1° FASE DE VACINAÇÃO CONTRA AFTOSA TERMINA NESTA QUARTA

Termina nesta quarta-feira (30) a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Pernambuco. Desde o dia 1º de abril, quando começou a imunização, somente 32% do rebanho pernambucano foram vacinados.

A expectativa da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) é vacinar dois milhões de bovinos e búfalos criados no estado. Para ajudar a atingir esse objetivo, 600 mil doses foram distribuídas gratuitamente para produtores que têm até 20 animais.

Os criadores se justificam e dizem que a chuva atrasou a vacinação, já que várias estradas foram danificadas com as enchentes, dificultando o acesso aos postos de vacinação.

Há dez anos sem registrar um caso de aftosa em Pernambuco, a Adagro alerta para os riscos da não-vacinação. “O cidadão que não vacinar seus animais está sujeito às penalidades da lei. Ele não pode comercializar a carne em feiras e matadouros nem exportar para qualquer estado brasileiro. Nós estamos numa zona de risco médio e conseguimos essa classificação através da vacinação”, diz Joaquim Fausto, gerente regional da Adagro.

Deixe uma resposta