Só sei que foi assim

Nos anos 70, Djalma Nogueira e Louro Pereira alugaram um kitnet na Rua José de Alencar, Boa Vista, para os 4 primos estudarem: Cil, Djalminha, Nildinho e Beto. Depois Cil foi morar em Campina Grande e Mário e Josimar Amaral foram morar no apartamento com os 3 que ficaram.

Como o edifício ficava no centro, os estudantes de Tabira que moravam longe do centro ou iam ao Recife a passeio, ficavam hospedados no Edifício Arpege com os 5 moradores. Final de semana (que começava na quarta-feira e terminava na terça da outra semana) a sala, quarto e cozinha ficavam lotados de bêbados.

Lembro-me uma vez que fui com meu pai, Djalma, visita-los. Chegamos lá umas 5 da manhã, quando abrimos a porta, a sala estava lotada. Deu pra ver bem um dormindo no chão, ou melhor, em um jornal Viver como colchão e uma revista Placar como travesseiro. Tivemos que nos hospedar no Hotel Rex.

Como Beto era o mais velho da turma, ficou como responsável pelo apartamento. Uma vez por mês o proprietário ia visitar o kitnet. No dia anterior à visita era dia de limpeza. Em um desses finais de semana, um dos visitantes vomitou o banheiro todo. No dia seguinte quando Beto acordou as visitas já tinha ido e os outros anfitriões se recusaram a limpar o vômito de arroz. Como tinha a visita do proprietário, Beto foi quem limpou sozinho, ai Colô Cordeiro soube do ocorrido, fuxicou a Dedé Monteiro e propôs o mote:

Beber, vomitar, dormir
Pra depois Beto limpar

Dos 8 versos que Dedé fez com o mote, decorei estes 2:

“O quarteto de Tabira
Cil, Djalma, Nildo e Beto
Era o grupo mais completo
Que aquela casa já vira
Mas quando Cil deu o pira
Mário entrou em seu lugar
Depois chegou Josimar
E começou a poluir
Beber, vomitar, dormir
Pra depois Beto limpar”

“E Beto aceitou os dois
Pensando que estava certo
Sem saber que estava perto
De limpar vômito de arroz
As conseqüências depois
Começaram a se gerar
Só se via “bêbo” entrar
Escarrar no chão, cuspir
Beber, vomitar, dormir
Pra depois Beto limpar”

0 pensou em “Só sei que foi assim

Deixe uma resposta