NOTA DE AGRADECIMENTO

GEDSC DIGITAL CAMERA

Olá meus caríssimos leitores do Blog Tabira Hoje. Venho através desta nota comunicar a vocês a minha saída deste valioso veículo de comunicação e formação de opinião. Atendendo aos pedidos de muitos amigos e leitores vamos colocar em prática um projeto que  há muito tempo estava só no papel: Lançar o nosso próprio site de notícias.

Aos leitores;

Quero agradecer a valiosa ajuda que tive dos leitores na construção das mais diversas matérias que foram publicadas. Agradeço também as centenas de comentários inteligentes nas matérias que publiquei.

Ao amigo Flávio Marques;

Um agradecimento especial a esse jovem promissor que acreditou e confiou que eu poderia contribuir, mesmo diante das minhas limitações de tempo, com esse conceituado blog.

RADAR DO SERTÃO;

Essa será a nossa marca daqui pra frente. O RS será a extensão do Programa Show da Tarde da Rádio Cultura FM. Fazendo um jornalismo sério, responsável, dinâmico e totalmente desprendido de paixões políticas. A imparcialidade também será a nossa marca no site RADAR DO SERTÃO.

Aproveito para convidar a imprensa local e regional, falada e escrita, tabirenses e o Pajeú inteiro para prestigiarem o lançamento do site RADAR DO SERTÃO que será no dia 12 de Outubro, a partir das 19h, na Rua José Vidal. Teremos uma exposição de fotografias e palestra com o Jornalista e Fotógrafo Álvaro Severo e várias apresentações culturais com os artistas da terra. Um grande abraço a todos e conto com vocês no dia 12 de Outubro. RADAR DO SERTÃO, pode esperar que vem coisa boa!

Pressão popular funciona e abastecimento em Tabira será mantido

reuniao

Atendendo o chamado do povo de Tabira dirigentes da Compesa se reuniram com membros da comissão popular para discutirem uma saída para o abastecimento d’água no município que não fosse a velha lata d’água na cabeça.

Apesar das dificuldades ficou firmado o compromisso de se manter o abastecimento em Tabira com volume de água ainda mais reduzido de 45 litros de água por segundo para 30 litros de água por segundo. Pelo menos uma vez por mês os tabirenses terão água na torneira, o que faz a população a ser convocada para fazer um racionamento ainda mais rigoroso.

Ficou certo também que as caixas d’água irão ser mantidas como bases de apoio para aquelas localidades onde a água não esteja chegando ou para aquela família onde a água já tenha acabado antes da chegada do novo ciclo.

Outra notícia boa é que a Compesa alugou o poço da Família Olegário e com apoio firmado da prefeitura, através do Prefeito Sebastião Dias que estava na reunião, será construída de forma emergencial uma mini adutora do Sítio Mancinha, onde fica o poço, até a caixa de distribuição na sede da Compesa em Tabira para reforçar a distribuição de água.

Todos esperam que essas medidas sejam suficientes para atender o município de Tabira sem passar pela dependência total do carro pipa o que seria um retrocesso histórico para terra de Gonçalo Gomes. Viva à força do povo!

Vereador Aldo Santana denuncia que Secretaria de Educação fez compras por valores exorbitantes e que fraldas geriátricas teriam sido compradas pela Sec. De Administração

AldoO Programa Show da Tarde da Rádio Cultura FM desta segunda-feira, 10, levou aos ouvintes denúncia do Vereador Aldo Santana de que a Secretaria de Educação havia feito compras de alimentos com valores acima do normal. “Estão comprando pão por vinte e cinco centavos enquanto eu vendo sete pães por um real. Estão comprando bolo por cinco reais em uma nota, na outra nota já é dez, em outra é quatro e dezesseis e a secretária não vê isso? Bolo de trigo por dez reais em uma nota, noutra já é quatro e quatorze e em outra nota por cinco reais. A secretária não vê isso e ainda vem debochar da minha cara”, desabafou Aldo.

Além da disparidade de preços e valores diferentes apresentados nas notas pelo parlamentar, o que chamou atenção foi a denúncia de que fraldas geriátricas teriam sido compradas pela Secretaria de Administração. “Fraldas geriátricas na Secretaria de Administração! Eu vou verificar isso e gostaria que alguém viesse aqui explicar sobre essas fraldas geriátricas na Secretaria de Administração”, questionou Aldo Santana.

