Candidatos já depositaram seus votos no 2º turno das eleições na França

Os candidatos Emmanuel Macron e Marine Le Pen, que se enfrentam no segundo turno das eleições presidenciais francesas, já depositaram seus votos na manhã deste domingo (7). Ao meio-dia do horário local (7h, pelo horário de Brasília), a taxa de comparecimento às urnas era de 28,23%, segundo o Ministério do Interior.

A manhã de votação não teve grandes intercorrências, com exceção da detenção de ativistas do movimento Femen que protestaram contra Le Pen. As urnas abriram às 8h (3h de Brasília) e fecham às 19h (14h de Brasília) na maioria das cidades e às 20h (15h em Brasília) em grandes cidades como Paris, Lyon e Marseille.

O candidato centrista e a candidata de extrema direita têm propostas que podem levar a França a direções opostas, principalmente em questões de economia, acolhida a refugiados e o futuro da União Europeia. Pesquisas de intenção de voto indicam que Macron venceria com uma vantagem de 23 a 26% sobre Le Pen.

Macron votou em Le Touquet, no norte da França, ao lado de sua mulher, Brigitte Macron. O ex-ministro da Economia saiu de sua casa sorrindo e até parou para brincar com um cachorro. Perto de seu colégio eleitoral, cumprimentou vários apoiadores.

e Pen também foi cumprimentada por apoiadores ao deixar o colégio eleitoral na cidade em que mora, Henin-Beaumont, no norte da França. Essa comunidade que vivia da mineração de carvão e hoje tem uma taxa de desemprego de quase 20% é uma das pouco mais de 10 cidades do país controladas por partidos de extrema-direita.

Deixe uma resposta