FÓRUM REGIONAL DE CULTURA MOVIMENTA DEZESSETE MUNICÍPIOS DO SERTÃO DO PAJEÚ

Dezessete municípios do sertão pernambucano estarão reunidos em Triunfo, amanhã sexta-feira (30), para discutir a implantação de um plano regional de cultura, a ser desenvolvido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a sociedade civil e as prefeituras. O Fórum Regional de Cultura do Sertão do Pajeú, cujo objetivo é atender às demandas do setor na região, contará com a presença de artistas, produtores, gestores e profissionais na área de patrimônio. O próximo encontro será realizado no mês de junho, em Salgueiro, no Sertão Central.
“O fórum será uma oportunidade de fortalecer as manifestações artísticas dos municípios da região, através da discussão e intercâmbio de experiências”, afirmou a presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo. Para garantir esse diálogo, a Fundarpe vai criar comissões regionais de acompanhamento das ações governamentais, que representarão o tecido cultural junto ao Estado.
A idéia é escutar as principais necessidades do segmento, analisando as prioridades e estabelecendo políticas específicas em parceria com as comissões regionais, visando à interiorização das ações do Estado.
Durante a programação do encontro, em Triunfo, a presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, vai explicar o funcionamento do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), que este ano destinará R$ 12 milhões para a execução de projetos culturais independentes, com o objetivo de democratizar o acesso aos recursos governamentais.
Além de conhecer melhor o funcionamento das políticas culturais do Estado, os participantes vão se reunir em grupos por linguagem cultural (artes cênicas, músicas, audiovisual, cultura popular, etc), para debater junto aos coordenadores artísticos da Fundarpe, as principais necessidades dos municípios.
Na última segunda-feira (26), a Fundarpe realizou o Fórum Regional do Agreste Setentrional, em Limoeiro. O evento reuniu 120 representantes de 19 municípios agrestinos, que lotaram o auditório do Colégio Regina Coeli. No último dia 21, também foi realizado o Fórum Regional de Cultura do Agreste Central, em Caruaru. Em 2007, foram realizados fóruns em Palmares (Mata Sul), Goiana (Mata Norte) e Fernando de Noronha.
Ainda este ano, o Agreste Meridional, o Sertão Central, do Moxotó, do Araripe, de Itaparica e do São Francisco, além da Região Metropolitana do Recife também terão seus fóruns regionais. Após a realização dos 12 encontros, serão criadas comissões regionais, representantes dos municípios. Os grupos serão responsáveis pela elaboração de planos posteriormente incorporados à política pública de cultura do Estado.
Fonte: PE 360

Deixe uma resposta