INAUGURAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA DE TABIRA: UM MARCO HISTÓRICO NO SERTÃO DO PAJEÚ

defensoria

Na solenidade houve homenagens ao Defensor Público Raul Cajueiro e ao professor João Gabriel de Vasconcelos. A nova sede Tabira foi notícia nos principais meios de comunicação da Região.

 Por Fátima Freire
Assessora de Imprensa

“A partir de hoje a população tabirense encontra um local humanizado e digno, com tudo que há de mais moderno: ambiente climatizado, centro de informática interligado à internet, sala de espera e de atendimentos, e o que é melhor: no centro da cidade. Isso facilitará a vinda dos assistidos”. Essas foram opiniões dos presentes á solenidade de inauguração da Defensoria Pública em Tabira, localizada na Rua Coronel Zuza de Barros, há 429 km da Capital.

Segundo o presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Bartolomeu Bueno, presente á solenidade, a atual gestão mais uma vez demonstra o compromisso na dinamização do atendimento aos que não possuem condições de contratar um profissional para assisti-lo. “Com a Sede, a administração deixa sua marca histórica em Pernambuco”, destacou.

De acordo com o Desembargador, é uma satisfação em retornar à cidade onde residiu por várias décadas e assistir a um momento tão inusitado para os tabirenses. “Tanto o Defensor Público quanto a população ganham com essa Casa. É a Defensoria se fortalecendo cada vez mais”, disse Bartolomeu Bueno, enumerando outras ações de melhoria de infra-estrutura realizadas nos últimos dois anos, em diversos Núcleos e Comarcas do Estado.

O Promotor de Justiça, da Comarca de Afogados da Ingazeira, Lúcio Luis de Alencar, por sua vez, parabenizou a iniciativa, acrescentando que a Defensoria Pública do Estado vive outro momento, o do soerguimento. O Prefeito da Tabira, Edson Cristovão de Carvalho (Dinca) falou do empenho da Defensora Pública Geral Tereza Joacy Gomes de Melo. “A tabirense Joacy, conhecida nesta cidade pela sua história e de sua família, é lutadora, honesta e aguerrida. Nessa ocasião, por sua iniciativa, presenteia a nossa cidade com uma obra relevante para o Sertão do Pajeú. A Prefeitura estará sempre à disposição da Defensoria”, frisou.

A vereadora Maria do Carmo Gomes de Melo, representando a Câmara Municipal daquela cidade, falou da alegria em ter um sonho concretizado. “Quando foi eleita, um dos meus compromissos foi solicitar a minha Irmã a implantação dessa sede. Hoje, vejo o pleito realizado”, destacou emocionada.

O chefe da Comarca de Tabira, Érico Douglas Passos, ao discursar, ressaltou sobre a nova instalação e teceu elogios a atual gestão. “Independentemente de posição política, reconheço o trabalho de Tereza Joacy e sua equipe a frente da Defensoria Pública. Vale destacar que foi a administração que mais fez pela Defensoria. Quero salientar ainda o trabalho da Subdefedensora Pública do Interior Fátima Meira, que até o momento é a que mais lembrou, prestigiou e tem trabalhando pela Interior. Para se ter uma idéia, antigamente para se obter material de expediente tinha que consegui-lo através do TCOs, mas hoje a realidade é outra, pois até o emprestamos ao Judiciário”, reforçou o Defensor Douglas, dizendo-se orgulhoso da Instituição.

No discurso, a Defensora Pública Geral Tereza Joacy Gomes de Melo, enfatizou que a nova instalação física representa mais uma conquista para a Instituição. “São avanços estruturais e históricos que beneficiam a população assistida e a atuação do Defensor Público. É justamente por meio da força de trabalho que soergueremos a cada dia a Defensoria Pública do Estado”, destacou, agradecendo o apoio dos que fazem a Instituição.

