Coluna – Anchieta Santos

Afogados da Ingazeira ganha Fórum Eleitoral – Foi oficialmente inaugurado ontem em Afogados da Ingazeira o Fórum Eleitoral Juiz Jose Virgíneo Nogueira. A solenidade começou com hora e meia de atraso. O Presidente do TRE-PE Antônio Carlos Alves da Silva demorou a chegar e se desculpou durante o seu discurso. Além do Presidente, também fizeram uso da Palavra o Desembargador alberto Virgíneo que falou em nome da família e do Presidente do Tribunal de Justiça Leopoldo Arruda, o juiz eleitoral Hildeberto Júnior Rocha e o Prefeito Jose Patriota. Entre as autoridades presentes vários desembargadores, advogados, os prefeitos de Tabira, Iguaracy e Tuparetama e alguns vereadores da região.

Quatro dias de chuva somam 79mm em Afogados da Ingazeira – Com a terra já molhada toda chuva é bem vinda no sertão. Ontem em Afogados da Ingazeira foram 5mm, somando 79mm nos últimos quatro dias. Serra Talhada choveu bem durante a madrugada. Carnaiba foram 10mm. Choveu outra vez em Tabira. Na zona rural choveu muito no Santo Antônio enchendo açudes e fazendo o riacho correr. Ibitiranga a chuva de ontem registrou 10mm, Encruzilhada 29mm, Capim Grosso 11mm, Góis(Carnaíba) 38mm, choveu bem também em Queimada Grande e Salgadinho(Iguaracy)

Prefeita Petista não consegue nem limpar a cidade de Calumbi – Entre outras críticas da Prefeita de Calumbi Sandra da Farmácia(PT) a gestão do ex-prefeito Joelson(PSB) estava a limpeza urbana. Dois meses e meio depois que assumiu os destinos de Calumbi a Petista começou a receber criticas até mesmo dos aliados. Nem mesmo a limpeza da cidade está sendo feita de forma satisfatória.

Celpe deixa comunidades rurais sem energia em Carnaíba – Quatro dias sem energia em várias comunidades rurais de Carnaíba, entre elas: Pendência, Silvestre, Engenho Velho, Tamburil, Mata Verde e outras. O que chama a atenção é que a Celpe tem sido comunicada constantemente e não resolve.

Barragem já tem água suficiente para tirar a cidade de Solidão do colapso – “As chuvas de março vêm mudando a paisagem sertaneja, onde tudo era um verdadeiro deserto cor de cinzas e sem água por perto, hoje mais parece um verdadeiro pantanal com muito verde e água para todo canto”, é como traduz o Blog do Veras com a chegada das chuvas no Sertão do Pajeú. Até a barragem Nossa Senhora de Lourdes que abastece a cidade de Solidão, já captou bastante água, chegando um metro acima da tubulação que leva o líquido até a cidade. Em outras comunidades da região tem água pra todo lado, o rio do sitio barra de Solidão já começa mandar água para o Rio Pajeú, e tem-se observado que os pequenos açudes e barreiros tem tomado muita água, isso faz com que muitos agricultores plantem suas roças, aliviando a vida dos animais que estavam morrendo de fome e sede.

Genailson será a atração de hoje na Festa de São Jose em Ingazeira – Tem sequência em Ingazeira a programação de shows na Festa do padroeiro São Jose. Na noite de hoje os shows serão da Banda Novo Som Mix e Genailson e Banda. Amanhã 18 de março a festa segue com apresentações de Harry Estigado e Gaviões do Forró.

Ex-prefeito de Triunfo é multado pelo TCE-PE por não preservar patrimônio histórico e artístico – Por unanimidade, a Segunda Câmara da Corte de Contas, julgou nesta quinta-feira (16), IRREGULAR o objeto dos autos (auditoria especializada), em face da insuficiência das ações e dos procedimentos de preservação adotados pela Prefeitura de Triunfo no processo de salvaguarda do Patrimônio Histórico e Artístico do Município. Além de apontar irregularidades, o TCE – Tribunal de Contas de Pernambuco aplicou multa ao ex-prefeito, Luciano Fernando De Sousa e ainda fez determinações.

Campanha eleitoral só se faz com dinheiro – Até setembro de 2015, era permitido no Brasil fazer campanha eleitoral com dinheiro doado por empresas. Uma delas, Odebrecht, maior construtora do país, doava para os principais partidos, para ficar de bem com todos, e depois embutia a conta nos contratos de obras públicas. A partir daquela data o STF entendeu que esse tipo de financiamento é inconstitucional porque quebra a isonomia da disputa. Ou seja, os partidos que recebiam doações disputavam o pleito condições melhores do que aqueles que não recebiam. Agora a Lava Jato está investigando o que foi doação de “caixa 1”, (dinheiro legal), “caixa 2” (dinheiro não contabilizado) e “propina”, e ao mesmo tempo forçando o Congresso a definir novas regras de financiamento. O financiamento público é reprovado pela maioria da população e o privado é inconstitucional. Mas uma saída terá que ser encontrada porque não se faz campanha sem dinheiro, seja ele público ou privado.

