Festival Literário em homenagem ao Trovador Ulisses Lins começa com grande estilo em Sertânia

Festival_Literio_do_Serto_2O primeiro dia do IX FLIS  Festival Literário do Sertão, com o tema Ulysses Lins, o Trovador do Sertão: Exaltação à Poesia Sertaneja, promovido pela Prefeitura de Sertânia, em parceria com a Sociedade dos Poetas, Escritores, Compositores e Artistas de Sertânia  SAPECAS, em homenagem ao primeiro sertaniense a ocupar uma cadeira na Academia Pernambucana de Letras, superou as expectativas nesta sexta-feira (22), em Sertânia.

O evento teve início durante a manhã na Secretaria de Cultura, com visita às experiências culturais de Sertânia, em seguida teve apresentação cultural da Escola de Sanfona e lançamento da Antologia Poética de Ulysses Lins, uma reedição de sua trilogia poética E a Noite Vem&, Fogo e Cinza e Sol Poente, clássicos da nossa literatura sertaneja, no Auditório da Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac.

Presente no evento, o prefeito Guga Lins falou da importância política e literária de Ulysses Lins para Sertânia e Pernambuco e agradeceu aos convidados pela disposição de sair de suas cidades para compartilhar suas experiências na obra de Ulysses com os sertanienses.

Ulysses Lins é uma referência de poesia e memória para Pernambuco e para o Brasil, quem quiser conhecer mais profundamente o Sertão e o Moxotó, obrigatoriamente, tem que ler Ulysses, e essa dimensão de sua obra se confirma aqui com as presenças da Profª Drª Luitgarde Barros e do Prof. Dr. Antônio Jorge Siqueira, disse Guga.

Na sequência, foi realizada uma mesa redonda Mesa Redonda com o tema Ulysses Lins: Exaltação à Poesia Sertaneja, coordenada pelo Prof. Dr. Antônio Jorge Siqueira (pesquisador do departamento de História da UFPE) e com as participações de Therezinha Lins (filha de Ulysses), Profª Drª Luitgarde Barros (pesquisadora do departamento de Antropologia da UFRJ) e do Prof. Sertaniense Josessandro Andrade, em uma verdadeira aula sobre o Sertão de Ulysses Lins.

A programação tem sequência hoje (23), com apresentação de violão, dança, sanfona e sarau poético, com poetas de Sertânia e cidades vizinhas, e Caravana Cultural na Fazenda Conceição (haverá ônibus saindo a partir das 15:00h da Praça de Eventos).

Confira toda a programação:

  • Dia 23/04/16
  • Local: Fazenda Conceição, Hora 16:00 h
  • Caravana Cultural
  • Sarau dos Sertões: Exaltação da Poesia Sertaneja

Deixe uma resposta