IF Sertão-PE abre seleção para preencher vagas do curso técnico em Agropecuária em Ouricuri

G1.com

Estão abertas as inscrições para um processo seletivo complementar que visa preencher 12 vagas para o Curso de Técnico em Agropecuária, do Campus Ouricuri, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). A seleção objetiva ocupar as vagas ociosas do processo seletivo 2017.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 18 de setembro no site do IF Sertão- PE , ou, na sede do campus Ouricuri, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para participar é necessário ter o Ensino Médio completo e apresentar um documento de identificação com foto e o CPF.

As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 24 de setembro. Já as aulas devem começar a partir do dia 9 de outubro. Outras informações na página online do IF Sertão-PE.

Dono de lanchonete é preso por mandar incendiar estabelecimento concorrente no Recife

G1.com

O dono do Ponto do Açaí de Boa Viagem foi preso, nesta terça-feira (12), sob suspeita de ser o mandante de um incêndio criminoso ocorrido em um estabelecimento concorrente, em janeiro deste ano, na Zona Sul do Recife. Além dele, outras três pessoas foram detidas por ter executado o crime. Na época, o fogo destruiu o estabelecimento conhecido como Casa do Pará, mas não houve feridos.

Segundo a polícia, um dos suspeitos de participação na ação está foragido. Ele é homem de confiança do dono do Ponto do Açaí, apontado como mandante do crime. Os dois estabelecimentos ficam na mesma galeria de lojas, na Avenida Conselheiro Aguiar, uma das mais movimentadas do bairro.

De acordo com a delegada Beatriz Leite, responsável pelas investigações, a irmã de um dos homens reconheceu, a partir dos vídeos de câmeras de segurança, e identificou os três executores. As filmagens mostram o momento em que eles abordam o vigilante do imóvel destruído e ateiam fogo ao estabelecimento. A motivação para o crime seria a disputa pela clientela local.

Os executores confessaram o crime. Um deles disse que teria ateado fogo à loja por ter apanhado de um dos funcionários do local, mas, ao longo das investigações, ficamos convencidos de que o dono do Ponto do Açaí era o mandante. Como os dois pontos são muito colados e as mesas ficam na mesma calçada, o crime foi para evitar que os clientes fossem até a outra loja. Ele é uma pessoa explosiva, que, meses antes, já tinha dito a outro proprietário que estava tão nervoso acabaria praticando o crime”, disse a delegada.

Ainda segundo a polícia, os três têm passagem pelo sistema judiciário. O dono do estabelecimento já respondeu a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por ameaça e já foi alvo de um boletim de ocorrência por lesão corporal.

Todos os envolvidos na ação foram indiciados por incêndio criminoso. Os executores também vão responder por roubo, porque levaram pertences do vigia da Casa do Pará.

De acordo com Beatriz Leite, o suspeito de ser o mentor da ação também foi indiciado por coação, por ter continuado ameaçando pessoas ao longo da investigação. Peritos foram acionados para descobrir as causas do sinistro e constataram que o incêndio foi criminoso.

Homem é morto a tiros e filho fica ferido após briga de trânsito no Recife

Globo.com

Uma briga de trânsito acabou com um homem morto e o filho dele ferido, na Zona Sul do Recife. O suspeito de efetuar os disparos de arma de fogo fugiu e ainda não foi identificado, de acordo com a Polícia Militar. O caso aconteceu depois de um a discussão provocada por uma batida com leves danos materiais, no bairro do Jordão.

A confusão aconteceu quando uma mulher atingiu veículos que estavam estacionados na Avenida Maria Irene, na tarde de sábado (2). Ela trabalha para um homem de 93 anos, que estava no automóvel. O dono de um dos carros arranhados exigiu reparação financeira e, por isso, a motorista chamou os parentes do idoso para resolver o problema.

O filho do idoso, de 53 anos, e o neto, de 35, se envolveram na discussão com o dono do carro aranhado. O mais velho levou dois tiros. Ele foi levado para a Policlínica Agamenon Magalhães, na Zona Oeste da cidade, onde morreu.

O outro, segundo a polícia, seguiu para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, na área central, onde se encontra internado, com ferimento no tórax. Segundo a assessoria de comunicação da unidade de saúde, ele está bem e se recupera de forma satisfatória.