Governo Municipal de Sertânia realiza mutirão de limpeza em povoados – Dois povoados localizados no território de Sertânia, Cruzeiro do Nordeste e Pernambuquinho, comemoram e homenageiam, neste final de semana, o padroeiro São José, cujo dia é no próximo domingo, 19 de março. O Governo Municipal, através da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, realizou nestas comunidades, que recebem as festas, um mutirão de limpeza, também a pintura de ruas e a organização das redes de esgotos e elétrica. Em Cruzeiro do Nordeste, o trabalho envolveu cerca de 20 funcionários, que retiraram quase 30 caçambas de lixo e metralha. Já em Pernambuquinho, a iniciativa se encerra ainda nesta quinta (16), onde estão trabalhando por volta de 14 profissionais.

TRF da 5ª região absolve Sávio Torres por convênios para eventos do Ministério do Turismo – A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª região deu provimento, na data de hoje, a duas apelações criminais intentadas pelo prefeito Sávio Torres contra sentenças penais condenatórias relativas a ações movidas pelo MPF que alegava irregularidade penal na execução de convênios firmados com o Ministério do Turismo para realização de atividades festivas no Município de Tuparetama. O relator, Des. Cid Marconi, proferiu voto reformando as sentenças penais condenatórias de primeiro grau, e absolveu sumariamente Sávio Torres e os empresários contratados, nas apelaç ões, decorrentes de processos existentes nas Varas Federais de Pernambuco – Subseção de Serra Talhada, respectivamente, cujo voto alegou que os eventos festivos efetivamente ocorreram, e que os valores pagos refletem o que estava estipulado no convênio, não havendo dano ao erário para sustentar uma condenação criminal.

MPF investiga pagamento irregular de Bolsa Família em Manaíra e mais 25 cidades – Pelo menos 26 cidades do Sertão paraibano estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federa (MPF) em um inquérito civil que foi aberto para apurar “as circunstâncias objetivas e subjetivas de possíveis pagamentos irregulares a título de Bolsa Família”. O inquérito foi instaurado pelo procurador da República Tiago Misael de Jesus Martins. Segundo o inquérito, entre 2013 e maio de 2016, teriam sido pagos cerca de R$ 12 milhões a pessoas com boas condições financeiras.

Dinheiro que vier da repatriação é lucro – Prefeitos de PE ainda não sabem quanto cairá na conta das prefeituras referente ao 2º projeto da repatriação, mas o que cair é lucro. Os da safra passada pagaram dezembro e o 13º dos servidores com esse dinheiro.

Governador do Ceará não decidiu se vem a Monteiro – O governador Ricardo Coutinho (PB), mesmo sendo do PSB, estará em Monteiro, domingo, ao lado de Lula, para visitar a obra da transposição. Já o do Ceará, Camilo Santana, que é do PT, ainda não decidiu se vai.

Zeca apoia Temer na reforma trabalhista – Mesmo pertencendo ao PTB, o deputado Zeca Cavalcanti vai votar a favor da reforma trabalhista proposta por Temer ao Congresso. Ele entende que nossa legislação trabalhista é da década de 30 e exige uma atualização.

Banho eleitoral de Lula em Monteiro é condenável – a nota é de magno Martins: Li, ontem, que o ex-presidente Lula está tão entusiasmado com a viagem programada para o próximo domingo a Monteiro (PB), para inaugurar, extraoficialmente, a chegada das águas da Transposição à Paraíba, que pode tomar banho no canal transbordante. Se isso ocorrer, por excesso de euforia, estará dando um péssimo exemplo. Há pouco, imagens de um grupo de sertanejos tomando banho no canal em Sertânia geraram protestos e indignação. As águas transpostas do Velho Chico chegam para matar a sede de 12 milhões de nordestinos, segundo estimativa do Ministério da Integração, e não para amenizar o calor brutal ou servir de lazer para quem quer que seja. Além de poluir, o banho é proibido. Ao longo dos canais, o Governo instalou placas de advertência sobre o risco de afogamento. Às margens do trecho da Transposição em Monteiro, Lula fará um ato político, avocando para si a paternidade do projeto. Ao seu lado estará a ex-presidente Dilma e três governadores do Nordeste – Ceará, Piauí e o anfitrião Paraíba.

Josinaldo será reeleito na UVP – Os aliados do vereador André Valença (PSD), candidato da oposição na disputa pela presidência da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), em eleição marcada para o próximo dia 24, em Bonito, já jogaram a toalha. “É quatro por um”, prevê o vereador Gilvan da Malhadinha, de Cumaru (PSC), referindo-se à votação que terá o atual presidente da instituição, Josinaldo Barbosa (PTB), cuja reeleição, para ele, só tem riscos de dar errado se ocorrer uma hecatombe. “Josinaldo está fortíssimo porque seu adversário não tem apelo nem a confiança da categoria”, afirma Gilvan.

MÊS DA MULHER: PREFEITURA DE AFOGADOS PROMOVE SEMINÁRIO “DIREITOS, AÇÃO E CIDADANIA” – A Prefeitura de Afogados da Ingazeira promove na manhã de hoje (17), um seminário para debater as lutas cotidianas das mulheres contra a violência e por equidade de gênero. O seminário é promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, Rotary Club, Polícia Militar e Conselhos de bairros. Durante todo o mês a Prefeitura promoveu atividades com as mulheres nos bairros de Afogados. O seminário contará com a representação desse público e é a culminância das atividades que tiveram início em dois de março. O início está previsto para 9h, no Olga Cajueiro.

Deixe uma resposta