Tabira inaugura Casa da Cultura Dr. Ivo Mascena Veras

1

Na noite desta terça-feira, 21, aconteceu a inauguração da Casa da Cultura de Tabira denominada Dr. Ivo Mascena Veras.

Além de poeta,  grande escritor e pesquisador, Dr. Ivo Mascena foi também exímio orador, advogado, político influente nas cidades de Tabira e Solidão ,  auditor do  governo do estado, apologista das cantorias de viola e um apaixonado defensor da cultura popular pajeuzeira

A casa foi uma doação da família que solicitou ao prefeito Sebastião Dias transformar o espaço em ambiente cultural com a finalidade de preservar a cultura e atender a todos os seguimentos culturais do município.

Muitas pessoas compareceram ao evento que contou também com as presenças de autoridades locais,  representantes da Associação de Poetas e Prosadores de Tabira- APPTA, Associação da Juventude Poética de Tabira- AJUPTA e o grupo Infância Rimada.

A filha do patrono  senhora Genésia Mascena, que foi muito aplaudida, representou toda a família e visivelmente emocionada disse que o desejo do seu pai era de que a casa nunca fosse vendida,  e para atender a esse  desejo, os filhos se reuniram e observaram a necessidade de um espaço exclusivo  dedicado à cultura em Tabira. Assim  somaram  o fato de que Dr. Ivo era escritor, amante da poesia, do repente e das artes, uniram o útil ao agradável e fizeram a doação ao município para o uso justamente nas artes e na cultura dando continuidade assim ao desejo de seu pai na  proteção a  todo o complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.

“Hoje, apesar da saudade imensa, somos fortalecidos com a certeza de sabermos que nosso pai está feliz com essa atitude que nós seus filhos tomamos”, salientou Genésia Mascena.

Em seu discurso poético e emocionante o prefeito Sebastião Dias agradeceu aos familiares pelo incalculável presente recebido e garantiu que a cultura está muito bem servida e representada pela grandeza de espírito do Sr. Ivo Mascena.

“Homem sábio, culto, sincero, de fineza estimável e de profundo conhecimento literário. Nossa cultura está em boas mãos com seu nobre patrono”, salientou o prefeito Sebastião Dias.

Agradecimentos especiais ao blogueiro Júnior Terra por nos ceder algumas fotos.

1 4 5 9 IMG_0459 IMG_0461 IMG_0474

2. 3.10 3.11 3.12 3.13 3.14 3 4

IMG_0463

Deixe uma resposta