A funcionária da família e o idoso não sofreram lesões. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Internos fogem da Funase de Caruaru e agridem agentes durante rebelião

Globo.com

Um grupo de internos queimou colchões durante uma rebelião na manhã desta quinta-feira (31) na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Caruaru, Agreste de Pernambuco. No total, 33 socioeducandos fugiram.

Ao G1, a assessoria de imprensa da Funase informou que ainda irá apurar o fato.

De acordo com a Polícia Militar, o grupo fugiu da unidade por um buraco. Eles também utilizaram cordas. Até a publicação desta matéria, dos 33 foragidos, 17 foram recapturados, conforme informou a PM. Ninguém ficou ferido.

À TV Asa Branca, o coodenador da escola que fica dentro da Funase afirmou que os jovens agrediram dois agentes socioeducativos. A polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local.

Foragida da Justiça há seis anos, mulher é presa por estelionato no Grande Recife

Globo.com

Após seis anos foragida da Justiça, uma mulher de 43 anos foi presa, nesta quinta-feira (31), suspeita de estelionato. Procurada desde 2011 pela Comarca de Timbaúba, na Zona da Mata Norte do estado, a mulher foi detida pela Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco (PRF-PE), na BR-101, em Igarassu, no Grande Recife.

A mulher havia sido condenada pelo crime de estelionato. Contra ela, havia um mandado em aberto, com validade até 2021. De acordo com a corporação, agentes do Núcleo de Operações Especiais e do Grupo de Operações com Cães da PRF realizavam uma fiscalização no quilômetro 33 da rodovia, quando abordaram um veículo de luxo, ocupado por cinco pessoas.

Após verificação, foi descoberto o mandado de prisão em aberto contra uma das passageiras. A mulher foi detida e encaminhada à delegacia de Polícia Civil de Igarassu, para a continuidade dos procedimentos legais. Ela responde pelo crime de estelionato, que prevê pena de um a cinco anos de reclusão, além de multa.

Responsável por atirar em homem dentro de mercado público do Recife é preso

Globo.com

O autor dos disparos contra um homem de 44 anos no Mercado da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, na terça-feira (29), foi preso por policiais militares nesta quinta-feira (31). A prisão, segundo a Polícia Militar, aconteceu por volta das 13h30, no mesmo local onde ocorreu o crime.

O responsável pelos tiros é dono de um boxe no mercado e, desde o dia em que efetuou os disparos, havia fugido. Nesta quinta, ao voltar ao estabelecimento, ele foi abordado por policiais e confessou o crime.

O revólver utilizado pelo autor dos disparos foi entregue à equipe da polícia no momento da abordagem. Após uma revista no local de trabalho do homem, ele foi encaminhado à Delegacia do Espinheiro, também localizada na Zona Norte da capital pernambucana.

Entenda o caso

A vítima dos disparos, identificada como Fernando José de Lima, foi atingida na perna e socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital da Restauração, onde seguiu para o setor de ortopedia e trauma. Ele recebeu os primeiros procedimentos e exames, recebendo alta às 18h do mesmo dia. Por meio de nota enviada ao G1 na terça (29), a Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informou que a gerência do mercado público tinha interditado o box do responsável pelo disparo.

Violência na Encruzilhada

No dia 18 de agosto, uma tentativa de assalto a uma farmácia deixou uma pessoa ferida no Largo da Encruzilhada. No dia da ocorrência, a Polícia Militar informou que os responsáveis pelo crime estavam em um carro e haviam praticado assaltos em Olinda e no Recife.

Ao chegarem no Largo da Encruzilhada, tentaram entrar no estabelecimento e foram surpreendidos por uma viatura do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati), que passava pelo local no momento da investida. Após a troca de tiros, um dos assaltantes ficou ferido e outros dois foram detidos.

Policial militar reformado é baleado ao reagir a assalto na Zona Sul do Recife

 

G1.com

Um policial militar reformado, de 47 anos, foi baleado ao reagir a um assalto quando chegava em casa no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. De acordo com a Polícia Civil, o ex-cabo desceu do carro e começou a agredir os suspeitos quando percebeu a abordagem criminosa. O homem foi atingido pelos disparos três vezes.

