SÁBADO É DIA DE VACINAÇÃO CONTRA A PÓLIO EM TODO BRASIL

O próximo sábado (19) é dia de vacinação contra a Poliomielite em todo o Brasil. Pais e responsáveis por crianças menores de cinco anos devem ficar atentos a esta data para não esquecer de imunizar suas crianças contra a doença. Em Pernambuco todos os postos da rede pública de saúde vão distribuir a vacina gratuitamente das 8h às 17h. O cartão de vacina das crianças deve ser apresentado.

Com o slogan “Não dá pra vacilar. Mais uma vez, tem que vacinar”, o Ministério da Saúde pretende imunizar aproximadamente 14,7 milhões de crianças na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. O número representa 95% de meninos e meninas de zero a cinco anos incompletos.

De acordo com o Ministério da Saúde, os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo assim, é importante que até os cinco anos de idade elas tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. Esses reforços são importantes porque a poliomielite é transmitida por três tipos de vírus. Se a criança não desenvolveu a imunidade com relação a um deles, com as várias doses, ela tem oportunidade de se proteger.

O Ministério também recomenda que as crianças que estejam com febre ou alguma infecção procurem um médico antes de receberem as gotinhas. Sob orientação profissional, a vacinação desse paciente pode ser adiada para quando ele estiver melhor.

Além das campanhas de vacinação de rotina, a vacina contra a poliomelite está disponível durante todo o ano nos postos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). As informações são do portal PE 360 graus.

Deixe uma resposta