Senado dá posse aos 27 senadores eleitos para mandato de oito anos

image

Do G1

Os 27 senadores eleitos em outubro de 2014 tomaram posse neste domingo (1º) para mandato de oito anos. Após a cerimônia, que teve presença de familiares e outros convidados, os parlamentares elegerão o presidente da Casa. Dois peemedebistas estão na disputa: o atual presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) que tenta reeleição, e o dissidente Luiz Henrique (PMDB-SC), apoiado pela oposição.

A sessão de posse, comandada por Renan Calheiros, estava marcada para 15h, mas teve atraso de 55 minutos. O senador eleito mais idoso, José Maranhão (PMDB-PB), leu o juramento previsto no regimento interno.

“Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”, afirmou Maranhão.

Em seguida, cada um dos demais senadores respondeu “assim o prometo”, ritual que oficializa o início do mandato parlamentar, que terá duração até 31 de janeiro de 2023.

Estiveram na sessão os ministros Eduardo Braga (Minas e Energia), Vinicius Lages (Turismo) e Ideli Salvatti (Direitos Humanos) e os governadores Wellington Dias (Piauí) e Renan Filho (Alagoas).

Deixe uma resposta