Inaugurada a Delegacia da Mulher em Olinda

Com o objetivo de reforçar o atendimento às mulheres vítimas de violência, o governador Paulo Câmara inaugurou, nesta segunda-feira (27.06), a Delegacia de Polícia Especializada em Atendimento à Mulher de Olinda, na Região Metropolitana do Recife. No início deste mês, ele já havia inaugurado uma unidade semelhante em Arcoverde, no Sertão do Moxotó. Estão previstas ainda, em 2022, as entregas de delegacias da mulher em Salgueiro e Palmares, no Sertão Central e Mata Sul, respectivamente.

“Essa nova delegacia busca aumentar a rede de proteção às mulheres e dar condições para que qualquer mulher que precise, possa contar com esse equipamento para ser acolhida da melhor forma. A violência contra as mulheres não pode ser admitida em nosso Estado, por isso seguimos ampliando as políticas públicas e também garantindo a repressão com unidades como esta”, frisou Paulo Câmara.

As pernambucanas passam a contar, agora, com 13 unidades especializadas no atendimento à mulher: Santo Amaro (Recife), Prazeres (Jaboatão dos Guararapes), Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Vitória de Santo Antão, Goiana, Caruaru, Surubim, Afogados da Ingazeira, Garanhuns e Petrolina, além da recém-inaugurada em Arcoverde. Nos municípios que não dispõem de delegacia especializada, a população pode procurar qualquer delegacia de plantão. Para fazer denúncias ou obter informações sobre a rede de proteção estadual à mulher, Pernambuco oferece também o serviço gratuito da Ouvidoria Estadual da Mulher, pelo telefone 0800-281-8187.

Adquirido pela Polícia Civil de Pernambuco, o imóvel em Olinda possui área construída total de 604m² e é constituído por três pavimentos, sendo os ambientes distribuídos entre recepção; sala de permanência; duas salas de registro de boletim de ocorrência; uma sala de coordenação setorial; quatro cartórios, sendo um no térreo, para contemplar a acessibilidade; uma sala de medidas protetivas de urgência; dois alojamentos; copa/cozinha; uma sala de escuta especializada; brinquedoteca; banheiro público; banheiros para os servidores; uma sala de custódia; um auditório; um arquivo; além de uma sala de reunião e uma sala de capacitação.

Participaram da solenidade a vice-governadora Luciana Santos; os secretários Humberto Freire (Defesa Social) e Ana Elisa Sobreira (Mulher); o chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão; o comandante da PM, coronel Roberto Santana; o comandante do CBMPE, coronel Rogério Coutinho; o defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas; o secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda, Paulo Roberto; a secretária da Mulher de Olinda, Verônica Brayner; além da delegada Thaís Galba, responsável pela unidade de Olinda, e outros representantes das forças de  segurança no âmbito estadual e municipal.

Deixe uma resposta