Pernambuco recebe mais 97 mil doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Mais 97.110 doses de vacinas da Pfizer/BioNTech chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre por volta da 1h45 desta sexta-feira (18). Os 14 volumes contendo os imunizantes foram encaminhados ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para checagem e separação dos quantitativos por município.

Depois, as doses serão entregues às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde ficam disponíveis para retirada pelas cidades. A previsão é que isso ocorra ainda nesta sexta.

“Precisamos dar mais celeridade à campanha. As vacinas não são disponibilizadas para guarda, e sim para uso imediato na população. Cada município precisa montar estratégias de acordo com o seu território para proteger a maior quantidade de pessoas no menor tempo possível”, afirmou o governador Paulo Câmara.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou o pensamento do governador, reforçando que com um número maior de pernambucanos protegidos será possível evitar adoecimentos e, principalmente, salvar vidas. “Se a campanha na sua cidade já está disponibilizando doses para seu grupo, não deixe de ser imunizado”, acrescentou.

Vacinas
Com a nova remessa recebida nesta madrugada, Pernambuco chega a 4.617.210 vacinas para imunização contra a Covid-19. Desse total, 2.319.920 são da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, 1.959.160 da Coronavac/Butantan e outras 338.130 doses são da Pfizer/BioNTech. Há, ainda, a previsão de chegada de mais 65 mil doses da Coronavac/Butantan na manhã desta sexta-feira (18), para sanar a falta de segundas doses nos municípios pernambucanos, que se preparam para uma mobilização no final de semana com o objetivo de finalizar o esquema vacinal daqueles que estão no aguardo do imunizante.

Deixe uma resposta