Atividade em empresa conscientiza sobre segurança e educação no trânsito         

Para aumentar o alcance das ações de educação para o trânsito junto à sociedade, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) realizou atividade no Grupo Mateus, reunindo cerca de 120 funcionários de diversos setores da empresa, localizada no Cabo de Santo Agostinho. A abordagem tratou de questões fundamentais para aumentar a segurança nas ruas e estradas, com explanação, uso de equipamentos de simulação e orientações de conduta. Desenvolvida pela Coordenadoria de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional e a Diretoria de Fiscalização, a iniciativa contou com técnicos educacionais e agentes de trânsito responsáveis pela execução da programação.

Na explanação, os pontos destacados foram referentes ao uso correto da cadeirinha para crianças, os limites de velocidade de acordo com as vias para transitar com segurança, e os perigos de ingerir álcool antes de dirigir. Ainda integrou a ação explicações sobre a utilização do etilômetro (bafômetro), quando foram apresentados dois tipos de aparelho: o etilômetro passivo e o ativo. O primeiro mede o nível de álcool a uma certa distância do condutor, já o segundo, necessita que o testado sopre no aparelho por meio de um tubo. Além da demonstração, as equipes da Fiscalização ficaram à disposição para esclarecer dúvidas sobre os dois sistemas. 

Outra parte da ação foi voltada a simulação de situações que envolvem álcool e direção. Uma delas foi com o uso do simulador, aparelho que reproduz a cabine de um automóvel, com volante, marcha, pedais e monitores que exibem as estradas. O equipamento demonstra os efeitos causados em um motorista que dirige sob o efeito de álcool, como visão turva e distorções na estrada. Além desse, também foi utilizado óculos, específico para pedestres, que simula tonturas, visão embaçada, como ocorre com o indivíduo alcoolizado. 

As atividades da Educação de Trânsito em empresas são realizadas de acordo com as demandas. “Após a solicitação montamos um calendário conforme a disponibilidade das equipes”, explica o gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran-PE, Ivson Correia. As empresas interessadas podem fazer a solicitação pelo e-mail palestras@detran.pe.gov.br . O Grupo Mateus, fundado há 35 anos, tem operações no varejo de supermercados, atacarejo, atacado, móveis e eletrodomésticos, e-commerce, indústria de panificação e central de fatiamento e separação de alimentos.

 

Deixe uma resposta