Segundo a Polícia Militar, o caso ocorreu por volta das 16h30 da quinta-feira (24), na Rua Jonathas de Vasconcelos. Ele estava entrando no prédio onde mora quando dois homens anunciaram o assalto. Durante a briga, um dos bandidos atirou três vezes na vítima. Ele foi atingido na cabeça, na clavícula e no braço. Os suspeitos fugiram após os disparos.

O homem foi socorrido por vizinhos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na mesma região. Ainda de acordo com a PM, a arma do crime foi encontrada na área interna do edifício Riviera, na Rua Amália Bernardino de Souza, cerca de dois minutos a pé do local da abordagem. Um vigia teria dito que dois homens arremessaram a arma para dentro do prédio.

A vítima foi encaminhada para o Hospital Otávio de Freitas e depois transferida para o Hospital da Polícia Militar. Segundo a PM, ele está internado, mas seu estado de saúde é estável. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Moro ordena bloqueio de até R$ 6 milhões de contas de Vaccarezza, preso pela Lava Jato

G1.com

O juiz federal Sérgio Moro – responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância – mandou bloquear o montante de até R$ 6 milhões das contas de investigados da 44ª fase, entre eles, o ex-líder do governo Lula e Dilma e ex-deputado federal Cândido Vaccarezza, que deixou o Partido dos Trabalhadores (PT).

Por volta das 16h30 desta sexta-feira, o Banco Central do Brasil protolocou nos autos um documento em que confirmava o bloqueio dos valores. Vaccarezza chegou à sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba por volta das 17h.

Cândido Vaccarezza foi preso na 44ª fase da Lava Jato, deflagrada nesta sexta-feira (18), juntamente com a 43ª etapa. Ele é suspeito de receber US$ 438 mil em propina por contrato na Petrobras até 2011. Investigadores da PF dizem que o ex-deputado favoreceu a contratação da empresa norte-americana Sargeant Marine, que forneceu asfalto para a estatal entre 2010 e 2013.

A defesa de Vaccarezza afirma que ele não intermediou negociação entre empresas e a Petrobras e que a prisão foi decretada com base em delações contraditórias. Veja a íntegra da nota mais abaixo.

“Considerando os fatos narrados, resolvo decretar o bloqueio das contas dos investigados até o montante de seis milhões de reais, correspondente aproximadamente ao montante total pago pela Sargeant Marine a título de comissão”, determinou Sérgio Moro no despacho em que permitiu as prisões.

Os bloqueios serão efetuados pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Até a última atualização desta reportagem, os comprovantes não tinham sido anexados no processo eletrônico da Justiça Federal do Paraná.

Três pessoas foram presas nesta sexta, todas temporariamente, com o prazo de cinco dias, podendo ser prorrogado por mais cinco dias ou, então, transformada em prisão preventiva, que é por tempo indeterminado.

Foram presos:

  • Cândido Vaccarezza (44ª fase) – ex-deputado federal
  • Henry Hoyer de Carvalho (43ª fase) – operador financeiro
  • Márcio Albuquerque Aché Cordeiro (44ª fase) – ex-gerente da Petrobras

Aeroporto de Petrolina registra crescimento no número de exportações

G1.com

O primeiro semestre deste ano registrou um total de 1.337 toneladas de frutas exportadas do Vale do São Francisco, de acordo com o Terminal de Logística de Carga (Teca) do Aeroporto Senador Nilo Coelho em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 16%. Entre os meses de abril, maio e junho, foram exportadas 782 toneladas.

Segundo informações da assessoria de comunicação da Infraero, o número de voos ainda deve aumentar no segundo semestre, já que o período entre setembro a dezembro é considerado de pico para a safra de frutas. No entanto, o aumento das exportações no primeiro semestre teve seu pico nos meses de janeiro e fevereiro que, anteriorimente, eram tidos como ‘baixa estação’.

Rotas

O destino das rotas dos aviões cargueiros é Luxemburgo, na Europa. Entre setembro e dezembro, outra rota é incluída, com destino a Acra, em Gana, na África. Entre as principais mercadorias exportadas, estão a manga, o mamão, o limão e a uva. As duas primeiras contemplam os maiores números.

O setor de exportação do aeroporto de Petrolina conta com uma área edificada de 3 mil metros quadrados, seis câmaras de armazenamento, três antecâmaras de resfriamento e dois túneis de resfriamento. A pista de pousos e decolagens é a segunda maior do Nordeste e possui mais de três mil metros de comprimento. Os aviões cargueiros pousam uma vez por semana e dua vezes durante a época de pico da safra.

