Equipe médica cogita a realização de uma traqueostomia no radialista Anchieta Santos

No início da tarde desta quinta-feira (15), a filha do radialista Anchieta Santos, Rhayssa Huana, trouxe notícias atualizadas sobre o quadro clínico do pai que está no Hospital da Restauração no pós-cirúrgico da retirada de um tumor no cérebro.

“Painho continua intubado e com pouca sedação. Ontem a enfermeira colocou o hino preferido dele pra ele ouvir e no final eu falei que ele continuasse forte que estávamos esperando por ele. Ele apertou bastante a mão da enfermeira e fez sinal de joinha”, disse Rhayssa através de mensagem enviada para a imprensa, amigos e familiares.

A Redação do Radar da Cidade, da Rádio Cidade FM, também levantou informações através de outras fontes que a equipe médica está cogitando fazer uma traqueostomia em Anchieta. A traqueostomia é um procedimento cirúrgico onde ocorre a abertura da parede anterior da traqueia, fazendo uma comunicação da mesma com o meio externo, com o objetivo de dar ao paciente uma possibilidade para respirar.

Este procedimento é indicado quando há acúmulo de secreção traqueal, inativação da musculatura respiratória ou para promover uma via aérea estável em paciente com intubação traqueal prolongada. Segundo a equipe médica, esse procedimento seria normal para recuperação de uma infecção respiratória.

Na noite desta quinta-feira (15), mesmo intubado e sem sedação, Anchieta mostrou uma boa reação ao abrir os olhos, balançar os pés e responder perguntas da equipe que lhe acompanha através de gestos com a cabeça, com os olhos e apertos de mão. Ele chegou a responder que não estava sentindo dor balançando a cabeça em sinal negativo.

1 pensou em “Equipe médica cogita a realização de uma traqueostomia no radialista Anchieta Santos

  1. Deus proteja e lhe der saúde que meu amigo retorne as suas atividades com aquele gás q tem de trabalhar com o povo para o povo

Deixe uma resposta