Espaço Ciência vai abrigar Data Center

Técnicos do Consórcio de Investidores Recife Co. promoveram, na tarde desta terça-feira (09/02), o Espaço Ciência, museu de ciência do estado, localizado entre Recife e Olinda, uma vistoria técnica na área onde será implementado um Data Center com tecnologia de ponta. O próximo passo será a elaboração de um projeto executivo para que sejam iniciadas as obras no local. A expectativa é que o projeto, quando atingir sua maturidade, alcance um faturamento de R$ 320 milhões por ano.

O Data Center é fundamental para promover a conexão de Pernambuco ao cabo submarino SeaBras-1, garantindo ao Estado internet global de alta, baixa latência e menor custo de contratação. Ele será conectado a um ramal com 500 quilômetros (km) de extensão, que fará uma ligação com a já existente estrutura de 10,5 mil Km do SeaBras-1, que parte de Nova Iorque e vai até Praia Grande (SP), pelo fundo do mar.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos, esteve presente durante a vistoria e destacou a importância da construção de um Data Center privado no estado. “Estamos dando mais um passo para promover conectividade de qualidade em nosso Estado. Esse novo empreendimento vai funcionar como fator de atração para grandes players de tecnologia, e o desembarque de novas empresas no Porto Digital, por exemplo. No futuro vamos promover a interação com a Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação – RePEPE e permitir que a conexão alcance os municípios do interior do estado”, explicou.

Deixe uma resposta