Atendendo a uma reivindicação da União dos Estudantes Secundaristas de Tabira – UEST, o MEC – Ministério da Educação e INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira determinou a realização do Enem 2009 no Município de Tabira.
Como presidente da UEST, tenho a grande satisfação de junto com toda minha diretoria apresentar essa conquista para os estudantes tabirenses. É com essas conquistas que podemos melhorar o nosso Município, Estado e País. A UEST vai continuar nessa linha de trabalho, defendendo os interesses dos estudantes de Tabira, trabalhando e buscando o melhor para a nossa Educação.
“Antes precisamos ir até a cidade de Serra Talhada, depois veio para Afogados da Ingazeira, só que com o esforço da UEST o Enem será realizado aqui na nossa cidade”, fala Rafaela Leite, participante.
” É importante a realização do Enem no nosso Município, pois diminuímos a ansiedade da prova, como também podemos ir pra casa a hora que terminamos”, diz Gustavo Souza, estudante e participante.
Novo Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio está diferente. Agora, ele servirá como processo seletivo para ingresso nas universidades e nos institutos federais. A prova está mais abrangente, com questões mais próximas da realidade dos estudantes. O novo exame também ajudará a melhorar a qualidade do ensino médio. As inscrições para a prova deste ano, que será realizada em outubro, estão abertas até 17 de julho e devem ser feitas no portal do Ministério da Educação.
A nota do Enem pode ser utilizada como acesso ao Ensino Superior em universidades brasileiras que aderiram ao Enem como forma única ou parcial de seleção.
A nota também é utilizada por pessoas com interesse em ganhar pontos para o Programa Universidade para Todos (ProUni).
A participação na prova serve como certificação de conclusão do Ensino Médio para pessoas maiores de 18 anos de idade.
INSCRIÇÃO
Faça sua inscrição no Enem 2009. O período de inscrição vai até 17 de julho.