Com a participação da secretária de Cultura e Turismo de Tabira, Gracinha Paulino, o município esteve representado no I Movimento Nacional em Prol da Regularização Cultural da Vaquejada, evento que levou à capital federal, durante 2 dias, manifestação de todo o Nordeste brasileiro em defesa da cultura tradicional da região nordestina.
Em entrevista concedida durante a realização do evento a secretária Gracinha Paulino falou em defesa da Vaquejada como esporte de tradição da cultura nordestina. “Estamos aqui engajados nesse movimento para defender a cultura, o emprego e a tradição de uma das maiores culturas do Nordeste”, frisou a secretária.
Na comitiva tabirense participaram o vereador eleito Kleber Paulino, João Paulino e Paulino representando o Parque O Estevão.
A vaquejada gera atualmente 720 mil empregos diretos e indiretos movimentando mais de 700 milhões de reais ao ano. O movimento tem como objetivo sensibilizar as autoridades nacionais quanto à Regulamentação da Cultura da Vaquejada, bem como aprimorar o cumprimento das normas de proteção dos animais.
Tabira é um dos municípios do Pajeú de maior tradição em organização de vaquejadas e defende a continuidade do esporte como tradição cultural e geração de emprego e renda. Tabira já havia se manifestado em defesa da Vaquejada com um grande desfile envolvendo vaqueiros, apoiadores da vaquejada e a população.
Muito legal! O povo da minha terra e um povo corajoso que luta pelos seus direitos, tenho orgulho do meu povo!! Abraços a todos !!