O RANKING DO IDEB NOS MUNICÍPIOS DO PAJEÚ. CONFIRA:

Este é o resultado município a município do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB no Sertão do Pajeú. Os dados são do MEC :

1. Carnaíba – 5.0

2. Iguaracy – 4.6

3. Tuparetama – 4.4

4. Ingazeira, Calumbi e Triunfo – 4,2

7.  Quixaba, Tabira e Santa Cruz da Baixa Verde – 4,0

10.  Brejinho e Itapetim – 3,9

12.  Afogados da Ingazeira – 3,8

13. Flores e Santa Terezinha – 3,7

15. Triunfo – 3,6

16. Solidão e Serra Talhada – 3,3

Fonte: Nill Júnior

0 pensou em “O RANKING DO IDEB NOS MUNICÍPIOS DO PAJEÚ. CONFIRA:

  1. Importante observar a pontuação alcançada pelo nosso município. Estamos a frente de cidades ditas mais desenvolvidas. Entretanto, o índice alcançado é o mesmo registrado na última avaliação realizada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Fato este que mostra que não tivemos avanços na educação básica dos tabirenses. É notória a necessidade de investimentos; não apenas em infra-estrutura, mas, sobretudo na qualificação profissional dos educadores. Para se ter uma idéia, o colégio com melhor IDEB em Pernambuco foi o Colégio de Aplicação da UFPE. Apesar da estrutura física ser abaixo da apresentada por colégios particulares o corpo docente é formado por 32% de professores com curso de doutorado e 45% com mestrado. Quantos professores do nosso município apresentam essas qualificações? Que tipo de incentivo o governo municipal tem dado para os professores que almejam essas titulações? Vamos comemorar por estarmos com uma pontuação dentro da média almejada para Pernambuco (4,1). Porém vamos alçar vôos maiores. Tabira pode mais! Tabira merece mais!

  2. Bom, eu queria aqui parabenizar, as secretárias Sineide Lima e Araceles Amaral, assim como, os coordenadores e professores que estavam atuando neste periodo de avaliação, sabemos que o resultado de 2009 é reflexo do trabalho acentuado de dois anos atrás e a avaliação foi boa, na certeza é lógico que a avaliação que será realizada daqui a dois anos será na logica bem melhor, pois do contrário da organização dos coordenadores, sabemos que agora cada escola tem dois coordenadores e todos sabem o papel de um coordenador, então sem dúvida alguma esse trabalho coordenador/professor, professor/coordenador/alunos e direção, irá surtir grandes efeitos e esse índice vai mudar consideravelmente.

    Quero aqui parabenizar o Secretário de Educação pela ótima notícia para a EDUCAÇÃO, o mesmo garantiu, na última reunião que apartir do início de 2011 serão construidas cinco escolas do porte da Antonio Nogueira Barros e as aulas terão inicio em 2012, isso é uma maravilha, estamos todos esperando, sem esquecer de pedir que arrume, reforme as nossas escola atuais, pois como todos sabem, estão num estado de piedade, mas tenho certeza de que tudo será solucionado, ESTOU MUITO FELIZ!!!

    Espero ainda que haja mais incentivo para os professores, assim como disse Enio, necessitamos de mais qualificação, material apropriado para o trabalho, aumento de salário, como era feito todos os anos, para que não seja necessário GREVE, poi dizer que não pode ter aumento por conta da implantação do piso salarial, isto não procede, independente da implantação, temos que ter aumento, isto é FATO.

    Bom, espero ter colaborado na atenção com a educação do nosso município.

    bjs a todos!!!!!

  3. Sou professora da rede municipal de ensino e fiquei triste com o resultado do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O município de Solidão em 2005 encontrava-se entre os municípios prioritários, quando participou do encontro de secretários e curso do PRADIME em Brasília – DF; em 2007 elevou-se na nota geral para o 4° colocado no estado de Pernambuco com nota 4.0 se igualando aos municípios de Orobó e Tuparetama, perdendo para Quixaba – 1° colocado, Carnaíba – 2° colocado e Triunfo – 3° colocado. Na ocasião participou de grandes discussões sobre os avanços na UNCME – União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, inclusive em Brasília–DF (junho de 2009).
    E hoje, o desfecho: Solidão encontra-se com a lanterna na mão na regional ocupando o 16° lugar juntamente com Serra Talhada. Isso é um verdadeiro descaso precisamos nos empenhar mais e melhor. Como? Trabalhando em coletividade, com vontade, em harmonia, desarmando os palanques políticos, deixando de ser “bonzinhos” para ser responsáveis, deixando de trabalhar com a gestão e trabalhar com o profissionalismo. O momento é oportuno para as mudanças.
    O problema está em nossas mãos, vamos nos comprometer e fazer valer todo nosso esforço. E como não bastasse, no ano passado tivemos também dados de retrocesso com o IGD – Índice de Gestão Descentralizada – Os dados oficiais do MDS mostram que em agosto de 2009 encontrava-se em 12ª colocação juntamente com Afogados da Ingazeira contabilizando 0,81 e atualmente se encontra na 17ª colocação, última colocação regional contabilizando 0,77. Para os filhos de Solidão que amam sua terra natal é entristecedor.
    Um abraço educacional.