Presenças – A inauguração, ocorrida na última sexta-feira (02 de outubro), atraiu dezenas de Defensores Públicos (Capital, RMR e Interior – estes houve uma adesão de mais 90%) , a Sudefensora Pública Geral, Marta Brito Alves Freire, os Subdefensores Públicos Fátima Meira (Interior), Marconi Dourado (RMR), Cristina Sakaki (Causas Coletivas); Dilton Marcolino (chefe do Núcleo de Afogados da Ingazeira), Antonio Queiroz (chefe da Comarca de Sertânia), Luciano Campos (Comarca de Carnaiba); Waldi Pereira da Silva (Chefe da Comarca de Arcoverde); Valmira Paes (Chefe Núcleo de Olinda); Magistrados (Des. Fausto Campos, representando o Corregedor Gerald e Justiça, José Fernandes Lemos); Des. Alberto Virgíneo; as Juízas Daniela Rocha (1ª Vara Cível de Afogados da Ingazeira); Ana Marques Rocha Gomes ( 2ª Vara Cível da Comarca de Afogados da Ingazeira); membros do Ministério Público; o Vice-Prefeito, Joel Mariano, a vereadora Genedy Siqueira Brito; o Diretor do Hospital de Tabira, Marcílio Valadares; Dona Nevinha Pires; o poeta Dedé Monteiro, Ceci Paulino de Melo (mãe da DPG ); Joyce Gomes de Melo (filha da DPG); Ângela Maria, a filha do homenageado João Gabriel de Vasconcelos; as professoras Ivani Guedes de Melo, Ilda Pires; a ambientalista Ana Maria Caldas, além de outras autoridades da esfera estadual e municipal.

Homenagens- Na solenidade houve homenagens ao Defensor Público Raul Cajueiro e ao professor João Gabriel de Vasconcelos. Além disso, a abertura foi abrilhantada com a apresentação da Banda Marcial da Escola Padre Luiz Flóridi, do vocalista Júnior Chumbago, que interpretou o Hino Nacional e Disparada. Após o evento, as autoridades seguiram para o coquetel no Clube da cidade, onde compareceu centenas de personalidades da sociedade local e do Estado. (Confira no site as fotos).

Imprensa – A inauguração da sede Tabira foi notícia nas principais rádios da Região: Pajeú (Afogados da Ingazeira, locultor: Nil Júnior) e da Tabira FM (locutores Joel Mariano, Vice-Prefeito de Tabira, e José Luiz ), além de ser também noticiada em sites e blogs daqueles municípios. Naqueles veículos de comunicação, a Defensora Pública Geral juntamente com os Defensores Públicos Dilton Marcolino, Luciano Campos, Erico Douglas destacaram o papel da Defensoria Pública de Pernambuco. Ocasião, em que Tereza Joacy parabenizou a Rádio Pajeú pelos seus 50 anos de existência. (Confira no site as fotos).

População de Tabira prestigia palestras com temas Idosos,
Defesa do Consumidor e Meio Ambiente
Por Fátima Freire Assessora de Imprensa

Com auditório praticamente lotado, estudantes e a sociedade de Tabira prestigiaram as palestras, intituladas Idosos e Defesa do Consumidor por Cristina Sakaki (Subdefensora Pública de Causas Coletivas) e Meio Ambiente por Renata Portela (Defensora Pública). O evento fez parte da programação da inauguração da sede da Defensoria de Tabira e ocorreu na Escola Arnaldo Alves Cavalcanti, durante a tarde do dia 02 de outubro.

De forma clara e bastante dinâmica foi destacada a atuação da Defensoria Pública de Pernambuco nos temas abordados. Sakaki, ressaltou o empenho da Instituição na defesa dos direitos dos Idosos e do consumidor. Renata Portela, por sua vez, falou da criação do Núcleo do Meio Ambiente, inédito no País e deu dicas para uma melhor convivência e respeito a natureza.

Do Site da Defensoria Pública de Pernambuco

0 pensou em “INAUGURAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA DE TABIRA: UM MARCO HISTÓRICO NO SERTÃO DO PAJEÚ

  1. OI DEFENSORIA PÚBLICA, FAÇAM ALGUMA COISA POR NÓS QUE NECESSITAMOS DE UMA PASSAGEM MAIS BARATA E MAIS COMODA PRÁ NÓS PRINCIPALMENTE AS PESSOAS QUE NAO TREM ONDE SE ALOJAR EM RECIFE – TODOS OS ONIBUS ESTÃO PRESOS, POR CAUSA DOS PODEROSOS DA PROGRESSO, E NÓS O QUE FAREMOS? NÓS PRECISAMOS DESTES ONIBUS PRÁ VIAJAR, COM PASSAGENS MAIS BARATAS E COM LUGAR CERTO PARA NOS ALOJAR. VEREADORA MARIA DO CARMO CHEGOU A HORA DA SRA FAZER ALGUMA COISA POR NÓS USE SEUS CONHECIMENTOS DRA. TEREZA MELO AJUDE-NOS POR FAVOR………………………

Deixe uma resposta