Enem 2022: inscrições começam nesta terça-feira. Saiba como fazer

Inscrições para o Enem seguirão até o dia 21 de maio

Para milhares de vestibulandos, a preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou no início deste ano. Mas a largada oficial para a avaliação é dada com a inscrição, que começa nesta terça-feira (10).

Candidatos terão até 21 de maio para acessar a página do participante e se cadastrar. As provas serão nos dias 13 e 20 de novembro.

A obtenção da gratuidade não significa que a participação no Enem é automática.

Em Pernambuco, para ingressar nas graduações das quatro universidades federais (UFPE, UFRPE, UFAPE e Univasf) e na estadual UPE, é preciso fazer o Enem e depois se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas nos cursos superiores do IFPE e do IF Sertão também são preenchidas por meio do Sisu.

O candidato precisa também indicar qual modalidade do Enem deseja realizar (impressa ou digital). Os dois formatos do exame acontecerão nas mesmas datas e horários. A diferença é que no digital as provas são feitas em computadores instalados em locais indicados pelo Inep.

Vale lembrar que o Enem impresso pode ser feito por qualquer pessoa, inclusive os alunos chamados treineiros, ou seja, aqueles que não vão concluir o ensino médio este ano ou que não está cursando ainda essa etapa da educação básica. Já o digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo essa etapa em 2022.

Já o Enem digital acontecerá apenas no Recife, em Caruaru e em Petrolina. Para o digital há limite de vagas, 3 mil no total em Pernambuco.

No formulário de inscrição o candidato tem ainda que indicar qual língua estrangeira quer fazer, inglês ou espanhol. As questões dessas disciplinas aparecem na prova de linguagens, aplicada no primeiro dia do Enem juntamente com os testes de redação e ciências humanas. No segundo dia, os vestibulandos têm provas de matemática e ciências da natureza.

O participante que precisar de atendimento especializado deve realizar a solicitação no momento da inscrição e anexar a documentação que comprove a necessidade do atendimento. Será oferecido recurso para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

Deixe uma resposta