Ontem (27), os poetas Zé Carlos e Vagner Leandro, revelaram para este blogueiro, a criação da Associação da Juventude Poética de Tabira (AJUPTA). Segundo, Zé, a AJUPTA vem para fortalecer a cultura no Município.
Nos próximos dias, a nova associação será registrada.
E o blog da associação já está online: http://www.ajupta.blogspot.com
Acessem, comentem e divulguem. Abraço a todos!
Vamos lá, moçada… Há muito o que se esperar dessa molecada que faz poesia em Tabira, principalmente dos que já vêm deixando seu singelo legado na comunidade do Orkut, com motes interessantes e glosas criativas.
Mas uma cobrança há de ser feita, que nem chega a ser cobrança de fato, mas é um desejo que sonharia de ver realizado: tudo bem que é bonita a paisagem sertaneja e é sempre bom cantá-la, e também seus rios, seus sabiás, seus calangos desengonçados, a pele de sua flora que muda no inverno, e tudo o mais que a enfeita e desnuda e embelece. Tudo bem cantar romances, secas terríveis, flores e amores. Mas nossa sociedade precisa ser versejada também. A sociedade pulsante e vivente. Os poetas marcam um tempo, são a voz da história nos trajes da arte.
O que gostaria muito, colegas, é que a força das palavras que vocês possuem seja transformada em poder de mudança, de cobrança, e que sejam companheiros nessa desagradável missão de criar brigas, de procurar verdades e desmentir mentiras. Como diria Belchior, “palavras são navalhas, e não adiante cantar como convém, sem querer ferir ninguém”.
Viva a vida da poesia tabirense, e viva esse grupo astuto de jovens poetas…