Aliados locais do PT não creem que Lula vire ministro

dilma_lulaJC Online

Aliados locais do PT não acreditam na possibilidade do ex-presidente Lula (PT) assumir um ministério no governo da presidente Dilma Rousseff (PT), algo que vem circulando nos bastidores. Exímio articulador político, o líder petista seria uma cartada para reverter a crise instalada entre o Planalto e o Congresso. A ida dele para um ministério estaria sendo encorajada por dirigentes petistas e representantes do governo.

A presidente estadual do PT, deputada Teresa Leitão, afirmou não ter posição definida. “Vai depender muito do conjunto da mexida ministerial. Colocar Lula somente não iria resolver. Mesmo fora do governo, ele já está ajudando, na interação com a sociedade e no PT”, avaliou. O ex-presidente Lula planeja circular o País, com foco no Nordeste, neste semestre. Já o vice-presidente estadual do PT, Bruno Ribeiro, disse que qualquer posição que Lula assuma é só vem a “agregar”.

Para um dos vice-lideres do governo, o deputado federal Sílvio Costa (PSC), “a ida de Lula para um ministério não tem o menor sentido”. “O ex-presidente é referência mundial, ele diminuiria de tamanho”, opinou. Ele confirmou que a presidente vai se reunir, nessa semana, com líderes no Senado para discutir a governabilidade e saídas para a crise política. De acordo com Estadão, estariam sendo cogitados os ministérios das Relações Exteriores, Defesa e da Casa Civil. Mas Lula, ainda segundo o periódico, vem se mostrando refratário à ideia. Outro ponto a ser pesado é o “foro privilegiado”, do qual o ex-presidente gozaria caso virasse ministro. Setores do PT temem que ele vire alvo da Operação Lava-Jato.

Deixe uma resposta