FIM DE REPASSE DE APOIO DA PREFEITURA

Segundo Andréia Miron, da APPTA, a dificuldade em organizar a Missa dom Poeta já se arrasta desde 2008, com o fim de repasse da subvenção que era mantida pela prefeitura até agosto de 2008. Assim, a APPTA não tem dinheiro em caixa e só realizou a edição passada com apoio de comerciantes.

Segundo ela a Secretaria de Cultura disse que não tinha condições de apoiar o evento que é referência cultural na região, mas não poupou recursos para contratar bandas de axé e suingueira no carnaval deste ano. A entidade vai buscar apoio da Fundarpe e de outros setores para que o evento não morra.

Na Missa do Poeta os artistas não recebem cachê. As maiores despesas são de montagem da estrutura do evento. Nomes como Santanna, Irah Caldeira, Lirinha, dentre outros, já pisaram no palco tabirense na Missa em homenagem ao poeta Zé Marcolino.

As informações são de Nill Júnior

0 pensou em “FIM DE REPASSE DE APOIO DA PREFEITURA

  1. Oras, isso é muito fácil de entender, o gestor nunca deu lberdade aos secretários para administrarem suas pastas, e ele tem aversão ao tema “Cultura”, pois sua condição intelectual não permite, já vimos ele pensando que estava desclassificando o Poeta Sebastião Dias (que já levou e elevou o nome de Tabira pelos quatro cantos do Brasil, inclusive em reportagens como no Fantástico por exemplo, e em documentários apresentados na Tv Senado) chamando-o de violeiro (rsrsrsrs) pensando que o estava agredindo… poetas, cantadores, violeiros e etc… Uni-vos!!!!!

  2. È triste um evento tão cultural, como é a Missa do Poeta não acontecer por falta de apoio, será que o mesmo que esta acontecendo com a missa do poeta não aconteceu com a Missa do Vaqueiro, tendo em conta que era uma tradição na cidade.
    Toda via não é mais possível TABIRA receber o Rotulo de Cidade das TRADIÇÕES.

  3. Flávio, só reforçando…
    A 22ª Missa aconteceu realmente graças ao apoio de Arimateia, que foi mais que um patrocinador, um amigo mesmo da nossa cultura!
    O apoio de todos os anos de Mônica Mirtes, Paulo Manu, Dr. Edson e outros nomes que sempre estão na linha de frente da poesia para que possamos realizar a semana cultural da MIssa do Poeta!
    Abraço!

  4. O cartão de visita da nossa cidade é basicamente cultura, se um evento feito esse está prestes a acabar por falta de patrocínio e apoio, sinceramente, não sei aonde vamos parar…

  5. eu quero que Tabira se acabe, que se torne um distrito de Afogados, pra mim pouco importa, existe canto mais interessantes que Tabira!

  6. Ires, Juliana, Helio
    Estou fazendo uma pergunta a vocês. VCS LERAM A MATERIA E CONSEGUIRAM INTERPRETAR?
    ACHO QUE NAOOOOOOOO!
    VEJA UM DOS TRECHOS:

    “Segundo Andréia Miron, da APPTA, a dificuldade em organizar a Missa dom Poeta já se arrasta desde 2008, com o fim de repasse da subvenção que era mantida pela prefeitura até agosto de 2008”.

    REFORÇANDO: “SE ARRASTA DESDE 2008”. VCS SABERIAM ME FALAR QUEM ERA O PREFEITO DA ÉPOCA?
    VOU ANTECIPAR A RESPOSTA: DR. JOSETE AMARAL, ENTAO FAÇO MAIS UMA PERGUNTA… VOCÊS COBRARAM DELE O APOIO PARA A APPTA REALIZAR A MISSA DO POETA.
    EU NAO RECORDO DE TER VISTO COBRANÇAS DE VOCES NESTE BLOG EM 2008. TALVEZ VOCES FECJARAM OS OLHOS POR QUE ESTAVAM TODOS MAMANDO NA PREFEITURA, É A VIDA AMIGOS.
    LEMBRANDO A GESTAO ERA DO DR. JOSETE AMARAL.
    PACIÊNCIA AMIGOS.

    A APPTA É CULTURA, MAS CULTURA SE FAZ COM CULTURA, OU SEJA, DINÂMICA, CRIATIVIDADE, COMO TAMBÉM CORRER ATRAS E BUSCAR JUNTO AOS ORGAOS COMPETENTES: ESTADUAL/FEDERAL, RECURSOS PARA REALIZAÇAO DESSE BELISSIMO ACONTECIMENTO QUE É A MISSA DO POETA.

    E QUANTO AO OUTRO TÓPICO QUE ANDREIA RELATOU:
    “os artistas não recebem cachê. Nomes como Santanna, Irah Caldeira, Lirinha, dentre outros, GOSTARIA DE ESCLARECER QUE ELES NAO RECEBM CACHÊ DA APPTA, MAS SEUS SALARIO, QUE NAO SÃO TÃO BAIXO, ´TODOS OS MESES ESTAO NOS BOLSOS, UMA VEZ QUE ELES SAO CONTRATADOS PARA DEIXAR MORRER O ESTILO DE RÍTMO/MÚSICA/POESIAS. A EXEMPLO DO SAUDOSO LUIZ GONZAGA, poeta Zé Marcolino. DENTRE OUTROS.
    A APPTA SE PRECISA CORRER ATRAS DA FUNDARPE NA PESSOA DE TECA COSTA, A SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO, BEM COMO, APRESENTAR PROJETOS E VER SE CONSEGUEM NAO SÓ ESPERAREM PRA CAIR DO CÉU.
    COMO JÁ FALEI CULTURA É CRIATIVIDADE, é CULTIVAR…

    NAO DEIXE MORRER ESSA FESTA CORRAM ATRAS. VC TEM CAPACIDADE. ESTAREI TORCENDO POR VOCES MEMBROS DA APPTA.