Marcílio Pires comemora absolvição das suas contas e diz que desmantelo da atual gestão já era esperado

marcilio_pires“Tirei um caminhão Scania dos ombros”. Foi essa a expressão que o ex-presidente da Câmara dos Vereadores de Tabira, Marcílio Pires, utilizou para demonstrar o alívio que estava sentindo pela absolvição no julgamento de suas contas quando estava à frente do Poder Legislativo de Tabira.

Marcílio lembrou no Programa Manhã Total da Rádio Pajeú que foi o único presidente que devolveu dinheiro à prefeitura “mostrando que se pode administrar o dinheiro público com seriedade”. Lamentou o fato de ter sido taxado de ficha suja. “A justiça de Deus tarda, mas não falha. Estou numa paz muito grande”, afirmou o ex-vereador.

Convidado a analisar a gestão de Sebastião Dias, Marcílio voltou a dizer que está mergulhado somente na sua atividade profissional e o povo que fizesse a avaliação. Ainda disse que não foi aceito no grupo, mesmo sendo mais bem avaliado nas pesquisas, porque os caciques sabiam que com ele prefeito não iria acontecer o que está acontecendo no momento, brigas, desmandos e descasos. “Colocaram-me como brigão, arengueiro e eu estou ausente e eles estão se desentendendo todos os dias”, disse Marcílio Pires.

Patriota fala da importância do desassoreamento da barragem e convoca prefeituras e empresários para o “Dia D de Brotas”

patriotaFalando ao Programa Show da Tarde da Rádio Cultura FM, o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, falou da importância do trabalho que vem sendo feito na Barragem de Brotas e com o objetivo de cuidar melhor desse manancial tão importante para Afogados e Tabira Patriota adiantou que já está em discussão com a Compesa e a Secretaria de Meio Ambiente um trabalho de reposição de parte da mata ciliar na represa da barragem ao longo do Rio Pajeú.

Patriota convocou as prefeituras do Pajeú para o que ele definiu como o Dia D de Brotas que será no próximo dia 22 onde um grande mutirão vai acontecer com a ajuda de caçambas e máquinas de outros municípios. Patriota adiantou que a prefeitura de Tabira já acionou positivamente a sua participação no Dia D com duas caçambas e duas retroescavadeiras. O prefeito disse que depois de Afogados, Tabira é o município que vai oferecer o maior número de máquinas. Para o Dia D, José Patriota aproveitou para pedir ajuda dos empresários de Tabira para mandarem também suas máquinas ou alugarem.

Sobre a declaração do Presidente da Compesa, Roberto Tavares, que definiu o desassoreamento de Brotas como uma “ação simbólica”, Patriota disse que os sertanejos sabem a importância de uma obra como essa e não sabe baseado em que ele chegou a dizer essa expressão. Acrescentou que está recebendo apoio para o que está sendo feito, inclusive da Compesa.

Silêncio quebrado, desabafo, pedido de desculpas à população… O Programa Show da Tarde estremeceu com a entrevista da Vice-Prefeita Genedy

Depois de oito meses da gestão do Prefeito Sebastião Dias, a Vice-Prefeita Genedy Brito resolveu quebrar o silêncio e fazer um longo desabafo no Programa Show da Tarde da Rádio Cultura FM.

No início da entrevista já se percebia que a conversa não iria ser muito amistosa quando de cara a vice-prefeita começou agradecendo a compreensão de todos pelo silêncio dela e pedindo desculpas à população pelo compromisso que fez por uma mudança em Tabira quando ela percebia que essa mudança não estava existindo. “Onze partidos se uniram para chegar à vitória, mas infelizmente não está sendo como eu e muita gente achava que ia ser”.

Caso Genneicka: Genedy afirmou que até hoje o prefeito não a procurou para dar alguma satisfação sobre a saída de Genneicka, “mas por outro lado eu entendo esse comportamento porque ele nunca quis que ela fosse a secretária. Genneicka era a secretária por ofício e Zeza era a secretária dele. Nunca deixaram Genneicka fazer nada, nunca deixaram ela participar de nada. Ela não tinha autonomia para dar uma ordem de combustível para uma ambulância. Sobre a denúncia de que Genneicka estaria recebendo sem dar expediente, Genedy disse que ela recebeu os 15 dias em ficou de atestado quando ainda secretária de saúde, depois disso não recebeu nada mais referente à nova portaria.

