MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MOSTRA OS CARROS MENOS POLUENTES

O Ministério do Meio Ambiente colocou à disposição do consumidor duas ferramentas importantes para a decisão na hora da compra. Tratam-se da Nota Verde e do Indicador de CO².

Agora, o motorista pode decidir que carro comprar conforme os níveis de emissão de poluentes.

Por enquanto, só estão disponíveis os veículos fabricados em 2008. Segundo o Ministério, antes de novembro deste ano estarão na lista os automóveis fabricados em 2009. O banco de dados utilizado na elaboração da lista é da própria indústria automobilística e foi trabalhado de forma a dar acessibilidade ao usuário.

O ministro Carlos Minc afirmou que: “Agora o consumidor vai poder tomar decisões de compra que levem em conta não só os critérios de economia ou desempenho, por exemplo, mas também o que é melhor para o meio ambiente, para a saúde e para o futuro”.

A consulta lista cerca de 250 modelos, a álcool e gasolina, e compara seus níveis de emissões de CO², óxido de nitrogênio, monóxido de carbono e hidrocarbonetos, esses últimos responsáveis por 99% da poluição veicular. A lista, preparada pelo Ibama, obedece aos critérios da Environmental Protection Agency (EPA, em inglês), agência ambiental norte-americana, e do Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC, em inglês). Ela reflete o quanto cada veículo está abaixo dos padrões de emissões de poluentes exigidos para o licenciamento.

A Nota Verde, criada pelo Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve/Ibama, varia numa escala de 0 a 10. Quanto maior a nota de um carro, menor o seu índice de emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio.

Já com o indicador de CO2, o consumidor obterá informações sobre emissão de gás carbônico por quilômetro rodado pelo carro. Mas, a escala vai de 5 a 10, com uma casa decimal de precisão. Aquele que emitir menos CO2 receberá nota 10.

Acompanhe algumas simulações feitas pelo WebMotors

1. Fiat Uno 1.0 a gasolina – Nota Verde 8,8 – Nota CO2 9,6
2. Novo Gol 1.6 a gasolina – Nota Verde 8 – Nota CO2 9,1
3. Novo Gol 1.0 gasolina – Nota Verde 7,4 – Nota CO2 8,8
4. Chevrolet Celta 1.0 gasolina – Nota Verde 6,7 – Nota CO2 8,7
5. Honda Civic 1.8 gasolina – Nota Verde 8,4 – Nota CO2 8,3
6. Toyota Corolla 1.8 gasolina – Nota Verde 8,2 – Nota CO2 7,9
7. Chevrolet Corsa 1.8 gasolina – Nota Verde 7,9 – Nota CO2 9,2
8. VW Polo 1.6 gasolina – Nota Verde 7,3 – Nota CO2 8,2
9. Fiat Punto 1.4 gasolina – Nota Verde 7,2 – Nota CO2 7,4
10. Chevrolet 1.4 gasolina – Nota Verde 4,8 – Nota CO2 8,8

Do MSN Automóvel

Deixe uma resposta