    AGORA TABIRENSES NAO ESQUEÇAM FOI EM 2008, GESTAO DE JOSETE QUE A SUBVENÇAO DA APPTA DEIXOU DE SER REPASSADA.
    COMO OUTRAS SUBVENÇOES TAMBEM.

    MAS SÓ AGORA NO GOVERNO DE DINCA É QUEREM COBRAR.

    APPTA MOSTREM QUE VCS CONSEGUEM.

  7. CORREÇAO:
    LÊA-SE
    1 – ENTAO FAÇO MAIS UMA PERGUNTA… VOCÊS COBRARAM DELE O APOIO PARA A APPTA REALIZAR A MISSA DO POETA?
    2 – VOCES FECHARAM OS OLHOS POR QUE ESTAVAM TODOS MAMANDO NA PREFEITURA
    3 -TODOS OS MESES ESTAO NOS BOLSOS, UMA VEZ QUE ELES SAO CONTRATADOS PARA NAO DEIXAR MORRER O ESTILO DE RÍTMO/MÚSICA/POESIAS
    4 – A APPTA SÓ PRECISA CORRER ATRAS DA FUNDARPE, NA PESSOA DE TECA COSTA, DA SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO, BEM COMO, APRESENTAR PROJETOS E VER SE CONSEGUEM, NAO SÓ ESPERAREM PRA CAIR DO CÉU.
    5 – NAO DEIXEM MORRER ESSA FESTA, CORRAM ATRAS. VCS TEM CAPACIDADE. ESTAREI TORCENDO POR VOCES MEMBROS DA APPTA.

    PROFESSORA(O) MARIA EDUARDA, SEI QUE ERREI UM POUQUNHO ESTOU ME RECICLANDO. OBRIGADA PELO CONSELHO. MAS A CADA DIA PROCURAREI NAO ERRAR COMO VC PEDIU.
    AGORA PROFESSORA(O) NAO ME FAÇA TANTAS VERGONHA, POIS, PUDE OBSERVAR VÁRIOS COMENTÁRIOS SEUS EM OUTRAS MATÉRIAS É CONFESSO QUE ME DECEPCIONEI UM POUCO COM VC PROFESSORA(O). FECHEI OS OLHOS E DEIXEI PASSAR. MAS PODE SER QUE IREI LHE AJUDAR QUANDO A PROFESSORINHA SE ENGANAR VIU, PRA NAO DIZER ERRAR.
    FESSORA(o) beijosssssssss

    APPTA SUCESSOOOOOO
    ´VC É REFERÊNCIA, LEIA MAIS PARA NAO ERRAR MAIS.
    DESCULPA PROFESSORA(O)

  8. enquanto vcs se apegam nós erros do outro prefeitos
    para justifica o erro do outro, a coisa não vai pra frente,
    se Josete não ajudou, Dinca divia ajuda.
    afinal estamos no novo tempo.

  9. Concordo com vc Wellson Amorim só reforçando, flavia maria xavier: Não estou mamando nem mamei do lado de A ou B, mas me parece que a senhora que cobrir o sol com uma peneira.
    Seja realista um erro não com certa outro erro OK.
    E sim, eu li a matéria sim e interpretei ao meu ver, como eu não preciso defender A ou B, interpretei a minha maneira, como cidadão Tabirense, e tenho consciência de que não atingi com o meu comentário nem Dinca e muito menos Josete. Uma vez que a senhora tão pouco ajuda quando parte para defender A ou B com unhas e dentes

  10. Vcs reclamam demais: se o prefeito promove festas voces reclamam, se deixa de dar uma subvenção vcs reclamam também, é melhor dinca nem dar esse dinheiro, pra que vocês não venham dizer quer a prefeitura vive de pãp e circo…

  11. A verdade é que nenhum prefeito de Tabira apoiou verdadeiramente a Missa do Poeta ou qualquer outro evento cultural, porque nenhum deles gosta de cultura.EU FALEI NENHUM!!! A cultura só vai ser olhada com bons olhos quando Tabira tiver a sorte de ter um gestor como Anchieta Patriota, que além de bom administrador tem total comprometimento com a cultura da cidade.É só olhar a grandiosidade da Missa de Zé Dantas.
    Enquanto isso em Tabira os gestores para se livrarem do compromisso ficam jogando a culpa um no outro, tipo: Ah, ele não pagou, então eu também não vou pagar… Mal sabem eles que isso traria boas impressões p/ a população local.Agora, procurem as “Cartilhas” que eles distribuem antes das eleições, em todas consta, independente de partido, “Apoio e valorização da cultura local”. Tudo balela… Promessas vazias de campanha eleitoral.
    E enquanto isso , pobre CIDADE DAS TRADIÇOES… A propósito, que tradições?
    E não adianta de nada Tabira fazer parte desse Roteiro da Poesia e da Cantoria se a Missa do Poeta está sendo esquecida e nada valorizada por quem é responsável pela cultura do município.

  12. Wellson ,você falou pouco mas disse muito.
    Um erro não justifica outro.
    É impressionante como eles não percebem que fazendo o contrário, nesse caso, renderia respeito, simpatia, e até os votos que eles tanto adoram.

Deixe uma resposta