Cálculo do coeficiente eleitoral

O coeficiente eleitoral é um número que serve para definir qual coligação ou partido isolado elegerá candidato ou candidatos nas chapas proporcionais: deputados federais, deputados estaduais e neste caso vereadores. Esse número é obtido na divisão do número de votos válidos na proporcional – excluem-se os votos em brancos e os nulos – pelo número de vagas na câmara.

Em Tabira, votaram 15.695 eleitores, destes 803 anularam o voto e 310 votaram em branco, restando 14582 votos válidos. Este número dividido por 9 chega-se ao coeficiente eleitoral 1620.

As três coligações ou partidos atingiram o coeficiente, O PSB, a coligação de apoio a Josete Amaral e a chapinha do PCdoB, PV e PSDB. O PT não chegou lá.

Para saber quantos vereadores cada coligação faz, divide-se o número de votos total da coligação ou partido pelo coeficiente eleitoral.

Coligação de apoio a Josete:
7150 dividido por 1620 = 4 vereadores

PSB
4800 dividido por 1620 = 2 vereadores

Chapinha PCdoB
1744 dividido por 1620 = 1 vereador

Nesta primeira etapa foram eleitos apenas 7 vereadores: Maria do Carmo e Zé de Bira pelo PSB, Didi, Edmundo, Tadeu e Genedy pela coligação de Josete e Gil da Borborema pela chapinha do PCdoB.

Deixe uma resposta