STF indica três advogados para substituir ministra Luciana Lóssio no TSE

Globo.com

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) indicaram nesta quarta-feira (5) os advogados Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, Sérgio Silveira Banhos e Carlos Bastide Horbach para a lista tríplice que será encaminhada ao presidente Michel Temer para a substituição da ministra Luciana Lóssio no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O plenário do TSE, instância máxima da justiça eleitoral, é composto por sete ministros: três integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF); dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e dois representantes da classe dos juristas.

A escolha dos representantes da classe jurídica é feita pelo presidente da República a partir de uma lista prévia apresentada pelo Supremo.

Agora, caberá a Temer escolher qual dos três indicados pela Suprema Corte irá assumir uma cadeira de titular no TSE.

O mandato da ministra na Corte eleitoral se encerra em 5 de maio. Indicada para o TSE pela ex-presidente Dilma Rousseff, Luciana atuou quatro anos no tribunal.

Desta vez, a escolha se tornou mais importante pelo fato de que o sucessor de Luciana Lóssio poderá vir a participar do julgamento da ação do PSDB que pede a cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer por suposto abuso político e econômico nas eleições de 2014.

Deixe uma resposta