FEIRA DE GADO MOVIMENTA ECONOMIA TABIRENSE

feira_do_gadoO terceiro setor, formado por comércio, serviços e terceiras atividades, é o que mais movimenta a economia do município de Tabira, gerando emprego e renda, principalmente para o pequeno produtor que tem no comércio de animais, um meio de sobrevivência.  Em 2007 o município apresentou um PIB a preços correntes de 79.835.000 reais e um PIB per capita (por pessoa) de 3.090 reais. O leitor deve perguntar-se, por que não dizer que é a agricultura o principal setor?  A agricultura em nosso município é voltada primordialmente para subsistência, consumo próprio das famílias, não sendo a produção voltada para a produção de outros produtos e o comércio desses produtos é de pequeno porte.

A feira não está restrita ao comércio de bovinos, encontrando-se também caprinos, ovinos, suínos, aves e outros animais. Segundo a ADAGRO/PE, no segundo semestre em Tabira foram identificados 16.646 bovinos, contra 22.471 de São José do Egito, 13.197 de Afogados da Ingazeira, 47.459 de Serra Talhada e 25.505 de Sertânia.

Atraindo comerciantes e pecuaristas de outras cidades e estados como a Paraíba, outras atividades também são movimentadas pela feira, como restaurantes, pousadas e comércios autônomos.

Admira-se que uma feira das dimensões da nossa, não receba investimentos e apoio necessários. De acordo com informações obtidas no site da prefeitura municipal, existe um projeto para que ainda esse ano, seja realizada a 3ª feira de caprinos e ovinos 1ª feira de agronegócios, tendo sido encaminhado para diversos órgão parceiros, tais como: Governo do Estado (através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária), Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Petrobras, COVEVASF, CHESF, FETAPE, FETRAF-PE, ECOSOL PAJEU.

FONTE: IBGE, ADAGRO/PE.

3 pensou em “FEIRA DE GADO MOVIMENTA ECONOMIA TABIRENSE

Deixe uma resposta