PROJETO TURÍSTICO MOVIMENTA CIDADES DO SERTÃO PERNAMBUCANO

O projeto Pernambuco conhece Pernambuco chega, este fim de semana, ao Sertão do estado. O destaque é a Rota Cangaço e Lampião.

A viagem começa em Afogados da Ingazeira, cidade que fica a 305 quilômetros do Recife. O município possui um dos maiores sítios arqueológicos do estado, na Serra do Giz. A próxima parada é São José do Egito, conhecida também como a terra dos poetas e cantadores e entre eles estão Lourival Batista e Antônio Marinho.

Serra Talhada, onde nasceu Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, também faz parte da rota do cangaço. O xaxado é dança típica da cidade. Em Santa Cruz da Baixa Verde, tradição e arte marcam a produção de rapadura, já que o município possui muitos engenhos.

Para quem gosta de frio, a dica é Triunfo, a 350 quilômetros do Recife. Um dos cartões postais da cidade é o Cine Teatro Guarany. Encerrando a rota Cangaço e Lampião está São José do Belmonte. No local, encontra-se a Pedra do Reino, que foi imortalizada em um dos livros de Ariano Suassuna.

Em quatro cidades da Rota Cangaço e Lampião, desde de sexta (30) até o hoje domingo (01), haverá cursos para os moradores. Em São José do Egito: cursos de educação ambiental e organização de eventos; em Serra Talhada, fotografia; em Triunfo, educação patrimonial e receptivo turístico; em Afogados da Ingazeira, organização de eventos.

Em todas as cidades haverá shows nos três dias do evento. No sábado, cantores e grupos folclóricos se apresentam de graça em Triunfo. Entre as atrações estão Adilson Ramos, Petrúcio Amorim e Jorge Vercilo. O show começa às 17h, no centro da cidade.

Deixe uma resposta