SERVIÇO MILITAR PODE CONTAR PONTO EM CONCURSO PÚBLICO

O Projeto de Lei 1306/07, do deputado Indio da Costa (DEM-RJ), torna obrigatória a pontuação do tempo de serviço prestado às Forças Armadas nas provas de títulos de concursos públicos. De acordo com a proposta, receberá maior pontuação o reservista que comprovar, por meio de certificados expedidos pelo órgão competente, a participação em treinamento de tiro, manutenção em armamento e sobrevivência em lugares inóspitos e semelhantes.

Para o deputado, a pontuação vai reconhecer o serviço que os reservistas já prestaram à Nação e os incentivará a continuar estudando e se especializando para conquistar melhores espaços.

Indio da Costa destaca que a proposta também poderá evitar que os reservistas tenham dificuldades financeiras e acabem sendo aliciados pelo crime organizado. “Sendo obrigatória a prestação do serviço militar, nada mais justo contemplar esses brasileiros para que, depois de prestar o serviço militar, não fiquem socialmente fragilizadas e vulneráveis às propostas das organizações criminosas”, argumenta.

Tramitação
O projeto aguarda inclusão na pauta do Plenário. A proposta tramita em conjunto com o PL 3461/89, que também trata de regras para concursos públicos.

Deixe uma resposta