Uma multidão comovida acompanhou, na manhã deste sábado (14), o sepultamento de Manoel Pereira Primo, Caneca, de 95 anos, que faleceu às 5h da manhã dessa sexta-feira (13). As fotos e o texto abaixo são do professor Dedé Rodrigues.
Caneca foi uma figura muito importante na História de Tabira, à medida que teve uma atuação destacada no cenário, filantrópico, religioso, político e esportista da nossa terra. Caneca, ao lado de João Elias, José Paulo Leite, entre outros, foi pioneiro na fundação e manutenção da Sociedade São Vicente de Paulo que ajuda os mais carentes de Tabira com doações diversas.
Conta-se que, mesmo doente, ele mantinha a preocupação constante com o trabalho desta entidade filantrópica perguntando a uma das suas filhas, a Professora Eliane Marques, se tudo estava bem organizado no tocante a prestação de contas. Era de fato um homem muito responsável que tinha uma relação de amor com os mais pobres da nossa terra.
Na área do Esporte ele é uma figura histórica em nossa terra, foi pioneiro e torcedor fervoroso dotime Esporte Clube de Tabira, chegando a ser homenageado pelo poder público, por a dedicação que teve ao Esporte de Tabira.
Como católico, Caneca foi um daqueles que não ficava só na teoria, rezando, ele praticava a religião pelas ações filantrópica que desenvolvia e, pela frequência, quase que diária à Igreja Matriz. Cumpriu em vida os deveres de um verdadeiro cristão.
Deixo meu lamento.
Nossos agradecimentos a todas as pessoas que se solidarizaram conosco neste momento de pesar. Agradecemos também pelo reconhecimento da pessoa maravilhosa que foi o nosso pai: exemplo de pai, esposo, filho, irmão, amigo, trabalhador, cidadão, tabirense, religioso e desportista. Fica aqui o nosso abraço. Luzinete Marques.