FIGURAS DA NOSSA HISTÓRIA

DADOS BIOGRÁFICOS

– João Cordeiro da Silva Neto nasceu no dia 24 de janeiro de 1916, no sítio Cajá deste município. Foi o 2º filho do casal João Cordeiro da Silva Filho e Quitéria Cordeiro Pessoa.

– Cresceu forte e saudável no aconchego de uma numerosa família e na companhia dos filhos, vizinhos e de Agregados.

– Estudou em escola particulares, que o pai providenciava, até os 14 anos, quando foi providenciava, até aos 14 anos, quando foi iniciado nas tarefas de agricultor e vaqueiro.

– Aos 16 anos foi tomar conta do sítio Cachoeirinha, algumas quilômetros distante do sítio de seu pai. Logo depois iniciou a construção de uma casa, que viria a ser a sede da futura fazenda Caxangá.

– Aos 21 anos casou com sua prima Alzira Francisca Pessoa, com quem teve 10 filhos, sendo 6 meninas e 4 meninos.

– Em dezembro de 1951 transferiu a residência da família para a cidade de Tabira, onde construiu a casa na qual a família reside até hoje.

– Resolvendo ingressar na política, foi eleito vereador na primeira Gestão Constitucional, de 1947 a 1951. Foi reeleito na segunda gestão (1953 a 1957), tendo chegado a presidente da Câmara de vereadores. Na gestão seguinte foi eleito vice-prefeito, na chapa do prefeito Pedro Pires Ferreira. Assumiu a prefeitura nos impedimentos do prefeito eleito, iniciando a construção do Hospital. Na quinta gestão (1965 a 1969) foi eleito prefeito, foi quando trouxe eletrificação e canalização de água para a cidade, além de telefonia urbana. Terminou a construção do hospital que foi inaugurado com o nome Hospital de Maria Gayão Pessoa Guerra, nome da mãe do governador em exercício. Foi eleito na sétima gestão (1974 a 1977). Um dos seus empreendimentos de destaque foi a construção da sede da prefeitura.

-A biblioteca municipal, que recebeu Quitéria Cordeiro Pessoa, foi fundada em 30 de maio de 1965, na sua primeira gestão.

– João Cordeiro da Silva Neto se destacou pela sua dedicação para com menos favorecidos, sem medir esforços para o ajuda. Por essa razão de pai da pobreza.

-Faleceu no Recife 15 de agosto de 1995.

Um grande abraço as colaboradoras do blog Andreia Miron e Cláudia Miron.

Deixe uma resposta