Deputado Antônio Moraes faz homenagem a Gonzagão e sanfoneiros

Artistas comparecem na homenagem a Gonzagão

Artistas comparecem na homenagem a Gonzagão

No dia 13 de dezembro de 1912, nascia, em Exu, Luiz Gonzaga Nascimento. Conhecido como Rei do Baião e um dos maiores divulgadores da cultura nordestina, o velho Lua recebeu homenagens, ontem, durante reunião solene em comemoração ao seu aniversário de nascimento. O evento, solicitado pelo deputado Antônio Moraes (PSDB), reuniu cantores, músicos e admiradores do forró, no Plenário da Casa, e também prestigiou o Dia do Sanfoneiro, comemorado em 26 de maio.

A cerimônia foi coordenada pela deputada Terezinha Nunes (PSDB), que elogiou a iniciativa de Moraes. “O parlamentar tem se destacado em defesa da cultura pernambucana e, especialmente, da obra de Gonzaga”, frisou a tucana, que leu estrofes do Cordel Luiz Gonzaga. O sanfoneiro morreu em agosto de 1989. Por requerimento de Moraes, a Assembleia Legislativa comemora o aniversário do Rei do Baião desde 1998.

Poucos cientistas e historiadores conseguiram revelar os sentimentos da alma nordestina como Luiz Gonzaga, na avaliação de Moraes. “Sua música, suas parcerias, a estranha força simpática do seu canto o fizeram menestrel diferente, quase um cantor da raça. Poeta errante de uma gente e terra assinaladas e grandes”, comentou, chamando a atenção para a importância do Parque Aza Branca, em Exu, que está em processo de tombamento pelo Governo do Estado. A entidade guarda o acervo de Luiz Gonzaga e do pai, o sanfoneiro Januário.

A jornalista Cláudia Parente representou o diretor do Parque Aza Branca, Beba Parente, e destacou a importância da homenagem. “É uma boa lembrança, pois coloca o espaço em evidência. É um patrimônio valioso mantido com muito esforço”, declarou, solicitando recursos para manter o local.

Cláudia recebeu ainda uma placa alusiva à passagem do aniversário e do Dia do Sanfoneiro. Arlindo dos Oito Baixos também foi homenageado com uma placa comemorativa aos dez anos de forró pé de serra, no bairro de Dois Unidos.

Vários artistas prestaram homenagens a Gonzagão cantando e declamando poesias.

Deixe uma resposta