Espaço no governo: “Não tenho ainda a sala que me foi prometida”. Foi dessa forma direta que a Vice-Prefeita definiu a falta de espaço na gestão e ainda acrescentou que quando chega à prefeitura é como se fosse uma pessoa estranha e fica sendo observada o tempo todo.

Saída do Doutor Alan Xavier: Genedy relatou que já estava existindo um mal estar porque funcionários do hospital não podiam falar com Dr. Alan. “Ele não podia entrar numa sala que mandavam olhar. Gilson chegava lá e era a mesma coisa”.

Eleições 2014: Genedy deixou uma interrogação no ar e disse que ainda é muito cedo.

Se a eleição fosse hoje, Genedy estaria com Sebastião de novo? Depois de um longo silêncio a Vice-Prefeita disse que apoiaria desde que tivessem uma conversa diferente. Queria saber antes como seria o governo para depois desse entendimento apoiar ou não.

União do grupo: Genedy disse acreditar que a união não foi rachada pelo fato de até agora ninguém manifestar-se favorável a sair.

Nota para gestão de 0 a 10: Afirmou que o fato de fazer parte do governo a deixa numa posição suspeita para dar a nota, mas disse: “A população com certeza sabe dar a nota”.

Vereadora Nelly inflama o discurso e diz que não está havendo imparcialidade na distribuição da água

NellyA população de Tabira ainda não se acostumou à ideia de ser abastecida através de carros-pipa e em meio a todo esse inconformismo a Compesa está sendo muito criticada pelo fato de encontrar um jeito de abastecer Afogados da Ingazeira e Tabira ficar no carro pipa.

Comungando da mesma opinião de muitos tabirenses que já se manifestaram nesse mesmo sentido, a Vereadora Maria Nelly disse nesta segunda-feira, 02, que “não está havendo equidade na distribuição da água de Fátima não. Está havendo é preferência, prioridade ou o que vocês queiram chamar. A água vai ser solta para Afogados e mais uma vez Tabira vai ser preterida no processo”.

15 de Novembro: Esse é o novo prazo para Tabira começar a receber as águas da Adutora do Pajeú

sebastiao_diasTrazendo informações de como foi o encontro com o Governador Eduardo Campos, Sebastião Dias falou ao Programa Show da Tarde da Rádio Cultura FM e disse que não há alternativa que não seja o abastecimento através de carros-pipa. “Mostramos a realidade da falta de água em Tabira e tivemos que ouvir um cronograma já pronto, ou seja, somente no dia 15 de novembro a adutora chegará a Afogados da Ingazeira”, disse Sebastião Dias.

A notícia boa que o prefeito transmitiu ao povo foi que o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, deixou a disposição do município uma máquina perfuratriz para perfurar novos poços na zona urbana e rural. Sobre o reclame da Gerente Regional da Compesa, Nadja Alencar, de que vândalos estariam destruindo as bases das caixas d’água, Sebastião definiu como “irresponsabilidade de quem não quer o bem da cidade”.

Deputado Federal Gonzaga Patriota convoca Sebastião Dias para cobrar das autoridades

Gonzaga PatriotaO Deputado Federal Gonzaga Patriota lamentou a situação da falta de água que vive o Pajeú e sobre a adutora Gonzaga disse que o problema não é da empresa, mas sim da falta de dinheiro.

O parlamentar fez uma convocação através da Rádio Pajeú, Programa Manhã Total, ao Prefeito Sebastião Dias para estar presente na sexta-feira em Serra Talhada para cobrar aos senadores e ministros urgência na conclusão da obra da adutora. “Falta dinheiro e ação para poder chegar com essa água em Afogados da Ingazeira”, afirmou Gonzaga Patriota.

Vereadora Maria Nelly fala sobre o Pmaq-AB e defende uma mudança de comportamento da gestão

NellyO Pmaq-AB (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) foi o tema da entrevista do dia no Programa Show da Tarde desta terça-feira, 27, com a Vereadora Maria Nelly.

A parlamentar falou da importância desse projeto que tramita na Câmara e disse que tem vereador que não assimilou muito bem ainda a questão. Atribuiu as dificuldades de se chegar a um consenso porque “tudo que envolve dinheiro é difícil de trabalhar”.

Nelly falou da importância de uma reunião entre os vereadores e agentes de saúde até a próxima segunda-feira, dia da votação em primeiro turno, para discutirem algumas questões do projeto que na visão dela não estão muito bem amarradas.

Sobre os fogos em excesso, a Vereadora disse que mudança não adianta acontecer só de nomes, ela precisa acontecer em comportamento. “Não sou dessa escola de ficar fazendo anarquia. Deveria ter guardado os fogos para inauguração do hospital, isso merece foguetório porque é uma obra sonhada que vai melhorar a qualidade de vida. Tudo demais é veneno!” disse Maria Nelly.

Carlos Véras conclama políticos de Tabira à união para resolver problema da falta d’água

carlos_verasO presidente da CUT-PE, Carlos Véras, falou ao Programa Show da Tarde desta terça-feira, 27, direto da Capital Federal Brasília onde estava cumprindo agenda da central sindical.

Carlos fez questão de lembrar que é muito importante que cada representante do povo saiba o seu papel e porque foi eleito. “As pessoas elegem seus representantes não para defenderem suas cores partidárias e sim para defender os interesses da comunidade para que o povo tenha dias melhores.

Falando sobre o problema da água em Tabira, Carlos disse que estará cobrando pessoalmente do Ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, mais celeridade na obra da Adutora do Pajeú e cobrou mais ação das autoridades tabirenses dizendo que “não é hora de fazer política em cima da miséria das pessoas e as lideranças políticas têm que entender isso. É hora de nos unirmos para resolver o problema independentemente das cores partidárias”.

Vereador Val parte em defesa de blogueiro na sessão da Câmara

ValFalando sobre a polêmica matéria do Blog Jornal Tabira que deixou o Prefeito Sebastião Dias irritado, o Vereador Val do Archote disse que Sebastião tem que mostrar serviço para sociedade e não em sua propriedade particular.

“O senhor prefeito vai processar o rapaz porque ele está falando a verdade? A gente sabe que Dicinha está trabalhando para prefeitura. Então prefeito se o senhor quiser me processar, me processe”, abriu o verbo Val do Archote em defesa de Ítalo Renan do Blog Jornal Tabira.

Vereador Edmundo Barros faz críticas a foguetórios na gestão de Sebastião Dias

edmundo_barrosA gestão passada foi por diversas vezes criticada por conta da quantidade de dinheiro que era gasto na compra de fogos onde toda e qualquer ação do governo era celebrada com várias girândolas que além de ser um gasto desnecessário ainda incomodava bastante a população.

Foi-se a gestão de Dinca e ficaram os fogos, ou seja, quem criticava hoje pratica os mesmos atos. O Vereador da situação Edmundo Barros mostrou-se indiferente aos foguetórios praticados na atual gestão dizendo na sessão da câmara desta segunda-feira: “Comigo não tem dois pesos e duas medidas não! Esse negócio de apresentar uma máquina e gastar altos valores com fogos está errado. Do jeito que eu batia na gestão passada agora será da mesma forma em relação aos fogos”.

Construção das bases para as caixas de água que abastecerão Tabira começa nesta terça

JordaoO Coordenador Regional da Compesa, Washington Jordão, esteve no Programa Show da Tarde da Rádio Cultura FM desta segunda-feira, 26, e comunicou ao Prefeito Sebastião Dias, que também estava na bancada de entrevistas, que a partir desta terça-feira, 27, a Compesa iniciará os trabalhos para construção das bases que irão receber as caixas de água para o abastecimento de Tabira.

Ao todo serão 40 caixas de 10.000 litros que serão instaladas em locais estratégicos da cidade para receberem a água que será trazida pelos carros-pipa. Não haverá um limite determinado de litros por pessoa ou família, mas o gerenciamento será feito pela própria população. Apesar das previsões apontarem que a Adutora do Pajeú será concluída em setembro, Washington disse não acreditar nesse prazo prolongando ainda mais os transtornos da população de Tabira.

Notícia muito ruim: Tabira será abastecida através de carros-pipa

A Gerente Regional da Compesa, Nadja Alencar, afirmou na manhã desta segunda-feira, 26, que a Barragem de Brotas só tem água para mais 20 dias. Por conta dessa triste realidade Nadja adiantou que a Compesa já está se mobilizando para construção das bases e aquisição das caixas que serão instaladas em Tabira porque o município será abastecido através de carros-pipa. “Vai ser um sofrimento muito grande, como foi em São José do Egito, mas infelizmente não temos mais o que fazer”, disse Nadja Alencar.

Dinca entra com mandado de segurança contra prefeitura de Itapetim

DINCA BRANDINOFalando ao Programa Show da Tarde da Rádio Cultura FM, o ex-prefeito Dinca Brandino questionou um processo de licitação que aconteceu na cidade de Itapetim do Prefeito Arquimedes Machado. “Entrei com mandado de segurança contra a comissão de licitação e contra o gestor. Comuniquei também ao tribunal de contas porque lá o negócio foi muito grave”, afirmou Dinca.

Segundo Dinca o processo apresentava várias irregularidades como, por exemplo, a ausência de CNPJ das empresas, ausência do CREA e ausência do acerto de capacidade técnica. “Levei ao conhecimento do Tribunal de Contas e tenho certeza que o prefeito já levou uma canetada e grande”, disse Dinca.

Polícias militar e civil se reúnem para traçar estratégias de combate à criminalidade no Pajeú

reuniao PMPCO Pajeú das flores já não é mais o mesmo depois que ocorrências de assaltos, homicídios e a presença das drogas passaram a fazer parte do nosso cotidiano. Essa realidade preocupante deixa a população insegura e as autoridades preocupadas.

Por essa razão o Comandante do 23º BPM, Ten Cel PM Rosendo e o Delegado Seccional da 20ª DESEC, Bel Jorge Damasceno, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (21) na sede do 23º BPM com Oficiais e Delegados da Área Integrada de Segurança 20 (AIS-20), para traçar estratégias operacionais com vistas à prevenção e repressão as ações criminosas nos municípios do Alto Pajeú, que estão sob suas responsabilidades, alcançando os objetivos do Pacto Pela Vida e uma melhor prestação de serviço à sociedade.

Ex-prefeito Dinca afirma que vai entrar na justiça contra processo de licitação do hospital

dincaO prazo para que as empresas entrassem com recurso e contestassem a eliminação do processo licitatório da reforma do hospital já acabou e das 10 eliminadas, 2 entraram com recurso, entre elas a empresa Construmáquinas do ex-prefeito Dinca Brandino que teve indeferimento no resultado.

Falando ao Programa Show da Tarde da Rádio Cultura FM desta quarta-feira, 21, Dinca disse que não aceita e que entrará com mandado de segurança na justiça por que se sente injustiçado alegando também que a licitação teve erros do começo ao fim onde iniciou com um preço e terminou com outro e outras irregularidades que demonstram que teve direcionamento no processo.

Dinca ainda disse que tentou participar da licitação do transporte escolar e sem nenhuma justificativa plausível foi impedido. Questionou a empresa que ganhou e falou que os indícios demonstram que já tinha uma empresa marcada para ganhar. “A comissão de licitação tinha interesse que alguém viesse a vencer essas licitações”, disse Dinca Brandino.

Dinca cobrou do Prefeito Sebastião Dias a chegada da máquina motoniveladora, que foi uma conquista da sua gestão. “As estradas da zona rural estão intrafegáveis e o prefeito fica mostrando a chave do veículo e ninguém o vê. É como se desse a chave de um carro a você e não lhe desse o carro”. Sobre o Secretário de Administração, Flávio Marques, Dinca voltou a questionar a sua pouca idade dizendo que ele não tem capacidade para falar nada porque não entende de administração.

Policiais Federais protestam contra o Governo Federal

PFPoliciais Federais de Pernambuco participam de um protesto contra o Governo Federal, nesta quarta-feira, 21, a partir das 09 horas, na Superintendência da Polícia Federal em Recife e Delegacias Federais, em Caruaru e Salgueiro. O quantitativo atual de Escrivães, Papiloscopistas e Agentes de Polícia Federal em Pernambuco é de 251 servidores.

A concentração terá início com um café da manhã que ocorrerá simultaneamente no pátio dessas unidades, seguido de uma caminhada com faixas e distribuição de panfletos de conscientização da população. No Recife, a caminhada seguirá para a Assembleia Legislativa de Pernambuco – ALEPE, para reunião com deputados estaduais.

O intuito do movimento é obter o reconhecimento e  valorização da Categoria. Os Policiais Federais vem sofrendo com o descaso da Direção Geral do DPF e do Governo Federal em reconhecer os direitos assegurados pela lei e pela Constituição, tais como o de terem seus cargos dotados de atribuições definidas em lei e enquadrados como nível superior e com remuneração condizente com a complexidade e exigências das atividades desempenhadas, próprias das carreiras típicas de Estado.

 “A nossa luta é pela valorização de nossos cargos à semelhança do que ocorre com outros das carreiras típicas de Estado, como osauditores da Receita Federal e servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), pois realizamos um trabalho importante no combate à sonegação, à corrupção, aos crimes do colarinho branco, dentre outros tão relevantes quanto aqueles realizados por outras entidades, e ainda o fazemos de forma ostensiva, indo para a frente de combate, arriscando as nossas vidas”, considera o Presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco, Marcelo Pires.

Prefeito de Serra Talhada diz que se Tabira for contra instalação do aterro sanitário, o município terá que encontrar outra solução

duqueOs municípios do Pajeú vivem o mesmo drama em relação ao lixo, a prática dos lixões ainda é uma realidade na região. Anteriormente levantou-se a possibilidade do aterro sanitário regional ser instalado em Tabira e essa ideia foi totalmente condenada por boa parte da população tabirense e por alguns políticos também.

O Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), falando sobre o tema disse que o aterro sanitário é um equipamento “ambientalmente controlado” e não traria nenhum dano ao meio ambiente. “Se Tabira é contra, o município vai ter que apontar outra solução. Se Tabira for indicada para receber o aterro ou uma usina e não aceitar vai criar uma dificuldade”, afirmou Luciano Duque.

Governo de Tabira está cheio de parasitas

arimateiaFoi esse o termo usado pelo empresário Arimateia na hora que avaliava, no Programa Show da Tarde da Rádio Cultura FM, as secretarias da gestão do Prefeito Sebastião Dias. “Não consigo enxergar trabalho produtivo em nenhuma secretaria até agora, embora saibamos que tem gente competente, mas está cheio de parasitas dentro desse governo”, disparou Arimateia.

Sobre a gestão, Arimateia disse que parece que todo recurso que veio para o município até agora foi empregado no pagamento da folha porque a administração ainda não apresentou nada do que foi prometido em campanha e ironicamente disse: “Eu acho que nós ainda estamos no mês de dezembro, ele (Sebastião Dias) nem tomou posse ainda porque nós não estamos vendo nada”.

Fazendo uma avaliação do desempenho do Vereador Val do Archote, o empresário disse que está satisfeito porque ele tem se empenhado muito, fiscalizado e defendido o povo. Perguntado por Júnior Alves se votar a favor das contas do ex-prefeito Dinca Brandino e contra o parecer do Tribunal seria uma forma de defender o povo, Arimateia disse não saber o conteúdo do processo e que segundo informações do Vereador Val as contas eram desde o tempo do ex-prefeito Josete.

Barragem de Brotas bem perto do colapso total

brotas2(1)Falando ao Programa Show da Tarde da Rádio Cultura FM, a Gerente Regional da Compesa de Afogados da Ingazeira, Nadja Alencar, relatou o drama que vive a Barragem de Brotas que está com apenas 6% da sua capacidade.

Nadja disse que a barragem se encontra em pré-colapso e se até setembro não chover ou não tivermos a conclusão da Adutora do Pajeú, o reservatório entrará em colapso total e Tabira teria que ser abastecida por carros-pipa.

A gerente ressaltou que toda a equipe não está poupando esforços para que Tabira não venha sofrer ainda mais com a falta d’água e aproveitou para reconhecer os esforços dos tabirenses na hora de racionar água e disse que é preciso economizar ainda mais para evitar um mal maior.