Quais as Chances da Marina Silva?

marinasilva1Artigo de Stephen Kanitz

A Marina Silva vai crescer, e muito. Existe até uma remota chance da Marina ir para o segundo turno. Como ?

Marina Silva tem uma qualidade que Lula tem, e que Dilma e Serra não tem.

Marina Silva tem a cara do povo, e o povo brasileiro gostou da ideia de ter alguém com sua cara no poder.

Um filho de italiano, ou filha de búlgara, ou filho de classe média que frequentou a USP, pode não ser mais um atrativo para a eleição.Quanto mais ela for sendo conhecida mais sua candidatura poderá melhorar.

Com a saída de Ciro Gomes, ela passa de 8% para provavelmente 14%, e precisa de mais 10% para chegar a 24%, e a como ela rouba votos da Dilma, esta cairia para digamos 28%.

Aí Marina se torna uma possível candidata para o segundo turno e muda totalmente de figura. De uma candidata para 2014, ela passa a ser uma possibilidade para 2010.Aí vem alianças e jogos políticos.

De onde viriam estes 10% adicionais ? Marina Silva é extremamente influente entre os evangélicos, e estes votos só irão aparecer nos últimos 4 domingos antes das eleições. Além de religiosa é bem casada, dois pontos que não ficarão despercebidos pela mulher brasileira.

Esta história que mulher não vota em mulher é um insulto às mulheres. Depende da mulher. Embora ela não tem espaço de TV, ela poderá ser uma surpresa nos debates, porque tem carisma. Aliás, ela só será realmente conhecida nos debates.

Se a Dilma dizer uma bobagem como o Ciro Gomes, ou Gordon Brown, uma ENORME possibilidade, Dilma poderá cair para digamos 28% e Marina subir para 22%.

Aí Edir Macedo poderia até ser o fiel da balança, se quisesse. Já mostrou sua força agregando 8 milhões de fiéis no dia D. Escrevo isto só para mostrar um cenário onde a Marina poderia ir para o segundo turno.

Mas há uma lógica religiosa. A eleição em vez de ser polarizada entre esquerda-e direita, como quer Lula, Edir e Marina poderiam dar um outro tom a esta eleição, um tom mais humanista.

Cristãos x materialistas economicistas, como é em parte nos Estados Unidos.

Sustentabilidade ou idolatria do “crescimento do PIB” e do queremos mais.

Não se esqueçam que Fernando Henrique perdeu uma eleição em São Paulo por não admitir a existência do Deus católico, e somente a “uma força superior”.

Uma eleição humanista, com valores éticos que a Marina poderia muito bem espelhar, seria um trunfo para a melhoria de imagem que a Igreja Universal precisa.

Edir pode usar também este momento para fazer as pazes com os evangélicos, e mostrar a importância de termos um inicio de teocracia no Brasil, mais do que um governo dominado pelo materialismo, que será o mote da Campanha da Fraternidade este ano da Igreja Católica.

Outro trunfo da Marina Silva é que ela parece ter cativado os administradores do país, e não somente isto, a melhor vertente da administração, a chamada Socialmente Responsável.

Isto lhe dá 2 milhões de votos diretos, mais 10 de agregados, e uma base bem maior de sustentação. De pessoas que agem e decidem.

Ela tem todo o apoio do Instituto Ethos, e dos principais líderes do movimento de Administração Socialmente Responsável deste país.O

Instituto Ethos, da qual fui um dos fundadores, tem mais de 300 empresas associadas, comprometidas com a ética e sustentabilidade, razão da afinidade com Marina.

E a Marina foi a única que percebeu o potencial deste grupo. São mais de 10.000 executivos influentes e aposentados, que estão disposto a ir para o governo por 2 anos, e implantar os métodos de eficiência que falta para fazer o governo finalmente funcionar.

São executivos já bem sucedidos, com cabelos brancos, e não jovens inexperientes que saem depois do governo para trabalhar num grande banco brasileiro com salário milionário.

São Executivos que não querem ficar mais ricos, mas somente contribuir com o que sabem.

0 pensou em “Quais as Chances da Marina Silva?

  1. Valeu, Flávio, pela divulgação do artigo. Marina representa uma nova forma de se pensar e fazer política. Ela não está nem à esquerda, nem à direita, ela está à frente. Forte abraço !!!

  2. Como disse o The New York Times, talvez Marina da Silva seria a alternativa para o Brasil!

    Com certeza terá o meu voto!!!

Deixe uma resposta