Deputado perde direito a voto e se justifica: ‘O plenário é muito grande’

Globo.com

RIO – O deputado Marcos Reategui (PSD-AP), do Amapá, não ouviu a chamada para votar no parecer sobre a denúncia contra o presidente Michel Temer e perdeu o direito ao voto. Ele chegou a solicitar que o presidente da Câmara autorizasse o voto dele.

Rodrigo Maia, no entanto, negou o pedido afirmando que já havia encerrado as votações no Estado do Amapá.

– Não pode mais não, deputado. Infelizmente. Você pode deixar uma declaração, mas não vai mais computar. Eu já terminei o estado. Foi o rito que eu combinei, deputado – explicou Maia.

Reategui, então, disse não ter ouvido a chamada por causa do tamanho do plenário.

– É muito grande aqui, o plenário.

Maia, então, explica que, caso abrisse uma concessão, poderia anular toda a votação.

– Eu chamei a primeira e chamei a segunda. Se eu desrespeitar o rito, posso anular a votação.

No entanto, o presidente permitiu que o parlamentar pudesse votar simbolicamente. Ele foi favorável ao parecer.

– Nação brasileira, parece faltar a uma parte do Judiciário a compreensão do que está em curso no país, seja em razão do açodamento do procurador Janot, seja por imprudência de alguns ministros do STF. Um quadro de instabilidade que gera crise, fere e mata nas ruas e hospitais. Nao posso compactuar com isso. Por essa razao voto sim pelo relatoria da CCJ – disse.

No estado do Amapá, dos oito votos, cinco deputados foram favoráveis ao parecer. Dois deles votaram não. O voto de Reategui não foi computado.

 

Criminosos fazem reféns e explodem agência bancária em Águas Belas

Globo.com

Criminosos explodiram uma agência bancária na madrugada deste domingo (30) em Águas Belas, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 10 homens participaram da ação e fizeram uso de explosivos.

Por e-mail, o G1 solicitou um posicionamento à assessoria de imprensa do Banco Bradesco. Até a publicação desta matéria, não recebemos nenhuma resposta.

Ainda segundo a PM, o grupo chegou ao banco em dois veículos e fez duas pessoas que estavam em uma praça reféns. Os criminosos furtaram uma quantia em dinheiro não informada.

Após o crime, os homens colocaram grampos nas estradas que dão acesso ao município e fugiram. O Instituto de Criminalística irá realizar uma perícia no local. A Delegacia de Polícia Civil irá investigar o caso.

Com nove viaturas, bombeiros controlam incêndio em pensão no Centro do Recife

Globo.com

Um incêndio atingiu os 15 cômodos de uma pensão localizada no bairro da Boa Vista, na área central do Recife, neste domingo (30). O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta da meia-noite e meia e enviou nove viaturas para combater as chamas no casarão, situado no número 366 da Rua da Glória, o que ocorreu por volta das 3h30.

Apesar de o incêndio não ter deixado feridos, três pessoas que estavam no local receberam atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No entanto, elas não precisaram ser levadas para hospital.

A Defesa Civil do Recife enviou uma equipe para o local e interditou o casarão, além de dois imóveis vizinhos, localizados nos números 364 e 374, por terem ficado comprometidos após o ocorrido. Uma perícia será realizada para saber o que provocou o incêndio.

Jovem é sequestrada em Bom Conselho, no Agreste

Globo.com

Uma jovem de 18 anos foi sequestrada na sexta-feira em Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, ela estava em um hospital da cidade e foi levada por um homem de 24 anos.

Segundo informações da PM, o suspeito ligou para a mãe da garota dizendo que iria matá-la e depois cometer suicídio. Sem saber onde a filha estava e diante da ameaça, a mãe foi em busca da polícia. O homem ligou novamente e disse que iria entregar a garota, mas que a polícia não deveria ser chamada.

Ao chegar no local combinado, o comandante do batalhão de Garanhuns ficou responsável pelas negociações. O homem se entregou e a jovem foi retirada do cárcere, apresentando algumas lesões pelo corpo, mas passa bem.

Todos os envolvidos foram levados para a delegacia Regional de Garanhuns. Ainda segundo a polícia, o delegado ouviu e liberou todos os envolvidos no caso.