  4. Cara Paula Amaral,
    Já que os resutados do IDEB 2009 são reflexos das antigas Secretárias de Educação, que tal refletir sobre o resultado da escola de Borborema, escola dirigida por vc, de 2006 à 2008? Será que este resultado não é reflexo do seu trabalho? Reflita viu!

  5. Linda, Édna, entendo o seu desabafo, realmente é terrível ficar na sua situação, nem sempre é bom ouvir a verdade, dói, né? Pois bem, não costumo responder a comentários do MEU COMENTÁRIO, até por que é regra do blog, não fazer comentário dos comentários e sim, comentar a NOTA QUE FOI COLOCADO NO BLOG, mas achei seu comentário tão sem fundamento, de uma pessoa que não saber o papel de uma gestora, então tranquilamente irei clarear alguns pontos para vc, no intuito de ajudar no seu entendimento. Realmente fiquei como gestora de 2006 á 2008 na querida escola do povoado da Borborema, assim como em 2005 na escola do Brejinho, bom, o papel principal de um gestor escolar é GERIR a instituição procurando sempre melhorar a cada dia a escola no seu todo, inclusive na parte pedagógica e querida Édna foi exatamente isto que fiz, durante os três anos de gestão consegui a permanência dos alunos na escola, onde funcionava até o dia que sai, os três turnos, todos eles com as turmas regulares e EJA, procurei investir em projetos,para o incentivo do alunado, como por exemplo FESTIVAIS, FAMÍLIA NA ESCOLA, VISITANDO OS PAIS EM CASA, O PROJETO AMIGOS DA ESCOLA, DA REDE GLOBO E OUTROS, sempre em parceria com meus queridos mestres, sem falar no investimento da valorização do professor, por minha conta, pois acho fundamental quando a gestão trabalha juntinho com todos que compõe a escola, deve ser por isso que em 2007 passei na seleção para fazer um curso de especialização em gestão escolar, juntamente com mais 5 gestores municipais, fora minha especializaão em matemática, então, sei que os professores que alí trabalham é por amor e se vc acha que é reflexo meu, então me responda como? Para eu entender melhor sua cabeça é realmente muito difícil, pois vc precisa conhecer mais, antes que QUERER, fazer críticas baratas e sem fundamentação. Também quero deixar registrado a minha linda passagem pelo Brejinho, onde da mesma forma, coloquei a escola para funcionar da melhor forma possível, com projetos, sempre perto dos alunos e principalmente com os professores, sem esquecer da luta para algumas reformas e construções que houve. Então Édna não surtil nenhum efeitos seu comentário e deixo aqui até uma sugestão, fica em aberto para os professores da escola da Borborema, assim como os do Brejinho, falarem de como foi meu trabalho lá, fico tranquila, pois sei o que fiz, PROCURE SABER!

    Continuo parabenizando as secretárias, coordenadores, professores e todos que faz parte da educação, pelo lindo trabalho realizado, lembrando que a certeza continua, que iremos melhor mais o indice do IDEB, pois torço pala melhoria da educação, afinal EU SOU PAULA AMARAL, PROFESSORA DESTE MUNICÍPIO E TRABALHO COM MUITO AMOR, sem tem alguma dúvida faça uma pesquisinha com o alunado?

    Um abraço, e não vá ficar sem dormir e vivendo e aprendendo!!!!!!

    VIVA A EDUCAÇÃO!!!!

  6. Obrigada Paula Amaral pelos seus elogios, fico muito feliz por ter colaborado com o meu município e ter deixado algo de bom para o engrandecimento da Educação do nosso povo.Mas, como você comentou não fiz isto sozinha, tive todo o apoio de uma equipe maravilhosa, coordenadores,gestores e todo o pessoal da Secretaria de Educação que com muita magnitude prestaram os seus serviços aos nossos queridos colegas professores e consequentemente a Eduacação municipal.
    Parabéns a todos e vamos continuar lutando por uma Educação cada vez mais qualificada e digna para todos nós.

Deixe uma resposta