Após as medidas do Governo do Estado em não disponibilizar verbas para a realização do carnaval nas cidades de Pernambuco, devido ao agravamento climático da seca que assola a região Nordeste, o prefeito Sebastião Dias e o secretário de Cultura Edgley Freitas, chegaram a conclusão que o carnaval só aconteceria se houvesse captação de recursos junto as iniciativas privadas.
Com apoio da Nova Schin, Pitú, Progresso, Kigarot, Supermercado Serve Lar, Sicoob, Ricardo Ferreira, Ricardo Teoboldo, vereadores de Tabira, o deputado Augusto César e comerciantes da cidade, foi possível a realização dos festejos de momo em Tabira, que teve ainda o apoio da prefeitura municipal com o custeio de toda a estrutura na realização do evento. Esse ano, com o tema Carnaval Solidário, a Secretaria de Cultura aproveitou para fazer uma campanha de doação de mantimentos para serem distribuídos nas comunidades rurais entre os cidadãos que sofrem com os efeitos da estiagem.
A novidade do carnaval 2013 foi a homenagem ao artista plástico pernambucano, Romero Brito, que teve suas obras reproduzidas na ornamentação das principais avenidas da cidade. No Portal da Folia, localizado na Avenida Raul Pereira Amorim, a famosa obra do artista, “Abraço”, saudava os foliões que se divertiram durante os cinco dias de festa.
Na sexta-feira (8 de fevereiro), o tradicional Bloco O Vassourão, formado pelos garis, margaridas e funcionários do executivo municipal, abriram o carnaval com a tradicional saída da prefeitura em direção ao portal. A Rainha do Carnaval, a jovem Márcia Herculano, moradora do Bairro das Missões, também acompanhou o trajeto, e no palco, foi saudada pelo prefeito Sebastião Dias e pela vice-prefeita Genedy Brito.
Na primeira noite, todos os secretários estiveram presentes no evento e fizeram questão de parabenizar o secretário Edgley Freitas, a diretora de Cultura Neide Nascimento e toda equipe da pasta, pelo desempenho na organização do Carnaval Solidário. Pelo palco passaram as bandas Sabor de Menina e Novo Som Mix, animando os foliões ao ritmo do frevo pernambucano.
Já no sábado de Zé Pereira, o bloco Chapéu de Palha desfilou pelas principais ruas da cidade, ao som de orquestra de frevo. A tarde foi a vez do Bairro da Granja realizar mais uma edição do Granja Folia, ao som do paredão de Garanhuns que puxou os foliões até o Portal da Folia, onde se apresentaram Reny e a Galera e a Orquestra Opera. O bloco infantil Algodão Doce e os integrantes do Grupo Renascer também desfilaram suas fantasias pelas principais ruas de Tabira.
O domingo foi a vez dos mascarados fazerem a festa. Diversas pessoas fantasiadas com seus personagens favoritos saíram pelas ruas e participaram de concurso no Portal da Folia. O grupo caracterizado de “Pernambucanos” foram os campeões da competição, ficando o segundo e terceiro lugares com os Mamonas Assassinas e Lampião, respectivamente. A grande atração da noite foi o cantor Gabriel Diniz que levantou os mais de 10 mil foliões que compareceram no Portal da Folia. O grupo Tabirense Wagner Diniz e Extra Samba encerraram a noite do domingo.
A segunda-feira foi a vez do tradicional desfile do Bloco Cavalheiros da Rosa Mística, que em 2013 completou 18 anos. As Damas da Rosa, bloco formado só por mulheres, acompanhou o desfile dos cavalheiros. Na parte da tarde, o Bloco Sport Folia fez a festa ao som da banda BKL e do DJ J. Campos. O homenageado desse ano foi o torcedor Lula de Oscar, pelo seu apoio incondicional ao time tabirense.
O tradicional desfile das virgens foi a grande atração na noite de segunda. Diversos personagens passaram pelo palco e arrancaram o riso de quem esteve presente. O primeiro lugar foi para os jovens Junior e Danilo Amorim que representaram as personagens Jéssica e Morena da novela global Salve Jorge. O segundo lugar ficou para os três jovens que fizeram uma apresentação da cantora Rihanna, e o terceiro lugar foi para “As Primas da Granja”.
As apresentações musicais da noite no Portal da Folia começaram pela banda Swing da Gente, de Afogados da Ingazeira que tem em sua composição três jovens tabirenses, o baterista Sidcley Lima, Hugo Emanoel percussionista e o cantor Júnior Diniz. A segunda apresentação da noite ficou por conta da banda patoense Uz Frajol’az, que fez bonito no Palco da Chuva.
No último dia de carnaval, os tabirenses assistiram o desfile da Associação de Mulheres Urbanas e Rurais de Tabira (AMURT), que organizou o bloco “AMURT na Folia”. Cerca de 40 mulheres, fantasiadas de abelhinhas, desfilaram homenageando os apicultores tabirenses.
No Palco da Chuva a animação ficou por conta das bandas BKL e Puro Arrocha, encerrando as apresentações do carnaval 2013 em Tabira.
O secretário de Cultura, Edgley Freitas, satisfeito com o evento acredita que o carnaval veio para firmar seu compromisso com a população tabirense. “O carnaval 2013 foi um evento realizado pelo povo de Tabira, eles confiaram e me ajudaram a promover essa festa. Estou muito feliz por chegar ao fim sabendo que tudo ocorreu bem, e, em breve estaremos realizando o que foi prometido com o dinheiro arrecadado. Esse foi o início de uma grande parceria que eu sei que dará certo, entre Prefeitura, Secretaria de Cultura e tabirenses”, declarou o Freitas.
De acordo com o prefeito Sebastião Dias, a equipe da Secretaria de Cultura surpreendeu com a realização do carnaval. “Edgley, Neide e toda a equipe da secretaria estão de parabéns pela organização desse importante evento no calendário festivo da cidade. Quero agradecer a todos os patrocinadores que ajudaram o evento acontecer, principalmente os donos de bares, barraqueiros e vendedores ambulantes que também deram sua contribuição.” Finalizou.
Sebastião Dias afirmou que vai tentar junto a Fundarpe para que o carnaval de Tabira seja mais um polo de folia do Governo do Estado de Pernambuco, elevando a folia de momo da Terra das Tradições ao título de Carnaval dos Mascarados, como forma de fomentar as fantasias que a cada ano têm aumentado entre os foliões, que vestem seus personagens preferidos, mas escondidos atrás das máscaras.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Maria Ruana/ Edgley Freitas
Confira a galeria de fotos com os melhores momentos:










































seria tão positiva se a população, ouvise, do prefeito e secretarios, a seguinte frase, muita agua para tabira, que a escola nova estivesse funcionando, pois falta carteira, que e um absurdo, nossos filhos não ter carteira para estudar a culpa e de quem. não vamos colocar culpa nos outros, pois temos de agir,pois todo mundo sabe, que o outro prefeito que saiu, e um irresponsabel, pois deixar uma escola do jeito que deixou, se tivesse justiça aqui era para está na cadeia
abraço