forte desvalorização não é apenas devido à situação econômica que o Brasil está enfrentando, mas também à imobilidade do governo. Do meu ponto de vista, parece que o governo está perdido, que não dialoga com o Congresso, que chega e envia coisas sem planejar”, comentou à AFP Angelo Larozi, analista da corretora Walpires em São Paulo.

“Esta falta de diálogo e planejamento está gerando essa crise e empurrando o mercado financeiro, também porque o nível de investimento foi perdido. Tudo isso são coisas que se acumulam como uma bola de neve, pressionando a nossa economia e o mercado”, acrescentou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *