UPE LANÇA VESTIBULAR SERIADO PELA 1ª VEZ EM PERNAMBUCO

A Universidade de Pernambuco (UPE) inscreve, somente por meio da internet, para o primeiro vestibular seriado do estado a partir desta terça-feira (29) até o dia 31 de agosto. O sistema avaliará os alunos da rede pública e privada que quiserem, desde o 1º ano do Ensino Médio, fazer provas classificatórias para ingressar na instituição. No total, serão oferecidas 20% das vagas – 696 das 3.480 existentes atualmente. A taxa de inscrição custa R$ 40, e não haverá isenções.

Ao final de cada ano letivo, os estudantes farão provas com o conteúdo de cada série do ensino médio (1º, 2º e 3º anos). O primeiro SSA (Sistema Seriado de Avaliação) corresponderá ao triênio de 2008, 2009 e 2010, e os aprovados entrarão na universidade em 2011.

Apenas os estudantes do 1º ano e do 2º ano de cursos técnicos com duração de quatro anos terão a oportunidade de participar do sistema seriado neste ano, cujas provas serão no dia 16 de novembro. A UPE estima que cerca de 130.000 alunos estão aptos a fazer as provas pelo SSA e que 50.000 se inscreverão.

O objetivo do SSA é dar mais uma oportunidade de avaliação para quem quer ingressar no ensino superior. “Nós esperamos obter muitas vantagens. O aluno terá três oportunidades, e, não, uma só. O candidato terá menos estresse”, disse o reitor Carlos Calado. O aluno que não passar pelo sistema seriado poderá fazer a prova tradicional do vestibular normalmente. As inscrições para este processo seletivo já estão abertas e terminam no dia 11 de agosto.

Outro ponto positivo do sistema seriado é que os interessados poderão participar dos dois processos seletivos simultaneamente ao final do 3º ano – o SSA e o vestibular tradicional. Os candidatos só podem optar pelo curso desejado no último ano do Ensino Médio. Quem quiser escolher dois cursos nas inscrições (um no SSA e outro no tradicional) terá de eleger apenas um deles na hora da matrícula, caso seja aprovado em ambos.

Quem estiver no segundo ano do ensino médio não poderá fazer o SSA este ano. Os reprovados em quaisquer séries também precisarão refazer as provas do sistema seriado ao final de cada ano. Só serão aceitas as notas de alunos aprovados nas escolas – participantes de intercâmbios e repetentes não terão as notas avaliadas. Nos anos seguintes, estudantes poderão começar o SSA a partir do 2º ano, porém terão nota zero referente à primeira etapa na contagem final dos pontos.

Deixe uma resposta