Itamaraty diz não ter plano de resgate para brasileiros na Ucrânia

A sertaneja Vitória Magalhães está entre os brasileiros angustiados na Ucrânia. É esposa do lateral Juninho, que a conheceu quando atuou em Salgueiro. Em vídeo divulgado nas redes sociais pede ajuda.

O secretário de Comunicação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Leonardo Gorgulho, disse, hoje, que, até o momento, o Brasil não tem um plano de resgate para retirar os brasileiros que estão na Ucrânia.

Os ataques da Rússia à Ucrânia começaram na madrugada de hoje. Segundo o Itamaraty, cerca de 500 brasileiros estão no país. “Sobre a existência de plano de resgate, não há plano de resgate, não há da parte do Brasil e de qualquer outro país”, afirmou o embaixador.

O governo brasileiro estuda implementar um plano de evacuação por via terrestre, mas ainda não há data nem ponto de encontro definidos.

Segundo a embaixada, em um plano de resgate, o Brasil enviaria equipamentos e pessoas para a Ucrânia com o objetivo de auxiliar a retirada de brasileiros.

No caso do plano de evacuação, não há envio de forças diretamente do Brasil. “No entendimento básico, a evacuação comporta a retirada de pessoas que estão dentro do país, por meios próprios ou por meios do governo brasileiro já lá localizados, o resgate envolveria o envio de algum contingente daqui, meios ou pessoas”, explicou Gorgulho.

Deixe uma resposta